Autor Tópico: Brigando com o foco...  (Lida 1310 vezes)

Skywalker

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Novembro de 2011, 23:24:51
Companheiros, boa noite!

Sou um novato nesse maravilhoso mundo da fotografia, tendo adquirido recentemente uma DSLR(Canon Rebel T3). Desde então tenho pesquisado bastante sobre técnicas e tal, no entanto estou tendo MUITA dificuldade com o FOCO.

Tenho clicado muito com a lente 50mm 1.8 e mesmo com a abertura máxima(buscando maior profundidade de campo) não consigo um controle satisfatório do foco do primeiro plano. Muitas vezes tiro a foto, que parece ter ficado boa no lcd da cam, e quando baixo no computer verifico que o foco não está onde eu realmente gostaria.

Já verifiquei minuciosamente o manual da câmera e não obtive respostas claras para esse desafio. Segue um exemplo de uma foto pela qual estou "apanhando" no corredor polonês:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=63793.0

Nessa foto, deixei todos os pontos de foco ativos e mesmo assim ficou confuso...tentei melhorar me movendo para frente e para trás(já que a lente é fixa) e não consegui melhores resultados...

Portanto, sendo um pouco mais objetivo, pergunto:

=> O que devo fazer para ter controle total e eficiente do foco no momento do click? É a configuração da cam? O uso correto dos pontinhos? O foco deve ser "travado"? Ou essa lente não ajuda?

A título de exemplificação, como devo proceder para, em um retrato por exemplo, travar o foco nos olhos? Apenas direcionando um pontinho de foco ativo?? Até tentei isso porém não consegui êxito...


Agradeço antecipadamente pelas contribuições!

Sds.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2011, 23:26:52 por Skywalker »
Sony A7rII / Lentes Sony Zeiss / Lentes Manuais


http://olhosdevidroexp.blogspot.com.br


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2011, 23:31:52
Skywalker, fotografando com a abertura mínima que se consegue uma maior profundidade de campo  :ok:
Experimente colocar o ponto de foco no central. Foque, depois faça o enquadramento e clique. As vezes quando se deixa no automático, a câmera seleciona outro ponto de foco


Fabio Branco

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2011, 23:50:33
Cara, vamos lá... primeiramente, como nosso amigo citou, vc esta invertendo a parada... Lembra da regrinha... Quanto maior a abertura, menor a profundidade de campo . Isso significa que numa abertura grande, como f/1.8, vc vai desfocar quase toda a foto... dando nitidez praticamente so no ponto de foco. Numa foto fechada de um rosto (foco sempre no olho), a boca sairá desfocada. Ja com uma abertura f/11, por exemplo, vc terá maior profundidade de campo... na foto da guitarra, que citou, vc usou uma abertura f/3.2... isso ja gera um grande desfoque fora do ponto de foco... outro detalhe foi a velocidade que usou... 1/5s em ISO 200. Quando for assim, jogue esse ISO pra uns 640, 800 e aumente a velocidade pra 1/50s ou 60... use no mínimo 1/30s com o IS ligado, mas procure evitar... 50 ou 60 está ótimo. Quanto ao ponto de foco, escolha um vc, não a câmera. Escolha o ponto central e foque onde desejar... trabalhe foco e enquadramento... o botão de disparo tem dois estágios. O primeiro foca e o segunda faz a foto, certo? Ligue o BIP do foco que ajuda tbm. Bom treino e boas fotos cara. Ah, e essa lente é ótima, viu... uma lente com uma ótima nitidez e abertura... é questão de costume mesmo. Abçs.  :ok:


Skywalker

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2011, 10:16:47
Pedro e Fabio obrigado pela ajuda.

Realmente fiz confusão com a abertuta ja que a relação é numericamente inversa.

Vou fazer novas tentativas e compartilharei os reultados.

Qto a questão da ISO, até q nível vcs consideram a manutenção de uma ótima qualidade na imagem?
Sony A7rII / Lentes Sony Zeiss / Lentes Manuais


http://olhosdevidroexp.blogspot.com.br


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2011, 12:35:39
Sky, vc não me respondeu no outro tópico minhas indagações: "Será que isto não se deveu a uma superposição dos filtros PL e ND8? Porque foram usados? São filtros de boa qualidade?" Estes fatores também podem ter influenciado nos maus resultados de foco. Em relação ao ISO, câmeras mais modernas têm sensores que permitem fotografias com ISO mais elevado, mas eu particularmente não passo de 400 quando se espera nitidez excelente. Abçs.


Skywalker

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2011, 12:55:05
Grande Bretas!

Então, acabei colocando os filtros em função do reflexo causado pela luz do local onde estava fotografando. As primeiras fotos que tirei sem os filtros apresentavam partes superexpostas nos reflexos. Não sabia que a utilização do filtro poderia prejudicar o foco...

Bom, acho que aprendi algumas lições que poderão me auxiliar nas próximas fotos: trabalhar com aberturas menores, maior velocidade e, se necessário, compensar na ISO. Correto??

Sds.
Sony A7rII / Lentes Sony Zeiss / Lentes Manuais


http://olhosdevidroexp.blogspot.com.br