Autor Tópico: Velocidade do disparo nas Axx  (Lida 2410 vezes)

Ronaldo Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
    • http://
Online: 29 de Janeiro de 2005, 22:12:09
Há como agilizar o tempo de disparo da foto numa A95? Gostaria que a cam ignorasse o autofoco e que tirasse a foto tão rapidamente quanto é numa câmera convencional. É impossível tirar uma foto-surpresa com 2s de delay entre o shutter e a foto... <_<

Aliás, isso é característica de câmeras digitais? Minha experiência com digicams se resume a dois modelos Axx, e encontrei esse problema nas duas...


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2005, 22:31:24
Eu não acho tão lento, é só travar o foco, tempo e abertura que o delay diminui bastante.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Ronaldo Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
    • http://
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2005, 23:26:27
Eu ainda num entendo patavinas dos controles manuais, poderia me explicar quais valores e em quais parâmetros eu devo mexer?


Morfeatire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2005, 01:25:46
o que vc pode fazer é configurar a camera para uma distância hiperfocal de acordo com a abertura que vc estiver usando (isso vai ter que ser feito com foco manual) ... ver +- a luz do ambiente e fotografar.

delay sempre existe em compactas digitais. Pra não ter delay ou vc vai de filme ou de dslr (delay desprezível)... existem compactas com o delay aceitável tb.

agora quanto à distância hiperfocal só me falando de qual Axx estamos falando....
Canon Powershot G6
Mini Tripé+WT395+CF256+Bag+CA-560+objetiva Minolta Rokkor 1:1.4 (êeeee esta não vinheta)+ adaptador phayee 52mm + PL

na fila: hood de borracha, flash externo, mochila jabuti e gadgets mil

álbuns de fotos
minha galeria (desenhos)


Ronaldo Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
    • http://
Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2005, 13:01:41
Então, minha câmera é a A95.


Morfeatire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2005, 16:26:09
com F4.5 , coloque a lente em wide e o foco manual em um toquinho acima de 2m (2.27m (lol)).

use flash, coloque em AV e vai de boa...
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2005, 16:32:50 por Morfeatire »
Canon Powershot G6
Mini Tripé+WT395+CF256+Bag+CA-560+objetiva Minolta Rokkor 1:1.4 (êeeee esta não vinheta)+ adaptador phayee 52mm + PL

na fila: hood de borracha, flash externo, mochila jabuti e gadgets mil

álbuns de fotos
minha galeria (desenhos)


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2005, 09:55:48
MEsmo fazendo isso há uma certa lentidão nas compactas digitais. Vc pode comparar estes tempos de atraso entre os diversos modelos no site dpreview. Lá vc encontra uma tabela com os tempos de atraso (lag shutter) de cada modelo. Como isso vinha me incomodando (tiro muitas fotos de crianças, e o lag shutter alto dificulta o registro das cenas pois criança normalmente não pára para fazer pose) acabei comprando outra câmera digital onde este tempo é mínimo. Trata-se da Sony V1. É bem mais rápida que as demais. Tem alguns problemas mas a velocidade dela é boa, não chegando a incomodar não...


Ronaldo Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
    • http://
Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2005, 19:36:31
Obrigado a todos pela ajuda!

Estou brincando com os valores manuais que o Morfeatire passou, enquanto não me acerto direito vou usando aquele modo da A95 [que acabei de descobrir] especial prá fotos de crianças e animais [acho que ele até é documentado assim], que tem lag mínimo.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2005, 23:59:17
Que legal, não sabia que a A95 tinha esse modo, achei que era só na A5xx. Você tem idéia de como funciona?  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Ronaldo Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
    • http://
Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2005, 12:54:03
Algumas das cams da série Axx tb tem esses modos "scenes". Lembro de ter visto alguns na A75.

A A95 tem os modos neve, praia, fogos de artifício, subaquático, interior, crianças & animais, fotografia noturna e folhagem. O modo "crianças & animais" é ajustado prá tirar a foto o mais rapidamente possível prá não perder a cena. Configurando esse modo sem flash a foto sai quase instantâneamente.


oijulia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
    • http://oijulia.multiply.com/photos
Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2005, 16:00:36
Citar
Vc pode comparar estes tempos de atraso entre os diversos modelos no site dpreview. Lá vc encontra uma tabela com os tempos de atraso (lag shutter) de cada modelo.

Eu já revirei o dpreview e não achei essa tabela!

Alguém pode me dizer onde ela está??

Elder?
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2005, 16:00:51 por oijulia »


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2005, 18:41:14
OiJulia,

A maioria das cÂmeras no site possui este dado (pelo menos eu sempre achei as que eu procurei). qD VC CLICAR NA CÂMERA APARECE uma tela com a foto da câmera e vários dados abaixo. Um dos primeiros dados é "In-depth review", dentro de "more informatiopn".
Dentro desta opção acesse "timing and performance".
PAra a câmera Sony V1 os dados são estes:

Action Details Time, seconds
Zoom from Wide to Tele Full zoom from 34 mm to 136 mm (4 x) 2.5
Auto Focus LAG Wide angle 0.3 - 0.5
Auto Focus LAG Telephoto 0.5 - 1.3
Shutter Release LAG Using Viewfinder <0.1
Shutter Release LAG Using LCD Monitor 0.1
Total LAG Wide angle ~0.4
Total LAG Telephoto ~0.5
Off to Shot Taken Wide angle 3.2

Creio que as cÂmeras novissimas demorem pra ter esta análise. Dê uma olhada e veja se encontra para a cÂmera que vc quer.