Autor Tópico: [DÚVIDA] Correção da iluminação periférica em lentes não-Canon  (Lida 3536 vezes)

fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Fala pessoal do Fórum.

Viciei nesse fórum! Não saio mais daqui :)

Tenho uma dúvida que tá me deixando sem cabelos e que ainda não encontrei respostas.

Na minha 550 existe um ajuste automático chamado "Lens Peripheral Illumination Correction". Vocês podem ler mais sobre isso no manual aqui:

http://gdlp01.c-wss.com/gds/9/0300003169/01/eosrt2i-eos550d-im-en.pdf (em inglês, pg. 104)
http://www.cantao.net/click/EOS%20550D_HG_PT_Flat.pdf (em português, pg. 104)

É um reconhecimento automático que a câmera faz conforme a lente que está conectada a ela, pra diminuir os efeitos do "vigneting" (ou light fall off).

Pois bem, a minha dúvida é: o que ocorre ao conectar uma Tamron ou Sigma ou qualquer outra lente que não seja Canon?

Será que ela vai reconhecer a lente ou eu vou ter que pós-processar a foto depois?? Pois isto é uma coisa que eu sou um pouco contra - gosto de captar o momento e não mexer na foto depois nem um fio de cabelo sequer! :)

Valeu pela ajuda mais uma vez.

Abraços a todos!!!  :ok:
« Última modificação: 30 de Novembro de 2011, 10:23:37 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2011, 13:13:23
nunca me atentei pra isso porque acho que a pós produção faz parte do processo...

mas como teste coloquei uma sigma e essa correção não funciona, pelo menos na T3i... reconhece que é uma lente 10-20(no meu caso) mas não aparece a marca e diz que a correção não está disponível...


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2011, 13:28:35
Não gostaria de ter que fazer pós-produção EM TODAS AS FOTOS. Ora, eu comprei um equipamento caro, pesado, grande e que atrai ladrões e ainda vou ter que passar horas retrabalhando toda e qualquer imagem? Sinceramente não gosto disso. Aliás isso me irrita um pouco até :D, esse papo... Sei lá, mas parece que tô trapaceando... Sei que devo estar criando polêmica. Os experientes devem estar rindo de mim agora ("seu amador", "vai comprar uma point & shoot, vai") hehehe... Eu também rio de mim mesmo muitas vezes. Por favor não se sintam ofendidos com o meu desabafo. É só uma opinião pessoal.

Mas é isso... infelizmente isso vai me restringir demais na compra das lentes... Certamente no futuro eu vou evoluir, tirar fotos em RAW, baixar o Lightroom pirata e fazer toda essa manha aí de modificar a foto e depois publicar ela...

Abraços!

« Última modificação: 30 de Novembro de 2011, 13:29:39 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2011, 13:29:29
Pós produção em digital é obrigatório se vc quiser tirar o máximo da câmera. Se não fizer, vai se satisfazer com os parâmetros setados pelo fabricante que são uma espécie de média aplicável a todas as situações e muito aquém da capacidade da câmera.

Se estiver usando JPG direto da câmera, ela só vai reconhecer lentes da Canon (e mesmo assim nem todas, embora o set seja grande).

Se estiver fotografando em RAW, alguns softwares de conversão fazem a correção automaticamente e tem um bom número de lentes em seu set, o LR é um deles.

A propósito, não precisa baixar o LR pirata. Use o DPP da Canon que vem junto com sua camera ele já vai aplicar por default todas as configurações que vc tem na câmera. Assim, não vai precisar mexer em absolutamente nada se quiser, abra o RAW no DPP, aperte CTRL-D e pronto, vc terá um JPG praticamente igual ao que teria se tivesse feito um JPG direto na câmera. Digo praticamente igual porque mesmo sem fazer nada, a tendência é que o JPG gerado a partir do RAW no DPP é melhor que o JPG gerado diretamente na camera nos quesitos qualidade da redução de ruído, latitude, etc..



« Última modificação: 30 de Novembro de 2011, 13:33:58 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2011, 13:35:24
Pós produção em digital é obrigatório se vc quiser tirar o máximo da câmera. Se não fizer, vai se satisfazer com os parâmetros setados pelo fabricante que são uma espécie de média aplicável a todas as situações e muito aquém da capacidade da câmera.

 :ok: :ok: :ok:


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2011, 15:15:12
Felipe, porque a correção automática de vinheta é tão importante pra você? Note que cada lente tem a sua vinheta característica, umas para mais outras para menos e a correção automática pode não necessariamente "corrigir" como você espera. A correção de vinheta é subjetiva, uma vez que em muitos casos ela pode agradar exatamente do jeito que sai da câmera. A princípio acho que é uma preocupação desnecessária, exceto se você sabe bem o resultado que irá obter com determinado conjunto de lente + cam + correção automática.

Se você não é adepto a pós-tratamento deveria abrir mão também de "corrigir" a vinheta automaticamente, pois isso é o mesmo que o pós-tratamento, mas sem os recursos adequados de um bom programa e processador.

Abs.,