Autor Tópico: O termo Camera Semi-Profissional é correto? Como classificar?  (Lida 7540 vezes)

Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 06 de Dezembro de 2011, 07:09:08
 >:D Uma coisa é certa, correto ou não o termo "semi-proficional" é cada vez mais usado pelas pesoas, é um termo que esta "pegando" e queira ou não temos de nos acostumar a isso, assim como "Superzoom" pegou tanto que até na europa é usado, e eu até que gostei pois indica que minha camera tem algo de "Super"!rá,rà!!!
FZ-150      SX-120is


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #16 Online: 06 de Dezembro de 2011, 08:11:36
Não acho que a gente deva se acostumar com o que acha errado. O termo não está pegando, muito pelo contrário, publicações que antes usavam este termo estão revendo seus conceitos devido à participação do público, seja aqui, na Europa, na Ásia ou em qualquer outro lugar.

Essa coisa de se acostumar com o errado é típico de brasileiro, a mentalidade tem que mudar. O mundo fotográfico é um grande exemplo do que a mudança de mentalidade pode fazer. As câmeras estavam hegando ao patamar absurdo de 16MP de resolução e, de repente, as fabricantes começam a fabricar câmeras do mesmo estilo mas com 12MP. Não acha que o público consumidor ditou esta regra? Ou as fabricantes tiraram do nada essa ideia de diminuir os megapixels? A resposta do público foi negativa, sites especializados começaram a alertar o público que comprou menos destas câmeras e os fabricantes foram forçados a seguir esta tendência pois não querem perder dinheiro.

Fazer com que o termo "semiprofissional" (nada de semiproficional, pelo amor de Deus) caia em desuso pode levar muitos anos, basta querer e se conscientizar. E não se acomodar.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 06 de Dezembro de 2011, 09:44:32
Não acho que a gente deva se acostumar com o que acha errado. O termo não está pegando, muito pelo contrário, publicações que antes usavam este termo estão revendo seus conceitos devido à participação do público, seja aqui, na Europa, na Ásia ou em qualquer outro lugar.

Essa coisa de se acostumar com o errado é típico de brasileiro, a mentalidade tem que mudar. O mundo fotográfico é um grande exemplo do que a mudança de mentalidade pode fazer. As câmeras estavam hegando ao patamar absurdo de 16MP de resolução e, de repente, as fabricantes começam a fabricar câmeras do mesmo estilo mas com 12MP. Não acha que o público consumidor ditou esta regra? Ou as fabricantes tiraram do nada essa ideia de diminuir os megapixels? A resposta do público foi negativa, sites especializados começaram a alertar o público que comprou menos destas câmeras e os fabricantes foram forçados a seguir esta tendência pois não querem perder dinheiro.

Fazer com que o termo "semiprofissional" (nada de semiproficional, pelo amor de Deus) caia em desuso pode levar muitos anos, basta querer e se conscientizar. E não se acomodar.
Até hoje, 100% das as pessoas que pediram indicação de câmera semi-profissional (isso, com dois "s" mesmo!) e pra quem eu perguntei o que era "câmera semi-profissional", não souberam me responder o que era. Usam só porque ouvem..
Minha postura tbém será sempre de tentar abrir os olhos das pessoas pra um monte de coisas que o marketing quer nos fazer acreditar, mas que só servem pra empurrar produtos. Dentre eles, o termo "semi-profissional", os excessos como os megapixels, a "grandeza" e cara de reflex que faz com que muita gente acha que basta ter uma câmera grande e linda pra fazer fotos igualmente lindas...


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #18 Online: 06 de Dezembro de 2011, 11:37:48
Rodrigo o termo não esta pegando? Até as fabricantes usam este termo!
O Termo já pego e a muito tempo!

É errado? É!

Mas ele esta ai para indicar uma linha de câmeras que vão desde SZ até as reflex de entrada.

Semi-profissional seriam as câmeras que tem capacidade de realizar trabalhos profissionais , porém, com algumas limitações frente as reflex mais robustas...

Bom, é assim que eu vejo este termo, e vendo como o mercado vende este termo acho que é isso mesmo que ele indica...

--

Só mais uma coisa, câmera semi-profissional é uma coisa, semi-profissão é outra.

Não podemos justificar que o termo esta errado porque não existe uma semi-profissão, isso é forçar a barra para justificar alguma coisa.

Então a semi-profissão eu justificaria indicando aqueles fotografos de fim de semana que tem outros empregos mas realizam alguns trabalhos quando estão com vontade ou são convidados. Se é para forçar a barra, eu forço também....
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2011, 11:46:33 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #19 Online: 06 de Dezembro de 2011, 11:44:56
O termo já pegou sim mas está diminuindo. Na boa, discutir esse assunto é algo muito chato pois nunca se chega a uma definição e como já falei antes, se não tem definição já é um ótimo motivo para não usá-lo. Eu não uso e recomendo a quem me pergunta não usar.

Semi-profissional seriam as câmeras que tem capacidade de realizar trabalhos profissionais , porém, com algumas limitações frente as reflex mais robustas...

Para ser uma definição plausível teria que se definir quais seriam estas limitações. Algumas limitações fica muito vago, todas as definições de semiprofissional que li até hoje são sempre vagas. Mas é mais cômodo usar semiprofissional, dá status. Por isso que tem gente vendendo e comprando Nikon L120 como semiprofissional e achando que Canon G12 é uma camerazinha qualquer.

Os fabricantes poderiam se juntar e definir normas de nomenclatura, aí acabaria essa confusão toda. Mas nunca vai acontecer...
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #20 Online: 06 de Dezembro de 2011, 11:53:21
O termo já pegou sim mas está diminuindo. Na boa, discutir esse assunto é algo muito chato pois nunca se chega a uma definição e como já falei antes, se não tem definição já é um ótimo motivo para não usá-lo. Eu não uso e recomendo a quem me pergunta não usar.

Para ser uma definição plausível teria que se definir quais seriam estas limitações. Algumas limitações fica muito vago, todas as definições de semiprofissional que li até hoje são sempre vagas. Mas é mais cômodo usar semiprofissional, dá status. Por isso que tem gente vendendo e comprando Nikon L120 como semiprofissional e achando que Canon G12 é uma camerazinha qualquer.

Os fabricantes poderiam se juntar e definir normas de nomenclatura, aí acabaria essa confusão toda. Mas nunca vai acontecer...

Para o mercado o uso de semi-profissional é bom vende. Ou seja, é mercadológico.
Só vai acabar quando a fotografia virar profissão regulamentada. Ou talvez não, quem sabe...  :ponder:


L120 = UZ
G12  = Compacta Avançada

A Categoria que a câmera se encaixa não significa necessariamente que uma faz melhor foto do que a outra...  :ok:

Se isso vale para UZ, Compactas, Compactas Avançadas e Ultra Compactas, vale também para reflex...  :D

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #21 Online: 06 de Dezembro de 2011, 12:00:29
Olha, acho que a novela da regulamentação da fotografia como profissão ainda vai longe... :assobi:
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #22 Online: 06 de Dezembro de 2011, 12:44:13
Olha, acho que a novela da regulamentação da fotografia como profissão ainda vai longe... :assobi:

Mas ainda há esperanças !  :ok:


Muita coisa na fotografia não pode ser levado tratado de forma profissional ou simplesmente por um certo ou errado já que nem regulamentação a profissão tem, no final das contas, são todos amadores. E quando a regulamentação vier, garanto que não vai ser a câmera que vai distinguir um fotógrafo profissional de um não profissional....  :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


flavinhorio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #23 Online: 06 de Dezembro de 2011, 20:16:31
AURELIO
profissional

1 - relativo a profissão
categoria profissional
2 - que não é amador
um futebolista (pessoa) profissional
3 - profissional pessoa que exerce uma certa profissão
um profissional da construção

ponto.

camera semi-profissional é propaganda pra vender, assim como tem anunciados de som mostrando potencias em (pmpo), somente porque os valores sempre são altos como: (6.800 w pmpo) e que na verdade seria mais ou menos na mediçao correta 200w RMS.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #24 Online: 06 de Dezembro de 2011, 20:49:25
PMPO=Potência Máxima Para Otário.

Só pra descontrair...
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #25 Online: 06 de Dezembro de 2011, 23:27:11
PELO AMOR DE DEUS ! NÃO ASSASSINEM O POBRE DO PORTUGUÊS !!!!!

E confesso que acho besteira esse drama todo encima do termo profissional e semi-profissional, e mais besta ainda discutir se existe meia profissão pra meio profissional. Dando uma de chato do português os termos profissional e semi-profissional funcionam como adjetivos, diferente de como vem se utilizando a idéia de profissional que na verdade é fotógrafo, ou seja, um substantivo.

Não me incomodo com o termo justamente por ele delimitar um grupo de transição entre a galera com point-and-shot e os equipamentos profissionais que fazem imagens em trocentos megapixels e que funcionam nas situações mais extremas a se fotografar. As semi-pro são câmeras que compartilham elementos já subentendidos do que é senso comum na fotografia (controle de abertura, foco, obturação) com outros que não são tanto conhecidos (sensores maiores, maior resistência física). Outro motivo que não me incomoda é que esse termo comunica bem principalmente ao senso comum, ou seja, todos aqueles que não são da área da fotografia e que pouco se importam com o tipo de discussão que temos aqui. A principal função da linguagem é comunicar, e não ser correta (MAS PELO AMOR DE DEUS, PAREM DE ASSASSINAR O PORTUGUÊS !!!)


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #26 Online: 06 de Dezembro de 2011, 23:53:57
Uma leica M9, uma sony HX100v, uma nikon D5100, uma sony nex-5 e ateh uma nikon D300 ( por falta de sensor fullframe ) podem ser chamdas de cameras semi-profissionais mas cada uma pertence a uma categoria distinta ( rangefinder, superzoom, DSRL de entrada, mirrorless e DSRL avançada com sensor DX ).

Aprenda uma coisa: quando algo significa muita coisa, na verdade nao significa coisa alguma.

Eh como a declaraçao de certas pessoas sem cultura musical alguma: gosto de MPB, axeh music e musica internacional ( entenda como baladinhas romanticas mela-cueca cantadas em ingles q geralmente sao trilha sonora de novela da globo, a la Bon Jovi e Scorpions ).
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 07 de Dezembro de 2011, 02:08:44
PELO AMOR DE DEUS ! NÃO ASSASSINEM O POBRE DO PORTUGUÊS !!!!!

E confesso que acho besteira esse drama todo encima do termo profissional e semi-profissional, e mais besta ainda discutir se existe meia profissão pra meio profissional. Dando uma de chato do português os termos profissional e semi-profissional funcionam como adjetivos, diferente de como vem se utilizando a idéia de profissional que na verdade é fotógrafo, ou seja, um substantivo.

Não me incomodo com o termo justamente por ele delimitar um grupo de transição entre a galera com point-and-shot e os equipamentos profissionais que fazem imagens em trocentos megapixels e que funcionam nas situações mais extremas a se fotografar. As semi-pro são câmeras que compartilham elementos já subentendidos do que é senso comum na fotografia (controle de abertura, foco, obturação) com outros que não são tanto conhecidos (sensores maiores, maior resistência física). Outro motivo que não me incomoda é que esse termo comunica bem principalmente ao senso comum, ou seja, todos aqueles que não são da área da fotografia e que pouco se importam com o tipo de discussão que temos aqui. A principal função da linguagem é comunicar, e não ser correta (MAS PELO AMOR DE DEUS, PAREM DE ASSASSINAR O PORTUGUÊS !!!)


 :clap:

Finalmente alguém entendeu. Principalmente porque a transição não é clara.
Quanto ao português, concordo plenamente... A situação anda bem precária !  :worship:


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #28 Online: 07 de Dezembro de 2011, 10:28:19

 :clap:

Finalmente alguém entendeu. Principalmente porque a transição não é clara.
Quanto ao português, concordo plenamente... A situação anda bem precária !  :worship:

Pois é !

Antonio e FeLopes, daqui a pouco vão nos jogar pedra...  :hysterical:

Nada tem haver o tal semi-profissional com o termo semi-profissional para câmeras....

Infelizmente no forum existe uma cultura das reflex.

P:Qual câmera devo comprar? FZ40 ou S4000
R: D5100 ou T3i é melhor para você!

P:A Canon G12 é uma boa câmera para viagem?
R:Compra a D3100 e uma lente fixa que vai ser melhor !

Etc...

Então, é claro que, pensando neste sentido onde só a reflex é a solução é um sacrilégio falar em termos como Super Zoom, Compacta Avançada, Ultra Compacta etc. Que são justamente as câmeras que podem se encaixar na categoria de semi-profissional.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 09 de Dezembro de 2011, 17:49:48
É Sérgio... concordamos em algo, embora eu também use dslr.