Autor Tópico: Noivos pouco fotogênicos  (Lida 15045 vezes)

THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #45 Online: 16 de Novembro de 2011, 13:09:56
nao entendo as risadas da galera,  :ok: :ok:
nao vejo graça em rir dos defeitos fisicos das pessoas.   :ok: :ok:

Também não entendí o pessoal zoar com um assunto tão sério.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #46 Online: 16 de Novembro de 2011, 13:47:27
Como disse o Natão, "a situação é séria", muito séria mesmo, na verdade seria preciso ver as imagens ( que é impossível ) para dar uma opinião, se vc acertou a mão e o cliente reclama sem razão é fácil contornar e explicar mas se vc errou a mão e não teve a sensibilidade de perceber o melhor angulo do cliente aí ta complicado...
temos que entender que esta cheio de apertadores de botao,
que nao tem nenhuma noçao de nada
poluindo o oficio de fotografo.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #47 Online: 16 de Novembro de 2011, 13:52:48
Também não entendí o pessoal zoar com um assunto tão sério.

agora esta na moda uma palavrinha nova"Bullying",
na minha "caipira educaçao" isso nao nada mais que HUMILHAÇAO!!!,
qual sera a graça de humilhar aos outros?????
abs.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #48 Online: 16 de Novembro de 2011, 13:55:45
agora esta na moda uma palavrinha nova"Bullying",
na minha "caipira educaçao" isso nao nada mais que HUMILHAÇAO!!!,
qual sera a graça de humilhar aos outros?????
abs.

Falou tudo agalons, falou tudo, deve ser pq aqui só tem neguinho "bom da boca" e "profissa" então se acham no direito de fazer esse papelão...


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #49 Online: 16 de Novembro de 2011, 15:13:22
Meu caro Natao,
nao entendo as risadas da galera,
nao vejo graça em rir dos defeitos fisicos das pessoas.
Certa vez, (ninguem da minha turma queria fazer),
fiz o casamento de uma moça que tinha uma protese no olho(olho de vidro).
Entao cada vez que ela mexia o olho natural
ficava o olho artificial fixo no horizonte e o outro obviamente para qualquer lado.
Ja nas fotos de estudio vi que ia pastar feio nesse caso.
Ela escolheu uma bela foto para o poster,
e chorava sem parar na minha frente enquanto escolhia entre todas as provas Perfeitas sem aparecer sua deficiencia.
Eu deixei o sangue na festa,foi um trabalho dificil, mas entreguei todas as fotos otimas.
E atençao que era na epoca da Fotografia, foi com filme, nao existia PS,para trocar olhos!!!!!!!!!!
cada caso e um caso , e cada um faz de acordo com seu conhecimento.
Este sabado uma das daminhas tinha os olhos quase fechados (nao sei o nome da doença),
desde o M-of brinquei com ela, e falei que ia a avisar a ela quando ia fotografar e ai iria abrir muito os olhos.
Neste tom de brincadeira consegui uns retratos otimos da menina,
ao ver na maquina as fotos , ja no salao, os pais ficaram com muita emoçao e lagrimas.
Assim faço meu trabalho de fotografo profissional.
Grande abraço.

Concordo com vc, agalons. Acho que nem sempre pode se interpretar certas coisas como vaidade ou capricho das pessoas. Hoje em dia impõe-se constantemente um padrão de beleza e algumas pessoas são realmente caçoadas por sua aparência ou defeito físico, que fica difícil lidar com isso. Acho que o papel do fotógrafo é realmente sair da crítica à pessoa e tentar fazer o melhor possível. E acredito que é sempre bom também conversar com as pessoas, pra saber o que elas esperam das fotos.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2011, 15:14:02 por Aria »
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #50 Online: 16 de Novembro de 2011, 15:26:02
Eita viu.

Pessoal, se a pessoa é vesga, caolha, obesa, tem uma perna maior do que a outra, tem olho de pexei morto ( eu tenho ) ou sei lá qual defeito físico for, é muita ingenuidade a pessoa achar que ela deva aparecer sem o defeito fisico.

O fotógrafo não esta lá para isso, ele esta lá para registrar o momento e pronto. Imagina num casamento se o fotógrafo tiver que ficar o tempo inteiro fotografando de um angulo diferente para esconder o defeito físico da noiva ou do noivo?

Pelo amor de Deus né!

Mas é para isso que existe briefing e debriefing, conversar antes e depois da sessão para ver oque o cliente necessita.

E caramba, rir porque um cara achou que seu defeito físico não seria retratado e dizer que isso é humilhação / bulling?!
Qua lá povo ! O pessoal riu mais da ingenuidade do cliente do que do defeito físico do mesmo.

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 16 de Novembro de 2011, 15:37:27
Eita viu.

Pessoal, se a pessoa é vesga, caolha, obesa, tem uma perna maior do que a outra, tem olho de pexei morto ( eu tenho ) ou sei lá qual defeito físico for, é muita ingenuidade a pessoa achar que ela deva aparecer sem o defeito fisico.

O fotógrafo não esta lá para isso, ele esta lá para registrar o momento e pronto. Imagina num casamento se o fotógrafo tiver que ficar o tempo inteiro fotografando de um angulo diferente para esconder o defeito físico da noiva ou do noivo?

Pelo amor de Deus né!

Mas é para isso que existe briefing e debriefing, conversar antes e depois da sessão para ver oque o cliente necessita.

E caramba, rir porque um cara achou que seu defeito físico não seria retratado e dizer que isso é humilhação / bulling?!
Qua lá povo ! O pessoal riu mais da ingenuidade do cliente do que do defeito físico do mesmo.

Concordo.
Ninguém está rindo do cara por ele ter a deficiência.
Como o tal do "Bullying" agora está na moda, não se pode falar nada mais que já se atribuem a isso.

O que realmente é engraçado é a ingenuidade do cliente. E é de fato engraçado.
É o mesmo que um careca reclamar que ficou muito careca nas fotos. Se não quer parecer careca, usa peruca, sei lá, mas não atribui a culpa ao fotógrafo.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #52 Online: 16 de Novembro de 2011, 15:40:16
Eita viu.

Pessoal, se a pessoa é vesga, caolha, obesa, tem uma perna maior do que a outra, tem olho de pexei morto ( eu tenho ) ou sei lá qual defeito físico for, é muita ingenuidade a pessoa achar que ela deva aparecer sem o defeito fisico.

O fotógrafo não esta lá para isso, ele esta lá para registrar o momento e pronto. Imagina num casamento se o fotógrafo tiver que ficar o tempo inteiro fotografando de um angulo diferente para esconder o defeito físico da noiva ou do noivo?

Pelo amor de Deus né!

Mas é para isso que existe briefing e debriefing, conversar antes e depois da sessão para ver oque o cliente necessita.

E caramba, rir porque um cara achou que seu defeito físico não seria retratado e dizer que isso é humilhação / bulling?!
Qua lá povo ! O pessoal riu mais da ingenuidade do cliente do que do defeito físico do mesmo.

Concordo. :ok:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #53 Online: 16 de Novembro de 2011, 15:43:57
Eita viu.

Pessoal, se a pessoa é vesga, caolha, obesa, tem uma perna maior do que a outra, tem olho de pexei morto ( eu tenho ) ou sei lá qual defeito físico for, é muita ingenuidade a pessoa achar que ela deva aparecer sem o defeito fisico.

O fotógrafo não esta lá para isso, ele esta lá para registrar o momento e pronto. Imagina num casamento se o fotógrafo tiver que ficar o tempo inteiro fotografando de um angulo diferente para esconder o defeito físico da noiva ou do noivo?

Pelo amor de Deus né!

Mas é para isso que existe briefing e debriefing, conversar antes e depois da sessão para ver oque o cliente necessita.

E caramba, rir porque um cara achou que seu defeito físico não seria retratado e dizer que isso é humilhação / bulling?!
Qua lá povo ! O pessoal riu mais da ingenuidade do cliente do que do defeito físico do mesmo.

Não entendi desse jeito não, sergio. Acho que o objetivo não é fotografar de forma a esconder os defeitos ou imperfeições que a pessoa tem, pq isso aí é impossível mesmo. Acho que o objetivo é que esses defeitos não sejam o destaque principal da foto. Como o agalons falou, uma forma de fazer isso é tentar trazer a emoção pra dentro da foto. Uma foto que traz uma carga de emoção faz qualquer pessoa deixar essa questão de lado. Por isso acho bem bacana os fotógrafos que usam fotojornalismo em casamento. Nada melhor que registrar com naturalidade a emoção do momento.  :)
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #54 Online: 16 de Novembro de 2011, 16:00:57
Meu caro Natao,
nao entendo as risadas da galera,
nao vejo graça em rir dos defeitos fisicos das pessoas.
Certa vez, (ninguem da minha turma queria fazer),
fiz o casamento de uma moça que tinha uma protese no olho(olho de vidro).
Entao cada vez que ela mexia o olho natural
ficava o olho artificial fixo no horizonte e o outro obviamente para qualquer lado.
Ja nas fotos de estudio vi que ia pastar feio nesse caso.
Ela escolheu uma bela foto para o poster,
e chorava sem parar na minha frente enquanto escolhia entre todas as provas Perfeitas sem aparecer sua deficiencia.
Eu deixei o sangue na festa,foi um trabalho dificil, mas entreguei todas as fotos otimas.
E atençao que era na epoca da Fotografia, foi com filme, nao existia PS,para trocar olhos!!!!!!!!!!
cada caso e um caso , e cada um faz de acordo com seu conhecimento.
Este sabado uma das daminhas tinha os olhos quase fechados (nao sei o nome da doença),
desde o M-of brinquei com ela, e falei que ia a avisar a ela quando ia fotografar e ai iria abrir muito os olhos.
Neste tom de brincadeira consegui uns retratos otimos da menina,
ao ver na maquina as fotos , ja no salao, os pais ficaram com muita emoçao e lagrimas.
Assim faço meu trabalho de fotografo profissional.
Grande abraço.

Aria, pelo que está escrito, só posso interpretar que ele escondia a deficiência da menina.

Bem, isso é o que está escrito. Ele pode ter feito de outra maneira. Acho que só ele pode dizer. No entanto, se for isso, escreveu mal e deixou brecha para interpretações destoantes da realidade.

« Última modificação: 16 de Novembro de 2011, 16:01:45 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 16 de Novembro de 2011, 16:04:34
Acho que o fator crucial é saber como o cliente encara sua deficiência. E o tato do fotógrafo para abordar o assunto.
Concordo com as duas vertentes de opiniões expressadas:
1 - é realmente engraçado o cara saber que é caolho e sem ninguém combinar nada, subjetivamente achar que ou vai sair bacana na foto, ou o fotógrafo vai fazer uma p#ta pós e consertar o defeito.
2 - da mesma forma não é por conta do defeito que se deve zoar a pessoa (e acho que não foi o caso mesmo.... tbém levei na brincadeira)... afinal todos somos deficientes em algo... pode ser voz, cabelo, olhos, pernas ou o mais grave.... comportamento.
A grande questão é, como disse no início, saber como deve ser encarado o fato.
Pode ser que o cliente tenha um bom humor e ele próprio diga: "olha... tenho um probleminha aqui... quero (ou não) que vc faça o possível para disfarçá-lo.
Aí cabe ao fotógrafo dizer se faz, se não faz, se pode ser que consiga fazer, etc.

O que recomendo, não só nesses casos, mas em todos... normalmente na reunião de briefing, procure fazer uma ou mais foto do(s) clientes do jeito que eles estão na sua frente... e mostre instantaneamente.
Nessa ocasião, eles terão uma prévia de como são do jeito que estão... e com certeza se algo incomodá-los vão pedir para corrigir ou minimizar.
Pode até ser de ordem de maquiagem, por exemplo...

Isso aconteceu comigo... uma cliente veio fazer o book da filha... notei que a menina estava na fase de troca de dentes... então tinha 2 benditos caninos faltando... falei.... "olha, vamos fazer uns 2 ou 3 clicks pra eu ir estudando de acordo com o rostinho dela o tipo de iluminação que vou usar"
Pedi "um sorrisão", mostrei pra mãe naquelas de "como vc gostaria das fotos?"... aí ela disse "hummm... assim não tá legal tá aparecendo esse buraco aí da falta de dente", onde eu prontamente disse "não esquenta, no dia do ensaio eu faço opções de ângulos e de sorrisos onde nós vamos minimizar isso"....
...e assim foi feito... ângulos e distâncias que ajudaram a disfarçar, sorrisos um pouco mais contidos, e... todos felizes ao final.

Abs.






agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #56 Online: 16 de Novembro de 2011, 17:07:01
Aria, pelo que está escrito, só posso interpretar que ele escondia a deficiência da menina.

Bem, isso é o que está escrito. Ele pode ter feito de outra maneira. Acho que só ele pode dizer. No entanto, se for isso, escreveu mal e deixou brecha para interpretações destoantes da realidade.

Querido aranha
E para "esconder a "deficiencia, SIM! porque e fotografia de casamento ,
e o sonho da noiva, que tem complexo porque tem um olho a menos,
tem medo de sair horrivel nas fotos ,
o pro tem que ter o feeling, empatia para ver isso
nao e pericia para o IML.
a deficiencia existe porque a mina tinha um olho artificial,
mas e do profissional da fotografia VALORIZAR o que tem de bom e disfarçar os defeitos, como se fosse maquiagem.
Nao e porque a pessoa tem uma perna so, que vc vai fazer um retrato com shortinho, poe um vestidinho, valoriza, aumenta a autoestima do modelo, etc,etc.
nao e porque a mina e uma baleia vou retratala com um angular para parecer mais balofa ainda.
mero registro = apertador de botao!!
abs.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2011, 17:23:49 por agalons »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #57 Online: 16 de Novembro de 2011, 17:17:43
Eita viu.

Pessoal, se a pessoa é vesga, caolha, obesa, tem uma perna maior do que a outra, tem olho de pexei morto ( eu tenho ) ou sei lá qual defeito físico for, é muita ingenuidade a pessoa achar que ela deva aparecer sem o defeito fisico.

O fotógrafo não esta lá para isso, ele esta lá para registrar o momento e pronto. Imagina num casamento se o fotógrafo tiver que ficar o tempo inteiro fotografando de um angulo diferente para esconder o defeito físico da noiva ou do noivo?

Pelo amor de Deus né!

Mas é para isso que existe briefing e debriefing, conversar antes e depois da sessão para ver oque o cliente necessita.

E caramba, rir porque um cara achou que seu defeito físico não seria retratado e dizer que isso é humilhação / bulling?!
Qua lá povo ! O pessoal riu mais da ingenuidade do cliente do que do defeito físico do mesmo.
O profissional deve , SIM, o tempo todo fazer o necessario para valorizar a expresao do cliente,
para apertar um botao a toa, usa as fotos tiradas pelos parentes.
Debochar dos outros e humilhaçao, mas em certos lugares, isto se acha diversao,
e uma questao cultural que nada tem a ver com fotografia,
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #58 Online: 16 de Novembro de 2011, 17:21:07
Acho que o fator crucial é saber como o cliente encara sua deficiência. E o tato do fotógrafo para abordar o assunto.
Concordo com as duas vertentes de opiniões expressadas:
1 - é realmente engraçado o cara saber que é caolho e sem ninguém combinar nada, subjetivamente achar que ou vai sair bacana na foto, ou o fotógrafo vai fazer uma p#ta pós e consertar o defeito.
2 - da mesma forma não é por conta do defeito que se deve zoar a pessoa (e acho que não foi o caso mesmo.... tbém levei na brincadeira)... afinal todos somos deficientes em algo... pode ser voz, cabelo, olhos, pernas ou o mais grave.... comportamento.
A grande questão é, como disse no início, saber como deve ser encarado o fato.
Pode ser que o cliente tenha um bom humor e ele próprio diga: "olha... tenho um probleminha aqui... quero (ou não) que vc faça o possível para disfarçá-lo.
Aí cabe ao fotógrafo dizer se faz, se não faz, se pode ser que consiga fazer, etc.

O que recomendo, não só nesses casos, mas em todos... normalmente na reunião de briefing, procure fazer uma ou mais foto do(s) clientes do jeito que eles estão na sua frente... e mostre instantaneamente.
Nessa ocasião, eles terão uma prévia de como são do jeito que estão... e com certeza se algo incomodá-los vão pedir para corrigir ou minimizar.
Pode até ser de ordem de maquiagem, por exemplo...

Isso aconteceu comigo... uma cliente veio fazer o book da filha... notei que a menina estava na fase de troca de dentes... então tinha 2 benditos caninos faltando... falei.... "olha, vamos fazer uns 2 ou 3 clicks pra eu ir estudando de acordo com o rostinho dela o tipo de iluminação que vou usar"
Pedi "um sorrisão", mostrei pra mãe naquelas de "como vc gostaria das fotos?"... aí ela disse "hummm... assim não tá legal tá aparecendo esse buraco aí da falta de dente", onde eu prontamente disse "não esquenta, no dia do ensaio eu faço opções de ângulos e de sorrisos onde nós vamos minimizar isso"....
...e assim foi feito... ângulos e distâncias que ajudaram a disfarçar, sorrisos um pouco mais contidos, e... todos felizes ao final.

Abs.
Exato Paulo
valorizar o bom, disfarçar o que nao e tao bom , ou e ruim,
fazer "clic", e facil qualquer um faz.
Para isso se estuda fotogenia, iluminaçao, composiçao,vestiario etc,etc.
abs.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #59 Online: 16 de Novembro de 2011, 17:23:17
Querido aranha
E para "esconder a "deficiencia, SIM! porque e fotografia de casamento ,
e o sonho da noiva, que tem complexo porque tem um olho a menos,
tem medo de sair horrivel nas fotos ,
o pro tem que ter o feeling, empatia para ver isso
nao e pericia para o IML.
a deficiencia existe porque a mina tinha um olho artificial,
mas e do profissional da fotografia VALORIZAR o que tem de bom e disfarçar os defeitos, como se fosse maquiagem.
Nao e porque a pessoa tem uma perna so, que vc vai fazer um retrato com shortinho, poe um vestidinho, valoriza, aumenta a autoestima do modelo, etc,etc.
nao e porque a mina e uma baleia vou retratala com um angular para parecer mais balofa ainda.
mero registro = apertador de botao!!
abs.
Bem, vejo que era um problema psicológico da menina e voce cumpriu o teu papel. Acredito que tem gente que consegue viver melhor com certas características especiais. :ok:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya