Autor Tópico: Iluminação Tabajara  (Lida 3065 vezes)

Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Novembro de 2011, 03:57:55
Há alguns dias li aqui no forum uma indicação de livro sobre iluminação (luz - Ciência e Magia). Fiquei encantado com o que li, mas para colocar em prática as coisas que mais me interessaram no livro eu precisaria gastar um boa grana comprando iluminação, que ainda não conheço bem.

Dai surgiu a idéia que acredito deve passar pela cabeça de todos que iniciam na fotografia: vou fazer um conjunto de iluminação para ver no que dá. Se der certo aprendo e com o tempo compro o material de forma consciente. Se não der, paciência.

Parti então para a "luta". Primeiro procurei por duas caixas de papelão que tivessem as dimensões para a minha proposta (encontrei uma com 43 x 41 x 17cm e em seguida outra, bem maior, com 85 x 46 x 32cm).

Depois disso fui para um armarinho (como chamamos  papelaria Espírito Santo). Acreditei que lá algumas idéias surgiriam. Dito e feito. Comprei por lá algumas coisas e finalizei a compra em um material de construção. (veja abaixo a lista com item, quantidade e preço)

Caixa de papelão                                   2 unidades   0
Papel contact preto                      5 metros                  20
Bocal                                                   6 unidades   9
Parafusos P/ Bocal                                   6 unidades   0,3
Suporte em "L"                                   6 unidades   9
Parafusos-arruelas-porcas p/ suporte   12 unidades   2,5
Fio                                                    4 metros                   8
Tomadas                                                   4 unidades   10
Papel manteiga - 70 x 100 cm                   2 unidades   3,6
Cola p/ isopor - 400 ml                    1 unidade   9
Abraçadeiras                                   6 unidades   0,3
Papel laminado prata                   7 unidades   4,55
Total                                                                R$ 76,25

As lâmpadas não foram incluídas na lista. Utilizei fluorescente de 34W (o fabricante afirma que corresponde a de 120w e o custo da unidade é de R$ 15,00 - que posteriormente podem ser utilizadas em casa).

Antes de colocar essas lâmpadas utilizei para teste algumas que tinha em casa, de 20W. O resultado não ficou bom. Notem que em uma das fotos 3 lâmpadas são maiores que a quarta lâmpada. Se pudesse compraria lâmpadas ainda mais fortes que as de 34W, pena que são caras para ficar fazendo teste. Ao tentar fazer algumas fotos com as de 20W a máquina pedia muito ISO para dar o resultado esperado com uma velocidade de pelo menos 1/30.

Muito bem, voltando à construção das caixas, cortei as abas da caixa e as colei no fundo para dar mais sustentação, em seguida forrei o interior das caixas com o papel laminado prata. Passei então à parte elétrica. Fixei com os parafusos, porcas e arruelas  e o suporte em "L" para os bocais. Fiz as conexões elétricas e passei as abraçadeiras para que tudo ficasse arrumado e mais firme, evitando problemas. depois disso fiz os furos para passar as abraçadeiras para fora da caixa (seja para fixar no tripé (de partitura, aproveitado das aulas de violão), caso da caixa pequena, seja para um eventual suporte, caso da caixa grande, pendurada como normalmente fazemos com caixas de som em shows).

Percebam nas fotos que as caixas (notem que ainda não as chamo de softbox) contam com tomadas duplas, que denotam dois estágios em cada uma delas. A intenção é poder modular a intensidade da luz. Isso eleva o custo em cerca de 6 reais ao projeto (fios e tomadas). Vamos lá, se é para aprender então que seja.

Outro item que tentei perseguir foi um padrão de cor da luz, utilizei em todos os bocais lâmpadas do mesmo modelo e potência, e o papel fosco que fica na frente da caixa, dissipando a luz da lâmpada, também é o mesmo nas duas caixas.

Depois de testado forrei as caixas com papel contact preto, para dar um acabamento menos tosco (para falar a verdade a aparência ficou muito boa depois de terminado).

Agora é só reler o livro fazendo o máximo de exercícios possíveis e aprender o que puder. Quem sabe com o adiantamento de férias que está para chegar consigo comprar um kit de iluminação profissional.

Abraço e espero que a minha experiência possa ajudar a alguém.

Ps. não encontrei tópico semelhante no forum, talvez porque seja um assunto bem ultrapassado, ou que muitos tenham vergonha de abordar. Mas, como estou iniciando na fotografia, por achar que sempre vale a pena trocar experiência e que ainda que alguem já o tenha postado experiência semelhante, algumas particularidades do projeto podem ser aproveitadas, nem que seja para comparar os preços, razão pela qual compartilho.





















 
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2011, 08:48:07
Soprani, parabéns pelo tópico.  :clap:

Não há vergonha nenhuma. Muitos de nós fazemos nossas adaptações para melhor 'fabricar' ou modificar a luz. Muitos profissionais renomados também tem seus DIY (ou como gosto de chamar ATP - Adaptação Técnica Personalíssima). É que já existem sites específicos para essas adaptações e muitos recorrem a eles.

_______________

Agora vou tentar dar uma luz...rs

Se os testes práticos se revelarem infrutíferos, tente retirar parte da estrutura interna. É que tem muita coisa dentro da softbox. Bocais e fiação devem ficar para fora. Dentro mesmo, só deve ficar o bulbo da lâmpada.
De igual forma, tire o papel laminado. Use a parte mais brilhante do papel alumínio. Peque um pedaço 1/3 maior do que o necessário, amasse um pouco, desamasse com cuidado para não rasgar e cole na superfície interna da softbox. O alumínio tem mais reflexão que o laminado e os amassados servirão para suavizar ainda mais a luz.
Espero que dê tudo certo aí. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2011, 09:26:37
Show de bola.
Fez um DIY já pra galera que quer conhecer luz continua!!
Parabéns!!!


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2011, 17:32:50
 :ok: 

Uma dica, quando for comprar uma lampada fluorecente, fique de olho no IRC/CRI, quanto
maior melhor, se não me engano no Brasil as melhores são Phillips...
http://www.catalogosiluminacao.philips.com.br/catalogo/?section=1&item=3
Tem a Phillips Genie de 6500K e CRI 82

CRI/IRC http://www.fullspectrumsolutions.com/cri_explained.htm

A lampada ideal vai ter a temperatura de 5000 a 6000 Kelvin e CRI de 100, que tal o SOL?  :D
Se a temperatura for muito alta ou baixa se perde cores e/ou detona com o balanço dos canais RGB
e se o CRI for baixo vai ter falha no metamerismo.
http://photoshopnews.com/2005/04/20/metamerism-%E2%80%93-friend-or-foe/
« Última modificação: 23 de Novembro de 2011, 17:34:16 por Pictus »


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2011, 17:47:56
fiz propaganda desse tópico no twitter...  :D


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2011, 22:50:32
Prezados,

Agradeço pela força.

Assim que der posto uma foto ou outra com o uso da iluminação.

Abraço
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2011, 23:08:26
Turma,

Seguem os links para duas fotos tiradas com o uso da iluninação tabajara:




D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Allan Spada

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2011, 23:55:08
opa!gostei mto da sua ideia!tbm sou fissurado em DIY!estou fazenum ring flash!


http://www.flickr.com/photos/allan_spada/6397536891/in/photostream
minha modelo!rsrsrs
http://www.flickr.com/photos/allan_spada/6397536903/in/photostream/

tbm fiz um studio para aprender como c trabalha com aluz!
http://www.flickr.com/photos/allan_spada/6098664694/in/photostream/

http://www.flickr.com/photos/allan_spada/6039369378/in/photostream/

naun sei c vc ja tinha visto mais pode ajuda tbm!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204222578-soquete-duplo-luz-continua-com-suporte-para-sombrinha-_JM

vai postando as atualizações a pra gente vê! :worship: :worship: :worship:

Lomo La Sardina Mobius+Canon 40D+Grip/Canon T3+18-55mm+50 mm+Flash Canon 430 EX II+Sigma 15-30 DG e mais alguns filtros...
Fujifilme Finepix s4000



Neemias Praseres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Neemias Fotografias
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2011, 15:43:09
Muito show o tópico...  :worship:
Me deu uma luz literalmente para o que estou pretendendo fazer...   :clap:
Canon T2i kit 18-55mm | Lente Canon 50mm f/1.8


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2011, 16:28:37
Soprani... bacana o tópico e a iniciativa.
Quanto ao resultado das fotos.... a difusão de luz está bacana... mas faltou luz aí... uma abertura maior, exposição menor ou ISO mais alto resolvem.
Abs.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Dezembro de 2011, 01:02:15
Paulo,

Você tem toda razão. Contudo, acho que a falta de luz não está apenas na abertura, no ISO e no diafragma, infelizmente; nas primeiras fotos que tirei já fiquei meio pensativo se teria errado em algo na construção da iluminação, como por exemplo o papel manteiga no lugar do papel vegetal.

Estava com o o diafragma o mais aberto possível para minha lente, ISO alto (algo em torno de 1000 - embora digam que para a D7000 é aceitavel até 1600, mas eu evito) e a velocidade estava a ponto de ter que usar o tripé.

Vou aproveitar a minha "gambiarra" para aprendizado mas pode estar certo, assim que der meto dois SB 700 e vou fazer cara (e foto) de gente grande.

Ps. estou aqui falando mal delas mas já me serviram para fazer umas fotos (certamente não conseguiria fazê-las com o flash que tenho) que, se tudo der certo, devem sair no jornal interno da empresa em que trabalho (aprox. 2.500 empregados - tiragem de cerca de 4.000 exemplares). Para quem acabou de começar já é uma vitrine maravilhosa.


Seguem alguns exemplos dos cliques que acabo de fazer. Possivelmente terei que escolher entre uma ou duas (dentre as + ou - 30 que fiz) (se deixar eu tiro 300):










D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.