Autor Tópico: UMA Foto  (Lida 2534 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 13 de Março de 2006, 22:37:10
Citar
Gostei da tua explicação! Eu mesmo não sei fazer bons retratos ainda pois estou aprendendo mas prefiro as composições mais simples, pelo menos por enquanto.

Obrigado, Fábio.

Quando analiso uma foto não a analiso como eu faria, mas sim se o objetivo do fotógrafo foi cumprido. Cada um de nós tem sua maneira, e não podemos avaliar as fotos alheias por elas não serem da nossa maneira, não acha?

Assim quando olho a foto de alguém me pergunto: o que ele quis fazer? Ele conseguiu fazer o que desejava? E isso feito por ele ficou legal?

É claro que se fóssmos nós a fotografar seria diferente, cada fotógrafo fotografa a mesma coisa de forma diferente, basta fazer um passeio com alguns que você verá como vários no mesmo lugar fazem fotografias tão distintas.

Mas, muitas vezes, quando a pessoa diz "eu faria assim" isso nem é verdade mesmo, porque até a escolha do que fotografar é diferente para cada um.

Veja, você pegaria sua cãmera sem usar flash dentro de um bar do interior com luzes misturadas (incandescente dentro e portas por onde entrava a da tarde) e cheia de garrafas e madeiras pintadas toscamente? Dificilmente. Poucos o fazem, digo isso sem vanglória mas constatando o que vejo nos fóruns. Então não dá para dizer "eu faria assim", pois na verdade outro fotógrafo simplesmente não faria a foto, nem acharia que ali haveria uma foto a ser feita. É um pressuposto errado supor que voc~e, ou outro, faria com apenas ligeiras diferrenças. Simplesmente não haveria a foto.

Uma foto é o encontro de um contexto com uma psicologia -a do fotógrafo- que é atraído por ele e o usa. Cada um tem sua psicologia.

Grande abraço,
ivan


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #16 Online: 13 de Março de 2006, 22:57:33
E au achando que o Ivan queria começar uma galeria com cada um postando sua "UMA" foto. Já ia colocar a minha, mas depois de tantos comentários, fica pra outra galeria ;)

Sobre a foto, gostei, gosto do tratamento que Ivan dá às fotos, me agrada. As fotos são simples mas tem bastante presença.  :thmbup:  
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Guga

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
Resposta #17 Online: 13 de Março de 2006, 23:26:38
Ivan, linda foto!

Só não gostei muito da toalha amarela ao fundo (mas jah lí suas inúmeras justificativas aki...rs...e sei q eh proposital)!

Bem tristinha a carinha dela (Aliás, linda menina... Sua filha?)!

Eu gostei mt da foto, só que eu teria tirado a toalha amarela. Talvez um tom mais escuro. E não acho que ela ficaria legal se fosse em P&B. Talvez só com o rosto dela, poderia, mas em geral não acho q ficaria legal!

UHAhuahuahu... Opinião de principiante :P!

Abraços e Parabéns kra!  
Gustavo Vasques
Rio de Janeiro - RJ
Canon Powershot A520
http://gvasques.multiply.com
http://www.fotolog.net/gvasques