Autor Tópico: Dúvida! Seria um problema de sincronismo da máquina ou problema na lente??  (Lida 2506 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 19 de Janeiro de 2012, 09:39:33
Calma aí, ele disse que metade da imagem aparece preta e a outra metade aparece ok. Isso não é problema de exposição... chutaria que a cortina pode estar prendendo, e em velocidades mais altas (das aberturas 1.4 e 2.8) ele não consegue se abrir a tempo; em velocidades menores causadas por pequenas aberturas da lente, a cortina consegue sair do caminho a tempo.


Lu1020

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #16 Online: 19 de Janeiro de 2012, 10:46:24
Ok, pessoal!

Este final de semana vou fazer novos testes seguindo as dicas de vocês.  Estou viajando e nao vou conseguir testar agora.
Eu volto pra contar como foi, inclusive mencionando as aberturas com as repectivas velocidades, potencia do flash, etc ... com a imagem demonstrando o problema.

Obrigada!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #17 Online: 19 de Janeiro de 2012, 14:22:34
Se for um flash modelo simples desses que só tem potencia 100% e 50% e mesmo em 50% ainda estourar?

Ah, ok. Não tinha pensado na possibilidade de um flash com regulagem de potência tão limitada, pensei num mais "complexo".

Provável que com um flash, mesmo fraco, a 50% de potência a foto estoure em f1.4. Aí só o ND mesmo, ou afastando (talvez muito) o flash do assunto.

Bom, mas no estúdio???? Errar a exposição com luz de flash em estúdio? É, deve ser isso mesmo...  :ponder:

Nunca se sabe....

Aliás, não entendi como em algumas fotos a velocidade de sincronismo foi respeitada e em outras não. O correto seria usar a câmera em modo manual, na velocidade de sincronismo, e variar apenas as configurações do flash, abertura do diafragma e, eventualmente, o ISO.

Parece que está rolando uma confusão de fotometria bem grande nesse caso.

[]s


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #18 Online: 19 de Janeiro de 2012, 17:20:18
Calma aí, ele disse que metade da imagem aparece preta e a outra metade aparece ok. Isso não é problema de exposição... chutaria que a cortina pode estar prendendo, e em velocidades mais altas (das aberturas 1.4 e 2.8) ele não consegue se abrir a tempo; em velocidades menores causadas por pequenas aberturas da lente, a cortina consegue sair do caminho a tempo.

Tenho certeza de que é a velocidade de sincronismo.


Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #19 Online: 20 de Janeiro de 2012, 09:51:36
Com máxima certeza que sua velocidade é maior que 1/200 para que isso ocorra. Sincronismo em alta velocidade!!!
Use o flash em menor carga e seja feliz. Se não der?...diminui a o ISO... continua não dando certo?  Mexa na velocidade até 1/200... Não deu ainda? Mexa na abertura!
Quais são os flash que está utilizando e com quais acessórios?!?!
Só por curiosidade, coloque um EXIF da foto e a foto para poder dar uma olhada melhor!


Lu1020

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2012, 22:39:13
Pessoal,
Obrigada pela ajuda!
Realmente, o problema da imagem no qual metade fica na cor preta e metade ok era devido velocidade acima de 1/200.
Tenho o flash da Atek, que só me permite regular a potencia em 1/1 e 1/2 (meia carga).
Utilizei apenas 1 flash no estúdio, com meia carga, ISO 100 e só consigo boa exposição com F 4.5, pois abaixo disso as imagens ficam superexpostas.  Tentei afastar o flash o máximo possível do assunto, mas não deu certo.
Só me resta agora testar o filtro ND!  Já comprei e em breve eu conto se deu certo!