Autor Tópico: "Cortem as cabeças, cortem as cabeças"  (Lida 1481 vezes)

leonardobhz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 31 de Outubro de 2011, 16:39:37
Prezados(as)

Me apresentando... não sou fotógrafo, apenas entusiasta e curioso leitor do assunto. Quero compartilhar uma experiência recente.

Vou me casar no próximo mês. Contratei a fotógrafa e assinei o contrato. Tudo pronto para as fotos para o book externo, o que todos chamam de e-session. Todos os três, felizes da vida no parque municipal em BH. Olhei para a fotógrafa e vi uma simples Rebel Xt com uma 18-70 e um flash no tripé. Bom, quanto à Rebel, tem gente tirando fotos lindas com um simples celular. Tudo bem eu perdoo rs. Às vezes o olhar da fotógrafa compensará a câmera semi profissa. Beleza, fomos embora pra casa. Eu e minha noiva, ansiosos para ver as prévias no facebook da fotógrafa. Dias se passaram e enfim ela postou. Tomei um susto gigante. Ficou horrível. Nao pq minha beleza nao ajudou, e nao ajudaria mesmo rsrsrs mas se fosse por isso, minha noiva sairia bem nas fotos. Se bem q sou suspeito. Mas vamos ao que interessa:

- pé cortado e sobrando campo acima da cabeça;
- excesso de sombra mesmo com flash ligado
- poses se qualquer direção
- estouros nos brancos
- falta de enquadramento

e....

o que eu gostaria de colocar em discussao aqui: CORTES NO TAMPO DA CABEÇA.

Não gostei do que vi mas, verificando em diversos sites de fotógrafos famosos, muitos cortam um pouco o tampo da cabeça. Posso aceitar que seja uma tendência mas mesmo vendo dezenas de fotos, nao consegui me acostumar com isso. Acho errado e, em raríssimos casos, vi fotos que esse corte se justificaria, como uma q vi do foco nas alianças do casal, na hora de colocá-las, no altar. Daí, além do resto ter ficado desfocado, ambas as cabeças dos noivos foram cortadas. Mas no geral, nao gosto desses cortes.

O que acham?

Ahh, e quanto à fotógrafa contratada, perdoaria a fotógrafa que contratei se fosse só por isso. Mas nao foi. Recindi o contrato e agora estou procurando outra/outro. Se alguém puder indicar.... me caso dia 12/11/11.

Forte abraço
leonardo.marques@live.com
« Última modificação: 31 de Outubro de 2011, 16:43:04 por leonardobhz »


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2011, 17:05:25
Leonardo... bem vindo ao fórum...  :worship:

Confesso que não gosto de cabeças e pés cortados... raramente ficam legais...

em seu lugar, faria o mesmo em rescindir contrato... se vc não gostou do e-session que é algo relativamente tranquilo, imagina esperar para ver as fotos do casamento...

quando vc a contratou, já conhecia o trabalho dela????

quando for contratar um, verifique o trabalho 1º... para não correr o risco...  :ok:

PS: Fiquei curiosa para ver as fotos...  8-)
« Última modificação: 31 de Outubro de 2011, 17:05:55 por elis »


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2011, 17:05:48
É sempre bom olhar o portfólio do fotógrafo antes de contratar. Não sei se vc chegou a olhar, mas é algo que evita esse tipo de surpresa.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2011, 17:07:53
Sem ver as fotos fica dificil dar qualquer opiniao. A questao do corte pode ser uma questao de estilo ou simples displicência da fotografa. Agora, voce contratou a fotografa sem olhar o portfolio dela?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2011, 17:13:01
Lembrei agora de flickr do um fotógrafo. Vi esse flickr ontem e achei bem interessante. Nele há várias fotos de casamento e casais. Não sei se o autor trabalha profissionalmente, mas ele realiza muitos cortes. Ainda sim, o trabalho se mantém interessante. Não sei se é moda cortar ou não cortar. Acho que o que vale é quando é feito com bom gosto e gera um resultado bacana. Para quem quiser conhecer, aqui o endereço do flickr: http://www.flickr.com/photos/one_love_photo/
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


leonardobhz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2011, 17:28:07
Leonardo... bem vindo ao fórum...  :worship:

Confesso que não gosto de cabeças e pés cortados... raramente ficam legais...

em seu lugar, faria o mesmo em rescindir contrato... se vc não gostou do e-session que é algo relativamente tranquilo, imagina esperar para ver as fotos do casamento...

quando vc a contratou, já conhecia o trabalho dela????

quando for contratar um, verifique o trabalho 1º... para não correr o risco...  :ok:

PS: Fiquei curiosa para ver as fotos...  8-)

Obrigado, vivo lento de tudo aqui. Me aculturando mas hoje resolvi escrever e compartilhar algo.


Pois é, muitos estao perguntando se já nao conhecia o trabalho dela. Bom, vi na internet algumas fotos e fui ao escritório dela. Confesso que parecia tudo certinho. Site bonito, logomarca legal e alguns bem bonitos. Mas deixa eu dizer uma coisa. Até acho que dá pra fazer fotos com o TAMPO da cabeça cortada. O problema da recisao nem foi isso, foram as outras coisas que eu disse.

Outros estao curiosos para ver as fotos. Vou retirar a logomarga pq nao quero, nem denegrir ninguém, nem receber processo de difamação, nessa ordem. Daí posto no meu Flickr.

Obrigado pelo retorno

Forte abraço.

Leonardo
 


leonardobhz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2011, 17:30:18
É sempre bom olhar o portfólio do fotógrafo antes de contratar. Não sei se vc chegou a olhar, mas é algo que evita esse tipo de surpresa.

Vi e gostei. O problema foi esse. Mas foi usando o próprio portifólio da fotógrafa que eu tive argumentos para rescindir o contrato.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2011, 17:54:32
A muita gente sem conhecimento trabalhando com fotografia.
Digital facilitou mais este tipo de aventura.
tambem havia "mutiladores" com filme.
Essa e a caracteristica principal de quem nao e do ramo.
Ao estudar composiçao de imagem,retrato, parte do beaba, sao os planos de corte da figura humana.
ha ocasioes em que um PPP, (primeirissimo primeiro plano),e bemvindo.
Boa sorte com o novo fotografo,
nao e muito facil achar FOTOGRAFO com datas livres nesta epoca do ano.
abs.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2011, 17:55:49 por agalons »


Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2011, 20:25:17
Boa noite leonardobhz e colegas

Tenho uma profissional para indicar, muito bom, especializado em fotoreportagem para casamento http://studiomanara.com.br/  (JEAN)

Sucesso e felicidades nessa nova etapa da sua vida e companheira.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2011, 08:11:41
Primeiramente, bem vindo ao fórum Leonardo.

Entrando no assunto, complicado falar do trabalho da moça baseado em descrição, mas tem que ver se esse tipo de corte não é o corte seco, muito comum em retratos, assim como os pés. Se cortou um pouco acima do joelho, está tranquilo, se cortou pra baixo, hum problema. Na cabeça, o corte mais agressivo fica no meio no meio da testa e o mais comum um no fim da testa mostrando um pouco do cabelo. Bom são recursos fotográficos estilísticos, que funcionam bem pra retrato, mas ainda assim deve ser usado de forma consciênte e esporádica, pois fica muito estranho todas as fotos assim.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, 08:12:29 por Natão »