Autor Tópico: Duvida! Qual camera SLR comprar?  (Lida 3068 vezes)

Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 08 de Novembro de 2011, 21:24:36
E ai gente?

Primeiro de tudo tenho que agradecer rapidamente a todo mundo que contribui pra isso aqui funcionar. Já conheço o site a bastante tempo e venho sempre lendo e aprendendo, apesar de por enquanto não ter comentado muito pela falta do que acrescentar, e hoje com 18 anos contrariando todas as expectativas eu sou apaixonado com as analogicas...

Agora, o principal. Tenho (e comecei com ela) uma Trip 35, a qual gosto muito, mas tava querendo outra, um nivel acima, se é que existem niveis. Pensei em uma SLR, pequeno formato e, pela dica do Elmo, preferencialmente uma mecanica.. pelo que eu vi são essas:
•   Pentax: k1000, Spotmatic, Spotmatic F
•   Olympus: OM-1, OM-10
•   Canon: AE-1, FTb, FTbn, EF, F1
•   Nikon: F, F2, F3, FE, FE2, FG ou a FM10

Queria saber se tem mais alguma que vocês recomendam, se tem outras marcas mais "eruditas", isso é, menos conhecidas mas tão confiaveis quanto, até quanto que vale pagar em cada uma... essas coisas
Pensei em comprar pela internet também, ebay no caso, então recomendações e experiencias tb são muito bem vindas...

Acho que é só, VALEU GALERA!  :ok:


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2011, 03:55:29

•   Pentax: k1000, Spotmatic, Spotmatic F
•   Olympus: OM-1, OM-10
•   Canon: AE-1, FTb, FTbn, EF, F1
•   Nikon: F, F2, F3, FE, FE2, FG ou a FM10

Queria saber se tem mais alguma que vocês recomendam, se tem outras marcas mais "eruditas", isso é, menos conhecidas mas tão confiaveis quanto, até quanto que vale pagar em cada uma... essas coisas
Pensei em comprar pela internet também, ebay no caso, então recomendações e experiencias tb são muito bem vindas...

Acho que é só, VALEU GALERA!  :ok:

Lucas, beleza? das que voce citou

•   Pentax: k1000, Spotmatic, Spotmatic F
•   Olympus: OM-1, OM-10, OM-2
•   Canon: AE-1, FTb, FTbn, EF, F1
•   Nikon: F, F2, F3, FE, FE2, FG ou a FM10, FM e FM2
•   Richo singlex
•   Minolta SRT 101 e SRT 100

não tem preço certo, tem gente que pede alto , outros com ótimos preços..etc..

comprar pelo ebay uma câmera dessas é sempre um risco, aconselho a procurar no fóruns de fotografia e no ML só se for vendedor de sua cidade para voce testar e ver a câmera...mas nos fóruns normalmente é bem seguro OBS: se comprar nos fóruns ,tente comprar de membros antigos..
vai na sessão de classificados aqui do fórum e veja setem algo que lhe agrada
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=2.0

abç.


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2011, 21:16:50
Valeu pela resposta lee oliveira, to dando uma olhada nos classificados do forum agora..  :ok: :ok:

E sobre essas daqui, alguem sabe alguma coisa sobre elas e/ou modelos melhores?

•   Konica Minolta
•   Minolta (é diferente da de cima?)
•   Zenit
•   Vivitar
•   Yashica
•   Canon T50 E T70
•   Praktica
•   Nikon N50, N55, N60, N65 e outras da serie N(ou F, me paressem equivalente, dependendo do país
•   Item image   
•   Rolleiflex[/li][/list]


Abraços


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2011, 22:27:24


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2011, 00:59:29


E sobre essas daqui, alguem sabe alguma coisa sobre elas e/ou modelos melhores?

minhas o opiniões
•   Konica Minolta
•   Minolta (é diferente da de cima?) a partir de 2003 que a Minolta e a Konica se fundiram
•   Zenit = pouco confiável em durabilidade, fotometro na maioria das vezes param de funcionar , as mais antigas ainda são melhores que as mais novas , as lentes são ótimas
•   Vivitar = nunca usei e não conheci ninguém que usava para saber mais sobre ela
•   Yashica = tive uma FX-D, gostei muito, macia , comando fácil, fotometro bom e um dos melhores coating de lente que eu já vi para analógica, ela e a Olympus tem lentes muito boas também
•   Canon T50 E T70 = não gostei nada, a T90 já é melhor, foi as ultimas a usar o sistema de baioneta Canon FD
•   Praktica = boa , mas do nada ela trava o espelho fechado ou a alavanca de transporte do filme..usa originalmente as lentes pentacon , muito boa
•   Nikon N50, N55, N60, N65 e outras da serie N(ou F, me paressem equivalente, dependendo do país = ótimas , apesar de serem eletrônicas , funcionam nos comandos automáticos ou manual  ,  vendida como "N" nos mercados nos EUA e "F" no sistema europeu, tenho uma F801 ,uma N50 e uma F5...gosto muito mesmo é da F4, para mim a F4 é melhor que a F5.. a F6 eu nunca usei
•   Item image   
•   Rolleiflex = sistema SLR 35mm ou TLR ?

o durante deu uma ótima leitura, vale ler sim , mas em uso na pratica diária é que voce tem mais diagnosticos




meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2011, 16:50:19
Tenho uma canon eos 500n que nunca me deu problema algum e pra mim tira excelentes fotos; mas como muitos dos experts daqui dizem que as totalmente mecanicas são melhores, então estou testando uma zenit 12xp e uma canon tl com lentes fixas e mais antigas.


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2011, 17:47:59
minhas o opiniões
•   Konica Minolta
•   Minolta (é diferente da de cima?) a partir de 2003 que a Minolta e a Konica se fundiram

Entendi, mas ela é boa? quais são os modelos top? podem ser mecanicos ou eletronicos..

•   Praktica = boa , mas do nada ela trava o espelho fechado ou a alavanca de transporte do filme..usa originalmente as lentes pentacon , muito boa



Quais os modelos tops também (eletronicas e mecanicas)?


•   Nikon N50, N55, N60, N65 e outras da serie N(ou F, me paressem equivalente, dependendo do país = ótimas , apesar de serem eletrônicas , funcionam nos comandos automáticos ou manual  ,  vendida como "N" nos mercados nos EUA e "F" no sistema europeu, tenho uma F801 ,uma N50 e uma F5...gosto muito mesmo é da F4, para mim a F4 é melhor que a F5.. a F6 eu nunca usei



Então, a relação dos digitos tem a ver com o nivel, quanto mais baixo e menos digitos melhor?
No caso a Rolleiflex seria 35mm sim
 :ok:


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2011, 17:50:49
Tava pensando, será que compensa comprar uma camera "for parts/repair" no ebay e mandar concertar dependendo do defeito? eu sei que quando a bateria vaza é caso de jogar fora, qual mais defeito seria tão prejudicial assim?  :ponder:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2011, 18:06:27

•   Praktica = boa , mas do nada ela trava o espelho fechado ou a alavanca de transporte do filme..usa originalmente as lentes pentacon , muito boa

Aproveitando o tópico :assobi:....

Lee, vc sabe como faz para destravar a Praktica que está travada com o espelho levantado :eek:
destavar com o espelho abaixado é fácil, fácil, mas dessa vez travou com o espelho levantado e não consigo mexer. Parece que estou com o obturador apertado no modo Bulb...
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2011, 20:08:38
Entendi, mas ela é boa? quais são os modelos top? podem ser mecanicos ou eletronicos..
eu gosto muito da Minolta SRT101,foi a primeira câmera que eu usei de SLR , as eletrônicas vejo muitas com problemas

Quais os modelos tops também (eletronicas e mecanicas)?
acho que foi o ultimo modelo para M42 Praktica super TL 1000 mas todas são bem parecidas com as MTL, eletrônica eu nunca usei, mas falam muito bem da Praktica BC1

Então, a relação dos digitos tem a ver com o nivel, quanto mais baixo e menos digitos melhor?
No caso a Rolleiflex seria 35mm sim
 :ok:
..nunca me atentei a isso , mas acredito que não seja literalmente dessa forma


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2011, 20:16:32
Aproveitando o tópico :assobi:....

Lee, vc sabe como faz para destravar a Praktica que está travada com o espelho levantado :eek:
destavar com o espelho abaixado é fácil, fácil, mas dessa vez travou com o espelho levantado e não consigo mexer. Parece que estou com o obturador apertado no modo Bulb...
...

dimigobbo, beleza?
eu tenho 4 câmeras Praktica com esse tipo de problema...sei que é uma coisa simples ,mas não lembro...estou esperando uma resposta de um amigo que é técnico (na verdade foi técnico, pois não trabalha mais com isso) para me falar ..foi ele quem me disse sobre esse conserto a muitos anos..assim que ele me passar eu te mando...eu mandei email tem duas semanas..mas sei que ele é lento com internet..hehehe....estou no aguardo , pois peguei uma MTL em estado de zero ,mas com esse problema


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2011, 20:38:43
...

dimigobbo, beleza?
eu tenho 4 câmeras Praktica com esse tipo de problema...sei que é uma coisa simples ,mas não lembro...estou esperando uma resposta de um amigo que é técnico (na verdade foi técnico, pois não trabalha mais com isso) para me falar ..foi ele quem me disse sobre esse conserto a muitos anos..assim que ele me passar eu te mando...eu mandei email tem duas semanas..mas sei que ele é lento com internet..hehehe....estou no aguardo , pois peguei uma MTL em estado de zero ,mas com esse problema



Lee... estou no aguardo... quero fazer uma manutenção na câmera, mas antes quero destravá-la... A minha é uma MTL50
Esse espelho levantado matou meu sábado! estava com um proimage 100 pra testar, pois nunca usei e não consegui! :aua:

Depois me mande uma MP com a resposta do seu amigo....
Abcs e obrigado
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #12 Online: 13 de Novembro de 2011, 20:43:54

Lee... estou no aguardo... quero fazer uma manutenção na câmera, mas antes quero destravá-la... A minha é uma MTL50
Esse espelho levantado matou meu sábado! estava com um proimage 100 pra testar, pois nunca usei e não consegui! :aua:

Depois me mande uma MP com a resposta do seu amigo....
Abcs e obrigado

pode deixar, assim que chegar eu te repasso.. vou até fazer um tópico para disponibilizar essa manutenção para a galera que tenha essas Prakticas  :ok:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2011, 09:10:07
pode deixar, assim que chegar eu te repasso.. vou até fazer um tópico para disponibilizar essa manutenção para a galera que tenha essas Prakticas  :ok:

Lee para deixar claro... consegui destravar a câmera...
trouxe ela a meu pai (verdadeiro dono) e ele simplesmente "passou o filme" com a alavanca (ainda bem que não tinha filme)...
Agora ela está funcionando normalmente.

Ela já tinha travado antes, com o espelho abaixado e essa eu sei destravar...

To curtindo bastante tirar fotos com essa câmera :wub:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM