Autor Tópico: LENTE P VIAGEM  (Lida 2570 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 31 de Outubro de 2011, 01:14:30
Eles não saberão; é pelo olhômetro e bom-humor do fiscal da Receita. Eles podem pedir a NF do equipamento no Brasil, se quiserem, e não dá mais pra declarar antes. Mas há, ainda, outra questão jurídica de "alta indagação", como gostamos de brincar no escritório... Máquinas fotográficas (inclusive com função video), são considerados bens de uso pessoal ISENTOS de impostos. Pergunto: seria uma DSLR + 3 lentes um bem (ou bens) de uso pessoal? Não sei a resposta. Se algum dia não me deixarem entrar com minhas lentes, vamos descobrir o que a Justiça Federal pensa sobre o tema...

1 cam, 1 lente, 1 flash... mais que isso corre o sério risco de ser taxado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 31 de Outubro de 2011, 01:15:14
Valeu Mr. Hyde, entendido, mas como eles saberao que é usado, pois dependedo do usuario podem estar em estado de novas concorda??

Mostrando as fotos na cam que vc fez durante sua viagem. Tá usada seu guarda, aqui ó!!!  :D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #17 Online: 31 de Outubro de 2011, 02:00:59
Pois é, Hyde... Mas pensa comigo: relógio também é item de uso pessoal isento de imposto (assim definido na IN da Receita e numa portaria do Ministério da Fazenda). Quer dizer, o cara que não liga muito pra relógio e traz lá um Tissot, Bulova, ok... Como uma Cyber-Shot, certo? Ok. E o cara que curte relógio e traz um Rolex, Cartier e afins, que muitas vezes ultrapassam os U$10k? Então, uma M9 com Summilux, pode, e uma D5000 com 18-55 e 55-200, não?

Na prática é o que você falou. Uma câmera e uma lente. No caso do flash, se a câmera já tiver flash, dá até medo de trazer o externo... Mas tudo bem. É pra pra proteger a indústria nacional, né? Ok... rs

Abs!



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #18 Online: 31 de Outubro de 2011, 08:18:55
Pois é, Luiz... É meio doido. Saio daqui com um Condor e volto com ele na bagagem e um Rolex no braço. Passa!
A mesma coisa para cam. Agora se vc tentar passar uma 800mm prime, aí com certeza o bicho pega. É questão de tamanho tb (ACHO). Quanto maior a lente o cara lá deve pensar: "Humm, isso deve ser item profissional e não pessoal... -Nota Fiscal dessa lente, por favor!" Aí ferrou!!!!!! rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #19 Online: 31 de Outubro de 2011, 08:30:18
Pois é, Luiz... É meio doido. Saio daqui com um Condor e volto com ele na bagagem e um Rolex no braço. Passa!
A mesma coisa para cam. Agora se vc tentar passar uma 800mm prime, aí com certeza o bicho pega. É questão de tamanho tb (ACHO). Quanto maior a lente o cara lá deve pensar: "Humm, isso deve ser item profissional e não pessoal... -Nota Fiscal dessa lente, por favor!" Aí ferrou!!!!!! rs
O fato e, que a regra e que nao ha regra, :hysterical:
por morarmos na Eskemalandia, kkk!, tudo e muito relativo,
o lance e nao dar muita bandeira,
se alguem sem "cara, nem documentos " de fotografo, vem com alguma bomba atomica(400mm/600mm, etc),vai dançar, mesmo com Rolex no pulso,  :hysterical:
Eu ja viajei um pouco a trabalho cheio de cacareco, nunca declarei nada,em lugar nenhum, e nunca aconteceu nada, pode ter sido muita sorte!!.
abs.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #20 Online: 31 de Outubro de 2011, 10:36:20
Pois é, Hyde... Mas pensa comigo: relógio também é item de uso pessoal isento de imposto (assim definido na IN da Receita e numa portaria do Ministério da Fazenda). Quer dizer, o cara que não liga muito pra relógio e traz lá um Tissot, Bulova, ok... Como uma Cyber-Shot, certo? Ok. E o cara que curte relógio e traz um Rolex, Cartier e afins, que muitas vezes ultrapassam os U$10k? Então, uma M9 com Summilux, pode, e uma D5000 com 18-55 e 55-200, não?
É exatamente dessa forma Luiz. Eu mesmo liguei na Alfândega de Guarulhos e perguntei pra um fiscal, ele me deu o mesmo exemplo, se trouxer um rolex no pulso, não paga... mas se trouxer 2 relógios simples, um no pulso e outro na bolsa, um vai passar e o outro entra na cota dos 500usd.
Ele disse que pra câmera é a mesma coisa, não importa o valor... se vier na mão com fotos ninguém para, mas se tiver coisas a mais esses extras pagam...


Gustavo0377

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 347
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 31 de Outubro de 2011, 11:47:17
Pois é a receita deixou há agum tempo de fazer declaração de bens levados ao exterior.
Hoje em dia quando você leva algo de valor expressivo que não esta dentro das regras de "bagagem" deve portar a nota fiscal de compra do bem no Brasil. Portanto se voce adquiriu algo aqui dentro da lei vc esta bem, se vc comprou de algum chines vc ta na roça e vai estar arriscando-se.
Sobre as lentes, eu acho que até duas lentes + um flash não deveria ser problema de se justifica. Um amigo foi pego no canal vermelho e estava com esse material (camera + flash + duas lente) e o fiscal nem sequer deu bola.
Mas e logico, isso vai de fiscal para fiscal.
Jundiai / SP

500px.com/gustavo0377


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #22 Online: 31 de Outubro de 2011, 13:08:13
1 cam, 1 lente, 1 flash... mais que isso corre o sério risco de ser taxado.

certo


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #23 Online: 31 de Outubro de 2011, 13:09:29
É exatamente dessa forma Luiz. Eu mesmo liguei na Alfândega de Guarulhos e perguntei pra um fiscal, ele me deu o mesmo exemplo, se trouxer um rolex no pulso, não paga... mas se trouxer 2 relógios simples, um no pulso e outro na bolsa, um vai passar e o outro entra na cota dos 500usd.
Ele disse que pra câmera é a mesma coisa, não importa o valor... se vier na mão com fotos ninguém para, mas se tiver coisas a mais esses extras pagam...

Natao, obrigado ajudou muito e fiquei mas traquilo, um abraço


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #24 Online: 31 de Outubro de 2011, 13:11:03
Pois é a receita deixou há agum tempo de fazer declaração de bens levados ao exterior.
Hoje em dia quando você leva algo de valor expressivo que não esta dentro das regras de "bagagem" deve portar a nota fiscal de compra do bem no Brasil. Portanto se voce adquiriu algo aqui dentro da lei vc esta bem, se vc comprou de algum chines vc ta na roça e vai estar arriscando-se.
Sobre as lentes, eu acho que até duas lentes + um flash não deveria ser problema de se justifica. Um amigo foi pego no canal vermelho e estava com esse material (camera + flash + duas lente) e o fiscal nem sequer deu bola.
Mas e logico, isso vai de fiscal para fiscal.

Gustavo, é verdade cada um pensa de um jeito, dai nao existe um regra, vale o cuidado né, valeu.