Autor Tópico: Quanto cobrar por foto?  (Lida 11256 vezes)

Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Outubro de 2011, 18:33:09
Olá colegas de profissão. Meu nome é Jean e trabalho com fotografia ha 1 ano. Minha praia sempre foi estúdio, eventos, still...
Desde quando eu comecei a trabalhar com fotografia e a andar com minha câmera comecei a clicar eventos que sempre aconteciam a minha volta.
Entre eles, a tragédia de teresópolis deste ano, acidentes como a queda de uma pedra em cima de uma carro na serra, sucidios, assassinatos e outros.
O lance é que quero começar a lucrar com as fotos que tiro vendendo para jornais, sites ou quaisquer outros meios de comunicação que se interessem pelo material.
Alguém sabe como funciona este tipo de serviço? Quanto devo cobrar por foto? Devo dar exclusividade ou posso vender a mesma foto para outro jornal?

Aguardo a ajuda de vcs.

Grato


joserenatto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2011, 19:53:57
Boa pergunta, também sou um que gostaria de saber... acho que pra quem trabalha com jornais e mídia em geral deve saber como funciona preços e negociações


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2011, 15:59:55
Senhores, o tópico não trata bem do que quero saber, mas aproveitando a oportunidade, como busquei por algumas vezes e não encontrei tópico relacionado, gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar se alguem tem mais informações sobre venda de fotos on line. Gostaria de saber de tudo, se vale a pena, o valor médio pago por foto, como se recebe, como oferecer as fotos, e até como fica a tributação pelo recebimento na declaração de I.R. Se houver tópico relacionado, me desculpem. Abraço.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2011, 09:29:09
tb estou pensando em vender fotos pra algum database como shutterstock. li por ai que as fotos tem de ter um bom aspecto técnico, como por exemplo  sem ruido, sem partes esotouradas, um balanço de branco perfeito...  você manda algumas fotos de teste, e eles olham, se for aceito voce pode mandar fotos sempre e ganhar grana com isso... mas se não aceitarem suas fotos, você pode tentar novamente em alguns dias (acho qe 30)... andei tirando algumas fotos com ISO100, mais sei lá, minha lente é muito escura... vou comprare uma lente clara e tirar algumas fotos,  talvez assim dê pra fazer uma grana né?! mais sobre vender fotos pra jornal nunca pesquisei.. também gostaria de saber.....  :)


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2011, 10:44:04
Vamos lá...

Sobre venda de fotos online. Cada banco de imagens possui suas regras e valores.
O comum é o fotógrafo receber 30% do valor da venda. O valor da venda é definido pelo tamanho da imagem, se é vetorizada, o tipo de contrato adquirido e outros.
O valor de cada foto pode variar de US$D 0,99 a US$D 30,00. Sendo US$D 0,99 a imagem pequena (900x600) se o comprador for alguém que tem o costume de adquirir imagens frequentemente como agências, webdesigners, gráficas e outras. Se for um usuário comum e que deseja adquirir apenas uma foto o valor começa em US$D 2,99. Se o fotógrafo possuir uma fullframe a imagem tamanho grande pode chegar a US$D 19,99 cada download.
Os bancos de imagens pedem fotos nítidas, sem imagens de logomarcas ou produtos que tenham registro de imagem, cuidado com textos e pessoas (tenha sempre a permissão por escrito).
Lembrando a todos que isso é só uma orientação, cada banco trabalha de uma forma.

Um abraço.


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2011, 17:23:43
Esqueci de mencionar o pagamento.
Normalmente os sites definem um valor mínimo para resgate. Ex.: US$D 30,00.
O valor é transferido para sua conta PayPal ou MoneyBrookers. Se for solicitado eles podem enviar um cheque, mas não sei como funciona para sacar ou depositar este cheque no Brasil.
Quanto ao IR. Não sei informar. Provavelmente não deve dar nada se o valor não entrar no Brasil via transferência bancária. O fotógrafo pode ir acumulando $ no PayPal e comprar equipamentos na BH, na Amazon ou qualquer outra loja online que aceite esta forma de pagamento. Aqui no Brasil existem algumas.

Espero ter ajudado.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2011, 00:43:00
Yoshii, sem dúvida ajudou. Acho que o legal seria que alguem, com experiência positiva postasse suas impressões. Pode ser que eu esteja anganado, mas com o passar do tempo, o valor a receber vai crescendo como uma bola de neve, se todo mês (ou outro período qualquer) você postar uma foto, em alguns anos todas elas trabalharão para, cada uma com sua pequena contribuição de alguns poucos reais, fazer o fotógrafo ter uma renda bem bacana. Claro, isso se a foto não tiver "validade". Ou seja, depois de "x" meses não se deixar mais a foto a venda. Abraço e valeu.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2011, 08:39:22
E com relação a fotos para jornais?
Alguém sabe?


lucascapeletti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • Blog
Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2011, 11:40:54
___________________________________________
Lucas Capeletti Fotógrafo

Blog | www.lcapeletti.blogspot.com
Facebook | www.facebook.com/lucascapeletti


dombroski

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2011, 19:10:05
Gostei muito da tabela, irá ajudar vários amigos profissionais.

Abs,


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Novembro de 2011, 21:49:15
Muito obrigado Lucas! Ajudou bastante.

Aproveitando a sua dica, procurei mais informações no site da ARFOC RJ que também possui uma tabela de valores para fotógrafos residentes no Rio.

Valeu!