Autor Tópico: Exercício fotográfico 4 fotos!  (Lida 8650 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 25 de Março de 2006, 10:06:37
Citar
RFP (ou prefere Rodrigo?),

Suas fotos transmitem emoções e sensações para mim.

A primeira me passa a sensação de clausura, aprisionamento, o céu à vista, mas uma barreira dolorosa (arame e pregos) interrompendo o caminho.

A segunda achei mais indefinida, dependendo do momento de quem olha, pode causar sensações diferentes. Por isso, pra mim, hoje, sinto um som silencioso. A mão apoiada sobre as teclas parece sem forças, não há partitura (é esse o termo?), enfim, o som morreu e não alcança os meus ouvidos.

A terceira: desolação. Uma construção fria, sem conforto, e sem pessoas.

A quarta eu já conheço. Hoje eu vejo com mais clareza que as impressões na parede estão se desvanecendo, sumindo aos poucos, mas à medida que descem, até virar um borrão. Se fosse colorida, poderia ser taquinagem de crianças, mas em P&B, novamente vem a sensação de dor, um muro que ficou, enquanto as pessoas se foram.

Suas fotos parecem ter identidade não com relação à forma, ao contrário das minhas, mas com relação à proposta, uma vez que elas transmitem emoções, causam sensações, e acredito que cada um que as vir e comentar, vai falar de coisas diferentes.
Seymor, obrigado pelos comentários. Pode me chamar de Rodrigo mesmo. É muito interessante ouvir a interpretação que se dá às nossas fotos, especialmente quando se fala também do que se sentiu.

Isso mostra que a experiência da fotografia não se resume à captura de um momento. Quando olho minhas fotos, faço as ligações com cada momento, com as sensações do lugar, ou da situação, com o que pensei, com o que quis passar. Ou seja, construímos uma foto a partir disso tudo.

Já quando outra pessoa vê a foto, ela não esteve no lugar no mesmo momento, no mesmo ponto de vista. Ela vai fazer o processo contrário, ou seja, construir suas associações e dar ela própria um significado à imagem. O significado talvez tenha mais relação com quem vê do que com quem fotografou, e aí que está o interesse em compartilhar aquilo que criamos.

Obrigado mais uma vez e abraços.
« Última modificação: 25 de Março de 2006, 10:06:56 por RFP »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 25 de Março de 2006, 10:10:15
RFP, apesar de voce diser que ainda está a procura de um estilo definido, as suas fotos tem uma coerência no modo de ver e na apresentação.
A busca pela sua linguagem e a sua experiência com as fotos clichê mostram como ocorreu este amadurecimento. Achei interessante, não acredite que não possa contribuir, pelo contrário, poste mais aqui para vermos as suas fotos.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #47 Online: 25 de Março de 2006, 18:14:14
Desculpem professores, cheguei atrasado na aula : )

Antes de tudo, um pequeno resumo da minha ligação com a fotografia e também sobre minha linguagem.
Em julho/03 fui transferido no trabalho para Alemanha, onde ainda estou. Sempre gostei muito de viajar e aproveitando a oportunidade de estar aqui na Europa peguei gosto pela fotografia em querer mostrar o que eu vejo aqui para a minha família e amigos.
Então é mais ou menos isso, quando vou tirar uma foto, penso como ela deve chegar para as pessoas no Brasil.
Um outro motivo foi o nascimento da minha filha, que me motivou também a tirar muitas fotos. Em breve posto uns retratos dela.

Ao exercício:
Selecionei 4 fotos noturnas, que ultimamente tem me atraído bastante. Principalmente em wide.

A primeira foto foi em SP, enquanto eu ainda morava lá. Desde aquela época inconscientemente já usava a linguagem que eu descrevi.


A segunda é recente, foi no jogo Bayern de Monique 5x2 Frankfurt. A foto foi tirada na saída do estádio (Allianz Arena).


A terceira é em Praga. A esquerda dá para ver a ponte Charles, que é a ponte mais famosa de Praga e no fundo o mais antigo e maior castelo da Europa.
O que me chamou muito atenção nesse dia foram as nuvens que pintaram o céu.


A quarta é a minha preferida, talvez para mim a melhor foto que eu já tirei na minha vida. Estava com minha esposa em Colônia aqui na Alemanha dando uma volta a noite. Já conhecíamos a catedral (Dom) e eu vi a ponte iluminada. A foto me veio na cabeça. Minha esposa ficou esperando, eu atravessei a ponte e tirei essa foto. Demorei uns 20 minutos, ela ficou meio brava, pois ficou sozinha, mas para mim valeu à pena : )


 
Deutschland

Flickr


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #48 Online: 25 de Março de 2006, 19:17:32
Jack,
Bem bacana o método que você usa para tirar retrato das pessoas. As fotos ficaram muito boas. Sempre que a pessoa olha para câmera para ser fotografada, a foto perde um pouco o encanto. No entanto os seus retratos estão ricos e “simpáticos” : )

Paulo Machado,
Você é o cara que tem o olhar fotográfico. Ainda estou longe de ver uma flor no chão e imaginar uma foto. As cores, o contraste, as linhas, como alguém disse em uns posts acima, já dá para identificar o seu estilo. Gostei bastante das 3 primeiras fotos.

Beto,
Mesmo que você não mencionasse que gosta de curvas, suas fotos não mentem. Dá para ver que você é um cara mais artístico, que trabalha mais as fotos, procura o melhor ângulo e faz da fotografia um pouco mais do que registrar o momento.
A foto da escada ficou muito boa. A segunda, conforme mencionado, mesmo estando perfeita em todos os sentidos, achei também que se perdeu um pouco em relação as outras.

Ivan,
Um caso a parte. Como comentei em algum outro tópico, no começo achava as suas fotos simples, às vezes até demais. Agora aprendi a olhar as suas fotos. Os elementos bem posicionados, nos seus devidos lugares, uma composição rica sempre com detalhes agradáveis. Bem, se era isso o que você sempre buscou, acho que já conseguiu há tempo.

Alex,
Interessante a combinação fotografia/poema. A foto da praia combina perfeitamente com o texto.

Xico,
Interessante o gosto pela saturação de cores. Acho que você consegue transmitir bem a sua intenção de fantasia. Gostei bastante da segunda.

Rodrigo,
PB sempre chama atenção. A foto do piano está muito interessante, notei que a mulher não está tocando, transmite a idéia de que errou a nota e jogou os punhos sobre as teclas...a foto tem vida, realmente muito boa!

Enfim, parabéns a todos! Mais uma vez agradeço a idéia e iniciativa e espero ansiosamente o próximo exercício : )
 
Deutschland

Flickr


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #49 Online: 26 de Março de 2006, 12:06:20
Oi pessoal, estou acompanhando o tópico, vou tentar participar, em ordem cronológica as fotos.

Eu não consigo ver muito estilo próprio nas fotos, o que eu sempre faço é tentar tirar fotos de ângulos um pouco diferentes, ou muito próximos de um objeto ou mais embaixo ou mais acima do nível normal dos olhos. Nos mergulhos acho que isso dá uma  sensação de mais emoção.

Tentei também pegar 4 momentos diferentes, senão teria fotos que exemplificariam bem os ângulos.


Flor na praia do Boldró em Fernando de Noronha


Budião no Naufrágio do Macau, praia do Fortim-CE.


Final de um mergulho no parque estadual aqui em Fortaleza


Fazendo testes, aqui perto de casa, na Praia do Ideal

Estou aberto a questionamentos. Acho que a última foto difere um pouco das primeiras. Tenho mais fotos dos mesmos momentos no meu site no multiply, retirei essas de lá.

Abraço!
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 26 de Março de 2006, 12:27:25
Marcelo,

A primeira coisa que passa pela cabeça com suas fotos é que elas são muito boas esteticamente e muito bem executadas. Na primeira e na terceira, é interessante o fato de você ter escolhido usar o céu para criar um ambiente para o resto da foto. Na do estádio, a multidão adiciona um elemento que nos aproxima mais da situação, ao imaginarmos o que pensam e sentem as pessoas. A última está realmente perfeita do ponto de vista técnico. Você soube aproveitar muito bem a paisagem. É uma imagem para se apreciar cada detalhe. Contudo, gostei mais do distanciamento da primeira e terceira fotos.


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #51 Online: 26 de Março de 2006, 12:53:18
Marcelo, obrigado pelo comentário e parabéns pelas suas fotos, a última da catedral está realmente linda, cartão postal!!!

Manda mais fotos por ai, a galeria está cheia de temas legais, Flores, Chachorros, Passarinho, Macro, P&B, até Galhos tem heheheheh.

Abraços,
Jack db - Floripa


Xico Putini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #52 Online: 26 de Março de 2006, 18:21:36
Pessoal, gostaria de pedir desculpas por ter sumido do tópico. Estou participando da cop8 aqui em Curitiba e não tenho tido muito tempo para o fórum.
Obrigado aos que comentaram minhas fotos, assim que tiver um tempo para olhar as fotos com calma faço os meus comentários.

abraço

p.s.: Kergi, só abriu a sua última foto no meu computador.
« Última modificação: 26 de Março de 2006, 18:22:11 por Xico Putini »


Seymor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #53 Online: 31 de Março de 2006, 10:56:18
Citar
Inicialmente, vamos aos mateiriais e métodos.

Selecionei 4 fotos, tiradas em datas diferentes, onde após uma análise prévia concluí que possuíam elementos de estética e identidade em comum.

Apesar de gostar de vários temas e tipos de fotografia, gosto bastante de exloprar as curvas, as cores (mesmo que sejam preto e branco), as diferenças entre de luz e sombra, os terços, o drama.
Ainda curto um monte de coisa e por isso, estou à definir meu estilo. Além desses elementos que mencionei, ainda gosto de muita coisa, mas talvez essas acima exprimem a minha identidade fotográfica atual. Ainda estou voando entre os estilos para descobrir o meu próprio.
como eu disse, gosto de explorar as curvas. O homen no burrico está descendo, fazendo uma curva pra direita. reparem só!

Nas cores, busco as cores intensas, bem saturadas. Quando em PB, procuro elevar os contrastes para fortalecer o preto e o branco.

Tento buscar nas curvas a dramaticidade, os movimentos com leveza, com suavidade, até mesmo tentar passar uma coisa bucólica, inocente.
 
Aê, não vamos deixar o tópico morrer!

O exercício está ótimo, a meu ver, para refletirmos como dar um passo adiante e irmos além da técnica!

Beto,

Suas fotos trabalham bastante com formas geométricas, principalmente curvas, e cores fortes, vibrantes. O uso de ângulos inusitados fez com que eu pensasse, tentasse imaginar o lugar, e os elementos em volta, que não foram capturados no quadro. Gostei!

A segunda achei que destoa das demais, talvez por ser mais objetiva e informativa, ao contrário das demais, que têm o elemento subjetivo mais forte. Não está ruim, longe disso!


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #54 Online: 31 de Março de 2006, 11:32:30
Valeu Seymor, é isso que procurei passar nestas fotos.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #55 Online: 30 de Junho de 2006, 22:13:16
Pessoal, acho que esse tópico merece uma reavivada, com as fotos dos passeios que estão aparecendo, acho que vale a pena mais uma leva de trabalhos do pessoal
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 30 de Junho de 2006, 22:35:29
Sempre lembro deste tópico e penso em postar nele, mas não sei quais fotos colocaria hahaha

Fotos lindas do kergi! Vi só agora


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #57 Online: 01 de Julho de 2006, 02:35:55
Olá a todos!
Realmente um dos melhores tópicos que já vi para o desenvolvimento do olhar.
Muito bom...!
Todas as fotos bem tiradas (dentro da visão do fotógrafo) e muito interessantes.
Vejam que cada um tem uma abordagem diferente e que se talvez não tivesse falado que tirou daquela forma, passaria por despercebido ou então, se mostrasse apenas uma foto em questão, daria uma margem a outra interpretação.

Outros, deixam nitidamente o estilo de trabalho realizado no momento.

Bem, apenas para não morrer o tópico, vou enviar algumas fotos - o tema é batido e resolvi postar porque teve uma época que eu saía toda vez que via a lua cheia e ficava por bater fotos dela hahah









Todo o caso, comentários serão bem vindos.

Abraços,

Renato
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 02:41:29 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br