Autor Tópico: Dicas de livros de fotografia.  (Lida 7410 vezes)

romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Online: 03 de Novembro de 2011, 18:28:40
Que livros ja leram e/ou recomendam pra quem está começando a fotografar?
 :ok:
« Última modificação: 03 de Novembro de 2011, 18:28:58 por romerod »
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2011, 21:43:36
A minha dica é "O Novo Manual de Fotografia" de John Hedgecoe mas tem muitos outros do mesmo nível, este é apenas o meu preferido. Comprei usado mas impecável no site da Estante Virtual por 40 reais.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2011, 15:08:20
Eu tenho os 3 volumes do "Fotografia Digital" - Scott Kelby, acho todos ótimos, com bastante dicas e é bem objetivo.
Outro autor que gosto é o Tom Ang, tenho 2 ou 3 livros dele. Bons tb.

Ambos os autores tem livros na Saraiva.com.br, onde achei os preços melhores.

No site da editora Abril tem uns livros de fotografia da National Geografic, básicos e práticos.

abs


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2011, 15:29:40
Os melhores livros que já li são da série LANGFORD'S PHOTOGRAPHY (Basic, Starting e Advanced). São livros em inglês, mas de leitura relativamente fácil). Abçs.


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2011, 15:48:52
Os melhores livros que já li são da série LANGFORD'S PHOTOGRAPHY (Basic, Starting e Advanced). São livros em inglês, mas de leitura relativamente fácil). Abçs.

Me indicara o Fotografia básica de Langford, mas não achei em nenhum lugar...  :ponder:
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.




Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2011, 17:53:45
Na livraria Ciência Moderna do Edifício Avenida Central aqui do Rio tem vários livros bons de fotografia, na faixa dos 65, 70 reais... achei com mais substancia e com um preço melhor do que esses da Photos, etc.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2011, 23:47:29
Falei com o meu professor da aula de fotografia, ele disse que seria bom mesmo um que fale de uma forma bem facil sobre luz e luzes de estudio...
E que o Fotografia básica de Langford já é um tanto inferior, pois já tenho um conhecimento básico, tem algum que vem depois do Básico? Um amador, intermediario, algo assim?  :D
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2011, 09:58:15
Um livro interessante é o Poesia Visual de Chris Orwig da editora Alta Books.


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2011, 19:43:30
Se procura algum manual de técnicas fotográficas, tem também o Michael Busselle, que pode ser encontrado baratinho em sebos.
Gosto do "O prazer de fotografar", publicado pela Abril Cultural. Embora muito antigo, o livro ensina muito bem as técnicas fotográficas, que atualmente ainda são as mesmas. É um ótimo livro para consultas.

Embora seja importante dominar o mínimo de técnica, é importante ler sobre outros assuntos relacionados a fotografia, além dos manuais, para buscar sua própria identidade e linguagem fotográfica.
"Imagens da fotografia brasileira", volumes 1 e 2, de Simonetta Persichetti, apresentam coletâneas de entrevistas realizadas pela jornalista e professora com fotógrafos brasileiros de diversas áreas de atuação e linguagens. Dá pra aprender bastante.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2011, 19:50:33 por satoshi »


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2011, 19:49:09
Falei com o meu professor da aula de fotografia, ele disse que seria bom mesmo um que fale de uma forma bem facil sobre luz e luzes de estudio...
E que o Fotografia básica de Langford já é um tanto inferior, pois já tenho um conhecimento básico, tem algum que vem depois do Básico? Um amador, intermediario, algo assim?  :D
Como eu citei anteriormente, há três livros do Langford, BASIC, STARTING e ADVANCED, com níveis diferentes de profundidade. Mas o que "fala de forma bem fácil sobre luz..." é o BASIC.


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2011, 08:53:55
Se procura algum manual de técnicas fotográficas, tem também o Michael Busselle, que pode ser encontrado baratinho em sebos.
Gosto do "O prazer de fotografar", publicado pela Abril Cultural. Embora muito antigo, o livro ensina muito bem as técnicas fotográficas, que atualmente ainda são as mesmas. É um ótimo livro para consultas.

Embora seja importante dominar o mínimo de técnica, é importante ler sobre outros assuntos relacionados a fotografia, além dos manuais, para buscar sua própria identidade e linguagem fotográfica.
"Imagens da fotografia brasileira", volumes 1 e 2, de Simonetta Persichetti, apresentam coletâneas de entrevistas realizadas pela jornalista e professora com fotógrafos brasileiros de diversas áreas de atuação e linguagens. Dá pra aprender bastante.

Obrigado pelas dicas!  :ok:
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


eligb

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2011, 22:13:00
Caros amigos,

Apesar de não ser mais um jovem em idade, sou um jovem na arte da fotografia, por isso estou lendo:

"Cartas a um Jovem Fotógrafo - Bob Wolfenson - O Mundo Através das Lentes"

Excelente leitura. Recomendo a todos, inclusive aos experientes na arte.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2636469/cartas-a-um-jovem-fotografo-bob-wolfenson-o-mundo-atraves-das-lentes/?ID=C8DCDD887DB0B1115041D0474

Abraços,


jbsam

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • SEMPRE PROCURANDO RESPOSTAS ! ! !
Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2011, 22:30:13
Boas,

Bom livro leitura bem didática e simples.
Escola de fotografia - Jose antonio Ramalho - Vitché Palacin - Editora Saraiva


No momento lendo o Tão falado LUZ CIÊNCIA & MAGIA - Fill Hunter / Steven Biver / Paul Faqua - Editora Photos . . .


Abs
Canon 7D - (No Futuro uma EOS 5D MARK II ) + PENTAX K1000
Canon 50mm 1.4 + Pentax 50mm 1.2+28mm 1.2 + Pentax Takumar 1:2.5 f2.5 135mm Pentax 200mm f2.0(Analógica)
Canon 70-200mm f4 L IS USM
Canon 50 mm f1.4 L USM
Sigma 24-70mm f2.8 Hsm If Ex Dg - ( EM TESTE ) .  .  .


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2011, 08:17:13
Boas,

Bom livro leitura bem didática e simples.
Escola de fotografia - Jose antonio Ramalho - Vitché Palacin - Editora Saraiva


No momento lendo o Tão falado LUZ CIÊNCIA & MAGIA - Fill Hunter / Steven Biver / Paul Faqua - Editora Photos . . .


Abs

Me falaram que esse luz ciencia e magia é um pouco técnico demais, é mesmo?
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.