Autor Tópico: LENTES ANTIGAS  (Lida 2930 vezes)

Léo Guimarães

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 791
Online: 02 de Setembro de 2006, 20:06:12
Boa noite amigos,

Surgiu essa dúvida e estou tentando respondê-la através de buscas por reviews,
mas a opinião de todos aqui é muito relevante.

Estou pensando em comprar uma SLR e descobri que a Pentax ist DL usa lentes
52mm. Um amigo tem algumas lentes 52mm antigas que ele usava numa Canon,
não tenho certeza, mas acho que era uma A1, mas tenho agora essa dúvida será
que as lentes servem para uma digital? Tem alguma restrição?

Agradeço a atenção e toda a informação que puderem me passar.

Abraços.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2006, 20:06:26 por Léo Guimarães »
Léo Guimarães
Belo Horizonte - MG
leoguimaraes.com


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2006, 20:30:11
Leo, não manjo muito não, mas acho que vc está trocando as bolas. O que importa para a compatibilidade de lentes nas SRL é o mount e não o diâmetro da lente. Aliás, lentes do mesmo mount tem vários diâmetros...

A Pentax tem entre suas vantagens a capacidade de utilizar de forma efetiva qualquer lente já fabricada para o mount além das m42 de rosca, outras marcas são menos compatíveis, mas ainda assim possuem alguma compatibilidade, vc deve analizar individualmente o seu caso.

 


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2006, 20:30:48
Olá Amigo...
Existem várias restrições neste caso:

1. a baioneta de montagem da lente é diferente (Canon e Pentax)
2. a digital usa lente com CPU, que envia informações para o corpo (não sei no caso das PENTAX, mais na maioria sim)
3. O fato de ambas ser 52mm não signifca que são "COMPATIVEIS", pois 52mm é o diametro da ponta da LENTE e não do encaixe ao corpo.

Não tente usar lentes não compativeis em seu CORPO, pois mesmo que "encaixe" o que é dificil pode causar danos a ambos.

Abraços!
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2006, 20:32:23
52mm é a boca da lente, não o encaixe dela na cãmera.

A resposta à sua questão é a seguinte:

Em corpos digitais Canon e Pentax é possível usar lentes antigas, variando a compatibilidade e a forma de encaixar. Nos corpos Nikon é possível acoplar lentes antigas mas leas não fotometram.

Nos corpos Canon usa-se adaptadores muito fáceis de encontrar para diversoso tipos.

Eu mesmo tenho um corpo digital Canon 300D e TODAS as minhas lentes são de clássica rosca m42 (essa sim referente à montagem da lente).

Acomplando-se essas lentes na cãmera ela fica com funcionamento igual ás reflex manuais. Tudo é no olho e nos anéis da lente.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2006, 20:34:36
Citar
Não tente usar lentes não compativeis em seu CORPO, pois mesmo que "encaixe" o que é dificil pode causar danos a ambos.

Claro que não estragam. Eu uso só isso perfeitamente.

É claro que o adaptador tem de ser compatível e nem toda lente serve.

Atualmente além do adaptador m42>EOS tenho um chip alemão pregado no adaptador que engana o corpo da câmera para ele, pensando estar com uma lente Canon acoplada, confirmar o foco.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2006, 20:40:42
Complementando:

Há lentes que para serem usadas precisam de um adaptador com ótica auxiliar. Essas não são recomendáveis. Por exemplo, as antigas Canon FD nas atuais EOS. É preciso um adaptador que tem ótica suplementar e assim degrada a imagem.

Outros adaptadores apenas reconstituem a distância de registro da lente, e assim ela funciona como na câmera original.


Léo Guimarães

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 791
Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2006, 21:03:45
Bom pessoal, já deu para perceber que eu desconhecia esse lance
do encaixe ser diferente da boca da lente. A possibilidade de não
funcionar é grande: marcas diferentes, CPU, adaptadores. etc.

Uma Pentax, na relação custo x benefício, será um bom negócio.
Vou ter que pensar em lentes para digitais, assim evito problemas.

E tenho que considerar outro fator que me ocorreu: comprar uma
câmera mais usada no mercado brasileiro: Nikon (D50) ou Canon (XT),
mais ai já é outra briga que eu prefiro não incitar.

Abraços e obrigado pela ajuda.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2006, 21:04:08 por Léo Guimarães »
Léo Guimarães
Belo Horizonte - MG
leoguimaraes.com


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2006, 22:46:34
Tanto a Nikon e a Pentax permitem o uso de lentes antigas fabricadas por elas, sem adaptadores, mas observada a compatibilidade que consta no manual de instruções. Perde-se alguns confortos, ganha-se em conhecimento técnico, focar no manual e sem fotômetro - quer mais hardcore do que isto? :)
Os dois fabricantes fazem parte da própria história da fotografia, produziram lentes manuais fantásticas ao longo dos anos, o que permite que encontremos algumas jóias a ótimos preços.
Eliverto Scherer<br /><br />


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2006, 19:56:19
Citar
Tanto a Nikon e a Pentax permitem o uso de lentes antigas fabricadas por elas, sem adaptadores, mas observada a compatibilidade que consta no manual de instruções. Perde-se alguns confortos, ganha-se em conhecimento técnico, focar no manual e sem fotômetro....
No caso das Pentax DSLR pode-se fotometrar com qualquer lente montada, seja baioneta ou rosca. Até mesmo com telescópios, microsocópios, pode-se fotometrar.

E a confirmação de foco também funciona com qualquer lente. O limitante será a luminosidade da lente, segundo a especificação o limite seria f5.6, mas minha Pentax *ist DL confirma foco com uma lente Mirror russa Rubinar 500mm f8, que é na realidade parece ser mais escura que f8.


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2006, 21:14:33
Isso é ótimo, no meu caso (D70S) só tenho confirmação de foco. As lentes manuais são as minhas preferidas, a Nikkor 105 2.5 é uma maravilha.
Eliverto Scherer<br /><br />


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 03 de Setembro de 2006, 21:26:26
As Pentax surgem como opção muito interessante mesmo...


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2006, 23:17:00
Citar
As Pentax surgem como opção muito interessante mesmo...
O funcionamento é o seguinte:

A ) em modo manual:
1) pressiona-se o botão AE-L
2) a camara fecha o diafragma e ajusta a velocidade necessária
3) pode bater a foto.

B) em modo manual:
1) pressiona-se o botão de previsão de profundidade de campo fotometrar
2) mantendo o botão pressionado a camara indica a exposição e pode-se ajustá-la manualmente (Abertura na lente e velocidade na camara).

C ) Em modo AV a camara ajusta a velocidade automaticamente, mas usa apenas a abertura máxima para lentes com baioneta. Com lentes rosca M42 ajustam a velocidade continuamente, uma especie de prioridade de abertura em abertura real.

No geral ela funciona como uma Pentax Spotmatic digital, com alguns luxos como medida Spot, confirmação de foco e motor drive.

E a nova K100D acrescenta a isso o Anti-Shake para qualquer lente.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2006, 21:21:08 por dantonvb »


João

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2006, 01:13:43
É isso aí mesmo. Qualquer lente  com encaixe baioneta K, ira servir na Pentax digital. Fica a questão das comodidades. Mas para quem gosta de usar no Manual, é beleza. Também as de rosca M42, com adaptador. Neste aspecto de compatibilidades a Pentax, no meu ponto de vista é insuperável, pois existe uma ampla variedade de lentes e preços. Uma lente que eu gostei muito foi uma Rokinon 80-200 manual. Que doçura é usar esta lente. Ajuste extremamente suave. Mesmo nas autofocus o preço é mais convidativo. Quanto ao recurso anti-vibração da K100 pelo que li num review, o sensor que corrige a vibração está no corpo da câmera, assim qualquer lente, até as bem antigas se transformarão em anti-vibração. Parece que em outras marcas, este recurso está na objetiva, o que torna mais cara a lente. Estou com a Pentax e não abro, apesar de ter um amigo que tem Rebel XT e não troca. Mas ele pensa 2X para poder comprar uma objetiva adicional.


WLADIMIR hodniuk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2015, 15:30:03
boa tarde pessoal,

Pensem em um homem triste comprei uma lente guest para minha pentax IST dl, e ela encaixa perfeitamente mas não tira a fotos alguem pode me dar uma dica o porquê disso, a lente é antiga de 1996, será que é porque ela não funciona em cameras SLR?
 :( :( :( : :

wladimir hodniuk