Autor Tópico: MACRO  (Lida 2569 vezes)

meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Online: 11 de Novembro de 2011, 14:49:36
Pessoal, desculpem-me pela ignorância, mas que lente devo comprar  para fotografar em macro? Estou falando naqueles closes de insetos e flores; aqueles bem de perto mesmo. Ah, precisa ser no sistema m42.
Obrigado!


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2011, 01:34:51
Pessoal, desculpem-me pela ignorância, mas que lente devo comprar  para fotografar em macro? Estou falando naqueles closes de insetos e flores; aqueles bem de perto mesmo. Ah, precisa ser no sistema m42.
Obrigado!
meletti ,para M42 na melhor é usar um bellows(fole) , outra é usar tubo extensores pode usar com 28mm, 35mm, 50mm, etc..lentes normais sem ser macro

foto: Ballen Foto



tubo extensor



meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2011, 16:42:13
Lee, eu não entendo uma coisa: existe lentes de mesma distância focal( tipo 50mm) que possuem um recurso macro e outras que não possuem? É isso? Ou seja, esses extensores só fazem efeito em lentes que possuem esse recurso, ou eles tornam qq lente numa lente macro? Existem lentes macro "prontas" (vamos dizer assim), ou pra tirar qq foto em macro eu vou precisar desses tubos extensores?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2011, 17:31:02
A indicação do Lee nesse sentido, é porque nas M42 não tem macros boas (ao menos eu não conheço nenhum).
Daí é necessário fazer certos 'exercícios' para conseguir maior aproximação do objeto.
Tecnicamente, macro só se faz a partir de uma magnifocação de 1:1. A intenção do fole e do TE e justammente atingir ou ultrapassar essa marca.
Qualquer lente pode receber esses acessórios, não precisa ser uma macro dedicada, mas se vc faz isso numa lente que já é macro a magnificação sobre absurdamente, podendo atingir níveis maiores que 5:1. O que faz a objetiva virar quase um microscópio.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2011, 19:04:42
Como é que funcionam esses tubos extensores? Quais as medidas, tipos etc..? No caso, eu pretendo usá-los em uma 50mm e quero ao menos dar closes em insetos e flores (até o tamanho de uma formiga sauva ou até uma lava-pé).


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2011, 19:49:35
A indicação do Lee nesse sentido, é porque nas M42 não tem macros boas (ao menos eu não conheço nenhum).
Daí é necessário fazer certos 'exercícios' para conseguir maior aproximação do objeto.
Tecnicamente, macro só se faz a partir de uma magnifocação de 1:1. A intenção do fole e do TE e justammente atingir ou ultrapassar essa marca.
Qualquer lente pode receber esses acessórios, não precisa ser uma macro dedicada, mas se vc faz isso numa lente que já é macro a magnificação sobre absurdamente, podendo atingir níveis maiores que 5:1. O que faz a objetiva virar quase um microscópio.

 é isso ai Mr. Hyde.. :ok:


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2011, 20:21:58
Como é que funcionam esses tubos extensores? Quais as medidas, tipos etc..? No caso, eu pretendo usá-los em uma 50mm e quero ao menos dar closes em insetos e flores (até o tamanho de uma formiga sauva ou até uma lava-pé).

não me recordo do quanto uma 50mm normal pode dar com os tubos( falando do grau de macro)...normalmente esse tubo vem com um kit de 3 anéis de diferentes medidas que voce pode usar juntos ou separados e acrescentar outros anéis de outro kit,
só para ilustrar



agora como disse o Mr. Hyde, se usar com uma lente micro ou macro voce terá um ganho muito bom

algumas boas:
Eyemik 35mm f/2.8  Macro   (M42)
Takumar 50mm f/4 Macro 1:2  (M42) acho que essa tem outro modelo também.. :ponder:
Vivitar 55mm f/2.8 Macro 1:1 (M42)

Canon XT (350D) e Super-Multi-Coated Macro-Takumar 50
http://i47.tinypic.com/14jckl5.jpg
foto:siriusdogstar

***EDITADO***
3.1. As imagens postadas diretamente nos tópicos poderão ter no máximo 800 pixels em seu lado maior e 500KB.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2011, 01:18:08 por Mr. Hyde »


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2011, 19:49:49
Lee e Hyde, valeu!

Obrigado


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2011, 19:59:10

***EDITADO***
3.1. As imagens postadas diretamente nos tópicos poderão ter no máximo 800 pixels em seu lado maior e 500KB.


foi mal Mr. Hyde .. :doh:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2011, 20:39:27
Besteira, lee!  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova