Autor Tópico: Sobre o " Estilo Imagem " Canon t3i  (Lida 14392 vezes)

Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Novembro de 2011, 16:03:58
Para quem usa canon, já deve ter percebido que temos uma ferramente até que interessante em nossas mãos.
É tipo uma seleção de tipo de Imagem e talz.

Aonde eu encontro Auto / Standart / retrato / Paisagem / Neutro / Fiel / Monocromatico

E mais três perfils para eu editar como eu quiser.
No monocromatico  apertando a tecla " Info " eu consegui editar e deixei assim

Nitidez : 2+
Constaste : 3+

E sinceramente o resultado foi ótimo, adorei meu novo PB.
Mas como eu curto fotografia de efeito forte, cores, fortes, constrate forte e etc.

Dos 3 utilizadores eu fiz um assim.

Estilo : Retrato
Nitidez : +2
Constraste : +2
Saturação : 0
Tonalidade de cor : +2


Eu gostei MUITO do efeito mas eu ainda acho que pode ficar melhor sabe?
Então pros usuários antigos de Canon eu lhe's pergunto.
TEM como ficar melhor? Mechendo nessas configurações tem como deixar a imagem mais nitida e mais viva? Mais do que já está por sinal?
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2011, 16:13:00
Eu nao mexo em nada disso. Fotografo em RAW e ajusto tudo na pós.

Pra quem fotografa em jpeg, cada caso é um caso. Os ajustes devem ser realizados de acordo com cada foto.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2011, 16:17:10
Sylar, procure conhecer o DPP, programa de edição que vem junto com sua camera.

Aliás, instale todo o CD de softwares que vem com sua camera, os drivers vão fazer falta em algum momento.

Depois disso, faça uma foto qualquer em RAW e abra no DPP.

Vc verá que no DPP existem as mesmas configurações de nitidez, saturação, constraste e até o Picture Style que tem no menu da camera. A diferença é que vc pode escolher qualquer um deles depois que a foto foi feita, ao invés de antes. E qualquer alteração que fizer será não destrutiva, ou seja, vc pode deixar uma foto P&B e se não gostar, voltar ela para colorida sem problema algum.
Lá vc terá idéia se alguma alteração pode deixar suas fotos melhores.

Mas como o Spiderman já disse aí em cima, fotografar em RAW e trabalhar a foto em pós produção quase sempre vai te gerar melhores resultados do que fotografar direto em JPG.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2011, 16:32:45
Opa, isso é novidade pra mim, eu sequer havia olhado para o CD que veio na caixa da câmera, mas com certeza eu vou instalar hoje e dar uma testada e ver o que acontece.

Dai eu reporto tudo por aqui.
Valeu pela dica ai Spider e Alexandre.  :clap:
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2011, 21:18:04
Olha, pra quem não quer trabalheira com pós (ou porque não sabe fazer ou porque não gosta) e tem bastante espaço de HD's, uma alternativa é fotografar tudo em RAW+JPG. Depois fica só com o JPG das fotos 'normais' e dá uma boa tratada apenas naquelas tidas como 'superior' em RAW. Assim, se alia o melhor dos 2 mundos!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


joserenatto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2011, 22:59:42
Sinceramente eu não vejo muita vantagem no RAW + JPEG... é fácil e rápido converter RAW pra JPEG no DPP, e acho q fazendo assim sobra mais espaço no memory card.

E eu ainda acho q convertendo no computador a imagem em JPEG fica melhor...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2011, 23:38:37
Sinceramente eu não vejo muita vantagem no RAW + JPEG... é fácil e rápido converter RAW pra JPEG no DPP, e acho q fazendo assim sobra mais espaço no memory card.

E eu ainda acho q convertendo no computador a imagem em JPEG fica melhor...

Eu tb, mas tem quem não.
Por isso disse: "...pra quem não quer..." Há quem queira e há quem pense diferente.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


digimar07

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2013, 13:33:01
O problema ao se alterar esses valores é que vc está habilitando uma modificação através de um software da câmera em cima da sua imagem e isso não é bom, afeta principalmente ruídos na imagem. I melhor a se fazer quando se opta por fotografar em jpeg é deixar esses valores inalterados, modificando-os posteriormente no seu software de pós.
Segue um artigo mto bom sobre isso e algumas dicas bacanas sobre esse assunto:

http://www.fotografia-dg.com/fotografe-com-menos-ruido-em-iso-alto/

Espero ter ajudado ao amigo, abraços!


juliajjo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • Julia Oliveira Fotografia
Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2013, 08:41:03
Eu não faço isso tb!

Uma vez, qdo descobri isso, fui lá eu coloquei a nitidez no máximo, depois qdo fui ver as fotos no computador a imagem estava cheia de “pontos” brancos!  :shock:

Foi um teste infeliz que fiz e aprendi na prática, agora só uso as configurações zeradas ou raw e depois faço o que qro no pós.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2013, 08:42:13 por juliajjo »
Canon 6D, 24-105 f4, 50 1.4, T2i, 18-55, 75-300 (à venda), 580exII, canon S90


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2013, 12:11:26
eu uso raw + jpeg  , raw maximo 18mp e jpeg em 5mp , altero a  nitidez para 80% e o contraste para 60% , se quiser postar  o jpeg ja esta pronto , se vejo que a foto tem futuro trato o raw senao descarto
abraço


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 10 de Agosto de 2013, 17:42:01
Eu vou de RAW, portanto não me importo mais com esses pictures styles. Mas quando usava ou fazia testes, sempre usei um customizado puxando mais para contraste, nitidez e saturação.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


gabrielvelloso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2013, 19:29:39
O picture style só funciona pra quem fotografa em JPEG ou pra quem edita as fotos no DPP...

Eu faço o tratamento básico no lightroom e depois eu puxo todos os detalhes no photoshop apertando ctrl/command+E...

ele abre direto no photoshop em 16bit...
Canon EOS 6D - Canon 24-105 F4 L - Sigma 70-200 2.8 EX DG APO MACRO - Flash Canon 430 EX II


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2013, 00:23:58
Eu fotografo sempre em RAW e o que for necessário editar faço no lightroom.
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


Danielparente

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2018, 02:27:31
"Muita gente tem no conceito de raw, fotos totalmente livres de qualquer interferência da câmera e é essa a ideia propagada, no entanto não é bem assim.
Existe uma diferença entre codificação (compressão) e interpretação da informação quando se fala de raw.
A câmera capta a luz que se transforma em eletricidade no sensor e depois se torna dados binários (zeros e uns) neste ponto o que temos é um monte de informação e não uma foto.
Para que toda essa informação seja interpretada como uma foto é preciso aplicar o interpretador raw da câmera, ou seja, perfil proprietário da marca que vai definir cores (contraste e intensidade), graus de nitidez, além de tonalidade de pele, para que seja exibida fora da câmera, apesar dos programas de tratamento de imagem aplicam sobre a imagem raw seus interpretadores nativos, mas isso não importa, fato é que, um arquivo raw precisa desses interpretadores para serem exibidos e estes perfis vem em forma de cabeçalho na imagem e não interferem em nada (além da função inerentes a eles) no que diz respeito a codificação, compressão ou alteração da qualidade raw.
Isso posto, é interessante observar algumas características desses perfis e seus efeitos.
Dependendo da câmera pode-se ter mais ou menos perfis, exemplo disso são as canons rebel e semi pro como a 60D que não possui o perfil (A) (Automático) presente na Canon 6D.
Tomando como referencia a Canon 6D, teremos;
Perfil: Automático - Standard (padrão) Portrait (retrato) Landscape (paisagem) Neltral (neltro) Fiel e Monocromático (não comentado aqui) e 3 opções para personalização do utilizador.
As opções de configuração são listadas da seguinte forma;
Nitidez - Contraste - Saturação - Tonalidade de cor - Filtros (monocromáticos, não comentados aqui) e Efeitos de Tom (não comentado aqui)
O interessante nestes perfis é observar seu comportamento e algumas características que eles possuem não informadas nos perfis.
A primeira coisa importante a observar é o quesito nitidez. Veja como ele se comporta no defalt das opções
Auto 3 - Standard 3 - Retrato 3 - Paisagem 4 - Neutro 0 - Fiel 0
Todas as outras opções estão no zero no padrão da câmera, no entanto mesmo estando no zero a câmera aplica contraste, saturação e tonalidade de cor (esta ultima relacionado a tons de pele) de forma independente quando sua atuação deveria fornecer informação nos parâmetros da câmera, ou seja, mesmo estando no zero o neltro aplica menos saturação as cores, mesmo estando no zero o fiel vai atuar dependendo do kelvim da cena.
Voltando ao quesito nitidez, há uma característica muito importante nele que passa desapercebido. O slider de nitidez é diferente dos outros, uma vez que ele tem escala de 0 a 7, partindo da esquerda para direita, enquanto todos os outros tem como marco zero o centro da escala.
Com isso a gente conclui que a nitidez padrão da câmera está no 3 (dentro da escala) e não no zero como muitas vezes consideramos quando nos baseamos no perfil fiel ou neutral que, além de desnaturar a imagem, faz com que ela se apresente com nitidez reduzida pois sua referencia nestes perfiz é zero.
Ainda sobre a atuação autônoma dos perfis o perfil automático se torna imprevisível pois promete atuação de acordo com a cena, não definindo bem que atuação seria essa, sabe-se apenas que terá nitidez defalt =3

Automatico Descrição: "A tonalidade de cor será ajustada automaticamente de acordo com a cena. As cores ficam vivas, especialmente o azul e o verde, para o céu e os campos, pôr do sol e cenas de exterior"
Obs.: influencia relacionada com o perfil Paisagem. Nitidez 3 restante 0

Padrão Descrição: "A imagem parece viva, nítida e com contornos bem definidos. Trata-se de um estilo de imagem de aplicação geral, indicado para a maioria das cenas".
Obs.: haveria um reforço de contraste e saturação relativizando com os outros perfis - nitidez 3 restante 0

Retrato: "Para obter tons de pele bonitos, a imagem parece mais suave. Adequado para retratos com grandes planos. Alterando o valor de (tonalidade cor), pode ajustar o tom de pele."
Obs.: atuação similar a do perfil neutro, menos contraste. O slider (tonalidade cor) atua no acréscimo (esquerda) mais vermelho, (direita) mais amarelo, no entanto tons de pele é uma mistura das duas cores sendo ajustado na pós pelo slider laranja do lightroom. Nitidez 2 (será?) restante 0

Paisagem: "Para azuis e verdes vivos para imagens nítidas com contornos bem definidos, indicado para fotografar paisagens impressionante.
Obs.: reforço nas cores citadas e nitidez um ponto acima do marco central do slider. Nitidez 4 restante 0

Neutro: "Trata-se de estilo de imagem para utilizadores que preferem processar imagens no computador. Cores naturais(?) e imagens de tons suaves.
Obs.: saturação reduzida, nitidez reduzida, contraste reduzido. O maior problema neste perfil é a perda de nitidez, algo difícil de se conseguir na pós produção, o restante pode ser bastante util.

Fiel: É um perfil complexo e em função de sua complexidade e eficácia duvidosa não vale a pena comentar uma vez que não se aplica para eventos ao vivo e pela sutileza das atuações nas cores que esse perfil apresenta considero um complicador e não um solucionador de problemas pois está ligado a variações no kelvin da cena.

Final da historia: minhas e somente minhas as conclusões, se você leu o texto todo pode concordar ou não.

Perfis funcionam sozinhos uma vez que não apresentam referencia numérica correspondente a atuação a que se propõe preferindo disponibilizar interferência do utilizador a partir do marco zero do slider.
O perfil auto e fiel são perfis imprevisíveis no uso geral e situações ao vivo.
O perfil retrato é um tanto quanto inútil para utilizadores que tratam as fotos na pós além de produzir menos nitidez a textura da pele.

Me agrada mais o perfil padrão, bom contraste, cores vivas e nitidez 3 que demostro aqui ser nitidez defalt.
Perfil neutro é interessante para ajustar cores na pós pois satura menos a imagem, mas vem como setagem de nitidez 0 (ou -3) o que provoca suavidade na imagem principalmente quando detalhes são importantes.Acredito que seu uso deva vir acompanhado de setagem para nitidez 3 talvez 4, ou seja, ficaria com nitidez do perfil padrão porém menos saturado.
É isso! "

Enviado de meu LG-H840 usando o Tapatalk

“A beleza pode ser vista em todas as coisas, ver e compor a beleza é o que separa a simples imagem da fotografia”
Matt Hardy


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2018, 23:02:07


 :D