Pessoal...
Achei esse tópico muito bom pra morrer tão cedo. E ele aconteceu na época que eu estava afastado do MF. Então me deu o "audacioso" direito de ressuscitá-lo. :bye1:
É importante dizer que uma foto ruidosa ainda tem menos ruído que uma foto equivalente de filme na qual aparecerá o grão(...)
Bom. Uma coisa precisa ser lembrada. O ruído das digitais é feio. Em baixo ISO, pouco se nota, mas em alto, é horrivel. Sei que ao ser impresso, praticamente não se nota mais esse ruído. mas ele tá aqui no arquivo digital, e está mais pra "arranhado" que pra "ruído".
Já o grão.. ah, o grão!! Ele é um charme, mesmo nos filmes 3200. Eu abro aqui no PC filmes digitalizados... dou 300% de zoom na imagem ela continua bonita, aceitável. O grão é lindo!
Eu sou um dos que dá preferência à nitidez em detrimento de uma "limpeza dos ruídos". Mas pessoalmente não vejo comparação entre grão e ruído. Grão é um charme da película.
(...)mesmo sabendo que meu equipamento tem potencial para me dar uma imagem praticamente perfeita eu gosto de fazer com que ele erre, mas é claro, isso só é possível quando se sabe exatamente o que provoca a perfeição e o que provoca o erro para que se busque gerar o que se espera.
Pois é. Acho que vale colocar aqui o que uso lá no meu perfil orkutiano:
"
'Se entendermos as maneiras pelas quais cada estágio do processo irá formar a imagem final, teremos inúmeras oportunidades de controlar esse resultado de modo mais criativo. No caso de não compreendermos o processo, ou renunciarmos ao controle em favor da automação de um ou outro tipo, estaremos permitindo que o sistema imponha os resultados, em vez de controlá-los para nossas finalidades.' " (Ansel Adams, num livro clássico sobre fotografia. Mas será que ele não tava falando de cidadania? Ou de repente de a pessoa se descobrir?...)
Sou da opinião de que uma foto "mexida" perde a autenticidade e o valor.
Pois então vc deveria se desfazer de sua FZ30. Ela mexe mais em suas fotos que que eu mexo nas minhas por horas a fio. :mf_w00t2: :mf_w00t2: :mf_w00t2: O que você está fazendo é como castrar-se. "Os caminhos se bifurcam", e não dá pra querer só a linha reta. Milhões de possibilidades imagéticas estão em suas mãos. Não perca isso.
Um bom fotógrafo de película tem muito conhecimentos de revelação, ampliação, quimicos, etc. Porque cada segundo, cada químico, no processo de revelação influencia imensamente. Você tinha esses conhecimentos? Tem? Se tinha e não usava, era como não ter. Se tinha e usava, ... é o mesmo que fazemos com programas de edição de imagens. Você não precisa de um amigo expert em Pornoshop. Você precisa é encarar a coisa com coragem e dominar esta ferramenta fotográfica.