Autor Tópico: Dúvida - Filtro UV, é necessário?  (Lida 3351 vezes)

renata_lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Online: 11 de Novembro de 2011, 13:00:55
Oláaas :D

Estou com uma dúvida, procurei aqui no fórum mas não achei nenhum tópico sobre esse assunto (se houver sorry o repeteco!).

O quão necessário é o filtro UV? Até onde sei ele protege o sensor contra os raios UV e a lente de dedadas, sujeiras, etc...

Mas usando esse filtro se perde qualidade da imagem? O uso do parasol para proteger a lente é suficiente?
Ou realmente esse filtro é necessário porque o sensor pode se danificar facilmente com com os raios UV?

Eu tenho a Canon T2i e na minha lente 50mm eu já vejo partículas em sua superfície, mas elas não chegam a atrapalhar a imagem, como faço para limpar?
Meu equipamento é filho único por um longooo tempo hehehe! Então todo cuidado é pouco, mas também quero o máximo que ele pode oferecer! ;)



mateus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2011, 13:15:07
Dá uma olhada nesse tópico  http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20716.0
Logo nas primeiras páginas o Leo Terra desmente essa história de que o UV protege a lente.

 :ok:


renata_lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2011, 13:41:03
Dá uma olhada nesse tópico  http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20716.0
Logo nas primeiras páginas o Leo Terra desmente essa história de que o UV protege a lente.

 :ok:

Vlw!!!  :ok:

Mto bom o tutorial!!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2011, 13:42:48
Renata. A proteção uv é relativa. Ao menos em diversos textos que lí. Como moro em Brasília e a insidência é altíssima, tenho filtros uv em minhas lentes. Pelo que ví, em regiões com baixa incidência não é necessário. Não percebí perda de qualidade nas fotos, agora que dá proteção contra danos físicos isso dá. Eu sou super desastrado e vivo acertando o dedo na lente. No meu caso, no filtro.
Para limpeza existem kits, como papel e produto adequado para que isso aconteça sem maiores danos. O pessoal também recomenda um pincel de aplicar blush, claro, sem uso.

PS; Também acho que é bom o uso em praias.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 13:43:56 por Portela 2011 »


renata_lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:08:17
(..) Eu sou super desastrado e vivo acertando o dedo na lente. (..)


É.. ter um filtro na frente da lente dá uma certa segurança hehe  :D

Eu não percebo a perda da qualidade e para proteger de dedadas e poeirinhas acho que deve valer a pena...

Vou testar... qualquer coisa o parassol também ajuda a proteger.
 


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2011, 16:42:44
Vamos lá...

Tem váriooooos tópicos que tratam desse assunto.

A indicação do filtro é exclusivamente para proteção contra raios UV. Não serve de nada como proteção física, exceto contra maresia e pedriscos se vc fotografar, p. ex., um rally, mas aí o principal problema, na verdade, é a poeira que pode entrar lente adentro.

O uso de qualquer elemento na frente da objetiva degrada a imagem. Filtros melhores (+$$$$$) degradam menos, filtros piores (-$) degradam mais.

O uso é indicado, como mencionado pelo Portela, em locais de alta incidência de raios UV. Grandes altitudes, altas latitudes, praia e embaixo do buraco da camada de ozônio.

Para quedas o filtro NÃO protege a lente. Para isso, o parasol é o melhor.

Para dedadas, sim, mas elas são inofensivas. O parasol tb protege contra essa cochilada do fotógrafo.

Use kits de limpeza específicos para lentes. Tem um  bombinha de ar do tipo fuc-fuc é recomendável e um pinvel de blush de cerdas macias e nunca usado, tb. Existe uma caneta que é bem prática, lenspen. Cuidado com falsificações.

Eu tenho esse: http://www.ebay.com/itm/LENSPEN-Lens-Cleaning-Pen-Kit-Digital-Camera-lens-B-/280544096234?pt=Digital_Camera_Accessories&hash=item4151bb2fea

E esse: http://www.ebay.com/itm/7-1-Pro-Lens-Cleaning-Kit-Canon-Nikon-Pentax-/270727429167?pt=Digital_Camera_Accessories&hash=item3f089cbc2f

Cuidado com preços muito baixos. Pesquise a qualificação do vendedor.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2011, 16:48:13
Ah, ia esquecendo... Antes de qualquer limpeza, use a bombinha fuc-fuc e o pincel de blush. Só então parta para a limpeza com contato físico com a lente. Isso retira as partículas maiores que, p. ex. o uso de um swab ou uma lenspen pode causar atrito e micro riscos no elemento frontal.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2011, 17:38:32
Complementando a posição do Hyde, eu tenho filtro UV para todas as minhas lentes, mas não uso em nenhuma  >:D Na realidade, como proteção física o parassol normalmente faz um bom trabalho, exceto os casos listados, onde vc está sujeito a levar uma pedrada na lente.

Outro lugar onde costumo usar UV é na praia. Ao final de um dia, o UV está totalmente melecado de maresia. É bem mais fácil enfiar o UV embaixo da torneira e depois limpar e secar do que limpar a lente nesta situação.

Fora isso, somente parassol.

E o UV, além de degradar a imagem em menor ou menor grau, como acrescenta mais uma camada ar-vidro, também aumenta bastante a incidência de flares e também pode ocasionar perda de contraste em situações de contra-luz.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


renata_lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2011, 21:29:56
Obrigada a  todos pelas informações!!!
Ajudaram bastante!!!
E sorry pelo repeteco do assunto  :(

E vlw Hyde, esses apetrechos para a limpeza vão para a listinha de compras!  :ok:   


Gustavo0377

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 347
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2011, 22:18:22
Para dias de muito sol prefiro polarizador ... esse sim distorce qualquer borda se for de marca vagabunda !

Pelo que eu entendi a maior parte das lentes ja tem o seu UV interno nao ?

Bons filtros como Hoya, Tiffen, B+W tem distorcao quase inperceptivel... eu que ja tive uma lente salva por um UV que absoveu o impacto de uma bola de penbolin (assim q escreve ?) e rachou deixando minha lente intacta, por via das duvidas uso o UV + parasol, sempre !

Bons UVs logico...
« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 22:18:50 por Gustavo0377 »
Jundiai / SP

500px.com/gustavo0377


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2011, 22:27:25
(...)

Pelo que eu entendi a maior parte das lentes ja tem o seu UV interno nao ?
(...)

Não. Do jeito que colocas fica parecendo que as lentes tem um filtro interno e não é isso...
Não há filtro interno e sim coating.
As lentes recebem um banho químico que chamamos coating (algumas delas recebem várias camadas diferentes desse banho) e algumas objetivas tem alguns elementos internos com coating tb.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Gustavo0377

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 347
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2011, 22:45:02
Não. Do jeito que colocas fica parecendo que as lentes tem um filtro interno e não é isso...
Não há filtro interno e sim coating.
As lentes recebem um banho químico que chamamos coating (algumas delas recebem várias camadas diferentes desse banho) e algumas objetivas tem alguns elementos internos com coating tb.

ok esses são os tais dos "asphericals"... são vernizes especiais que encarecem (as vezes em muito) e que estão presentes em alguns elementos da lente...

pelo que eu entendi na maior parte das situações (salvo aquelas de muita radiação) eles substituem ou fazem com que o filtro UV não faça diferença não ? eu sempre achei que sim...
Jundiai / SP

500px.com/gustavo0377


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2011, 23:07:07
ok esses são os tais dos "asphericals"... são vernizes especiais que encarecem (as vezes em muito) e que estão presentes em alguns elementos da lente...

pelo que eu entendi na maior parte das situações (salvo aquelas de muita radiação) eles substituem ou fazem com que o filtro UV não faça diferença não ? eu sempre achei que sim...

Não.
Asféricas se referem ao formato especial de determinadas lentes. Ela não tem a ver com redução de incidência de raios UV.
O que reduz UV é coating.  :ok:

PS: Na verdade, na maioria das situações, eles nem reduzem. Eles barram mesmo. Só naquelas descritas antes é que ainda há a passagem de algum UV.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 23:08:06 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Gustavo0377

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 347
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2011, 23:57:14
Não.
Asféricas se referem ao formato especial de determinadas lentes. Ela não tem a ver com redução de incidência de raios UV.
O que reduz UV é coating.  :ok:

PS: Na verdade, na maioria das situações, eles nem reduzem. Eles barram mesmo. Só naquelas descritas antes é que ainda há a passagem de algum UV.
:ok: :ok:
Jundiai / SP

500px.com/gustavo0377