Autor Tópico: Iniciante no mundo analógico. (ajuda)  (Lida 2612 vezes)

alkmnky

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 08 de Novembro de 2011, 16:24:24
 Olá todo mundo, acho bom deixar claro logo: não sou nenhum profissional e estou precisando de ajuda.
Nunca fui tão interessado por fotografia muito profissional (leia-se coisas caras, pra gente que realmente gosta), mas gosto de olhar uma boa foto, e de um tempo para outro passei a me interessar -muito mesmo- por máquinas de filme, aquelas máquinas antigas, do efeito que ela faz, mas antes de investir em uma, eu gostaria de ajuda.
 Primeiro, a pergunta universal: qual máquina escolher? Quero uma barata, acho que eu não estaria disposta a pagar mais de 200 reais. E a lente? faz alguma diferença?
Não quero grande coisa, apenas duas:
 * Efeito granulado. ex: http://farm7.static.flickr.com/6161/6144055572_d1804a53f3.jpg
e o fundo meio desfocado (preferencial, por que eu sei que para esse efeito precisa de lentes especifica$, ou não?)
 Segundo: Filme. gente, é aquele filme que se compra em fujiokas da vida? o simples? o que todo mundo usava? Ou é algum específico? onde vende?
Terceiro: Revelar/Digitalizar. Acho que por ser filme, usar um scanner comum acabaria com a mágica da foto, não? Por favor me expliquem!
 
 Agradeço toda a ajuda, recebi muitos elogios desse fórum ^~^
Para entenderem minha situação, eu tenho uma Nikon l110 (a máquina da discórdia) e gosto bastante dela, mas como não é nada manual, também não sei nada de câmeras manuais, lentes etc rsrs;
« Última modificação: 08 de Novembro de 2011, 16:30:09 por alkmnky »


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2011, 17:12:04
  Bom dia alkmnky, posso lhe ajudar em algumas coisas, principalmente sobre a camera, entre as de filme, acho que as que mais se encaixariam no seu pedido são as SLRs porque são baratas e faceis de achar.

 

  Essa camera acima é uma Pentax K1000, segundo minha pesquisa(tambem estou a procura de uma camera desse tipo) ela deve ser perfeita pra voce, ou então a Olympus OM-1:

 

  Essas cameras voce até acha nessa faixa de preço, porem normalmente sem lente(só o corpo) ou então em mal estado, so voce comprar so o corpo voce teria que comprar uma lente separadamente, que da olympus por exemplo sai uns 150 reais, então acho que se voce so tiver os 200 reais mesmo é melhor esperar e juntar uns 300. Espere por mais opinioes, de membros mais experientes(eu por exemplo nunca usei uma destas, estou negociando algumas pra minha compra no momento :))

  Sobre o fundo desfocado creio que não são nescessarias lentes especiais, todas essa lentes pra SLRs fazem isso :ok:!

 Abraço.

 PS: tenho uma Nikon p500 que é meio prima da L110, realmente são muito automaticas, mais da pra quebra um galho!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2011, 20:55:03
olá alkmnky, sobre o preço das cameras o felelo está certo,a media de preços com lente gira em torno de 300,00 + ou -.agora sobre fundo desfocado,é nessessário lentes com aberturas maiores,tipo 1.8, 2 ,2.8. as lentes com aberturas 3.5 ,4 e 5.6 não fazem grades coisas não.os filmes com granulação mais aparente são de 400 asa pra cima.se for filme p&b,uma das melhores opções é o kodak tri x.agora,pra vc conseguir belos resultados,não precisa mais que estes filmes que vc acha nas fujiokas da vida.se vc quiser cores diferentes,menas granulação,ai sim vc precisa de filmes mais caros.mas na minha opinião,qualquer filme fuji color da vida,te dará bons resultados.de uma olhada nas minhas fotos,pra vc conferir.são todas com fuji color 200.  http://www.flickr.com/photos/46986151@N04/


nosferatuo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2011, 02:15:51
Marcos, muito boas suas fotos. Mas qual foi o processo de scanneamento que usou? As fotos estão tão boas no computador como as digitais.

abs


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2011, 12:36:49
se vc quiser cores diferentes,menas granulação,ai sim vc precisa de filmes mais caros.

Marcos, quais seriam esses filmes mais caros com menos granulação? tava pensando em comprar no ebay..


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2011, 13:22:22
para um fulme granulado, é só utilizar os com ASA mais elevados (400 pra cima)...
Para P&B, indico o Kodak T-Max 400...
Caso você queira um filme com menos granulação, tente usar os com ASA menores (25, 100, 200)...
Indico a você o filme Acros 100 da Fuji (P&B) e o Kodak ProImage 100 (colorido)...

Para o efeito de fundo desfocado que você quer, basta estudar um pouco sobre profundidade de campo...

Para scanear, existem alguns scanners, como o HP G4050 que fazem o scan do negativo e trazem a foto digitalizada no PC...

Por sinal, Marcos... gostei das suas fotos...
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2011, 19:41:48
nosferatuo,eu scaneio em um laboratório aqui na minha cidade.pago 5,00 por filme revelado e scaneado em tamanho 2005x3024. o scaner é um noritsu koki.

lucas r,os filmes com menos granulação são os kodak ektar 100 e o kodak portra 160 e 400. só que os preços são bem salgadinhos,pois não é só a granulação minima,eles tambem tem cores incrivelmente fantásticas. no geral qualquer filme com asa100 tem uma granulação pequena.mas estes dois quase não apresentam granulação.


Vitarossi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • A câmera boa é aquela que a gente tem na mão.
Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2011, 17:36:43
Acho que nessa faixa de preço você tem que procurar uma rangefinder. Vai atender bem as suas necessidades.
Boas sugestões são uma Canonet ou uma Yashica Electro.
Humildes fotos no Flickr


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2011, 16:03:11
Outra sugestão são as Zenit, apesar de simples dão conta do recado a manutenção é muito barata, se der. Suas lentes são uma das melhores, no entanto esta ocorrendo uma grande procura por elas, para serem adptadas nas digitais.  preço da maquina com a lente Helios 58mm vai girar por volta de RS 150,00 a 300,00 , uma lente Zoon 80 -200mm coreana +/- 200,00 já e um bom começo.
Mais informações entrar no site www.novacon.com.br
Fotografo com a Zenit a 20 anos não tenho o que reclamar. Veja algumas fotos: www.flickr.com/photos/Mzenit/
Att Marcelo
MD-Zenit


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2011, 13:13:09
  Lindas fotos MD-Zenit, tem um cara oferecendo uma Zenit quebrada sem lente e uma Pentax Me, tudo por 30 reais!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500