Autor Tópico: Desfocando o fundo com S5000  (Lida 2263 vezes)

mauvanju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • http://mauvanju.multiply.com/photos
Online: 29 de Janeiro de 2005, 23:21:18
Pessoal, não estou conseguindo desfocar o fundo usando a S5000, alguém que a tenha  pode me dar umas dicas de programação (abertura x tempo), tenho que usar programação manual? que distância do assunto? que tipo de foco?  :huh:  desde já valeu !


Morfeatire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2005, 02:05:55
a maior distância focal possível (o máximo de zoom que vc puder usar no momento) e a maior abertura que conseguir para aquele zoom (o menor número de abertura)

não importa o tipo de foco desde que ele esteja sobre o assunto a ser fotografado.

Outra coisa é  que quanto mais próximo o seu objetivo, mais desfocado o fundo fica.
Canon Powershot G6
Mini Tripé+WT395+CF256+Bag+CA-560+objetiva Minolta Rokkor 1:1.4 (êeeee esta não vinheta)+ adaptador phayee 52mm + PL

na fila: hood de borracha, flash externo, mochila jabuti e gadgets mil

álbuns de fotos
minha galeria (desenhos)


Guerra

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2005, 09:48:30
Fique o mais próximo possivel do assunto a ser fotografado e use grandes aberturas tipo F2.0.
Canon Rebel XTi | Grip BG-E3 | Tamron 28-75mm | Canon EF-S 17-85 IS | Canon EF-S 18-55 | Mochila Macaco Pró | Tripé Vélbon CX660 | e outras tralhas


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2005, 15:11:27
Mauvanjo,

Tudo isso que o Morfeatire e o Guerra falaram é o suficiente. Eu tb tenho uma S5000 e demorou pra conseguir dar este tipo de efeito com a digital em função dela ter uma profundidade de campo maior do que uma câmera de filme.

Se você estiver usando wide será bem mais difícil conseguir este efeito a não ser em macro. Então se for possível (depende da tua foto) aproxime do assunto (menos de 1m) de modo a usar a macro da câmera.

Como eu sou totalmente amador, estou relatando a maneira que eu já testei com esta câmera e deu o resultado que eu queria. Os mais experientes no assunto poderão ajudá-lo mais.

Exemplo:
Visitem meu flickr


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2005, 16:09:32
Uma das coisas consideradas ruins na S5100, por exemplo, é que a distância normal de foco dela começa a partir de 90 cm. Abaixo disso é necessário acionar o macro. Mas há possibilidade de se aproveitar disso, fazendo closes a uma distância inferior a 90 cm com o macro acionado, pois nesta situação o fundo é desfocado mais facilmente (como é o caso da foto acima). Na maioria das câmeras só dá pra obter este efeito abaixo dos 50 cm, pois acima disso o foco trabalha no modo "normal".
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Morfeatire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2005, 16:28:44
mas isso não é consequência de ter apertado o botão de macro...
é consequência do assunto estar mais próximo da lente... quão mais próximo, menor a profundidade de campo... macro ou não.
Canon Powershot G6
Mini Tripé+WT395+CF256+Bag+CA-560+objetiva Minolta Rokkor 1:1.4 (êeeee esta não vinheta)+ adaptador phayee 52mm + PL

na fila: hood de borracha, flash externo, mochila jabuti e gadgets mil

álbuns de fotos
minha galeria (desenhos)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2005, 19:34:47
O princípio básico para desfocar o fundo é usar a máxima distância focal, máxima abertura e mínima distância do objetivo, quanto mais essas características forem satisfeitas melhor será o desfoque do fundo. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2005, 21:32:08
Esqueci de mencionar o seguinte. Nesta foto eu consegui dar o efeito de "fundo desfocado" também pelo motivo do fundo está muuuuuuuuuuuuito longe do assunto.

Têm coisas que eu estou aprendendo agora com a digital que com a de filme nunca havia prestado a atenção. Vamos supor que você quisesse fazer esta foto em que você precise utilizar o máximo de abertura para aproveitar a menor profundidade de campo e está em um lugar com grande iluminação (tipo um dia ensolarado). Sua foto corre sério risco de ficar superexposta. Aí a pergunta: o que fazer?

Té+

Melão
PS.: Esse curso do Leo Terra promete, hein Leo? ;)  ahahah abraços!
Visitem meu flickr


Morfeatire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2005, 22:02:12
ou vc aumenta a velocidade até a exposição estar correta ou vc coloca filtros ND se a velocidade não for o bastante.

Dificilmente vai ter tanta iluminação que a velocidade não seja suficiente... geralmente os problemas com excesso de luz vem justamente qdo vc quer usar baixas velocidades (já que o diafragma das compactas fecha tão pouco) não grandes aberturas...
Canon Powershot G6
Mini Tripé+WT395+CF256+Bag+CA-560+objetiva Minolta Rokkor 1:1.4 (êeeee esta não vinheta)+ adaptador phayee 52mm + PL

na fila: hood de borracha, flash externo, mochila jabuti e gadgets mil

álbuns de fotos
minha galeria (desenhos)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2005, 23:09:17
Hehehhe.
Bom Melão, aumente a velocidade... :)

Bom espero que o workshop ajude bastante o pessoal. :)
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2005, 23:11:13 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


mauvanju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • http://mauvanju.multiply.com/photos
Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2005, 02:10:48
Valeu pessoal, vou fazer algums testes, hoje segunda!

Pena que estou em Belém e não vai dar para fazer o workshop do Leo, bem que ele poderia preparar um material didático e vender pra gente que mora longe de SP/RJ. (apreçinho camarada é claro  :P  :D )


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2005, 12:38:23
Bom,

Eu tenho uma S5000. Realmente esse efeito de profundidade de campo é bem dificil com ela, a não ser que seja com o fundo bem longe (como na foto mostrada aqui).

O que eu tenho feito é desfocar por meio do Photoshop, que fica bem razoável. Tem coisas que, se a camera não faz, a gente faz no PS! :-)

Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!