Autor Tópico: Porque MAC?  (Lida 7187 vezes)

romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Online: 14 de Novembro de 2011, 14:18:21
Queria saber porque a preferencia dos fotografos, designers e todo mundo dessa area são os computadores da MAC... To querendo dar um upgrade no meu computador, mas talvez seja melhor esperar mais um tempo e comprar um MAC, mas queria saber se ele é melhor pra trabalhar com edição e tudo mais, e porque?  :snack:
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


raulval

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Raul Val
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2011, 14:30:53
Creio eu que é por causa dos programas de edição que só existe para mac, essa é a vantagem pq se vc é usuario windows a muito tempo, vai estranhar o mac, pois tem muita coisa diferente... ;)
http://500px.com/RaulVal

Canon T3i
Canon 50mm f/1.8 II
Canon 55-250mm f/4-5.6 II


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2011, 14:38:59
Os Macintosh da Apple sempre tiveram um hardware mais confiável e desempenho melhor do que a arquitetura dos computadores X86 que rodam Windows.

Assim é mais confiável e mais rápido editar fotos nos Macs, sem falar que é um sistema mais fácil de usar. Mas os programas não necessariamente são diferentes...


Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2011, 15:29:02
Creio eu que é por causa dos programas de edição que só existe para mac, essa é a vantagem pq se vc é usuario windows a muito tempo, vai estranhar o mac, pois tem muita coisa diferente... ;)

Acho que não hein...  :ponder:
Vejo muita gente usando Lightroom e Photoshop mesmo, não programar da MAC.
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


davidallaqua

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2011, 15:43:30
Estabilidade... só isso. Depois que vc começa a trabalhar com apple vc numca mais quer voltar a usar o win.

questão de velocidade depende muito de configuração o lance é que o MAC trava RARAMENTE quase numca... o problema é o preço... mas vale cada centavo
www.daviddallaqua.com

Canon 30D • 18-55 f/3.5 Fleshada e Gripada
Sony F828 • 28-200 f/2.8 Fleshada

Mesa sthil 800x1000x1000mm
2750wats de luz


Bruno Leite

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 229
  • Sexo: Masculino
  • Stay Alert Stay Alive
    • @brnmilk
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2011, 16:43:42
Já usei o mac e pra mim isso não passa de modinha, é como ter um carro que todos falam.

Comprei um i7 com uma boa placa de video de 800 reais e 4gb de ram e duvido um mac com i5 e sem placa de video ser mais eficiente que meu pc num lightroom da vida.

Pra mim Hardware >> Software
Canon 70D
EF-S 18-135mm STM
EF-S 10-18mm STM
Speedlite 430 EX II


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2011, 01:59:08
Já usei o mac e pra mim isso não passa de modinha, é como ter um carro que todos falam.

Comprei um i7 com uma boa placa de video de 800 reais e 4gb de ram e duvido um mac com i5 e sem placa de video ser mais eficiente que meu pc num lightroom da vida.

Pra mim Hardware >> Software

Exatamente isso era minha duvida, um i7 no windows ou um i5 no MAC, mas to pensando seriamente em continuar com o bom o velho windows...
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2011, 02:19:22
Opção pessoal minha é por um bom hardware com linux.

Mas um bom hardware com um W7 bem configurado resolve o problema da grande maioria das pessoas.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Vitarossi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • A câmera boa é aquela que a gente tem na mão.
Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2011, 10:19:27
No fundo eu acho que é mais uma questão de gosto pessoal. Você pode fazer um bom trabalho independentemente do sistema operacional, e até do hardware, de acordo com a sua dedicação e paciência.

Eu sinceramente não volto a usar Windows. O Mac OS me trouxe o prazer de utilizar um computador.
Humildes fotos no Flickr


lemoce

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:00:51
Olha, eu escutei pessoas que passando alguns anos usando e recebendo as atualizações do macosx, a Apple simplesmente cessa as atualizações para os hardwares mais antigos. Seria bom você se informar sobre isso. Isso pode ser um ponto negativo da plataforma Apple. Acho que os foristas que tem Apple pode nos informar melhor sobre isso.

Enquanto que no PC, se vc quiser instalar o W7, independente de quantos anos tem o seu hardware, você consegue desde que você tenha os requisitos mínimos de hardware.

Acho que como sou profissional de TI, eu quero ter a liberdade de fazer o que quiser com minha máquina sem ter problemas com garantias. E o PC é plataforma ideal para isso.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2011, 11:07:07 por lemoce »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:08:34
Por experiencia própria:

Lido com informatica desde 1983... Isso mesmo, pré história, era dos 8-bits huahuahua... Trabalhei ou usei quase de tudo, desde coisas estranhas quanto TRS-80, Apple-II, MSX, Commodore, passando por Sun Sparc, IRIS, IBM Risc 6000, Amiga, PCs em todas as suas encarnações (XT,AT 286,386,460 ... até os Quads, Xeons, Opterons,i5,i7) e os Macs, Classic, Quadras, G3,G4,G5 (ainda tenho dois Cube G4 haha) e aqui em casa tenho um iMac 24, um MacMini Core2 e um outro i7, e de PC tenho um note Toshiba maneiro e um servidor que uso para trabalho Intel Quad 2.8 com placa Intel DP43TF. Então acho que me qualifico para falar  :D :D :D

Mas deixemos de baboseiras e vamos aos fatos:

Apesar do Windows 7 ter sido um enorme avanço em cima do XP e do famigerado Vista, em termos de estabilidade, continua sendo o Windows, com todas as suas vantagens e desvantagens. Vou me manter focado em PC-Windows e não em PC-Linux que é outro departamento ok !

Vantagens PC/Win

1) Barato. Monta-se uma boa máquina por menos.

2) Popularidade. Fácil de conseguir programas. Tem de tudo, para todos os gostos.

Desvantagens PC/Win

1) Segurança. O Win é, como todos sabem, muito sucetível a virus e hacks.

2) Performance. O Windows é inerentemente LENTO. O gerenciamento de entrada e saída do sistema operacional é muito ineficiente. Junte a isso o fato de você ter que rodar um antivirus o tempo todo e não precisa raciocinar muito pra entender.

3) Estabilidade. Sim, estabilidade é um problema sério, pelo fato de haver um zilhão de modelos diferentes de placas-mãe, de áudio e de vídeo. É muito difícil para a Microsoft manter a coisa toda 100% estável com a enorme quantidade de chipsets completamente diferentes. Na teoria, os fabricantes dos hardwares deveriam tomar conta dos drivers e garantir o funcionamento, mas na prática a coisa não é bem assim. É muito difícil manter as coisas 100% alinhadas entre os fabricantes de HW e a MS. Quem nunca teve problemas com drivers ? Já reparou a quantidade IMENSA de atualizações dos drivers de vídeo da NVIDIA por exemplo ? Tem driver novo a cada 5 minutos quase hahaha ! Tem placas de vídeo da ATI (hoje AMD) que não funcionam em placas-mãe com chipset da VIA, e teoricamente deveriam... E por aí vai. A verdade é que o mundo pc é uma zona total. Mas tem seus prós e contras como tudo.


Macs (vou comentar apenas sobre os Mac INTEL, já que os PPC estão fora de linha, e vou assumir que o sistema é 10.5 ou superior. 10.5 é o Leopard, 10.6 Snow Leopard e 10.7 Lion)

Vantagens:

1) Segurança. O MacOSX é um UNIX. Ponto. Na verdade um BSD com uma baita interface com o usuário. Não dá para criticar o BSD em termos de SO. Quem conhece sabe disso.

2) Estabilidade. Se algo crasha, provavelmente o culpado é o programa e não o SO. Uso direto e conto nos dedos as vezes que alguma coisa deu pau. Isso vem do fato de tanto o hardware quanto o SO serem produzidos pela Apple. Eles sabem exatamente quais os chipsets que usam e tem todo o ambiente sob controle total. Show.

3) Performance. Qualquer Unix, principalmente os BSD ou Linux tem um gerenciamento de entrada e saída muito eficiente, fora o gerenciamento de memória. Isso dá VELOCIDADE. O meu iMac 24 tem 4G de ram e processador de 2.8 e roda o Silkypix, Photoshop e o Cucusoft Video Converter, em média 25 a 30% mais rápido que o meu PC Quad core 2.6 com 8 gigas rodando Win7. Fora que a placa de vídeo do PC é muito melhor que a do iMac. O PC só ganha em performance em jogos (aqui no meu caso)

4) Se precisar MESMO rodar algo WIN, pode usar sem medo o Parallels Desktop que roda perfeitamente e com ótima performance.

Desvantagens:

1) É "caro". Será ? Se você comprar um notebook PC "top" vai pagar tanto ou mais que um MacBook. Comparar o preço de um MacBook Air com um Netbook HP é sacanagem. A qualidade FISICA do equiamento é muito diferente. Um MacPro é caro ? Sim e não. Veja quanto custa um server decente de marca, e depois me diga. Novamente, comparar um MacPro com aquele micro montado não se aplica se você não comprou um gabinete Thermaltake dos mais caros (uns mil paus só o gabinete), uma Placa mãe TOP, uma fonte Zallman de 600 ou 700 W RMS, Memórias Kingston (no mínimo), HD's Fujitsu (ou Seagate Barracuda) server grade, um teclado Logitech a sério, um mouse Elecom Scope Node a Laser e uma placa de vídeo a altura. Agora se você comprou uma placa mãe Gigabyte de 200 pratas, uma fonte Seventeam (nem comento sobre coisa mais barata), HD Samsung, teclado/Mouse Clone e uma placa de vídeo GeForce genérica de 256 ou mesmo de 512, não tente comparar.

É a mesma coisa de você querer comparar um Honda Civic com uma Mercedes. O Honda é um ótimo carro, mas a Mercedes mata a pau.

2) Você está na mão da Apple.

3) O software pode ser mais complicado se se conseguir. Mas pode acreditar que tem TUDO.


Fora isso, a escolha PC/Mac é muito pessoal. É que nem religião ou preferência sexual. Cada macaco no seu galho.... Dá para viver com qualquer um dos dois ? Claro que dá. A escolha é de cada um.

Mas sejamos sinceros, quem aqui não gostaria de ter uma Mercedes, um Jaguar ou um Porsche ? Vai dizer que prefere ficar andando de Gol, Kia, Honda ? Me engana que eu gosto hahahaha   :D


Espero ter ajudado, só comentei por comentar.





Obs final:

Para os de mente mais aberta, há a opção PC/Linux, que funciona muito bem, se você não depende de programas específicos de Windows. Existem bons programas para uso em fotografia para Linux, como o Gimp, o Gwenview, o Bible, o UFRaw e por aí vai. Mas tem gente que não gosta (seja por qual motivo for, não vem ao caso). Eu uso sem problema se precisar, mas meu uso para Linux é outro, em servidores pesados, ou em configurações especiais de acordo com as necessidades de clientes.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2011, 11:29:47 por Antonio Fernando Shalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:13:47
Olha, eu escutei pessoas que passando alguns anos usando e recebendo as atualizações do macosx, a Apple simplesmente cessa as atualizações para os hardwares mais antigos.

Isso não é bem assim. A Apple parou de desenvolver para as plataformas PowerPC somente. Os novos OS, do Snow Leopard em diante só rodam em Intel, e terão todas as atualizações  possíveis, enquanto a Apple usar Intel (o que deve ser definitivo).

Os PowerPC podem usar no máximo o Leopard (10.5) e o Leopard continua com as atualizações normais. Os mais antigos como o Tiger (10.4) tem raras atualizações de segurança. Mas isso não é exclusivo da Apple. A MS não dá mais suporte para o Win 95/98 e em breve vai cessar o do XP.

 :ok:


lemoce

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:26:56
Vlw Shalders pelo esclarecimento.

 :)


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2011, 12:22:36
Já trabalhei muito com um OSX com 2 LCDs de 15". Era show de bola na época! :D

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #14 Online: 17 de Novembro de 2011, 13:35:32
Por experiencia própria:

Lido com informatica desde 1983... Isso mesmo, pré história, era dos 8-bits huahuahua... Trabalhei ou usei quase de tudo, desde coisas estranhas quanto TRS-80, Apple-II, MSX, Commodore, passando por Sun Sparc, IRIS, IBM Risc 6000, Amiga, PCs em todas as suas encarnações (XT,AT 286,386,460 ... até os Quads, Xeons, Opterons,i5,i7) e os Macs, Classic, Quadras, G3,G4,G5 (ainda tenho dois Cube G4 haha) e aqui em casa tenho um iMac 24, um MacMini Core2 e um outro i7, e de PC tenho um note Toshiba maneiro e um servidor que uso para trabalho Intel Quad 2.8 com placa Intel DP43TF. Então acho que me qualifico para falar  :D :D :D

Mas deixemos de baboseiras e vamos aos fatos:

Apesar do Windows 7 ter sido um enorme avanço em cima do XP e do famigerado Vista, em termos de estabilidade, continua sendo o Windows, com todas as suas vantagens e desvantagens. Vou me manter focado em PC-Windows e não em PC-Linux que é outro departamento ok !

Vantagens PC/Win

1) Barato. Monta-se uma boa máquina por menos.

2) Popularidade. Fácil de conseguir programas. Tem de tudo, para todos os gostos.

Desvantagens PC/Win

1) Segurança. O Win é, como todos sabem, muito sucetível a virus e hacks.

2) Performance. O Windows é inerentemente LENTO. O gerenciamento de entrada e saída do sistema operacional é muito ineficiente. Junte a isso o fato de você ter que rodar um antivirus o tempo todo e não precisa raciocinar muito pra entender.

3) Estabilidade. Sim, estabilidade é um problema sério, pelo fato de haver um zilhão de modelos diferentes de placas-mãe, de áudio e de vídeo. É muito difícil para a Microsoft manter a coisa toda 100% estável com a enorme quantidade de chipsets completamente diferentes. Na teoria, os fabricantes dos hardwares deveriam tomar conta dos drivers e garantir o funcionamento, mas na prática a coisa não é bem assim. É muito difícil manter as coisas 100% alinhadas entre os fabricantes de HW e a MS. Quem nunca teve problemas com drivers ? Já reparou a quantidade IMENSA de atualizações dos drivers de vídeo da NVIDIA por exemplo ? Tem driver novo a cada 5 minutos quase hahaha ! Tem placas de vídeo da ATI (hoje AMD) que não funcionam em placas-mãe com chipset da VIA, e teoricamente deveriam... E por aí vai. A verdade é que o mundo pc é uma zona total. Mas tem seus prós e contras como tudo.


Macs (vou comentar apenas sobre os Mac INTEL, já que os PPC estão fora de linha, e vou assumir que o sistema é 10.5 ou superior. 10.5 é o Leopard, 10.6 Snow Leopard e 10.7 Lion)

Vantagens:

1) Segurança. O MacOSX é um UNIX. Ponto. Na verdade um BSD com uma baita interface com o usuário. Não dá para criticar o BSD em termos de SO. Quem conhece sabe disso.

2) Estabilidade. Se algo crasha, provavelmente o culpado é o programa e não o SO. Uso direto e conto nos dedos as vezes que alguma coisa deu pau. Isso vem do fato de tanto o hardware quanto o SO serem produzidos pela Apple. Eles sabem exatamente quais os chipsets que usam e tem todo o ambiente sob controle total. Show.

3) Performance. Qualquer Unix, principalmente os BSD ou Linux tem um gerenciamento de entrada e saída muito eficiente, fora o gerenciamento de memória. Isso dá VELOCIDADE. O meu iMac 24 tem 4G de ram e processador de 2.8 e roda o Silkypix, Photoshop e o Cucusoft Video Converter, em média 25 a 30% mais rápido que o meu PC Quad core 2.6 com 8 gigas rodando Win7. Fora que a placa de vídeo do PC é muito melhor que a do iMac. O PC só ganha em performance em jogos (aqui no meu caso)

4) Se precisar MESMO rodar algo WIN, pode usar sem medo o Parallels Desktop que roda perfeitamente e com ótima performance.

Desvantagens:

1) É "caro". Será ? Se você comprar um notebook PC "top" vai pagar tanto ou mais que um MacBook. Comparar o preço de um MacBook Air com um Netbook HP é sacanagem. A qualidade FISICA do equiamento é muito diferente. Um MacPro é caro ? Sim e não. Veja quanto custa um server decente de marca, e depois me diga. Novamente, comparar um MacPro com aquele micro montado não se aplica se você não comprou um gabinete Thermaltake dos mais caros (uns mil paus só o gabinete), uma Placa mãe TOP, uma fonte Zallman de 600 ou 700 W RMS, Memórias Kingston (no mínimo), HD's Fujitsu (ou Seagate Barracuda) server grade, um teclado Logitech a sério, um mouse Elecom Scope Node a Laser e uma placa de vídeo a altura. Agora se você comprou uma placa mãe Gigabyte de 200 pratas, uma fonte Seventeam (nem comento sobre coisa mais barata), HD Samsung, teclado/Mouse Clone e uma placa de vídeo GeForce genérica de 256 ou mesmo de 512, não tente comparar.

É a mesma coisa de você querer comparar um Honda Civic com uma Mercedes. O Honda é um ótimo carro, mas a Mercedes mata a pau.

2) Você está na mão da Apple.

3) O software pode ser mais complicado se se conseguir. Mas pode acreditar que tem TUDO.


Fora isso, a escolha PC/Mac é muito pessoal. É que nem religião ou preferência sexual. Cada macaco no seu galho.... Dá para viver com qualquer um dos dois ? Claro que dá. A escolha é de cada um.

Mas sejamos sinceros, quem aqui não gostaria de ter uma Mercedes, um Jaguar ou um Porsche ? Vai dizer que prefere ficar andando de Gol, Kia, Honda ? Me engana que eu gosto hahahaha   :D


Espero ter ajudado, só comentei por comentar.





Obs final:

Para os de mente mais aberta, há a opção PC/Linux, que funciona muito bem, se você não depende de programas específicos de Windows. Existem bons programas para uso em fotografia para Linux, como o Gimp, o Gwenview, o Bible, o UFRaw e por aí vai. Mas tem gente que não gosta (seja por qual motivo for, não vem ao caso). Eu uso sem problema se precisar, mas meu uso para Linux é outro, em servidores pesados, ou em configurações especiais de acordo com as necessidades de clientes.


Muito obrigado pelo comentario, ajudou muito, muito mesmo!  :D
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.