Autor Tópico: Modo Postal é legal?  (Lida 1458 vezes)

Guga

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
Online: 12 de Março de 2006, 12:51:15
Fala galera...

Sábado vai haver uma festa (churrasco grande) e vou ficar responsável pelas fotos. Claro que estamos falando de algo nada profissional. Porém, surgiu uma dúvida:

Existe um interese de revelar as fotos depois:

Minha Cam, tem o modo postal justamente para poder fazer as fotos em 10x15 sem problemas. Mas nesse modo ela faz as fotos em 1600 x 1200 (2MP)! A Cam vai até 4 MP.

Minha pergunta é a seguinte: Coloco em modo postal e mando vê ou tiro as fotos na qualidade máxima? Perco alguma qualidade nas fotos 10x15 tirando em 2 MP ao invés de 4?

Abraços!  
Gustavo Vasques
Rio de Janeiro - RJ
Canon Powershot A520
http://gvasques.multiply.com
http://www.fotolog.net/gvasques


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Março de 2006, 21:17:17
De acordo com o Photoshop, a foto para ser impressa em 10x15cm, em 300dpi, é necessário 1772x1181 =P
Vc pode tirar as fotos em 3MP e depois dar um crop... Aproveita pra mexer nas cores, contraste, etc =P


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2006, 21:26:09
Guga,

Bate no máximo. Depois vc avalia o que precisa ser cortado.

Fazer isso no PS é mto fácil.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2006, 22:03:11
Guga,

Tudo blz?

Nestas ocasiões, eu gosto de usar a câmera no modo "P", que é um "Auto" melhorado. Vc faz alguns ajustes, tipo: Compesação de luz, Tipo de Luz (auto, nublado, Luz de dia, etc..), Iso, Efeitos (vivo, neutro, Nitidez fraca, etc...), tipo de foco (Matricial, Med. ponto Centro, Pontual), e deixa que a cam faça a fotometria para vc.

Eu uso mto esta configuração em festas durante o dia, pq. normalmente não dá mto tempo de ficar fotomentrando, (além do que eu ainda erro muito nisso). E por preguiça, também, pq. nestas festas de amigos, ninguém tem mto saco pra ficar esperando a gente ajustar a máquina "só pra bater uma fotinha"... hehehehehehe...

Mas, é claro, se vc já tem "as manhas", use no modo manual, que é sempre a melhor opção!!

Como o Fernando já te sugeriu, use sempre a cam na resolução máxima, fica bem melhor pra fazer ajustes depois no PS.

abraços! :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2006, 22:29:33
Vou com o fernando.
Se você tiver cartão pra isso, vá no máximo, depois veja o que vai fazer. Pelo menos você fez o que pôde, diferente de 2M (já que vc tem 4MP a disposição).
No caso 2MP servem p/ 10x15cm.
E se alguém (ou você mesmo) quiser algo maior?
Aí você vai pensar: "eu bem que podia ter tirado em 4.."
=D