Autor Tópico: Lentes antigas - Como fotometrar  (Lida 2507 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 13 de Março de 2006, 18:22:32
Pergunta básica, estou de olho em uma Nikkor 105mm F2.5, não sei quanto antiga ela é, mas desconfio que funcionária somente 100% manual na D50, inclusive sem fotômetro. Sei que o Ivan adapta lentes antigas à câmera dele, mas como fotometrar sem um fotômetro manual? Tem como? Chute?
« Última modificação: 13 de Março de 2006, 18:31:06 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 13 de Março de 2006, 18:49:38
Há uma confusão que muita gente faz entre a câmera fotometrar e a câmera mostrar informações de abertura.

No caso da fotometria com cãmeras eletrônicas ela mostra a abertura e além disso na hora H ela comanda a lente para a lente ficar naquela abertura escolhida. Você compõe com a lente aberta, isto é, com boa visibilidade do quadro, seleciona o diafragma e a velocidade e na hora do disparo só que a lente fecha.

Mas na manual não é assim. Voc~e fecha o diafragma manualmente e depois, no caso da Canon, em modo manual quando aperta meio obturador aparece um fotômetro de barrinha no visor. Aí você vai girando o dial de velocidade até centrar o fotômetro.

A explicação está um pouco grosseira, pois nem sempre centramos o fotômetro, se estamos trabalahndo com fotometria central ou de 9% (no caso da minha) às vezes queremos colocar um objeto em uma determinada zona, e aí apontamos o fotômetro para esse objeto e regulamos a velocidade para a zona desejada.

Os modos de prioridade de abertura e o program funcionam também. O program na verdade funciona como se fosse prioridade de abertura.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 13 de Março de 2006, 19:06:16
Na verdade, Ivan, eu gostaria de saber se ela continua mostrando a barrinha, como a lente é mecânica, o trabalho seria meu, o que não sei é se ela continua mostrando o fotômetro no visor. E o pior é que desconfio que nem o fotômetro funciona. Só que não sei qual relação disso com a lente, pois a fotometria é na câmera, o Matrix obviamente não vai funcionar, mas spot deveria.  
« Última modificação: 13 de Março de 2006, 19:07:18 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 13 de Março de 2006, 19:09:52
É fácil. Tire a lente, ponha a tampa do corpo, ligue a câmera e veja se o fotômetro aparece em modo manual. Vai aparecer, com certeza.

Matrix? Pode ser que funcione sim, pois não tem nada a ver com a lente.

Pode fazer até sem tampa, mas como sei que voc~e é extremamente minucioso, ponha a tampa -risos.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 13 de Março de 2006, 19:11:36
Por lógica eu penso o mesmo, Ivan, mas o curioso é que o próprio manual dela avisa que não funcionará, e outro amigo que usa Nikon há tempos e conhece lentes disse o mesmo. Vou fazer o teste e perguntar ao Marco Dede que usa uma dessas Micro.

* Não funcionou mesmo, ao menos sem a lente não mostrou nem a opção para mudar o tipo de fotometria no menu, desabilita total.
« Última modificação: 13 de Março de 2006, 19:17:50 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #5 Online: 14 de Março de 2006, 17:24:01
Estranho, não sabia que a Nikon desabilitava o fotômetro...  


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #6 Online: 14 de Março de 2006, 17:47:37
Guss, na minha Pentax eu uso lentes antigas, e o fotometro desativa. Mas se eu aperto o botao de previsão de Profundidade de Campo ele aparece de novo. E isso nao esta no manual, entao sugiro que vc de uma boa fuçada na camera pra procurar isso, que eu acho que deve ter sim.

Abraços

Alberto
"Film is not dead, it just smells funny."