Autor Tópico: QUEM GOSTA DE FOTOGRAFIA EM INFRAVERMELHO?  (Lida 8537 vezes)

leleco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Outubro de 2011, 09:06:06
  Curioso como não vejo quase nada (ou mesmo nada) sobre fotografia digital em infravermelho no Brasil! Fotografias em HDR ocuparam um espaço enorme na mídia fotográfica enquanto o uso de infravermelho digital praticamente inexiste. Interesso-me pelo assunto desde 2008  quando vi umas fotos incríveis em p&b de um inglês no FLICKR e foi a partir daí que comecei a pesquisar aqui e lá fora via internet. Descobri que aqui quem faz muito bem isto é um gaúcho, que inclusive ministra aulas sobre o assunto. Lá fora, sobretudo nos EEUU, esta modalidade fotográfica é muitíssimo praticada e apreciada  e há vasto material técnico, didático e artístico disponível na Rede. A 1ª coisa que descobri é que a forma ideal de se fazer fotografia digital em infravermelho é "customizando" uma DSLR, que significa retirar o filtro infravermelho que existe dentro da câmera junto ao sensor, mas ao faze-lo impedimos que a DSLR volte a fazer fotos convencionais. O 2º passo é manipular as fotos em Photoshop. Mas trata-se de uma adaptação caríssima, principalmente para a maioria dos brasileiros. Foi aí que descobri que utilizando uma câmera "superzoom" com o recurso "nightshot" se pode obter praticamente o mesmo efeito. Imediatamente comprei uma Sony H-50 e 3 filtros infravermelhos no Mercado Livre de um vendedor do Paraná e comecei a fazer experiências. Como não sei usar Photoshop (nunca precisei e nem me interessei), manipulei minhas fotos IR no Picasa e os resultados me impressionaram sobremaneira pelos belos efeitos à cores e em p&b..! Fiz isto durante 1 ano (de 2008 a 2009) e durante este tempo compartilhei minhas fotos com grupos do exterior via Flickr e até hoje não vi ninguém utilizando minha técnica que é barata e cujos resultados são ótimos. Pena que hoje em dia esteja proibida a fabricação de câmeras com o recurso "nightshot"..!
http://www.flickr.com/photos/image_ghostrider/sets/72157612576797170/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:39:33
Muito interessante esse teu método, leleco.
Dá mais detalhes dele?
Como usar a função 'nightshot' nesse caso e quais são as espécies de filtros necessários para a adaptação funcionar?? Esse vendedor ainda fornece os filtros?? Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


l.yacoub

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
  • lendo o manual
Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2011, 14:45:05
  Pena que hoje em dia esteja proibida a fabricação de câmeras com o recurso "nightshot"..!
porque foi proibido o recurso nightshot?
gostei das suas fotos! muito interessante o modo "caseiro" com otimos resultados!
abraço!
"pus nos olhos vidros pra poder
    melhor te enxergar" n. reis


leleco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2011, 18:59:33
Muito interessante esse teu método, leleco.
Dá mais detalhes dele?
Como usar a função 'nightshot' nesse caso e quais são as espécies de filtros necessários para a adaptação funcionar?? Esse vendedor ainda fornece os filtros?? Abç,
Aí vai um link para comprar o (s) filtro (s):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200554427-filtro-infravermelho-alta-definicao-72mm-slim-ir-720-raio-x-_JM

Olá Hyde, como vai Dr. Jerkyl...(rs)?
Primeiramente vc coloca a câmera na modalidade "nightshot" e a seguir enrosca o filtro na frente da objetiva ou do adaptador. Normalmente se usa o filtro infravermelho 720nm, mas dependendo das condições de luz pode-se usar o 850nm e o 950nm! O ideal é ter o trio. Durante o tempo que fotografei, o q mais usei foi o 850nm que tem uma densidade média e é ideal para dias claros com boa luminosidade [os filtros são pretos e vc não vê nada a olho nú, só através da câmera]...basta enrosca-lo na frente da objetiva qdo então vc verá tudo meio esverdeado...só depois ao manipular as fotos no computador vc irá tornar as fotos p&b ou "coloridas" como vc deve ter visto em minha fotos, resta saber o diâmetro de sua lente. Minha Sony H-50 usa filtro de 74mm e vem com um adaptador - tipo um parassol - com rosca para filtros 74mm (mas vc também pode usar filtros com 72mm de diâmetro com um anel "step-down" de 74mm para 72mm).     mabraço.


leleco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2011, 19:06:17
porque foi proibido o recurso nightshot?
gostei das suas fotos! muito interessante o modo "caseiro" com otimos resultados!
abraço!

Obrigado I.yacoub.
Foi proibido pois estavam usando este recurso para fotografar e filmar o corpo de mulheres sob suas roupas íntimas! Um abraço.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2011, 19:08:48 por leleco »




Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2011, 22:18:06
Valeu, leleco.

Uma pena minha H9 estar baleada no IS. Se ainda tivesse 100% tentaria algo nesse sentido. Quem sabe compro uma usada no futuro e faça umas experiências?! Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2011, 00:29:51
Leleco

Gostei muito de suas fotos.

PARABÉNS!!!
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


leleco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Outubro de 2011, 05:17:00
 :ok: Obrigado Claudio!


leleco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Outubro de 2011, 05:30:44
Valeu, leleco.

Uma pena minha H9 estar baleada no IS. Se ainda tivesse 100% tentaria algo nesse sentido. Quem sabe compro uma usada no futuro e faça umas experiências?! Abç,

Não creio que o estabilizador de imagem faça falta, pois a maioria das fotos em I.R. são feitos com o zoom em grande-angular (no seu caso 31mm)! Não valeria à pena comprar apenas 1 filtro [sugiro o 850nm]? Um abraço.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 30 de Outubro de 2011, 21:38:14
Seria bom se fosse tão simples... O IS baleou o foco.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leleco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2011, 22:38:01
Seria bom se fosse tão simples... O IS baleou o foco.

Vc ainda pode fazer foco manual? Seria a solução!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 30 de Outubro de 2011, 22:54:15
Até posso, mas naquele visor minúsculo é bem complicado...rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leleco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2011, 08:59:18
É verdade!