Autor Tópico: Definições das lentes olho de peixe ou grande angular  (Lida 9593 vezes)

alexandrebarbado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Novembro de 2011, 21:16:55
Olá

eu tenho uma canon t2i
e como eu quero me dedicar(amadoramente) mais a retratos,fiquei na dúvida entre 2 lentes: a 10-22mm e á 100mm f/2.8 Macro

e acabei decidindo pela 100mm f/2.8 macro,mas com um pouquino de inveja do angulo das fotos da 10-22mm

será que não existe nenhuma lente adaptavel(aquelas de 30 dolares no e-bay) que poderiam aproximar o efeito da 10-22mm
na minha 100mm???

outra pergunta:o que siginifica aquelas nomeclaturas nas lentes olho de peixe como:0.21x,0.43x,0.3x etc..etc..

ou qual teria a menor distorção?,pois quando é muito exagerado(como bolha)eu não gosto

obrigado pela ajuda(lembre-se,sou novo no ramo)tenham pasciencia comigo(rsrsrrs)

que um dia eu abrendo

Canon 7D/50mm 1.4/100mm 2.8 macro/10-22mm/Tamron 17-50mm  2.8 VC / 55-250mm/0,5mm fisheye/0,40mm/430EXII+alguns vidros


junkt20

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2011, 23:52:40
ola alexndre, como vai?

sobre a lente 10-22 e 100mm f/2.8 macro, eu realmente nao sei te dizer qual seria uma boa escolha, eu uso para o geral a lente 18-135 f3.5-5.6 , que para mim é de uso muito bom e versatil. só a abertura poderia deixar na mão se comparada à f2.8 e no aspecto macro tbm...

e sobre a lente olho de peixe ha pouco tempo adquiri uma tokina 10-17mm f3.5-4.5 mas nao sei qual seriam essas nomeclaturas, acredito que onde aparecem numeros parecidos, é no visor da lente, na distancia do foco,quando giro o anel do foco, em feet e metros. quanto essa nomenclatura nao poderei te ajudar muito.
mas outra questão que seria a distorção, quando procurava para mim esta lente, tambem não queria q distorcesse como uma bolha e sim apenas abrisse bem o angulo da visão. em um site achei o q procurava, o rapaz disse q existem 2 tipos de olho de peixe, a circular e diagonal. a primeira seria  aquela q dá o efeito de estar fotografando numa bolha, a imagem aparece em um circulo, por isso o nome, e as bordas ficam pretas. Já a diagonal seria aquelas que conseguem registrar a imagem num angulo bem amplo e arredondados apenas, de 4 cantos, sem bordas pretas.

bom, espero ter ajudado pelo menos um pouco, mas va pesquisando pois, informação é o que não falta na net. valeu.
abraço


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2011, 23:59:47
Alexandre, bem vindo ao MF.
Não entendí sua escolha. Para quem quer se dedicar a retrato ficar entre uma GA e um macro?
Para retarto a melhor lente é a 50mm, f1.8 boa e barata, f/1.4 melhor ainda, mas mais cara, f/1.2 melhor, mas mais cara ainda.
A 50mm 1.8 nos EUA sai por 150 dólares. Aquí em Brasília, da canon está por 350 reais, em SP ou outro locar mais em conta deve estar mais barato ainda.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2011, 00:03:37
A 100 2.8 é apta para retratos. Na verdade, o faz muito bem.

Mas a GA não. Se a intenção é retrato, iria de 100mm entre essas 2, sem nem pensar 2 vezes.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2011, 00:03:38
Alexandre, bem vindo ao MF.
Não entendí sua escolha. Para quem quer se dedicar a retrato ficar entre uma GA e um macro?
Para retarto a melhor lente é a 50mm, f1.8 boa e barata, f/1.4 melhor ainda, mas mais cara, f/1.2 melhor, mas mais cara ainda.
A 50mm 1.8 nos EUA sai por 150 dólares. Aquí em Brasília, da canon está por 350 reais, em SP ou outro locar mais em conta deve estar mais barato ainda.

Eu iria agora mesmo sugerir isso.
A 50mm f1.8 é uma ótima escolha para retratos, mais ainda para que está começando.. e é barata.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2011, 07:27:26
Retrato com 50mm???????  Nem pensar uma 50mm num rosto! Retrato começa a partir de 85mm mas a ideal mesmo é uma 135mm (de rosto). E não interessa se é crop ou não, isso não vai mudar a construção física da objetiva então não faz diferença se é FF ou APS.

Retrato a partir de 85mm! e a Canon tem uma muito boa a 85mm f1.8 USM.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2011, 07:36:32
Retrato com 50mm???????  Nem pensar uma 50mm num rosto! Retrato começa a partir de 85mm mas a ideal mesmo é uma 135mm (de rosto). E não interessa se é crop ou não, isso não vai mudar a construção física da objetiva então não faz diferença se é FF ou APS.

Retrato a partir de 85mm! e a Canon tem uma muito boa a 85mm f1.8 USM.

Uai Natão... desde que entrei aqui no forum, venho ouvindo dizerem que a 50mm é uma excelente opção para retrato? Até pelo custo benefício. Achei que fosse uma boa opção parra que estava querendo gastar 50 nestes filtros adaptadores...  :shock:


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2011, 07:42:43
Uai Natão... desde que entrei aqui no forum, venho ouvindo dizerem que a 50mm é uma excelente opção para retrato? Até pelo custo benefício. Achei que fosse uma boa opção parra que estava querendo gastar 50 nestes filtros adaptadores...  :shock:

Se você utilizar ela de meio corpo pra mais sim, mas fora disso não tem como, distorce muito. Foto de retrato, retrato mesmo, close, pegando no máximo o busto são as três objetivas mais usadas 85mm, 105mm e 135mm, sendo que a 135mm é mais indicada, acima disso já começa a deixar o rosto achatado.

aqui que interessante, foi postado aqui no fórum mesmo:

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/esta-imagem-mostra-como-as-lentes-de-uma-camera-embelezam-sua-carinha-feia/
« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 07:44:12 por Natão »


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2011, 07:51:11
Se você utilizar ela de meio corpo pra mais sim, mas fora disso não tem como, distorce muito. Foto de retrato, retrato mesmo, close, pegando no máximo o busto são as três objetivas mais usadas 85mm, 105mm e 135mm, sendo que a 135mm é mais indicada, acima disso já começa a deixar o rosto achatado.

aqui que interessante, foi postado aqui no fórum mesmo:

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/esta-imagem-mostra-como-as-lentes-de-uma-camera-embelezam-sua-carinha-feia/

Natão, então a 18-105, guardada as devidas proporções, é uma lente que quebra bem o galho em retratos? Claro, fixas tem melhor qualidade nas imagens, não estou comparando com uma fixa. Mas dá para brincar bem com ela.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2011, 07:53:51
Não se esqueçam de que se trata de uma câmera cropada, onde 50mm correspondem a 80mm, quase os 85mm recomendados para retratos. Abçs.


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2011, 07:56:45
Retrato com 50mm???????  Nem pensar uma 50mm num rosto! Retrato começa a partir de 85mm mas a ideal mesmo é uma 135mm (de rosto). E não interessa se é crop ou não, isso não vai mudar a construção física da objetiva então não faz diferença se é FF ou APS.

Retrato a partir de 85mm! e a Canon tem uma muito boa a 85mm f1.8 USM.

Eu também disse baseado no que li tanto aqui no fórum quanto em outros lugares..
Não sabia disso não..


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2011, 08:05:42
Não se esqueçam de que se trata de uma câmera cropada, onde 50mm correspondem a 80mm, quase os 85mm recomendados para retratos. Abçs.

Isso não muda a estrutura da objetiva. É como se pegar uma ff e cropar, ou seja, a distorção estará lá, claro um pouco reduzida. Não adianta falar que uma 50mm é ideal para retrato pq não é, tanto em APS, quanto em FF.
É uma questão física de construção da objetiva.


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2011, 08:56:25
Isso não muda a estrutura da objetiva. É como se pegar uma ff e cropar, ou seja, a distorção estará lá, claro um pouco reduzida. Não adianta falar que uma 50mm é ideal para retrato pq não é, tanto em APS, quanto em FF.
É uma questão física de construção da objetiva.

A distorção e proporção são sempre as mesmas, não importa o sensor. A cropada só muda o qto de uma cena vai aparecer na foto.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2011, 09:24:04
Não se esqueçam de que se trata de uma câmera cropada, onde 50mm correspondem a 80mm, quase os 85mm recomendados para retratos. Abçs.

Essa é uma informação que é divulgada na maioria das vezes de forma errada... quando comecei a ler sobre demorou pra entender também...

O que muda é o angulo de visão somente.. ou seja, uma 50mm numa APS-C vai ter o ângulo de visão menor, mais fechado, correspondente a uma 80mm... mas as características da lente são preservadas...

Se comparar uma foto, nesse caso, de uma 85 em FF e um 50 em APS-C vai ver a diferença...

Esse link que o Natão repostou mostra um pouco das diferenças: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/esta-imagem-mostra-como-as-lentes-de-uma-camera-embelezam-sua-carinha-feia/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 11 de Novembro de 2011, 09:47:11
Vou dar um desconto já que acho que o colega quando postou a dúvida entre uma GA e uma 100mm, ao se referir a retrato, não o estava fazendo à especificidade de retrato em close.

Uma 50mm serve para retrato, mas como disse o Natão, não é aconselhado para retrato fechado.

Na verdade, todas mas Primes de 50 até 135 servem muito bem para retratos. Alguns até o fazem com 35mm desde que sejam daqueles tipos de retratos em que o cenário tenha grande participação na foto.

Agora, não importa se a cam é FF ou cropada. A característica da lente não vai mudar se ela for usada nessa ou naquela cam. TODAS as características permanecem. Distorção, aberração cromática, achatamento de planos, desfoque, etc... A única coisa que muda e é facilmente perceptível é o ângulo de visada. Mas essa modificação não se dá na lente, e sim na imagem capturada no sensor. A lente continua alimentando o sensor com a mesma imagem, ele (sensor) é que só registra parte dela, dando a famosa sensação de proximidade que o uso de cropada passa, fazendo muita gente pensar que a lente se transforma dessa DF para aquela DF. NADA DISSO!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova