Autor Tópico: Conselhos e dicas, um rumo ...  (Lida 1413 vezes)

fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Novembro de 2011, 08:25:57
Oi galera, bom dia para todos !!!

Estou meio ausente nos ultimos tempos pois estavam acontecendo muitas mudanças, mudei de casa, o trabalho mudou de lugar tambem, sem contar o aumento de trabalho e ate acertar tudo fiquei meio longe da internet e infelizmente dos estudos e praticas de fotografia.

Mas um pensamento que nunca deixei de lado é meu planejamento para 2012, e qual seria ?

Venho estudando fotografia ha quase um ano, sempre pegando dicas, lendo material tecnico, e treinando sempre que posso infelizmente nao com a frequencia que eu gostaria.

Bom, trabalho em uma área que é totalmente diferente da area fotografica mas tenho muito interesse em tentar fazer uma mudança gradativa de areas, sair do financeiro/contabilidade e ingressar para a fotografia ...

Meu problema é: estou sem rumo agora, acho que ja li bastante sobre a parte tecnica de obturador, velocidade, iso, e tudo mais, ainda peco sobre iluminação e edição, entao a ideia é começar a estudar sobre iluminação e depois edição ... sei que preciso fazer um bom curso de fotografia para adquirir o conhecimento minimo para começar, mas tudo é a partir de Janeiro e estou meio parado e isso esta me encomodando nao sei se teria alguma coisa que ja pudesse fazer para engrenar de vez nos meus planejamentos ...

Pensei em postar aqui porque voces sempre dao boas dicas e opinioes, quem sabe alguem comenta algo que ajude a clarear minhas ideias ...

abraços
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2011, 10:07:09
Fernando, acho que é sempre bom estudar... mas vc está praticando? Acho que só o próprio fotografar pode proporcionar identidade ao fotógrafo. Falo no sentido mesmo de vc descobrir o que é que vc realmente gosta e quer fotografar. Quando descobrir isso, os planos vão começar a surgir e vc vai aprimorar a sua fotografia.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2011, 10:13:51
Fernando, acho que é sempre bom estudar... mas vc está praticando? Acho que só o próprio fotografar pode proporcionar identidade ao fotógrafo. Falo no sentido mesmo de vc descobrir o que é que vc realmente gosta e quer fotografar. Quando descobrir isso, os planos vão começar a surgir e vc vai aprimorar a sua fotografia.

oi Aria,

é verdade como eu comentei, não estou conseguindo praticar tanto quanto eu gostaria acho q vc esta certa preciso tirar minha camera da mochila e começar a usa-la mais, acho q esse é o primeiro passo

o segundo é o que me gera preocupação tambem, como fazer essa vontade de trabalhar com fotografia sair do papel e começar a conciliar isso com a minha profissao atual e chegar ao ponto de torna-la minha atividade principal

abraços
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2011, 10:27:17
oi Aria,

é verdade como eu comentei, não estou conseguindo praticar tanto quanto eu gostaria acho q vc esta certa preciso tirar minha camera da mochila e começar a usa-la mais, acho q esse é o primeiro passo

o segundo é o que me gera preocupação tambem, como fazer essa vontade de trabalhar com fotografia sair do papel e começar a conciliar isso com a minha profissao atual e chegar ao ponto de torna-la minha atividade principal

abraços

Ocê não tem uma pergunta mais fácil pra fazer não? :D
Mas é sério, acho que o primeiro passo é vc descobrir o que gosta de fotografar e definir em qual área da fotografia gostaria de trabalhar. Sinceramente, não acho que fotógrafos generalistas, que fotografam de tudo um pouco sejam bons... talvez tenha exceções... mas acho que a maioria não apresenta realmente um trabalho bom. Sempre prefiro fotógrafos que se aperfeiçoaram em uma área, como casamento, fotos de gestante ou bebê, arquitetura, ensaios... Isso porque o próprio equipamento varia de acordo com o que irá fotografar e é mais fácil desenvolver um trabalho de qualidade quando se concentra em um ponto.
Acho que pra começar é isso... :D O pessoal mais experiente vai poder te ajudar melhor. Também tenho interesse na resposta.  :D
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2011, 10:31:42
Ocê não tem uma pergunta mais fácil pra fazer não? :D
Mas é sério, acho que o primeiro passo é vc descobrir o que gosta de fotografar e definir em qual área da fotografia gostaria de trabalhar. Sinceramente, não acho que fotógrafos generalistas, que fotografam de tudo um pouco sejam bons... talvez tenha exceções... mas acho que a maioria não apresenta realmente um trabalho bom. Sempre prefiro fotógrafos que se aperfeiçoaram em uma área, como casamento, fotos de gestante ou bebê, arquitetura, ensaios... Isso porque o próprio equipamento varia de acordo com o que irá fotografar e é mais fácil desenvolver um trabalho de qualidade quando se concentra em um ponto.
Acho que pra começar é isso... :D O pessoal mais experiente vai poder te ajudar melhor. Também tenho interesse na resposta.  :D

acho q muitos tem estas duvidas eu entao nem se fale

mas ja tenho uma noção dos que mais me interessa vou seguir seu conselho e tentar me focar mais em pratica pelo menos ate o final do ano porque ate janeiro acho q nao vou ter muito o que fazer alem disso

abraços
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


ronermarcelo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/ronermarcelo
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2011, 14:12:24
Eu tentaria começar essa busca focando em:

1. fazer um curso de fotografia completo.

2. durante o curso você vai ser apresentado a vários estilos de fotografia. descubra dentre esses o que mais te atrai.

3. aproveite o curso e tente aprender o máximo sobre a parte de fotometria.

4. invista nesse estilo de fotografia que mais te atraiu durante o curso.

Abraços.

Roner M. R. Oliveira
Canon EOS XSi
Brasília-DF
Meu flickr


Fabio Branco

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2011, 18:28:03
Cara, ja estive numa situação parecida... é complicado mesmo. Mas acontece o seguinte... a sua vontade está sendo parecida com a maioria dos brasileiros... todos querem ganhar na mega-sena... mas nem a metade disso joga... rsrsrs. Então brow, querer trabalhar com foto é bem mais que ter a vontade... sinceramente, vai além de vontade. Estudo, dedicação, investimento, tudo isso pesa. Ja ganhei dinheiro com foto, mas também ja passei vários meses no vermelho com foto... rsrsrs. Lembre-se que não tem mais aquele salário no dia 05, depositado na conta... rs. É uma chance de ganhar o dobro ou o triplo do que vc ganha... ou se afundar e não ganhar nada. Te aconselho a sair do trabalho somente quando não der mais pra conciliar o seu trabalho com a foto. Descubra do que vc gosta... faça um pouco de cada pra sentir a vibe de cada trabalho... por exemplo, achava casamento legal... fiz uns 3 ou 4, odiei. É um saco!! Mas tem amigo que ama. No meu caso, o que mais gosto é sensual e produtos. Faça alguns trabalhos de graça pra ver o que lhe agrada... faça um casamento de graça (claro, vc de terceiro fotógrafo!!), va à um estudio de um conhecido e acompanhe um book... um still... ou até mesmo ande com a câmera no carro e faça um foto jornalismo... mas faça algo. Depois disso, sabendo o que lhe agrada, comece outro planejamento de pegar uns freela a noite e de fds... pra depois pensar em largar seu trampo e viver disso. Da pra viver sim... mas tem que dar tiro certo, cara. Boa sorte... boas fotos.


LeandroSartori

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.084
  • Sexo: Masculino
  • O Essencial é Invisível aos Olhos?!
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2011, 08:42:17
Bem o que o Fábio falou.
Você já fez trabalhos profissionais?
Como tem sido a procura?

Acho que a hora certa de cair de cabeça é quando não da mais pra conciliar os dois, se você faz um bom trabalho não tem o que temer, as coisas vão acontecer!

boa sorte.
Novo site no ar: www.leandrosartori.com