Autor Tópico: Ajuda para iniciante (ISO...) e análise da primeira foto sem pré-programados!  (Lida 1396 vezes)

Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Boa noite colegas de fórum

Estou começando a fotografar, comprei o curso da national e estou experimentando.

Hoje foi o meu primeiro dia sem usar os modos pré-programados da máquina uma HS20 e por isso pintou algumas dúvidas que gostaria de compartilhar a pedir ajuda, de fato são primarias as dúvidas mas como estou começando são muito importantes no momento.

O meu maior problema é o ISO, não sei para que serve e como utilizá-lo na composição com sol e noturna.

O obturador e o diafragma eu já aprendi algumas coisas e tenho testado, no caso testado hoje.

Estou colocando em anexo uma foto que tirei hoje e gostaria da avaliação, da critica construtiva para o meu crescimento...

Link caso não apareça: http://www.lazeralternativo.com.br/DSCF3821.jpg

Sobre a foto:
O dia estava bem ensolarado e eu estava sem tripé.
ISO: 200
Diafragma: 80
Obturador: 8
Eu particularmente acho que faltou nitidez, talvez pela falta do tripé.

Muito obrigado e um excelente final de semana.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Poderia ter usado uma velocidade maior, quase o dobro que tu utilizou.

Parece que esta um pouco superexposta.

Gostei da composição! show de foto! :D
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Bela composição. Nosso glossário aqui do fórum conceitua ISO (INTERNATIONAL STANDARDS ORGANIZATION) como valor padronizado que substituiu os antigos padrões ASA, DIN e JIS. Série de números que indica a sensibilidade de um filme à luz. As velocidades mais comuns variam de 25 a 1600 ISO. Os filmes de 200 ISO, por exemplo, são duas vezes mais sensíveis do que os filmes de 100 ISO que, por sua vez, são duas vezes mais sensíveis do que os de 50 ISO. Esse padrão é utilizado no ajuste da exposição correta. O conceito foi adotado integralmente também para a resposta de sinal do sensor digital. Assim, quanto maior o ISO, menos luz é necessária, mas em contrapartida a imagem é pior. Quanto à falta de nitidez que vc cita, nada que não possa ser corrigido com uma boa pós. Abç.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2011, 21:32:49 por Bretas »


Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Obrigado sergiotucano,Bretas, um excelente dia!


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Essa foto foi no PARQUE BOTÂNICO???

Gostei da foto.  :ok:
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Obrigado Pinredson

Um abraço



Foi sim Claudiopedrosa

Um abraço!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino

Diafragma: 80
Obturador: 8

Provavelmente  é ao contrário. Velocidade do obturador 1/80s e abertura do diafragma f/8.

Sobre a nitidez, outros fatores influenciam, como o "zoom" utilizado (falando de maneira mais simples). Quanto mais zoom, mais chances de ficar tremida a foto. Para não tremer, tem que aumentar a velocidade (1/320 por exemplo) e abrir o diafragma (como f2.8 por exemplo). Se tudo já estiver no limite e a foto não sai com a exposição legal, aí é necessário mexer na sensibilidade do sensor (ISO). Lembrando que quanto maior o ISO, mais ele "capta" luz, porém maior perda de informação terá (aparecendo o ruído, que é uma granulação colorida)
« Última modificação: 30 de Outubro de 2011, 20:49:26 por pedro_raythz »


Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Muito obrigado pedro_raythz

Simplifico legal, valeu mesmo!

Um abraço