Autor Tópico: Noivos pouco fotogênicos  (Lida 15126 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #60 Online: 16 de Novembro de 2011, 17:28:39
Aria, pelo que está escrito, só posso interpretar que ele escondia a deficiência da menina.

Bem, isso é o que está escrito. Ele pode ter feito de outra maneira. Acho que só ele pode dizer. No entanto, se for isso, escreveu mal e deixou brecha para interpretações destoantes da realidade.

"escreveu mal e deixou brecha para interpretações destoantes da realidade".

O escrito e um comentario entre amigos,
nao e tese de dotourado, nem decreto para ter "brechas",
e somente uma opiniao formada,experiencia profissional de vida.
abs.


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 16 de Novembro de 2011, 17:49:20
Meu Deus, quanta tempestade de um copo de água..


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #62 Online: 16 de Novembro de 2011, 18:06:41
Meu Deus, quanta tempestade de um copo de água..

nao e tempestade, sao somente comentarios, sobre como agir em determinadas situaçoes.
abs


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #63 Online: 16 de Novembro de 2011, 18:31:04
Não entendi desse jeito não, sergio. Acho que o objetivo não é fotografar de forma a esconder os defeitos ou imperfeições que a pessoa tem, pq isso aí é impossível mesmo. Acho que o objetivo é que esses defeitos não sejam o destaque principal da foto. Como o agalons falou, uma forma de fazer isso é tentar trazer a emoção pra dentro da foto. Uma foto que traz uma carga de emoção faz qualquer pessoa deixar essa questão de lado. Por isso acho bem bacana os fotógrafos que usam fotojornalismo em casamento. Nada melhor que registrar com naturalidade a emoção do momento.  :)

E quando os noivos (ou modelos de qualquer evento/situação festiva) além de pouco fotogênicos são pouco ou nada expressivos/emotivos? Como faz?  :ponder:

Senta e chora?! rs

[]s
« Última modificação: 16 de Novembro de 2011, 18:32:36 por dondon »


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #64 Online: 16 de Novembro de 2011, 18:37:22
Eita viu.

Pessoal, se a pessoa é vesga, caolha, obesa, tem uma perna maior do que a outra, tem olho de pexei morto ( eu tenho ) ou sei lá qual defeito físico for, é muita ingenuidade a pessoa achar que ela deva aparecer sem o defeito fisico.

O fotógrafo não esta lá para isso, ele esta lá para registrar o momento e pronto. Imagina num casamento se o fotógrafo tiver que ficar o tempo inteiro fotografando de um angulo diferente para esconder o defeito físico da noiva ou do noivo?

Pelo amor de Deus né!

Mas é para isso que existe briefing e debriefing, conversar antes e depois da sessão para ver oque o cliente necessita.

E caramba, rir porque um cara achou que seu defeito físico não seria retratado e dizer que isso é humilhação / bulling?!
Qua lá povo ! O pessoal riu mais da ingenuidade do cliente do que do defeito físico do mesmo.
  :clap: :clap: PERFEITO!

Meu Deus, quanta tempestade de um copo de água..
[2]  :clap: :clap: :clap:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #65 Online: 16 de Novembro de 2011, 18:41:39
E, gente, bullying se refere exclusivamente aos atos discriminatórios, violentos e vexatórios em ambiente escolar!

Se há nesse contexto discutido aqui algum dipo de discriminação eu não sei, mas tenho certeza que não há bullying!

Esse troço de bullying já tá na moda exagerada e é assunto sério, se a gente começa a usar no contexto errado aí ferra tudo mesmo!

[]s


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 16 de Novembro de 2011, 18:42:42
nao e tempestade, sao somente comentarios, sobre como agir em determinadas situaçoes.
abs

Desculpe.
Não é o que parece em alguns comentários.


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #67 Online: 16 de Novembro de 2011, 18:47:57
nao e tempestade, sao somente comentarios, sobre como agir em determinadas situaçoes.
abs

Citar
temos que entender que esta cheio de apertadores de botao,
que nao tem nenhuma noçao de nada
poluindo o oficio de fotografo.
abs.

Citar
Falou tudo agalons, falou tudo, deve ser pq aqui só tem neguinho "bom da boca" e "profissa" então se acham no direito de fazer esse papelão...

Se isso não é fazer tempestade em copo d'água é o que? Apelação?


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 16 de Novembro de 2011, 18:54:20
Se isso não é fazer tempestade em copo d'água é o que? Apelação?

Concordo Magro..
Só tentei não ser tão direto..


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #69 Online: 16 de Novembro de 2011, 19:13:37
Exato Paulo
valorizar o bom, disfarçar o que nao e tao bom , ou e ruim,
fazer "clic", e facil qualquer um faz.
Para isso se estuda fotogenia, iluminaçao, composiçao,vestiario etc,etc.
abs.

Agalons, imagina eu falar para um fotógrafo que eu não gostei das fotos do meu casamento porque eu sai com olho de peixe morto. Oque o fotografo deveria ter feito? me avisado quando iria tirar fotos para que eu abrisse mais os olhos?!

É preciso que haja bom senso por ambas as partes. Nós como fotógrafos não somos psicologos e nem médicos (eu sou cientista da computação e professor).

Como eu disse, é por isso que existe o Briefing e o Debriefing é essencial que o fotógrafo saiba oque exatamente o cliente necessite.

Se há angulos que possam ser evitados, ou possibilidade de se jogar mais luz no rosto para se esconder uma imperfeição etc, isso será feito, mas caraca! Só o fotógrafo tem que ter bom senso? E o cliente?

O cliente deste caso, que abriu o tópico, não teve bom senso e foi bem ingênuo sim.

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #70 Online: 16 de Novembro de 2011, 19:35:21
blá-blá-blá-blá...

Gente é simples... Hoje em dia (e acho que desde sempre) há formas e FORMAS de se trabalhar.

Especificamente em fotografia de casamento hj há a tendência do fotojornalismo.

EU (e isso é uma observação de um nada em fotografia de casamento) acho que só se chega a ser TOP se vc for capaz de entregar exatamente (ou muito próximo) daquilo que acertar previamente com o cliente.

Para isso, conversar e clicar antes da cerimônia acho essencial. A dica que o Paulo deu, acho fundamental de se observar.

O que o Ângelo fez, foi entregar o que o cliente pediu. Não quero que retrate meu defeito. Tanto assim, que não só ela como os próprios parentes se emocionaram com as fotos. Vejam vcs que era uma situação tão enraizada na família que, mesmo que eles não tivessem dito nada e não tivessem se envolvidos diretamente no briefing, externaram o contentamento através do choro.

Então, se o cliente pediu assim, é assim que o profissional TOP tem que saber fazer. Se pediu assado é assado. Se aquele dado profissional não pde entregar o que o cliente quer, paciência... Perde o job mas fica com o bom nome intacto. Melhor do que entregar algo diferente do contratado.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2011, 19:36:35 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #71 Online: 16 de Novembro de 2011, 19:39:20
Aha, e outra coisa...

Tanto pode ser de forma bruta, 'na unha', como pode ser na pós. Pra mim, EMHO, independe a técnica utilizada. Tem que entregar o que foi contratado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #72 Online: 16 de Novembro de 2011, 20:55:23
Aha, e outra coisa...

Tanto pode ser de forma bruta, 'na unha', como pode ser na pós. Pra mim, EMHO, independe a técnica utilizada. Tem que entregar o que foi contratado.

Não precisa mais que isso, e que haja um certo consenso entre as partes, para ver o que é possível fazer, como fez o agalons e o paulo arruda... E discordo veemente da parte de fazer uma tempestade em copo d'água. Só diz isso quem nunca trabalhou profissionalmente com esse tipo de coisa e vê a dureza que é na hora "H". Se por um mero acaso, um dia desses, esse que acha que é besteira, se ver numa situação dessas, vai ver como aquele pessoal lá do fórum tinha razão. Não é brincadeira é serviço profissional, e, ou pega e cumpre o que promete ou nem tenta.


Agora, ao meu ver, são apenas comentários, visto que assim como há um lado que acha que o noivo era exagerado, caolho ingênuo, há o lado que em que se tenta extrair o melhor do momento, tentando disfarçar ou atenuar o defeito para entregar o melhor para o cliente.

« Última modificação: 16 de Novembro de 2011, 20:55:51 por Natão »


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #73 Online: 16 de Novembro de 2011, 21:07:56
Não precisa mais que isso, e que haja um certo consenso entre as partes, para ver o que é possível fazer, como fez o agalons e o paulo arruda... E discordo veemente da parte de fazer uma tempestade em copo d'água. Só diz isso quem nunca trabalhou profissionalmente com esse tipo de coisa e vê a dureza que é na hora "H". Se por um mero acaso, um dia desses, esse que acha que é besteira, se ver numa situação dessas, vai ver como aquele pessoal lá do fórum tinha razão. Não é brincadeira é serviço profissional, e, ou pega e cumpre o que promete ou nem tenta.


Agora, ao meu ver, são apenas comentários, visto que assim como há um lado que acha que o noivo era exagerado, caolho ingênuo, há o lado que em que se tenta extrair o melhor do momento, tentando disfarçar ou atenuar o defeito para entregar o melhor para o cliente.

Natão eu aprecio muito seus comentários e postura aqui no forum, porém, em certas ocasiões me parece que os teus textos tem uma certa dose, digamos de pré-conceito, diante de fotógrafos amadores ou que não são "profissionais".

Em momento nenhum eu disse que isto não é sério, pelo contrário, frisei duas vezes a importância do Briefing e do Debriefing nos ensaios fotográficos. Porém o cliente tem que ter me mente que nem sempre o fotógrafo poderá esconder certa imperfeição e caso o cliente não tenha esta consciência, cabe ao fotógrafo, no briefing, explicar ao cliente as impossibilidades da ocasião.

Agora, se o cliente quer que o fotógrafo adivinhe oque deve ou não ser feito, cara, depois não tem como chorar no leite derramado.

Natão, tente não julgar as pessoas pelo profissional ou amador, eu por exemplo, não sou fotógrafo profissional, e por enquanto nem passa pela minha cabeça ser, mas como profissional de outras duas áreas, sei bem como é lidar com clientes exigentes.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #74 Online: 16 de Novembro de 2011, 21:30:28
Natão eu aprecio muito seus comentários e postura aqui no forum, porém, em certas ocasiões me parece que os teus textos tem uma certa dose, digamos de pré-conceito, diante de fotógrafos amadores ou que não são "profissionais".

Em momento nenhum eu disse que isto não é sério, pelo contrário, frisei duas vezes a importância do Briefing e do Debriefing nos ensaios fotográficos. Porém o cliente tem que ter me mente que nem sempre o fotógrafo poderá esconder certa imperfeição e caso o cliente não tenha esta consciência, cabe ao fotógrafo, no briefing, explicar ao cliente as impossibilidades da ocasião.

Agora, se o cliente quer que o fotógrafo adivinhe oque deve ou não ser feito, cara, depois não tem como chorar no leite derramado.

Natão, tente não julgar as pessoas pelo profissional ou amador, eu por exemplo, não sou fotógrafo profissional, e por enquanto nem passa pela minha cabeça ser, mas como profissional de outras duas áreas, sei bem como é lidar com clientes exigentes.

Espera um momento, eu me dirigi exclusivamente a ti? Não, em momento algum. O que eu quero dizer é que são situações diferentes, o que um profissional que tira o sustento disso acha, com o que um amador, que tem um hobby fotográfico pensa sobre um trabalho. E infelizmente só vê e sente isso quem passa por isso de alguma forma e é cobrado, pois está jogando a tua imagem e nome na lama. Se és profissional em outra área, deves entender que há muita diferença do teu trabalho de alguém que talvez faça a mesma coisa por hobby, não por questão nenhuma de qualidade, mas pelo simples fato de sobrevivência, meu caro. Não estou julgando que um profissional x, ou um amador y, não possam concordar em muita coisa, mas há muita coisa que só sabe quem tem experiência profissional, mas isso não significa que um hobbista não tenha, ou não possa ter sua opinião, mas de certo modo, ela não valerá muito para grande parte do mundo profissional. Um exemplo, muita gente que não trabalha com vídeo e foto acha que é besteira um Apple, pra edição de vídeo, e fotos. Mas para quem tem um certo fluxo de trabalho, há uma enorme diferença sim, e esse com certeza vai contar com opiniões sérias de quem trabalha com isso e não de quem simplesmente "brinca" com isso.

São dois mundos, muito distantes e juntos ao mesmo tempo, não quer dizer que um esteja certo e outro errado, já que são mundos distintos. Como o rapaz que iniciou o tópico é um daqueles que, de certo modo, depende da fotografia, eu dei a minha opinião como aquele que depende da fotografia, para muitas coisas também.

Espero que não tenha restado mal entendidos, só mencionei que há muita coisa pra se pensar e que está diante desse salto, entre um lado e o outro. Cada um fotografando do seu jeito e olhando de uma forma diferente para o mundo...

« Última modificação: 16 de Novembro de 2011, 21:32:17 por Natão »