Autor Tópico: Ajuda para comprar cam profissional  (Lida 5750 vezes)

jrm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 31 de Outubro de 2011, 08:46:28
Ola.. Eu costumo tirar fotos amadoras mesmo num Rally que acontece na minha cidade e uso uma  FUji S1800. Tiro as fotos por prazer, mas o pessoal da organização gostou das minhas fotos e me chamaram p/ tirar as fotos oficiais. Mas a minha Fuji não está mais dando conta.
Já estava pensando trocar minha cam e a princípio, em outro tópico aqui mesmo, me sugeriram a FZ47 (estou com uma amiga que vai pro USA). Mas agora com esta possibilidade no Rally, pensei que talvez eu precise de uma cam ainda melhor (será??) O que vcs acham? O que me sugerem e qual o mínimo de equipamento devo ter(cam+lente+bateria), pois infelizmente não tenho muito para investir (no máximo entre R$ 1.000 e 1.200 reais) aproveitando que vai ser comprado nos USA.
O rally acontece durante o dia e preciso mais de uma boa cam que tire fotos em movimento, com disparo rápido ou sequencial, que possa fazer curtos vídeos para encrementar o CD que vai ser vendido depois aos participantes junto com as fotos. :)
Quem puder me orientar agradeço.


Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2011, 09:41:44
 >:D Mais rapida que a FZ-150 não tem ( 12 fotos por segundo)!!! Mas terá q desembolsar mais q 1.200. Tem tambem a FZ-100 mais barata e faz 11 fotos por segundo, essas são as cameras superzoom mais rapidas atualmente no mercado, depois tem a sony hx100v(10fps) e a canon sx40hs(10fps) e por ultimo a fuji hs20(8fps).Pessoalmente sou mais FZ-150 ,FZ-100 ou SX40HS!!! OBS: nenhuma dessas cameras é profissional,para uma profissional 1.200 não da nem pro cheiro!!!
« Última modificação: 31 de Outubro de 2011, 09:50:50 por Paulo666 »
FZ-150      SX-120is


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2011, 10:44:14
As sugestões do Paulo estão boas. Acho que é bem por aí mesmo, escolher câmera com boa velocidade de fotos em sequência. Sem dúvidas pra vc, o ideal seria uma câmera reflex, De repente vc pode entrar na sala de câmeras reflex e perguntar qual reflex das mais em conta, seria a indicada pra vc. Pense em dar uma apertadinha no orçamento (nem que pegue um emprestimozinho, rsrs), pra aproveitar essa super oportunidade... Não é todo mundo que tem alguém que traga uma câmera dos States, hehe. Sei que tem umas reflex de entrada (reflex de entrada são as mais baratas, com menos recursos) que não são muito bem faladas por aí (caso da Nikon D3000, e tem uma Canon tbem que o povo não gostou muito, é dessas mais baratas), por isso é bom ver com quem entende... às vezes, a reflex mais barata não vai te atender tão bem como uma superzoom tão rápida dessas. Por isso é bom mesmo dar uma pesquisada pra comprar certo. Porém, se houver qualquer possibilidade de vc comprar uma reflex que te atenda, acho que vale MUITO à pena, já que vc vai fazer um trabalho profissional. Dá uma olhadinha lá com o pessoal das reflex, acho que não custa vc dar uma olhada nisso.
Todas essas que o Paulo indicou, estão dentro do seu orçamento. Em caso de dúvidas com relação a preços nos States, consulte os sites da B&H (www.bhphotovideo.com) e Amazon (www.amazon.com).


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2011, 11:04:45
Tu esta acostumado com a Fuji, já pensou na HS20?! Neste preço creio ser a melhor para tu.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


jrm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2011, 13:33:03
Gente obrigado.. postei um topico com o pessoal do reflex e vamos ver.
Eu entreo no site da BH e vi o seguinte:
Nikon D3100 Digital SLR Camera with 18-55mm NIKKOR VR Lens: U$ 550
Panasonic DMC-FZ150 Digital Camera: U$ 499

As duas dentro de meu orçamento com uma possibilidade de comprar uma bateria extra. Mas só tenho dúvida em relação se esta lente da D3100 (18-55mm) vai suprir minha necessidade e como a Helena disse sobre a Nikon D3000, não sei bem sobre esta D3100.
As vezes vale mais um top das mais simples do que uma básica das mais potentes..
Vamos ver o que eles vão indicar.
Novamente obrigado pela ajuda!!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2011, 14:54:10
Veja direitinho a questão da reflex, peça indicação de uma reflex de entrada e uma lente, e veja quanto fica.
Se vc vai fazer trabalho profissional, vale à pena ter um equipamento que te dê boas condições de trabalho...
Põxa, eu vi a FZ150 na B&H a 430 doletas... por que vc viu a 500??
Enfim, é algo a se pensar BEM mesmo. O lance das reflex, pra quem quer tirar fotos de rally, objetos em movimento, é que elas não tem "delay", aquele tempinho de disparo entre o pressionar do botão disparador e a captura da foto. Já não sei como é a questão das fotos sequenciais, acredito que existam modelos melhores pra isso do que outros.
Se vc quisesse pegar uma "superzoom", seria interessante escolher uma câmera que faça bem esse serviço, como é o caso da FZ150, que segundo o Paulo, é´a mais rápida delas pra fotos sequenciais (estou acreditando nele, rs).
Pesquisando bem, vc fará uma boa compra. E se por alguma razão chegar à conclusão de que a reflex é melhor, faça uma forcinha pra poder pegar uma. Pra quem quer se profissionalizar no ramo, um equipamento que te permita ir além, é essencial.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2011, 14:54:30 por Helena Bsb »


jrm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2011, 16:12:46
Helena, qdo abre a primeira tela, o preço mostrado no canto direito superior mostra U$430, mas qdo vc clica p/ entrar na página mesmo da camera, ele apresenta o preço de U$499,99.
O pessoal da reflex ainda não me respondeu e ainda estou na duvida, pois uma SRL é melhor, mas eu não sei se terei como custear as lentes e fico com receio de ficar com um bom produto, mas com a metade de suas capacidades.
por isso ainda estou analisando tb entre o FZ150 e o HS20EXR. Preciso de velocidade para clicar várias fotos direto e que tenha um bom foco(que não saiam borradas ou desfocadas). Ambas batem bastantes fotos por segundo. Sabe me dizer se o FZ150 tem foco manual? Na sua experiência, qual desses dois vc optaria?
e abusando um pouco mais :worship:, entre a sua escolha da pergunta anterior, e o D3100(apenas com a lente18-55mm) qual vc ainda optaria?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2011, 16:47:56
Então, jrm, eu não sei exatamente o que indicar, pois não conheço nenhuma dessas câmeras... Tive uma HS10 (antecessora da HS20) que pra mim foi uma decepção. Mas aqui, tem gente que tem a HS20 e gosta.
Eu pra falar a verdade, perdi o gosto pelas superzoom depois das minhas duas últimas decepções (HS10 e S100fs, ambas da Fuji). conheci um pouquinho da Canon SX30is (antecessora da recém lançada SX40is), e nossa, detestei o que eu vi. Tbém tive uma Panasonic FZ20 (antecessora dessas FZ-xx da vida), e não soube entendê-la muito bem... era uma boa câmera, tirava ótimas fotos com boa luz, mas com pouca luz, ela me decepcionou, isso em comparação a uma Fuji que eu tive antes dela (S5000, e eu AMAVA essa câmera, e nunca me deu qualquer trabalho). Mas hoje, olhando pra trás, eu vejo o quão boa era a Panasonic, e amargo um leva arrependimento de tê-la passado pra frente, hehe. Enfim, o que eu experimentei depois disso, não me agradou não. Tanto que parei na Fuji S6000fd que tenho acho que desde 2006.
Esses lançamentos mais recentes todos, prometem. Canon SX40is, Panasonic FZ-150, Panasonic FZ-47. Mas eu só posso dar qualquer parecer sobre essas câmeras qdo vir fotos feitas por elas. Então, assim "no escuro",só posso indicar baseado no que eu leio sobre esses modelos, ou o que vejo de comparativo de imagens na internet. O Paulo disse que a mais rápida em termos de fotos sequenciais, é a FZ-150, então, talvez essa seja uma boa câmera pra vc.Ela tem bastante zoom, é "porreta" nas fotos sequenciais (pelo menos, considerando-se as 12 fps), as fotos que vi tiradas com ela no site Image Resource me pareceram legais. Mas esses sites que fazem comparativo de imagens, sempre tem uma situação totalmente controlada, em estúdio, então não dá pra ter assim muuuuita noção, pois não é a realidade que encontraremos pela frente. Mas creio que à luz do dia, essa câmera vai gerar boas fotos. E ela tem sapata para flash, o que vai ampliar bastante suas possibilidades, caso compre um flash externo compatível. Eu confesso que estou bastante interessada em conhecer essa câmera. Se ela cumprir o que promete, será minha próxima superzoom.
Vc pode ver tbém a HS20 (mas tenho ouvido muitas reclamações a respeito de superaquecimento, e vc pelo que me consta, irá fotografar debaixo do sol, não?), e as outras sugestões que o Paulo deu.
Com relação às reflex,eu realmente não posso ajudar, pois estou por fora dessa área. Acho que a lente 18-55mm não vai te servir mesmo, vc precisaria de pelo menos uma lente que fosse até 200mm. Mas aguarde mais opiniões, o povo lá da sala de reflex pode te responder ainda.


jrm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2011, 17:16:02
Novamente Helena, muito obrigado :worship:
Já optei e só vou aguardar a opnião do pessoal da SRL para bater o martelo, pois tb não posso me demorar muito pois minha amiga irá daqui alguns dias para o USA.
Vlw por tudo!! :ok:


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:13:09
Pelo que tenho lido o super aquecimento se resolveu com a atualização do firmware para o 1.03 e lotes mais novos já estão vindo com este firmware.

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:24:36
Jrm, vou dar meu pitaco.

DSLR é outro mundo, não dá para comparar com nenhuma Ultrazoom em velocidade e precisão de foco e também qualidade de imagem. Entretanto, quem usa Ultrazoom ou alguma outra camera compacta as vezes coloca em um patamar de grande importância coisas que não existem nas DSLR ou quando existem, custam muito caro.

Se vc acha 10 ou 12 fps importante, esqueça as DSLR. A única DSLR capaz fazer 12fps é a nova Canon 1D X, que será comercializada a partir de março custando a bagatela de U$8.600,00 apenas o corpo. A quantidade de fotos por segundo das cameras usadas pelo pessoal de esporte por exemplo, varia entre pouco mais de 5 (caso das Canon e Nikon mid-range) até 8 (Canon 7D). A minha Canon 60D faz 5.3fps, e para se ter 10fps, já é preciso dar um salto grande.

Quem usa Ultrazoom costuma falar em "zoom" pensando em "aproximação" ou "ângulo de visão". Este é um conceito errado disseminado pelo marketing das fábricas. Zoom é a divisão da maior distância focal pela menor distância focal, apenas isso. Quando se trata de DSLR, uma lente de 5x de zoom não quer dizer que aproxime mais que uma de 3x de zoom, o que interessa é a distância focal que é expressa em mm. Por exemplo, a lente 18-55mm que vc citou tem aproximadamente 3x de zoom (55/18) e é uma lente que vai de angular a normal, um range comum em fotografia de eventos. Se procura uma lente com "aproximação", essa não serve.

Ainda falando em zoom, não existe lentes de DSLR com 20x ou 30x de zoom, ou seja, lentes que abrangem desde um ângulo de visão bem aberto, até uma aproximação grande. Lentes de qualidade profissional tem no máximo 3x ou 5x de zoom. Algumas amadoras de uso geral chegam a 11x ou pouco mais que isso de zoom, mas a qualidade já começa a decair. Ou seja, se vc quer ângulo de visão aberto e aproximação, não terá isso em apenas uma lente, mas no mínimo em duas ou mais.

As Ultrazoom modernas atingem hoje mais de 800mm de distância focal na extremidade máxima do zoom. As lentes com essa aproximação para DSLR custam muito, muito caro. E além disso, são fixas, ou seja não tem zoom nenhum. É como vc se vc estivesse com o controle de zoom da camera trancado no máximo, sem poder mexer. Para ter uma idéia, uma lente Canon EF 600mm L custa em torno de U$ 10.000,00 lá fora. A notícia boa é que normalmente, uma lente entre 250mm e 300mm já dá conta do recado na maioria das vezes para eventos como automobilismo por exemplo. Aliás, lentes como as 100-400mm, 70-200mm e 400mm são bastante usadas neste meio.

Além disso, DSLR exige um pouco de dedicação. Em modo "Auto" ou nos modos criativos vc vai usar 30% da capacidade da camera, se isso. Então, aprendizado é fundamental.

Todo este papo é para dizer que:

Uma DSLR é o ideal para o tipo de foto que vc pretende fazer, mas o investimento inicial não é dos menores. Eu aconselharia, no mínimo uma lente tipo 18-55mm e uma lente tipo 55-250mm. Essa 55-250 Canon (ou 55-200 Nikon) estão longe de ser lentes profissionais, mas tem boa óptica e um bom custo benefício para quem está começando. As vezes não cravam o foco (principalmente em ambientes com pouca luz, como dias muito nublados), o foco não é tão rápido quanto uma profissional (em que o foco é praticamente instantâneo), mas, dá para ir começando. Com certeza, mesmo sendo mais lento é bem mais rápido que em uma UZ.

Isso é o mínimo dos mínimos caso vc queira partir para uma reflex.

Abaixo tem um link para o meu Flickr de algumas fotos que fiz para o site de uma amiga que é especializada em fotografia de automobilismo.
http://www.flickr.com/photos/30067794@N02/sets/72157624950657244/

A maioria foi feita com uma 55-250mm (a lente utilizada está sempre identificada nas tag's da foto), algumas usando uma Canon XSi (um pouco mais antiga, de entrada) e outras uma Canon 60D (mid-range). Algumas fotos tem um crop poderoso, mas a qualidade nos permite isso.

Enfim, postei para que vc tenha noção da diferença entre as features dos dois tipos de camera para que não se decepcione futuramente, e uma sugestão de lente básica para que vc tenha noção do custo envolvido. Aproveitei também o tópico nesta área porque acredito que algumas de suas dúvidas são dúvidas recorrentes de quem usa cameras UZ, espero que sirva para mais alguém também.

Agora é com vc :)

Abçs!!
« Última modificação: 31 de Outubro de 2011, 19:27:37 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:32:24
Bacanas seus esclarecimentos, Alexandre! Gostei de saber tbém que as reflex não tem esses modos "superpower" de foto em sequência, hehe. Disso eu não sabia.
Se vc entende de reflex, dá uma luz lá pra o jrm na sala das reflex, indicando algum modelo que possa atendê-lo bem. A dica da lente é bem interessante, está mais ou menos no alcance que eu imaginei pra ele.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #12 Online: 31 de Outubro de 2011, 20:05:08
Alexandre , show de texto!

Um exemplo, quando falamos em "zoom" é o meio fotográfico de aeronaves.

Se imagina que para conseguir fotos dessas aves se necessita de muito "zoom" etc...

Esta foto :
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=331903
e esta
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6492904

Foram feitas com distancia focal menor do que 70mm ...

Mas claro , um bom canhão em certas situações é necessário.

http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=5649237

Esta ai foi feita com distância focal de 1200mm !

:D

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2011, 00:04:59
 >:D A FZ-150 é uma das melhores superzoom do mercado atual, embora seu zoom não seja o maior 24x, ela possui um AF muito rapido e eficiente, tambem possui um estabilizador de imagem muito eficiente o que é crucial p/ fotos de ação! Alem de fazer 12fps com foco fixo,ela faz 5,5 fps com modo AF! Sim ela possui foco manual, e no modo automatico são 23 pontos de foco! É uma camera exelente para fotos de ação e com uma qualidade de imagem muitissimo boa para uma superzoom! Pense nela com carinho caso opte por uma superzoom!!!
FZ-150      SX-120is


Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Novembro de 2011, 09:01:26
 >:D Vou lhes passar alguma coisa a respeito da FZ-100 tambem (pois possuo uma)! ela posui  23 pontontos de foco, um muito eficiente estabilizador de imagem o q faz imagems bastante nitida e a respeito de suas velocidades p/ fotos de ação: 2 e 5 fps 14mp. com AF (100 imagens gravaveis); 11 fps 14mp. (15 imagens gravaveis); 40 fps 5mp. (50 imagens gravaveis); 60 fps 2,5mp. (60 imagens gravaveis) e mais um sistema de arrebentamento com flash!!! Como podem ver é uma camera extremamente rápida!!!
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, 09:05:35 por Paulo666 »
FZ-150      SX-120is