Autor Tópico: Gradução ou Pós em Fotografia  (Lida 1345 vezes)

margraf76

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 29 de Novembro de 2011, 20:25:40
Boa Noite,

Alguém conhece alguma instituição que forneça este tipo de curso? Existe alguma que tenha ensino à distância?

Obrigado pela ajuda.


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2011, 21:13:13
Graduação tem algumas, depende de onde você está.

Pós graduação acho difícil. Uma coisa que você pode fazer é um mestrado strictu sensu e abordar fotografia, a partir daí, as possibilidades são enormes, depende do seu enfoque e do que você queira trabalhar. Se for pra no futuro trabalhar no meio acadêmico, a strictu sensu é a escolha


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2011, 22:01:52
Estou pensando em redirecionar meu trabalho de filosofia estética para a fotografia... mas daí já entramos em um Doutorado e não uma simples pós... o problema é onde conseguir isso... no Brasil não vi nada que satisfaça a área...


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2011, 01:18:52
Estou pensando em redirecionar meu trabalho de filosofia estética para a fotografia... mas daí já entramos em um Doutorado e não uma simples pós... o problema é onde conseguir isso... no Brasil não vi nada que satisfaça a área...

Comunicação e semiótica na PUC SP?

Fora isso, pode pensar doutorado sanduíche. Ver uma instituição fora e ver se tem convênio com alguma aqui.


LeandroSartori

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.084
  • Sexo: Masculino
  • O Essencial é Invisível aos Olhos?!
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2011, 08:33:07
Estou pensando em redirecionar meu trabalho de filosofia estética para a fotografia... mas daí já entramos em um Doutorado e não uma simples pós... o problema é onde conseguir isso... no Brasil não vi nada que satisfaça a área...

Unicamp tem mestrado de fotografia e cinema, você já procurou saber Natão?
Novo site no ar: www.leandrosartori.com



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2011, 08:52:14
Unicamp tem mestrado de fotografia e cinema, você já procurou saber Natão?

Leandro, é um pouco mais complicado do que isso, pois envolve áreas distintas, e pouca gente aceita um trabalho desse tipo tanto de um lado quanto de outro. E outra é mais de cunho estético e filosófico do que propriamente fotográfico. Pois se trata muito mais do valor assumido da fotografia do que simplesmente a fotografia em si.

Então, é que aquilo a que gostaria de me dedicar será mais fácil ser aceito por um professor de estética e filosofia da arte do que propriamente um professor de fotografia ou arte fotográfica. Acho um bom diálogo e já reuni textos interessantes, mas confesso que será bem difícil, pois ainda há muito preconceito com essa abertura tanto de um lado quanto de outro em aceitar algo desse tipo, ainda mais por aqui.

Bom isso é projeto pra pelo menos um ano de estudo intenso, e já comecei. Agora tenho que tomar nota do que é possível fazer ou não aqui no Brasil.

« Última modificação: 30 de Novembro de 2011, 08:58:04 por Natão »


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2011, 20:55:30
Em São Paulo, o Centro Universitário Senac tem bacharelado em fotografia, mas não sei se tem pós-graduação.
Acho que o Senac foi a primeira instituição universitária a implementar fotografia em seus cursos de graduação.


Boa Noite,

Alguém conhece alguma instituição que forneça este tipo de curso? Existe alguma que tenha ensino à distância?

Obrigado pela ajuda.


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2011, 21:25:53
Leandro, é um pouco mais complicado do que isso, pois envolve áreas distintas, e pouca gente aceita um trabalho desse tipo tanto de um lado quanto de outro. E outra é mais de cunho estético e filosófico do que propriamente fotográfico. Pois se trata muito mais do valor assumido da fotografia do que simplesmente a fotografia em si.

Então, é que aquilo a que gostaria de me dedicar será mais fácil ser aceito por um professor de estética e filosofia da arte do que propriamente um professor de fotografia ou arte fotográfica. Acho um bom diálogo e já reuni textos interessantes, mas confesso que será bem difícil, pois ainda há muito preconceito com essa abertura tanto de um lado quanto de outro em aceitar algo desse tipo, ainda mais por aqui.

Bom isso é projeto pra pelo menos um ano de estudo intenso, e já comecei. Agora tenho que tomar nota do que é possível fazer ou não aqui no Brasil.

Rapaz, o problema da PUC é que é cara, mas comunicação e semiótica talvez fosse interessante, apesar de ir mais pro lado de linguaguem. É um programa que abarca gente das mais diversas áreas, e gera um intercâmbio legal. Por exemplo, conheci uma menina que estudava semiotica do grafite lá, fora que meus professores de dança a maioria fez seus mestrados e doutorados lá, e tem as mais distintas origens e produções. Dá uma olhada no programa.

Tem também artes na Unicamp mas não sei se tem doutorado e pega mais pra esse lado da filosofia da arte e estética