Autor Tópico: Foto mais cara do mundo! 4,3 milhões de dólares!  (Lida 8653 vezes)

luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #15 Online: 11 de Novembro de 2011, 00:47:23
Caramba, voces tao com muito odio no coracao... Eu gosto da imagem e tambem da foto do supermercado. Tambem gosto de outras coisas dele. Nao tanto quanto gosto do Elliott Erwitt, por exemplo, mas o trabalho do cara eh bacana. Nao eh imagem pra ser vista na tela; acho que nem em livro da pra ter uma nocao da dimensao da obra. Essas fotos sao prints enormes de quase 4m de largura. Pode ate ser que qualquer um de nos pudesse ter feito, mas a verdade eh que quem fez - e conseguiu inclusive deixar trabalho em exposicao permanente no MoMa e no Tate - foi ele e nao eu! :) O cara nao fez essa foto e chegou la... Sao anos de trabalho ate desenvolver essa linguagem. Pra mim, o maior merito do fotografo eh conseguir ter linguagem propria e o fato eh que esse sujeito fez alguma coisa que ate entao ninguem tinha feito e conseguiu mostrar isso para o mundo. Se isso nao tem valor, eu nao sei mais o que pode valer alguma coisa.

Eu, com todo o dinheiro do mundo, provavelmente nao pagaria 4 milhas pra ter isso na minha casa. Mas alguem que tinha uma parede de 4m sobrando decidiu pendurar la uma imagem igual (na verdade eh um print um pouco maior) a outras quatro que estao expostas nos museus mais legais do mundo. Problema do cara, ne? Essa quase que futilidade de gastar tanta grana numa imagem so se tornou estupidez pra mim por um unico motivo: eh um print cromogenico montado em painel de plexiglass... Por tanta grana, o minimo que eu gostaria era de poder deixar para os meus netos! Dependendo da idade do comprador, ele ainda vive pra ver esse rio do print de 4mi ficar mais turvo do que o rio tiete heheheh

Mas nada disso desmerece o trabalho do fotografo. A foto pode ate ser feia para alguns olhos, mas eh tao caracteristica do Gursky (a foto de verdade, ao vivo, com 4m de largura) quanto uma pintura do Pollock eh caracteristica do Pollock, ou uma foto do Salgado eh caracteristica do Sebastiao...  Pra mim esse eh o valor e eu nao saberia traduzir em reais ou dolares quanto isso representa.

Pra quem pagou os 4 milhoes, provavelmente vale tudo isso que eu falei acima, mais o custo de poder olhar (e mostrar, ou talvez ate ostentar) com exclusividade uma obra que por todos esses motivos - e nao necessariamente pela sua beleza estetica/plastica - eh reconhecida no mundo todo.


Gustavo0377

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 347
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Novembro de 2011, 05:45:59
"fine art" minha gente !
Jundiai / SP

500px.com/gustavo0377


lulasato

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 11 de Novembro de 2011, 06:28:40
Já entendi, a foto na verdade é um investimento para daqui alguns séculos vc poder vender como raridade tirada por um conhecido da fotografia, o dia que a aguá acabar no mundo e esse rio secar! É só questão de tempo para essa foto dobrar de valor rss.

Outra teoria que encontrei é que tem muito nego burro e absurdamente rico para gastar a grana em uma foto que não e raridade nem de alguém famoso das antigas.

Vou tomar um LSD para ver se consigo entender melhor a essência desta foto!
- Nikon D7000 / Macbook Pro 17" SSD
- AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f/3.5G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G
- DVD completo do "Man vs Wild" + Canivete Suíço afiado (é bom estar sempre preparado)


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 11 de Novembro de 2011, 08:04:25
Não sei se concordo muito com isso de que o valor da obra tem a ver com o fato de que ele fez e ninguém antes tinha feito. Gente, tem muita gente boa e talentosa por aí e que talvez nunca venha a ter reconhecimento. Quem é que pode ter certeza que ninguém nunca teve a mesma ideia antes e não produziu algo parecido? Basta dar uma volta pelo flickr e vamos encontrar muitas fotos parecidas com essa aí. Até melhores, inclusive. Pra mim, é questão de ter contatos, de divulgação... de marketing. Algumas pessoas tem sensibilidade e talento, mas nenhuma disposição para essas coisas práticas que ajudam no reconhecimento público.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 08:05:27 por Aria »
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #19 Online: 11 de Novembro de 2011, 10:55:37
Ah na boa, essa foto não vale nem R$ 5,00. E sem essa de papinho artístico, que o fotógrafo tem nome ou que essa foto possui um contexto histórico. É como o amigo disse acima aqui no tópico, se essa foto aparecesse no Corredor Polonês, ela seria destruída sem dó. Ou seja, isso não é arte nem aqui e nem na China (ou talvez Alemanha).

Isso está cheirando a trambicagem.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #20 Online: 11 de Novembro de 2011, 12:02:43
isso é lavagem de dinheiro e supervalorização de capital... coisas que meros mortais pobres como nós não temos conhecimento. Uma foto ou obra de arte que foi avaliada assim, dificilmente perde valor com o tempo...

não é muito diferente com jogadores de futebol, só com relação à desvalorização...

muitas vezes acho que nem tem explicação de porque acontece isso...
« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 12:03:03 por Luciano.Queiroz »


luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #21 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:06:02
Não sei se concordo muito com isso de que o valor da obra tem a ver com o fato de que ele fez e ninguém antes tinha feito. Gente, tem muita gente boa e talentosa por aí e que talvez nunca venha a ter reconhecimento. Quem é que pode ter certeza que ninguém nunca teve a mesma ideia antes e não produziu algo parecido? Basta dar uma volta pelo flickr e vamos encontrar muitas fotos parecidas com essa aí. Até melhores, inclusive. Pra mim, é questão de ter contatos, de divulgação... de marketing. Algumas pessoas tem sensibilidade e talento, mas nenhuma disposição para essas coisas práticas que ajudam no reconhecimento público.

Oi Aria,

Acho que eu me expressei um pouco mal; não tive a intenão de ser tão simplista assim nas minhas afirmações, resumindo o valor da obra ao quanto ela tem de diferente do resto. É muito mais do que isso. Talvez alguém, de fato, tenha tido a mesma idéia e produzido uma, ou algumas imagens parecidas.

Mas será que esse alguém tem um trabalho sólido, consistente, uma linguagem particular desenvolvida ao longo de anos, com centenas de imagens que dialogam entre si, ou só uma ou outra foto parecida com essa imagem no seu arquivo? O valor do trabalho do Gursky não é, simplesmente, a beleza plástica ou estética das suas imagens.

Ele não é um fotógrafo iniciante; já é um senhor com quase 60 anos, que há mais de 10 ou 15 figura entre os fotógrafos contemporâneos mais admirados e vistos, cujas obras têm aumentado significativamente de valor e ganho cada vez mais espaço nos mais renomados museus de arte contemporânea do mundo inteiro. Me intriga muito entender a razão disso.

Acredito que não; não se trata de discutir se os trabalhos seriam aprovados ou rejeitados em nosso Corredor Polonês (até mesmo porque são fotografias de grande formato, impressas em tamanhos gigantes; um jpeg de 800 pixels é apenas uma mera idéia do que elas representam). A questão, pra mim, é diferente. Esse cidadão já fotografou o mundo inteiro (inclusive São Paulo) e qualquer um que tiver a oportunidade/interesse de pesquisar sobre as obras dele, vai perceber que, muito mais do que fotografias de São Paulo, Paris, Berlim, Estocolmo, ou onde quer que seja, são imagens do Andreas Gursky. Indiscutivelmente.

Vou tentar explicar um pouco melhor o que eu quero dizer: qualquer livro do Sebastião Salgado, qualquer imagem dele, tem muito mais a cara do fotógrafo do que do lugar/assunto fotografados. Não importa se a foto foi feita na África ou no sertão nordestino. É muito mais fácil identificá-la como uma imagem do Sebastião, do que como uma fotografia da África ou do sertão. Imediatamente; basta deitar os olhos sobre a imagem e já sabemos que foi ele quem fez.

Com o Gursky, acontece a mesma coisa. É muito mais fácil identificar qualquer das imagens como um trabalho de autoria dele, do que como um retrato de um lugar qualquer. As fotos dele, assim como um quadro do Van Gogh ou do Picasso, ou uma fotografia do David LaChappelle, são facilmente identificáveis como tal; não é nem preciso colocar o nome do artista na parede do museu.

Lembrei agora do Bruce Gilden, um fotógrafo de rua que eu admiro bastante. Vendo as imagens desse cara, antes de pensar "que foto legal de nova iorque", ou, "que imagem bacana de tokyo", a primeira coisa que vem na mente é: "ah! olha a foto do Bruce Gilden!". As imagens dele até ganharam o apeldido de "Gildens", assim como as do Gursky são chamadas de "Gurskys". É quase como se o fotógrafo se tornasse o fotografado, tamanha a sua capacidade de se fazer presente na imagem!

Concluindo, porque já to me alongando demais, pode ser mesmo que numa volta pelo Flickr encontremos muitas imagens parecidas com algumas imagens de todos esses fotógrafos que eu falei acima. Mas será que os donos desses portfólios têm tantas imagens, tão consistentes e que guardem uma identidade tal entre si, que nós seríamos capazes de identificá-las como fotos deles (assim como identificamos Gurskys, Salgados, Bressons, Gildens, Haasses e Erwitts), ou são apenas autores de diversas fotografias bonitas?

Posso responder por mim: depois de quase quinze anos fotografando, acho que só agora estou começando a conseguir colocar um pouco de mim nas imagens; alguma coisa que as torna identificáveis como minhas para quem já conhece boa parte do que eu já produzi. Foto bonita, que passaria com louvor pelo corredor polonês, modéstia à parte eu acredito que já faço há tempos. E não vejo grandes méritos nisso, porque todos nós somos capazes de dominar a técnica e nos colocar diante de cenas bonitas para registrá-las.

Criar um trabalho autoral sólido, com visão particular, distinta e consistente são outros 500. O Gursky não faz imagens bonitas de aves, carros de corrida, prédios ou natureza. Ele faz fotografia autoral e eu acredito que a fotografia autoral dele é muito, mas muito bem feita, por todos os motivos que eu citei acima. 


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:42:51
Luiz, não acho que se expressou mal. Só quis questionar essa questão da obra ser considerada boa por ser algo que ninguém fez antes. Também acredito no valor de se imprimir personalidade própria a uma foto. E realmente acho que tem muita gente com um trabalho autoral muito bom e que não tem esse reconhecimento público. Vou citar um exemplo. Dá uma olhada nas fotos dessa fotógrafa. http://www.flickr.com/photos/42296421@N08/
Conheci o trabalho dela pelo flickr... não sei se ela tem algum reconhecimento público. Imagino que não. Olhando as fotos dela, percebo que ela tem uma forma de se expressar muito própria e que suas fotos também se relacionam. O estilo de fotografia dela me agrada muito. Essa é uma de suas fotos que mais gosto: http://www.flickr.com/photos/42296421@N08/5865286528/in/pool-1706633@N24. Pra mim, é uma foto que tem o mesmo nível de qualidade de muitas fotos famosas. Acho, inclusive, que é melhor que muitas fotos famosas. Mas será se essa foto valeria a mesma grana que a foto do Gursky?
Assim como ela, há muitos outros fotógrafos bons, perdidos por aí.... Não temos nem ideia de quantos trabalhos bons não conhecemos. Foi o que quis destacar. Talvez haja alguém por aí que faça até um trabalho parecido com o do Gursky, mas que não teve a "sorte" de ter a mesma fama. Quem vai saber?
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #23 Online: 12 de Novembro de 2011, 09:51:43
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 13 de Novembro de 2011, 18:15:40
Pois é !!! pode ser que seja o "famoso Lago Ness" quem sabe o monstro não saiu dali... é isso que me faz pegar raiva sobre o antigo assunto até onde o fotografo é profissional ou não ?  pois fotos como essa ser considerada  de um fotografo profissional , então até eu ,  posso me considerar um Profissional e principalmente os feras que existem nesse fórum...hehe


Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #25 Online: 13 de Novembro de 2011, 21:30:57
Na verdade, acho que os fotógrafos deveriam ficar felizes em saber que uma fotografia pode ser tão valiosa. Sinto uma pontinha de inveja em certos comentários. ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #26 Online: 13 de Novembro de 2011, 23:59:18
A foto é fantástica.
Mas, claro, não vale tudo aquilo.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #27 Online: 14 de Novembro de 2011, 00:30:09
A foto só foi vendida a este preço por causa do nome do artista, assim como a antiga , que esta foto desbancou. Para mim as duas uma porcaria, mas por causa do nome dos fotógrafos elas foram vendidas por milhões.

E sinceramente, para quem compra uma coisa dessa. Qual a vantagem? Dizer que é dono de uma imagem que pode ser baixada a qualquer momento da internet?

Bah, isso ai é coisa de quem tem muito dinheiro e nada para fazer. Pseudos intelectuais de m*

Aqui no forum mesmo tem  tanta gente com imagem show de bola, mas vão colocar a venda para ver quanto vocês irão ganhar...
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Jabez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 14 de Novembro de 2011, 13:23:21
A foto só foi vendida a este preço por causa do nome do artista, assim como a antiga , que esta foto desbancou. Para mim as duas uma porcaria, mas por causa do nome dos fotógrafos elas foram vendidas por milhões.

E sinceramente, para quem compra uma coisa dessa. Qual a vantagem? Dizer que é dono de uma imagem que pode ser baixada a qualquer momento da internet?

Bah, isso ai é coisa de quem tem muito dinheiro e nada para fazer. Pseudos intelectuais de m*

Aqui no forum mesmo tem  tanta gente com imagem show de bola, mas vão colocar a venda para ver quanto vocês irão ganhar...

Não concordo que seja por aí. Acho a (polêmica) foto até bonita. Não pagaria essa dinheirama toda (até parece que tenho  :doh: ).
Tem um japonês (infelizmente eu esqueço o nome) que tem umas fotos que mostram somente mar e céu e em preto e branco. Foi até o Spider quem postou sobre a venda de filmes.
Quando vi a foto eu achei feia. Mas a idéia foi madurando e hoje eu gosto dela que até tentei, sem sucesso, imitar.
Eu quero dizer que isso vai muito da questão de gosto e de apreciar o trabalho.
Van Gogh só foi valorizado quando não precisava mais (depois de morto). Na época ninguém lhe pagava bem e hoje o povo, me incluo, é doido para ter um Van Gogh ORIGINAL em seu poder. Eu tenho um monte de imagem baixada mas nem se compara a ter um original.

Enfim, já sendo meio controverso, acho que esse cara, por mais artista que seja, não via chegar a ser um Van Gogh da vida, mas isso não o desmerece de todo.
Câmera:
Canon Eos Rebel T2i 550D

Lentes:
Ef-S 18-55mm F/3.5-5.6 Is // Ef 70-200mm F/4 L USM // EF 100-400mm F/4.5-5.6L IS USM


Bruno Leite

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 229
  • Sexo: Masculino
  • Stay Alert Stay Alive
    • @brnmilk
Resposta #29 Online: 14 de Novembro de 2011, 14:33:53
Uma vez meu amigo disse algo como que a arte é um setor onde se mais tem lavagem de dinheiro. Pois as obras são vendidas por preços grotescos e não precisam de uma  resposta racional.
cada vez mais venho acreditando nessa frase.
Canon 70D
EF-S 18-135mm STM
EF-S 10-18mm STM
Speedlite 430 EX II