Autor Tópico: [OPINIÃO] - Por que contratar um profossional?  (Lida 6272 vezes)

sergiomarreiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
    • Sérgio Marreiro on Flicker
Online: 22 de Novembro de 2011, 17:18:29
Imagine que você cozinha muito bem. Vai num restaurante e pensa "bem, esse prato eu faço em casa e sai muito mais barato". Você está certo de pensar assim. Isso também vale pra fotografia. Por que pagar caro por uma coisa que você mesmo pode fazer?

Por que contratar um profissional?

Não vou defender aqui sobre equipamento profissional nem curso específico no exterior. Todas as fotos abaixo foram feitas com máquina profissional. Grande parte dos problemas atuais dos fotógrafos vem da idéia de que se cobra caro pela fotografia porque o fotógrafo profissional usa equipamento profissional. Outro equivoco é supor que se fulano, que não é profissional, fizer as fotos por apenas 10% do valor de mercado estará, estão, desvalorizando a profissão. Na verdade, a grande maioria das pessoas que contrata um fotógrafo por 10% só o está fazendo porque não poderia pagar o valor de mercado. Estão, na verdade, aumentando o mercado de trabalho. Onde não haveria fotógrafo algum, há agora algum. Mas cuidado, mesmo pra isso existem casos e casos.

Para ilustrar, encontrei alguns exemplos que eu pudesse usar, sem ofender ninguém, afinal todas estão boas em algum sentido.

Foto amadora. Não é ruim. É uma mulher bonita no campo. A foto é amadora porque o fotógrafo não soube fazer bom uso dos recursos a disposição para ajudar a retratar a sensualidade do modelo. Nota-se que ele tentou criar a sensualidade fotografando o decote por cima da modelo e mantendo-o no centro do enquadramento:
http://richardjayphoto.deviantart.com/art/Anya-Dear-Hunting-I-265916873

O profissional está alí para garantir que a parte destinada a ele, saia sem problemas. Que ele resolva todos os problemas inerentes a profissão para os outros ficarem tranquilos com seus afazeres. Assim, por exemplo, você pode fazer sua festa sem se preocupar com as fotos, enquanto o profissional vai fazer o que ele sabe fazer melhor, não somente fotografar os convidados, grupos, pessoas dançando, mas o clima geral, os enfeites, o lugar e sempre com um pouco de ética pra não fazer fotos incovenientes, ainda assim garantindo qualidade técnica e estética.

Somente partindo daí é podemos então seguir com as minúcias de cada profissão. Um cozinheiro que recebe melhor pelo seu trabalho, presta mais atenção no que está fazendo, faz com mais prazer e sua comida fica mais saborosa. Há também os custos para manter uma cozinha limpa e organizada, usar temperos e ingredientes frescos etc. Isso melhora a qualidade no geral.

O mesmo vale para o fotógrafo, aquele momento que ele está registrando é único, ele tem que estar atento para garantir que as fotos contenham, no mínimo todos os instantes importantes do evento. Todas as pessoas tem que sair bem na foto, sem gírias.

A fotografia profissional lida com a objetividade. Está em foco? Tá bem iluminado? As cores estão bem balanceadas? O enquadramento segue as regras de composição? Para cada pergunta é um sim ou não. Simples, e o fotógrafo profissional experiente resolve estes problemas com mais agilidade e tranquilidade, deixando todos a vontade enquanto ele toma conta de tudo.


Foto profissional. É bem melhor que a anterior no uso dos recursos e na produção, enquadramento e relação com a modelo. A foto está rigorosamente dentro de critérios profissionais. O deslocamento assimetrico dá um ar mais jovial que mantem a beleza da modelo, mas não causa nenhum clima:
http://jirvinphotography.deviantart.com/art/Chelsee-267206380

Por que contratar um artista?

O artista é outro tipo de profissional. Além do peso de ser um profissional, tem que lidar com a subjetividade. Emoções, sentimentos e antes de tudo, sua visão única sobre o mundo. Quando se contrata um profissional, espera-se, no mínimo, um trabalho de qualidade. Quando se contrata um artista, vai muito além de um trabalho de qualidade, espera-se a interpretação e decodificação, espera-se intencionalidade na resolução de problemas de fundo filosófico e emocional. Uma foto de artista nunca é só a imagem registrada, é a intervenção intencional. Tudo para o artista é uma questão, um problema que deve ser investigado. Ele não vai desistir enquanto não fizer a foto que traduza o máximo possível daquilo que ele está investigando. Cada foto traz consigo o peso das relações do individuo com a sociedade, do ego, superego, da vida e da morte, ou simplesmente a leveza a poesia e o esquecimento. Perda e permanência.

A foto artistica pode ditar a diferença, por exemplo entre nudez e sensualidade, entre registrar o momento e resgatar emocões, entre o nítido e o belo, entre mostrar escancarado e ser misterioso. O artista é um ser estético, precisa pensar esteticamente. Isso vale para cada foto dele. Demanda mais tempo e por isso, mais estudo, mais sensibilidade e por isso, o resultado vale mais.

Foto artística. A nitidez e as cores naturais são sacrificadas para dar romance, mistério e aumentar o grau de sensualidade na escolha do enquadramento e diálogo com a medelo. Neste caso, o não contato direto com os olhos dá ainda uma sensação lânguida que combina combina com a maquiagem e o cabelo. O fotógrafo aproveitou as expressões de mãos e do rosto da modelo com muito sucesso.
http://hattiewatson.deviantart.com/art/Alone-184178548?q=gallery%3Ahattiewatson%2F26168513&qo=34

Claro que é possível achar exemplos tanto mais amadores ou mais artisticos que estes, mas os que juntei já servem para dar início ao pensamento da função do fotógrafo. Se for contratar um amador, considere um aspirante a artista. Pelo menos ele vai tentar sair do comum. Se vai contratar um profissional, veja a qualidade técnica dele em relação ao custo. Se você for contratar um artista é porque gosta da visão dele, porque se indentifica de alguma forma, poque suas fotos tocam você de uma forma diferente que os demais. Porque ele não registrará um momento, mas criará um resgaste do inapreensivel sentimento vivido, novamente, da perda e da permanência das coisas.

Eu sou artista-plástico muito antes de ser fotógrafo. E entendo muito mais de arte em geral do que fotografia em específico. Um dia então comprei uma snapshot de 5 megapixel há alguns anos e me apaixonei pela fotografia digital, hoje divido aqui minha paixão com quem quiser. Pra quem tiver curiosidade sobre o que eu fazia antes de fotografar, pode dar uma olhada aqui http://sergiomarreiro.deviantart.com/.

Nesta foto, a energia elétrica do apartamento caiu. Na falta da iluminação profissional que levei, usamos a luz natural que vinha da janela.
http://sergiomarreiro.files.wordpress.com/2011/11/img_5517.jpg

Quanto ao cozinheiro, bem, eu não entendo nada de cozinha.

Nota: Este é um artigo publicado em http://sergiomarreiro.wordpress.com/2011/11/12/o-cozinheiro-o-fotografo-e-o-artista/.

« Última modificação: 21 de Janeiro de 2012, 14:30:59 por Leo Terra »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2012, 18:32:33
Interessante o tema. Nos mostra que tão importante quanto a camera, é o dedo que aperta o botão.
Muitas vezes, sou abordado por familiares, amigos, ou até mesmo estranhos, que sempre vêm com o mesmo papo:
"Oi, mike. Gosto muito de tirar fotos, e sei que você fotografa casamentos. Você não tá precisando de um ajudante, ou segundo fotógrafo?"

Com esse artigo, ganhei mais um argumento pra dizer não! :D


lucas alcalde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • XRides
Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2012, 19:01:28
Muito bom o artigo Sergio. Não sou fotógrafo profissional mas ternho pesquisado e estudado muito a respeito pra um dia ser chamado assim. Concordo com a sua comparação entre fotogrfia e comida, e realmente é dificil achar pessoas que paguem o preço que um foto realmente vale. Acredito que pra isso voce precisa ter um estilo unico, seja ele artistico, abstrato e etc.

L
www.xrides.com.br
O melhor do mountain biking no Brasil!


Camila.Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2012, 11:00:29
gostei muito do artigo e concordo com a sua opinião, parabéns!