Autor Tópico: Adaptação de Filtros ND  (Lida 1502 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 25 de Novembro de 2011, 15:29:52
Pessoal, hoje tive um estalo daqueles que dão de vez em quando e não temos certeza se vai funcionar.

Estava pensando em comprar um filtro Fader ND pra filmagens com DSLR já que é bem chato ficar trocando de filtro em cada situação de luz.

Mas como é um filtro caro, é inviável comprar um pra cada lente.

Estava pensando hoje em comprar 1 no maior de diâmetro de lente que tenho (77mm) e comprar adaptadores de rosca pras lentes menores...

Por exemplo, de 52mm pra 77mm, 58-77 , 72-77 e por aí vai...

A pergunta é: o filtro funcionaria corretamente numa lente com menor diâmetro de filtro? Não vejo problema aparente isso....

Se alguém tiver experiência sobre isso e quiser compartilhar agradeço...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2011, 16:14:24
ninguém já testou isso?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2011, 22:41:54
Luciano, nunca li nada a respeito.
Mas vou fazer uma observação, que acredito que vc já deva ter parado para pensar...

Quando se coloca o filtro diretamente na lente, sem adaptações, ele fica bem próximo ao elemento frontal. Mas, ainda há uma 'camada de ar' para a luz atravessar logo após ser polarizada/filtrada/roubada (ND).
Com o uso de vários stepdowns a 'camada de ar' ficará ainda mais espessa, podendo afetar a polarização/filtragem, mas no caso de roubo (ND) confesso à vc que me fica a dúvida se se perde ainda mais luz com essa 'camada de ar' maior a ser atravessada pela luz. Em tese, sim. Mas na prática não sei. E ainda que se perca luz, a questão é: quanto??????
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2011, 23:13:07
Luciano, nunca li nada a respeito.
Mas vou fazer uma observação, que acredito que vc já deva ter parado para pensar...

Quando se coloca o filtro diretamente na lente, sem adaptações, ele fica bem próximo ao elemento frontal. Mas, ainda há uma 'camada de ar' para a luz atravessar logo após ser polarizada/filtrada/roubada (ND).
Com o uso de vários stepdowns a 'camada de ar' ficará ainda mais espessa, podendo afetar a polarização/filtragem, mas no caso de roubo (ND) confesso à vc que me fica a dúvida se se perde ainda mais luz com essa 'camada de ar' maior a ser atravessada pela luz. Em tese, sim. Mas na prática não sei. E ainda que se perca luz, a questão é: quanto??????
Abç,

x2

Eu estava pensando a mesma coisa, mas me preocupa a distância do filtro/lente e o "para-sol" que vai ficar os vários adaptadores.

Eu pensei em fabricar vários adaptadores em aluminio de 77 para 58, 77 para 67, assim por diante de maneira que mantivesse o filtro o mais próximo da lente para meus filtros ND de 77mm. Não calculei os custos, mas sei que fabricar um é um preço, fabricar cinquenta o custo unitário fica bem menor.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2011, 09:07:18


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2011, 11:46:27
Luciano, nunca li nada a respeito.
Mas vou fazer uma observação, que acredito que vc já deva ter parado para pensar...

Quando se coloca o filtro diretamente na lente, sem adaptações, ele fica bem próximo ao elemento frontal. Mas, ainda há uma 'camada de ar' para a luz atravessar logo após ser polarizada/filtrada/roubada (ND).
Com o uso de vários stepdowns a 'camada de ar' ficará ainda mais espessa, podendo afetar a polarização/filtragem, mas no caso de roubo (ND) confesso à vc que me fica a dúvida se se perde ainda mais luz com essa 'camada de ar' maior a ser atravessada pela luz. Em tese, sim. Mas na prática não sei. E ainda que se perca luz, a questão é: quanto??????
Abç,

pois é... eu também pensei em algo assim... pra falar a verdade não acho que interferirá tanto na questão...

sobrando uma grana vou comprar um filtro desses e uns adaptadores pra testar... lembrando que a idéia é pra vídeo e não pra foto, espero que seja imperceptível o problema (se é que existe um) ...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2011, 19:53:14
Lembrei de um sistema.

Já li que os ND's graduados não são bons. Mas os 'inteiros' não sei dizer: http://www.cokin.co.uk/index.htm

Se procurar no e-bay, desconfie de preços muito baratos. Existem falsificações desse sistema lá.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2011, 08:26:38
parece ser uma boa idéia... vou me informar melhor com calma...