Autor Tópico: EF x EF-S  (Lida 8074 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Online: 27 de Janeiro de 2005, 14:35:05
Olá amigos!

Em todo lugar que eu vou sempre tem alguem discutindo sobre as novas lentes EF-S que só funcionam na 300D e 20D. Eu gostaria de lançar uma pergunta com uma duvida: EF-S não são corrigidas no fator de crop 1,6x? É normal ouvir comentários sobre: A lente EF-S 17-55 vira uma 27-88 (ou algo prox. a isso) devido ao crop de 1.6x, no entanto, ouvi também que lentes 17-55 EF-S são 17-55 pq não sofrem o fator de crop por terem lentes em tamanhos e disposições diferentes.

Alguem gostaria de esclarecer?

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2005, 15:06:25
As lentes EF-S indicam a exata distância focal ou seja, precisam ser corrigidas pelo fator 1.6X assim como as EF, porém o círculo dela projeta exatamente o tamanho de um sensor APS (diferente das EF que projetam um círculo de 35mm), ou seja, as lentes EF-S são lentes "condenadas" ao padrão APS e só poderão ser usadas neste padrão ou em sensores menores. :)
Esta é a única diferença, a distância focal indicada é a real (diferente da F-828 por exemplo onde a distância focal indicada é a equivalente em 35mm (28-200mm) e não a real (7-50mm)).
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2005, 15:07:41 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2005, 15:44:24
Valeu Léo! Obrigado! Agora, uma outra questão: E aí? Qual a vantagem real desta lente EF-S?

Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2005, 16:29:40
Hehehheh são lentes de curto comprimento focal que apresentam baixo custo e mais leves, porque no geral elas só tem desvantagens.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2005, 11:12:41
Então vamos continuar com as lentes EF que ganhamos mais!

A proposito, a Canon tem lançado lentes EF? O que eu ouvi é que ela lançou aquelas 2 EF-S e só....
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2005, 11:30:24
Olha o que eu acho que vai acontecer é que acabarão sobrando mais lentes EF caras, pois as lentes EF estão no momento sendo usadas pela 1D Mark II, pela 1Ds Mark II e pela Kodak Pro/c, isso nas câmeras em linha, ou seja não tem nenhuma câmera barata que suporte só EF, me parece mais uma daquelas técnicas do GASTE O QUE PUDER PARA FAZERMOS VC TROCAR DEPOIS.
Mas ela lancou a 70-300DO EF na PMA, é uma lente carinha, mas tbm já está lotado de opções baratas nas EF, só falta umas GA baratas da Canon nas EF, mas acredito que isso seja um pouco difícil de acontecer.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2005, 12:24:26
Mesmo porque, com o lançamento da 10-22 EF-S eles já deixam claro que não vão investir nessa área. Mas a Canon tem muita opção de lentes (e por sinal um pouco mais barata que e as Nikons).
Com isso estamos supridos com relação à lentes.

Leo, voce acha que os equipamentos com essa área de crop (1.6x) ainda terão muito espaço no mercado?

Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 28 de Janeiro de 2005, 12:32:45
Ai que está Fernando, é meio difícil de prever, mas como a luta pelo ruído baixo e alta resolução é intensa e logo logo o consumidor vai perceber que o tratamento de software que as marcas tem feito não é o suficiente eu acredito que em breve enfrentaremos uma boa onda de câmeras com sensores maiores, principalmente se os preços dos sensores continuarem caíndo. Mas é tudo suposição isso, eu como usuário acredito que tudo deva caminhar para o 35mm e para o 4:3, seria muito interessante que isso ocorresse, deixando duas categorias bem distintas se estabelecerem com características bem mais interessantes do que as APS.
Vamos esperar para ver, sei que o 4:3 está começando a se desenvolver e as 35mm estão barateando (veja o caso das Kodak Pro), vamos ver até onde vai este desenvolvimento. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GOBARA,Sérgio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • http://sti.br.inter.net/gobara
Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2005, 01:05:46
Eu tive a mesma dúvida e ainda estou confuso:

O cálculo do CROP é necessário porque o círculo de luz projetado pelas EF é maior que o sensor e portanto a imagem é recebe um "ZOOM" que é o fator 1.6X como um teleconverter?

Então porque as EF-S necessitam da correção? A luz projetada não é exata para o tamanho do sensor e portanto não ocorreria o CROP?  
Sérgio Gobara
Cirurgião-Dentista
Professor de Fotografia Odontológica - CETAO - São Paulo - SP


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #9 Online: 29 de Janeiro de 2005, 02:21:35
Citar
Eu tive a mesma dúvida e ainda estou confuso:

O cálculo do CROP é necessário porque o círculo de luz projetado pelas EF é maior que o sensor e portanto a imagem é recebe um "ZOOM" que é o fator 1.6X como um teleconverter?

Então porque as EF-S necessitam da correção? A luz projetada não é exata para o tamanho do sensor e portanto não ocorreria o CROP?
nao ocorre o crop nas efs mas como vc mesmo falou, elas tem que jogar a imagem para um tamanho menor de sensor, e nisso o angulo da lente muda e isso faz o zoom!

veja so: uma lente 50mm que esta posicionada a uma distancia x do sensor joga uma imagem num sensor de 35mm de largura, e obtem um angulo de 46 graus, tracando uma reta do centro da lente ate as bordas do sensor!

agora a mesma lente de 50mm posicionada na mesma distancia x do sensor jogando uma imagem nun sensor de 20mm de largura! como 20mm é menor que 35mm, agora a reta tracada do centro da lente ate as bordas de 20mm vai ter uma angulo menor. vamos supor 35 graus!

com a diminuicao do angulo acontece meio q um zoom na imagem! essa lente de 50mm vai ter uma angulo de visao nesse sensor menor equivalente a uma lente de 80mm por exemplo, em um sensor maior!

--
isso acontece tanto nas efs como nas ef, so que as ef joga a imagem como se fosse para o sensor de 35mm, e uma area da imagem (as bordas) ficam perdidas e apontada para o nada, enquanto que nas efs eles dao um jeito de projetar a iamgem exatamente para o tamanho do sensor menor! sem disperdicios, economizando assim no material de construcao da lente!

é + ou - isso!


Marcelo Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://
Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2005, 02:39:34
Sérgio, o crop sempre vai acontecer quando o sensor for menor que o tamanho do negativo de 35mm: quando menor o sensor, maior o crop. Se o sensor for exatamento do tamanho do negativo, então não há crop. Em outras palavras, o crop indepente da objetiva, mas sim do tamanho do sensor da câmera.

Imagine uma imagem no computador de tamanho, digamos, 100x100 pixels. Agore selecione uma região de tamanho 50x50 no centro desta imagem. Depois imprima essa região menor. O que você obtém? A parte recortada da imagem original é ampliada em 2 vezes, ou seja, temos um crop de 2.0

Com as objetivas EF ou EF-S e sensores APS ocorre o mesmo: apenas a parte central da imagem é captada pelo sensor, como se ela fosse ampliada com um fator de 1.6x.

A diferença entre as duas objetivas é que na EF-S, já sabendo que o sensor é menor, só precisa formar a parte central da imagem, pois o resto será projetado além dos limites do sensor, ou seja, será descartado, ou recortado. Daí o nome crop.

Por isso as lentes EF-S são mais baratas: elas não precisam formar uma imagem do tamanho de um negativo de 35mm. Por outro lado, elas não podem ser utilizadas nas câmeras com sensores maiores (full frame), justamente por não formarem a imagem completa. Neste caso, só EF mesmo...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2005, 09:09:51
A questão a ser considerada é que a medição da distância focal da EF-S é a distância focal real e não a esuivalente.
Não interessa se ela projeta o círculo com 500mm ou com 50mm de diâmetro, a distância focal é absolutamente a mesma, a diferença é que o que sobrava de luz projetada na caixa (não no sensor) não sobra mais.
Por isso para obter o ângulo de cobertura equivalente vc aidna precisa multiplicar por 1.6X.

Em câmeras como a Sony F-828 por exemplo a lente deveria ser indicada por 7-50mm que é a distância focal real tbm. porém a Sony optou por indicar já na distância focal equivalente em 35mm (28-200mm ou um crop de 4X).

É importante entender que a mesma distância focal pode oferecer ângulos de cobertura diferentes quando usadas em mídias de tamanho diferente.

Por exemplo.
Uma 50mm em uma médio formato é uma lente Grande angular, a mesma 50mm em em uma 35mm já é uma lente normal, enquanto em uma câmera APS já estaria quase se tornando uma 1/2 tele e em uma F-828 já seria uma tele.
Ou seja a mesma lente, com a mesma distância focal atuaria de forma totalmente distinta em cada uma das mídias.
É muito importante entender a diferença entre ângulo de cobertura e distância focal.

O padrão nas 35mm é uma coisa "criada" pelos fabricantes para facilitar a vida, mas uma 17mm, seja para médio formato (com um círculo de projeção grande), seja para uma APS (com um círculo menor), seja para 35mm vai ser sempre uma 17mm, que poderá ter seu ângulo de cobertura convertido para equivalentes em qualquer um dos outros formatos.

Imagine assim.

Sempre uma lente 17mm usada em uma câmera APS/C será equivalente a 27,2mm em 35mm e a aproximadamente uma 49mm quando usada em uma médio formato ou 6,8mm em uma câmera com sensor 2/3 (como a F-828).

Então tudo que o famoso "crop" quer dizer é que usar uma lente com 17mm em uma APS/C cobre exatamente o mesmo ângulo que uma lente de 27,2mm cobriria em uma 35mm ou que uma 49mm cobriria em uma médio formato ou que uma 6,8mm cobriria em uma câmera com sensor 2/3, então na verdade é apenas uma forma criada para ajudar os antigos usuários de 35mm a se adaptarem aos ângulos de coberturas das lentes no APS.

Portanto sempre que a distância focal for indicada corretamente (como é o caso das lentes intercambiáveis) e não equivalente em um outro formato (como é o caso da F-828)  vc terá que fazer a conversão para saber qual distância focal cobriria o mesmo ângulo em outro formato. :)
entendeu agora?
:)


 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 29 de Janeiro de 2005, 12:36:53
Excelente esclarecimento. Acho que seria bom até montar um tópico mais detalhado na Biblioteca do conhecimento. Já que voce começou, poderia até ter a explicação com imagens! :-)

Leo, seus comentários sempre completos e esclarecedores!

E aí Leo, chega ou não chega a sua S3?

Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


GOBARA,Sérgio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • http://sti.br.inter.net/gobara
Resposta #13 Online: 30 de Janeiro de 2005, 09:33:49
Valeu pessoal!
Bem esclarecedor!

Também reforço a sugestão do Fernando!
Sérgio Gobara
Cirurgião-Dentista
Professor de Fotografia Odontológica - CETAO - São Paulo - SP