Autor Tópico: UMA Foto  (Lida 2534 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 13 de Março de 2006, 22:37:10
Citar
Gostei da tua explicação! Eu mesmo não sei fazer bons retratos ainda pois estou aprendendo mas prefiro as composições mais simples, pelo menos por enquanto.

Obrigado, Fábio.

Quando analiso uma foto não a analiso como eu faria, mas sim se o objetivo do fotógrafo foi cumprido. Cada um de nós tem sua maneira, e não podemos avaliar as fotos alheias por elas não serem da nossa maneira, não acha?

Assim quando olho a foto de alguém me pergunto: o que ele quis fazer? Ele conseguiu fazer o que desejava? E isso feito por ele ficou legal?

É claro que se fóssmos nós a fotografar seria diferente, cada fotógrafo fotografa a mesma coisa de forma diferente, basta fazer um passeio com alguns que você verá como vários no mesmo lugar fazem fotografias tão distintas.

Mas, muitas vezes, quando a pessoa diz "eu faria assim" isso nem é verdade mesmo, porque até a escolha do que fotografar é diferente para cada um.

Veja, você pegaria sua cãmera sem usar flash dentro de um bar do interior com luzes misturadas (incandescente dentro e portas por onde entrava a da tarde) e cheia de garrafas e madeiras pintadas toscamente? Dificilmente. Poucos o fazem, digo isso sem vanglória mas constatando o que vejo nos fóruns. Então não dá para dizer "eu faria assim", pois na verdade outro fotógrafo simplesmente não faria a foto, nem acharia que ali haveria uma foto a ser feita. É um pressuposto errado supor que voc~e, ou outro, faria com apenas ligeiras diferrenças. Simplesmente não haveria a foto.

Uma foto é o encontro de um contexto com uma psicologia -a do fotógrafo- que é atraído por ele e o usa. Cada um tem sua psicologia.

Grande abraço,
ivan


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino