Autor Tópico: Nikon ou Canon?  (Lida 3270 vezes)

Eduardo Chaves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
    • http://www.eduardo-chaves.fotopic.net
Online: 29 de Janeiro de 2005, 13:55:31
Galera, já deu para perceber que não sei nada de fotografia.  Veja-se por exemplo as intervenções do Leo Terra.  Bem, comprei minha primeira digital em agosto/04, um Fuji S7000 e gostei bastante da fotografia digital.  Agore pretendo vender a primeira, e adquirir uma equipamento melhor, e como o investimento é considerável apoio-me na comunidade.  Qual é melhor, a Nikon D-70 ou a Canon EOS D10?  


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2005, 17:00:08
B) Oi aqui vão algumas considerações mas sem muita profundidade
A D70 pertence a uma categoria abaixo da D10, entretanto é mais nova pois a D10 já foi substituída pela D20, que vem sendo bastante elogiada por aí. Vc pode ver o teste das duas no site  http://www.dpreview.com/

A D70 também é analisada aqui bem como várias Nikon e suas objetivas:

http://www.naturfotograf.com/index2.html

e aqui:   http://www.kenrockwell.com/tech.htm

onde a D-70 é comparada com a D20.
Veja a D70 aqui tmb: http://www.bythom.com/D70REVIEW.HTM
Provavelmente a Nikon irá lançar uma concorrente da D20 na mesma faixa de preço logo, logo pois a D100 já tem certa idade.
Leve em consideração que ao adquirir um corpo mais barato (D70 é mais barata que a D20) vc poderá não comprá-la no kit pronto mas com uma objetiva melhor, o que faz muita diferença.
Estamos por aí.
Abraços
Bye
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2005, 19:48:23 por Zeiss »
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2005, 21:09:11
Apesar de algumas diferenças as duas: D70 e 10D (não D10), são da mesma categoria, tem características diferentes entre uma e outra. A 10D saiu de linha, a D70 não.

Pense nas lentes antes de escolher o corpo.

abraço


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2005, 21:31:25
Sem dúvida a 10D, a 10D é um equipamento de classe superior sim, possui um corpo melhor construído (todo em magnésio) enquando a D70 é uma DSLR da categoria prossumer (ou de entrada) com corpo de plástico, o view finder e a qualidade de imagem da 10D também são melhores do qeu na D70, além do AF bem mais consistente, a 10D é bem mais câmera e está com um preço excelente no mercado, vale bem mais a pena.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2005, 00:22:01
B) Oi
Eu li, não lembro onde (ando meio esquecido) que apesar de informarem no dpreview que a D70 tem pentaprisma na verdade ela tem pentamirror (jogo de espelhos e não prisma maciço) o que mostra a categoria inferior e uma imagem no visor não tão nítida. A 10D (e não D10 como errei) com certeza tem o mecanismo de espelho mais robusto e muita gente fotografa adoidado por não gastar com filme e esquece que as partes mecânicas tmb existem nestas digitais e possuem vida limitada. Pelo que eu sei a EOS 1D Mark II direcionada ao fotojornalismo é a mais robusta do mercado, com obturador projetado para 200.000 disparos (na teoria deles). A 10D deve ser 100.000 pois as mais simples são 50.000 (eles não admitem estes números de modelos inferiores, só das tops, creio que é mais suposição dos que escrevem na net.)
Com relação a sair de linha o único problema é repor peças a longo prazo, mas não se deve ficar muito tempo com a mesma digital na mão pq é igual a notebook: caro quando novo, muito caro para se consertar e depois de algum tempo difícil de vender.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2005, 00:48:34
Veja aqui opiniões de proprietários da 10D( são várias páginas):

http://www.pcphotoreview.com/Professional,...66_3127crx.aspx

da D70
http://www.pcphotoreview.com/Professional,...19_3127crx.aspx

Neste site tmb analisam objetivas. Cheque as da Canon:
http://www.photographyreview.com/pscLenses...LS_3128crx.aspx

Da Tamron se não quiser gastar muito (os modelos com final Di)

E esta Sigma se quiser gastar pouco e confiar na marca(tem gente que gosta e tem gente que prefere "ver o cão" que usar Sigma)
http://www.photographyreview.com/pscLenses...78_3128crx.aspx
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2005, 17:13:12
Citar
Sem dúvida a 10D, a 10D é um equipamento de classe superior sim, possui um corpo melhor construído (todo em magnésio) enquando a D70 é uma DSLR da categoria prossumer (ou de entrada) com corpo de plástico, o view finder e a qualidade de imagem da 10D também são melhores do qeu na D70, além do AF bem mais consistente, a 10D é bem mais câmera e está com um preço excelente no mercado, vale bem mais a pena.

Como eu disse, não acho.

Exemplos:

10D: não tem medição spot, a D70 tem. Sinc de flash de 1/250, a D70 é de 1/500. Velocidade de obturador de 1/4000 contra 1/8000 da D70. Tirando que a lente do kit da nikon é ótima.

Sei que a 10D tem corpo melhor, contato PC... mas não vejo vantagens tantas para qualificar ela em uma categoria melhor que a D70.

A D70 dá um baile na Rebel, é pior que a 20D e da mesma categoria que a 10D. Isso é o que EU acho. ;)

Bom, acho uma pentelhação essa discussão de câmeras, qual é melhor, etc... :)
Não sou nikonzeiro. Tenho Canon.  E vou parando por aqui.

Abraços
 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2005, 17:34:41
Bom, a genta tá entrando na velha discussão dobre NK x CN. Só para esfriarmos os animos, a D70 veio para disputar mercado com a 300D, mas ela ficou um pouco mais cara, e acabou entrando na concorrencia com a 10D, mas não foi feita pra isso. Sem contar que o preço dela é um pouco inferior à 10D justamente pq foi criada para disputar outra categoria.

É isso!

Abraço,
Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2005, 20:37:34
Citar
Citar
Sem dúvida a 10D, a 10D é um equipamento de classe superior sim, possui um corpo melhor construído (todo em magnésio) enquando a D70 é uma DSLR da categoria prossumer (ou de entrada) com corpo de plástico, o view finder e a qualidade de imagem da 10D também são melhores do qeu na D70, além do AF bem mais consistente, a 10D é bem mais câmera e está com um preço excelente no mercado, vale bem mais a pena.

Como eu disse, não acho.

Exemplos:

10D: não tem medição spot, a D70 tem. Sinc de flash de 1/250, a D70 é de 1/500. Velocidade de obturador de 1/4000 contra 1/8000 da D70. Tirando que a lente do kit da nikon é ótima.

Sei que a 10D tem corpo melhor, contato PC... mas não vejo vantagens tantas para qualificar ela em uma categoria melhor que a D70.

A D70 dá um baile na Rebel, é pior que a 20D e da mesma categoria que a 10D. Isso é o que EU acho. ;)

Bom, acho uma pentelhação essa discussão de câmeras, qual é melhor, etc... :)
Não sou nikonzeiro. Tenho Canon.  E vou parando por aqui.

Abraços
Olha a 10D realmente não tem medição Spot, apenas uma área de 9%, mas isso a 20D também não tem (a Canon não é muito fã de Spot).
Com relação à velocidade é o que eu chamo de perfumaria, eu não tenho em meus arquivos nenhuma imagem em mais que 1/2000, além disso com ISO 100 1/4000 equivale a exatamente 1/8000 em ISO 200 ou seja, trocando por nada e ainda com maior nível de ruído (pois o sensor da D70 é péssimo neste quesito).
Com relação ao sincronísmo é outra perfumaria, usando os flashs originais da Canon você pode usar a 10D com sincronímo até em 1/4000 e a D70 apresenta o mesmo recurso, sincronísmo em casamentos e etc é feito em baixa velocidade para preservar o fundo e em estúdio dificilmente passa de 1/125 pois a maioria dos flashs de estúdio mais potentes tem 1/300 de tempo de duração do disparo, ou seja no final das contas é PURA PERFUMARIA INÚTIL, pois não há o que a D70 faça com seus 1/500 que qualquer outra câmera com high speed syncro não faça oferecendo um sincronísmo puro de 1/125.
Honestamente entre esses perfumarias todas e um view finder usável e um corpo confiável e durável em troca de um corpo de péssima qualidade, pouco 'durável e com um viewfinder pior do que algumas câmeras com EVF eu fico com a primeira.
O que a 10D oferece de vantagem é extremamente útil para uso profissional, enquanto o que a D70 oferece de vantagens são perfumarias, além de uma qualidade de imagem inferior.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Eduardo Chaves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
    • http://www.eduardo-chaves.fotopic.net
Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2005, 00:28:14
Depois de ler todos os posts não tive outra saída:  muito obrigado a todos!  Registre-se que não tive a intenção de reavivar debate já desgastado, mas apenas de externar minha dúvida quanto aos dois equipamentos, principalmente pela proximidade do preço.  Bem, decidi-me pela Canon 10D e se o dinheiro der, quem sabe a 20D!!!  Mais uma vez, muito obrigado a todos do forum. :)  


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2005, 03:27:09
Olha Leonardo,

Com todo respeito MESMO a sua atenção, conhecimento e profissionalismo (que muito me ajudaram) eu continuo não corcondando.

Digo isso porque um dos motivos que me fizeram diminuir a minha participação neste fórum é atitude altamente canonzeira dos usuários. Atitude que só encontro aqui, diferentemente de outros fóruns como BRFórum, DigiFórum e o fórum do Ricciardi. Tirando a análise das câmeras em questão aqui, mas a tomando como exemplo, encontro opiniões diferentes da sua e geralmente iguais entre si.

Aqui é ótimo lugar, devo muito a vocês, estou apenas criticando construtivamente. Espero que não levem como um insulto. Gostaria de ver este fórum mais ativo e imparcial apenas.

Abraços


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 05 de Fevereiro de 2005, 11:32:42
Danilo, a última coisa que sou é Canonzeiro, acabei de trocar todo o meu antigo equipamento Canon por Fuji, mas tenho uma opinião muito bem formada contra intervenções de marketing.
No meu artigo sobre ruído já mostrei como o pessoal fala besteira por ai com o negócio de a câmera X tem mais ruído que a Y e isso ser bom ou ruim, daqui uns dias o pessoal verá que outras perfumarias tbm estão sendo usadas apenas apra vender câmeras, enquando as características mais importantes vem sendo esquecidas.
Pode reparar que tudo que eu disse acima é realidade, tirando a medição Spot que é realmente uma coisa útil, mas que a Canon não sei porque insiste em não usar, o restante é perfumaria barata ainda, a famosa velocidade de sincronísmo da D70 nunca me fez falta, pois em externa eu uso High Speed Syncro (que permite fotografar com flash em qq velocidade para enchimento) e em estúdio nunca uso mais do que 1/125 e a maioria dos fotógrafos sociais dificilmente usam mais do que 1/60 para preservar bem o fundo. Contiuo não vendo muita utilizadade nos "benefícios" da D70 e contiuo achando que ela comete pecados capitais, principalmente para uso profissional.
Mas de qualquer forma acredito que a Nikon é a única marca que ainda não se acertou no mundo digital, foi uma grande marca no mundo 35mm e não tem conseguido bons resultados no mundo digital, na minha opinião falta a eles se acertarem com a eletrônica e voltarem a fazer equipamentos de maior nível como faziam no 35mm. Hoje eu migrei para Fuji para voltar ao sistema Nikon, porém não há no mercado 1 Nikon que me atenda descentemente (acho que a D2X até atenderia), o pouco que li sobre a D200 tbm me leva a crer que será uma câmera muuuito superior à 20D, ou seja, acho que finalmente a Nikon está começando a se acertar, ainda estou esperando para ver, não sou canonzeiro, não sou minolteiro, não sou Fujizeiro ou qualquer outro eiro :) Gosto de equipamentos que tenham boa qualidade técnica dentro de suas categorias, infelizmente a D70 não atende requisitos básicos para uso profissional, pois se atendesse certamente seria minha segunda câmera, pois tem um preço bem tentador dentro do sistema Nikon. Só para concluir se vc me pergunta por quais marcas tenho paixão (apesar de me manter isento quanto a elas) minha resposta seria Pentax e Minolta, realmente tenho apego a estas marcas pois foram os equipamentos que comecei, mas analiso bem friamente os equipamentos das mesmas, tanto que não comprei a Maxxum 7D, mesmo sendo uma boa câmera e com meu coração mandando eu comprar :D Eu sei que ela tem deficiência bem graves na preservação de texturas, que para mim não é perfumaria e sim um item fundamental na fotografia.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.