Enquete

Como fazer fotos de torneio de tenis com uma SX 1IS? Sou novata em fotografia, mas não tenho técnica ainda.

Não sei como configurar a máquina para tal velocidade esportiva.
0 (0%)
Só tenho este equipamento atualmente.
0 (0%)

Votos Totais: 0

Autor Tópico: Fotos de esporte com uma SX 1IS?  (Lida 987 vezes)

rofukumura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 30 de Outubro de 2011, 02:48:59
Adquiri a pouco tempo esta SX 1IS, mas não tenho a técnica ainda. Preciso fazer fotos em tamanho grande para posters e não sei a configuração. Por favor quem puder me ajudar eu agradeceria demais. Obrigada.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2011, 12:57:10
não existe receita pronta para isso. A configuração vai depender da situação, da luz que existe no ambiente, da limitação do equipamento...
só existe um conselho pra vc: fazer um bom curso de fotografia (ou ler um bom livro a respeito, existem bons livros que ensinam fotografia poqr aí, ou até mesmo através da internet vc pode conseguir informações), conhecer pelo menos o básico da técnica de fotografia, e conhecer muito bem seu equipamento (isso vc consegue através da leitura do manual). A partir daí, é começar a praticar, e através da prática, da tentativa e erro, vc vai chegar à configuração ideal para a situação em questão (e que provavemente nunca será a mesma, a não ser que vc sempre fotografe no mesmo horário e nas mesmas condições de luz). E com o tempo, vc vai passar a acertar muito mais do que errar.
Já vi muita gente indicando o curso de fotografia da National Geographic em CD (ou DVD). Procure no ML, tem muita oferta desse curso. Se for o que eu conheço, é bem legal, pois tem inclusive parte prática com simulação de câmera fotográfica virtual.



JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2011, 22:50:41
Rofukumura.
A SX1 IS é equipamento suficiente para vc fazer essas fotos.
A falta de técnica é que pode ser um problema, mas...
Faça algumas experiências...
Pegue o manual e regule a câmera assim...
O foco deve estar no automático.
A medição de luz deve ser feita no modo "Evaluative Metering", o símbolo dele é  +/-  assim: [(o)]
Coloque a câmera em modo Tv e, nele, regule a velocidade para 1/1000s;
Já no local, mova o zoom para ter uma aproximação do teu tema num ponto que vc ache que te dará uma boa composição da imagem e não a mude mais até ter terminado esta experiência.
Em sendo ao ar livre, considerando que vc não está familiarizada com o ato de fotografar e também levando em conta que não sabemos como estará a luminosidade ao longo do dia...  faça inicialmente 5 fotos como abaixo... anotando a referência de cada uma (o ISO)...
A primeira foto em ISO 100... a segunda em ISO 200, a terceira em ISO 400, a quarta em ISO 800 e, finalmente a quinta foto em ISO 1600.
Em seguida avalie-as e escolha a que vc achar melhor... como vc anotou o ISO "dela", agora basta regular a câmera para esse ISO e sair clicando. 
Varie o zoom segundo a necessidade de cada nova foto.
(não sei se esqueci algo- alguém pode complementar..?)
Bons cliques... boa sorte..!   :ok:
Abçs.
JQueiroz.


rofukumura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2011, 10:21:38
Agora com essas dicas preciosas vou configurar meu equipamento e sair testando mesmo. Espero fazer boas fotos. Ainda estou me familiarizando com o manual e consequentemente em breve dominar o equipamento, mas requer treino e muitos cliques mesmo.
Vou me dedicar mais e logo logo conto o resultado.
Outra pergunta: como descarregar as fotos em RAW? e qual o programa usar?
Obrigada mesmo JQueiroz.