Autor Tópico: Tire a foto agora, ajuste o foco depois...  (Lida 1988 vezes)

AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Novembro de 2011, 15:18:03
Achei curioso e decidi compartilhar com vcs essa materia...

http://www.revistadesign.com.br/2/2011/10/21/tire-a-foto-agora-ajuste-o-foco-depois/

Abraços!


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2011, 18:59:26
eu já tinha visto... inclusive publiquei no twitter... fiquei curiosa pra mexer num trequinho desse...  :hysterical:

Siga o Mundo Fotográfico no  Twitter: @mundofotog


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2011, 14:57:46
Não li nada além da matéria pra descobrir como funciona.
Mas pelo que diz ali, suspeito que simplesmente seja algo que trabalhe constantemente em hiperfocal (como diversas compactas já faziam desde a película). o "tchã" mesmo é um software 'especializado' em criar o blur depois. O que e ótimo pra leigos, mas é feijão-com-arroz pra quem tá acostumado a editar imagens.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Danilo Faria

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Masculino
  • ''A sociedade do Ansel'' ...hahaha
    • Twitter
Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2011, 22:30:27
Eu acho que essas tecnologias só servem para banalizar cada vez mais a fotografia.. onde ta a graça,vc tirar a foto e ajustar o foco depois,facilidade demais pro meu gosto!

não gostei e não gosto de nada fácil haha.. as coisas tem que ser difíceis mesmo,da mais prazer e satisfação quando vemos o resultado!



Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2011, 22:51:37
Eu acho que essas tecnologias só servem para banalizar cada vez mais a fotografia.. onde ta a graça,vc tirar a foto e ajustar o foco depois,facilidade demais pro meu gosto!

não gostei e não gosto de nada fácil haha.. as coisas tem que ser difíceis mesmo,da mais prazer e satisfação quando vemos o resultado!

Então keep shooting film e comfoco manual!

(não leva a mal a brincadeira. Até porque focar, com autofocus, é mais facil que andar pra frente)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2011, 22:59:04
Como eu imaginava ... O modo de mudar o foco pelo computador é usando um aplicativo em Flash...

E outro detalhe, aparentemente o ponto de foco muda entre foreground e background, quer dizer , primeiro e segundo plano apenas....

Teste ai ! :

https://www.lytro.com/living-pictures/279
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2011, 23:52:01
Já vi fotos com até 4 planos focais distintos.

Isso aí é uma grande bost#, com o perdão da palavra!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2011, 00:33:34
Já vi fotos com até 4 planos focais distintos.

Isso aí é uma grande bost#, com o perdão da palavra!


Concordo totalmente. Fazer isso por software é o cúmulo...

Tem varias técnicas para fazer essa porcaria, uma delas é ter por exemplo, uma objetiva com dof bem curto e focar em varios planos em sequencia (ou 3 ou 4 cameras com objetivas iguais porem com uma difereça na distância do foco) e depois combinar as imagens para fazer um "stack focus"

Outra técnica é fazer uma unica foto hiperfocal e fazer mascaramento dos planos, com blur seletivo e depois recombinar a imagem. Não tem novidade nenhuma, estão só enfeitando o pavão e empurrando uma técnica já mais do que conhecida.

O legal dos exemplos é a imagem clicável que nada mais é que um bitmap mapeado por regioes qua quando voce clica em uma delas a imagem toda é trocada.




« Última modificação: 04 de Novembro de 2011, 00:41:20 por Antonio Fernando Shalders »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2011, 00:41:50
Daqui a pouco tem algum aplicativo para Iphone e Android fazendo isso rs


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #9 Online: 04 de Novembro de 2011, 00:50:06

Concordo totalmente. Fazer isso por software é o cúmulo...

Tem varias técnicas para fazer essa porcaria, uma delas é ter por exemplo, uma objetiva com dof bem curto e focar em varios planos em sequencia (ou 3 ou 4 cameras com objetivas iguais porem com uma difereça na distância do foco) e depois combinar as imagens para fazer um "stack focus"

Outra técnica é fazer uma unica foto hiperfocal e fazer mascaramento dos planos, com blur seletivo e depois recombinar a imagem. Não tem novidade nenhuma, estão só enfeitando o pavão e empurrando uma técnica já mais do que conhecida.

O legal dos exemplos é a imagem clicável que nada mais é que um bitmap mapeado por regioes qua quando voce clica em uma delas a imagem toda é trocada.

O você acha q quem compra uma cam dessas vai fazer isso? A pessoa compra uma dessa porque espera que no programa, tenha um único botão que você mexa de um lado pro outro pra mudar o ponto de foco.

Não gostei pelo preço e pelo fato das fotos sairem quadradas (ou é impressão minha?)

Acho que se o resultado for simples e fácil e o marketing legal, dá pra alcançar uma certa visibilidade. Só pegar a lomo como exemplo, crescendo a cada dia mais com clientes apaixonados pela marca


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 04 de Novembro de 2011, 02:57:32
O você acha q quem compra uma cam dessas vai fazer isso? A pessoa compra uma dessa porque espera que no programa, tenha um único botão que você mexa de um lado pro outro pra mudar o ponto de foco.

Não gostei pelo preço e pelo fato das fotos sairem quadradas (ou é impressão minha?)

Acho que se o resultado for simples e fácil e o marketing legal, dá pra alcançar uma certa visibilidade. Só pegar a lomo como exemplo, crescendo a cada dia mais com clientes apaixonados pela marca


Eu não acho nada.... Só estou falando como é a técnica e que com bom marketing dá pra vender neve pra esquimó.



Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2011, 08:58:18
Galera,

Falando profissionalmente pra mim não serve pra nada, é só mais uma cam para amadores brincarem... Abraços.
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2011, 09:09:54
Eu já tinha visto isso há tempos... não lembro-me agora onde foi.


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2011, 10:43:02
Nossa...

Pelo que eu entendi, o público alvo são pessoas comuns, e não fotografos amadores e mto menos profissionais...
É apenas um brinquedinho, um pouco caro, assim como outros brinquedos de hoje em dia >.<


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2011, 11:29:10
Eu já tinha visto isso há tempos... não lembro-me agora onde foi.

Aqui mesmo, Natão. Acho que é a 2ª ou 3ª vez postada. Só que nas anteriores ninguém fez comentários (((ACHO))).

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova