Autor Tópico: Lollapalooza - Regras de Filmagens e Fotos  (Lida 8212 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #15 Online: 02 de Dezembro de 2011, 13:30:43
Esse ano fui para o Rock in Rio e SWU, os dois foram assim tbm.

Acho justo, sem falar da segurança, tem muito furto nesses locais.

Tu ta em todas tb hein, rs, eu não fui em nada, queria ir no Floyd ano que vem mas quando fui comprar o ingresso  tinha acabado (no dia dos tiozinhos, pra ver o show sentado...rs)  :(
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 02 de Dezembro de 2011, 13:34:57
Leo,

Essa cláusula é impositiva. Não há como negociá-la. Além disso ela também é restritiva, ou seja, restringe um direito do indivíduo. Essa combinação é vedada pelo CDC. Caso houvesse uma opção, ou seja, um campo onde o usuário optasse por aceitar a cessão, não haveria problema algum.

Outro exemplo é quando cinema proíbe entrada de comida. Ele pode proibir, mas se ele vender comida dentro não pode, pois esteria lhe impondo uma restrição à liberdade de escolha com a venda casada.




Entendo Daniel, mas confesso que pra mim isso esta claro na comrpa do ingresso, como citado:

"O titular de ingresso declara expressamente aceitar que sua imagem e áudio possam ser captados e gravados durante a realização do evento..."

Pra mim isso parece ser bem claro que eu (e unicamente eu) estou ciente que a minha imagem (e não imagem de outros ou geral) poderá ser usada, e que ao comprar o ingresso concordo com isso, não é?
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #17 Online: 02 de Dezembro de 2011, 14:48:11
Leo,

Essa cláusula é impositiva. Não há como negociá-la. Além disso ela também é restritiva, ou seja, restringe um direito do indivíduo. Essa combinação é vedada pelo CDC. Caso houvesse uma opção, ou seja, um campo onde o usuário optasse por aceitar a cessão, não haveria problema algum.

Outro exemplo é quando cinema proíbe entrada de comida. Ele pode proibir, mas se ele vender comida dentro não pode, pois esteria lhe impondo uma restrição à liberdade de escolha com a venda casada.

Confesso que eu ainda discordo devido a situações que já presenciei em diversos contratos e acho que não vai adiantar muito vc colocar os termos em pauta... mais facil se vc então citar um caso onde tenha acontecido isso, que um espectador processou o artista por ele ter aparecido em algum video ou foto de algum show, como nunca me aprofundei nisso realmente confesso que não conheço, e seria até interessante saber desses casos, para leigos (como eu) vai agregar muito mais do que termos técnicos ou jurídicos  :ok:
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2011, 14:54:09 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #18 Online: 02 de Dezembro de 2011, 15:35:40
Patética a classificação entre câmera amadora e profissional, ou é permitido fotografar a porcaria do evento ou não é, esse meio termo é ridículo.

Citar
13.4 AS FILMAGENS E ÁUDIO FEITOS PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO PODERÃO SER DIVULGADOS?
Sim. O titular de ingresso declara expressamente aceitar que sua imagem e áudio possam ser captados e gravados durante a realização do evento, pelo que cede, desde já, de modo gratuito e definitivo, aos promotores do evento, todos os direitos de imagem e áudio que possui para todos os fins.

Isso é um arbitrariedade absurda, e acredito que seja facilmente derrubada em um caso onde "os promotores do evento" usem comercialmente imagens "fechadas" de alguém do público.


No mais essas imposições são completamente imorais. A criatura deve pagar (e não é pouco) para assistir shows de bandas que têm sua imagem amplamente divulgadas e não pode fazer seus registros livremente (?!) e ainda deve ceder sua "lataria" para a organização fazer o que bem quiser dela.  :no:


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #19 Online: 02 de Dezembro de 2011, 15:47:51
Falei de contratos mas não dei exemplos...rs

Uma vez fui acompanhar um amigo que iria dar uma entrevista em um desses programas de auditórios, para eu ficar na platéia eu teria que assinar um termo autorizando a reprodução da minha imagem, não quis assinar por que não fui ali p/ isso, e não tinha "opção" de querer ou não, concorda entra não concorda não entra, então assisti a entrevista de uma salinha do lado do estúdio por conta disso... assim como imagino sobre esse termo nos ingressos, não tem a opção de sim ou não, mas vc tem a opção de participar ou não, ninguem esta obrigando você a nada, só não participar, que foi oq eu fiz, achei super tranquilo  :)
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2011, 15:49:42 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #20 Online: 02 de Dezembro de 2011, 16:30:29
e se for uma micro quatro terços?


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 05 de Dezembro de 2011, 16:07:28
Na verdade, a regra do evento sobre o direito de imagem dos espectadores não tem validade, pois entra no que a constituição diz. Resumindo, se você aparecer apenas como uma parte de uma foto, ou seja, se for apenas 1 pessoa no meio da multidão sem ter destaque pro indivíduo, prevalece a informação e eles nem precisam pedir sua autorização pra isso. Mas se você tiver destaque, como no exemplo do Daniel de ter sua foto estampada num poster, ai também não adianta nada o evento colocar qualquer regra "privada" (escondida no ingresso) pedindo sua autorização pra divulgação, pois irá prevalecer o seu direito de imagem. É uma regra redundante, pra ambos os lados.

Daniel, sobre o evento ser privado e eles decidirem o que pode ou não entrar eu concordo em partes. Assim como no seu exemplo do cinema proibir a entrada de comida pra tentar uma venda casada, o evento faz a mesma coisa ao tentar vender depois os direitos de reprodução. Quanto menos pessoas fotografarem ou filmarem, mais chances eles tem de ganhar dinheiro com a imagem do evento no futuro. Além de tudo é muito arbitrariedade eles imporem uma classificação de equipamento fictícia e incoerente. Eu penso que apesar do evento ser privado, ele é de interesse público, o que é bem diferente de se fazer uma festa numa casa e colocar o Foo Fighters pra tocar na piscina. Não é a toa que se criou uma delegacia especial pra esse tipo de relação, o Procon.

Meu medo é esse tipo de regra tomar conta de todos os cenários. Daqui a pouco você não poderá tirar uma reflex num restaurante que será proibido de fotografar o seu próprio prato de comida. Ou alguém irá pensar que aquele sua lente "enorme" dá pra fotografar até o olho de alguém a 100 metros de distância, quando na verdade você tava com uma grande angular... (Já ouvi muito isso)

Curiosamente o site do evento (http://www.lollapaloozabr.com/) hospeda seus videos no Vimeo e suas fotos no Flickr, sites que tem o propósito de divulgar videos e fotos pessoais., com o bordão de "Compartilhe a sua vida em fotos". Mas como, se não podemos mais fotografar nada??
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, 16:14:09 por Leandro Rodrigues »


LeandroSartori

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.084
  • Sexo: Masculino
  • O Essencial é Invisível aos Olhos?!
Resposta #22 Online: 05 de Dezembro de 2011, 16:49:49
Acabo de comprar o meu ingresso!!
Dia 7 de Abril estarei lá, sem câmera!! :D
Novo site no ar: www.leandrosartori.com



guialvs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 05 de Dezembro de 2011, 17:40:43
e se for uma micro quatro terços?

Fabio, levando em conta o que diz nas regras não poderia, já que as lentes são intercambiaveis
Mas como normalmente quem faz a fiscalização não conhece muito, estando com uma lente pancake
pequena entra sem problema.
Conheço gente que foi ao SWU e Rock in Rio levando uma nex com lente 16mm 
8-)


LeandroSartori

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.084
  • Sexo: Masculino
  • O Essencial é Invisível aos Olhos?!
Resposta #24 Online: 05 de Dezembro de 2011, 17:53:50
Falando sério..sou apaixonado por fotografia, adoro fotografia de shows. Mais não entendo quem levar câmeras desse profisssionais para shows e fica na platéia. Esse pessoal não curte o show, não é possível. Ou sou eu que curto demais, principalmente um rock!!

é muita gente, empurra, empurra, muito roubo...eu não ficaria tranquilo com a minha pretinha na mochila nunca!

Novo site no ar: www.leandrosartori.com



guialvs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Dezembro de 2011, 18:06:31
Falando sério..sou apaixonado por fotografia, adoro fotografia de shows. Mais não entendo quem levar câmeras desse profisssionais para shows e fica na platéia. Esse pessoal não curte o show, não é possível. Ou sou eu que curto demais, principalmente um rock!!

é muita gente, empurra, empurra, muito roubo...eu não ficaria tranquilo com a minha pretinha na mochila nunca!
Leandro, normalmente em um festival as pessoas ficam o dia inteiro dentro do evento, é completamente normal que queiram bater fotos dos amigos e etc, não necessariamente ela vai entrar no evento com a camera para tirar fotos do show, acho que esse é o maior problema desse tipo de imposição.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Dezembro de 2011, 21:30:38
Senhores,

Contrato de adesão, tácito, mas é. Não gostou, não compra a entrada e vai tirar foto do lado de fora.

A imagem pode sim, na minha opinião, ser divulgada pela organização do evento. Contudo, é claro que de cabeça de juiz, infelizmente, ninguem sabe o que vem, algumas vezes nem em caso sumulado, mas aquelas fotos em que o fotógrafo pega uma situação específica de uma única pessoa, ou casal, por exemplo, cabe discussão, mas da multidão, esquece, é brigar pelo prazer da briga, não pelo direito líquido e certo.

Tudo bem, tudo bem, a todos é dado o direito de pedir, mas vá lá, pedir é uma coisa, pedir e receber é outra bem diferente.


Fica ai minha opinião.

abraço a todos.
 
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


LeandroSartori

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.084
  • Sexo: Masculino
  • O Essencial é Invisível aos Olhos?!
Resposta #27 Online: 06 de Dezembro de 2011, 09:01:56
Leandro, normalmente em um festival as pessoas ficam o dia inteiro dentro do evento, é completamente normal que queiram bater fotos dos amigos e etc, não necessariamente ela vai entrar no evento com a camera para tirar fotos do show, acho que esse é o maior problema desse tipo de imposição.

Sim, mais estou falando de câmeras profissionais, é liberado a entrada de compactas.
Eu acho que rola é um desejo de ostentação.

Com todo o amor que eu tenho pela minha, não levaria nunca em um evento desse tamanho. rsrsrs
Novo site no ar: www.leandrosartori.com



Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 06 de Dezembro de 2011, 12:48:40
Leandro, normalmente em um festival as pessoas ficam o dia inteiro dentro do evento, é completamente normal que queiram bater fotos dos amigos e etc, não necessariamente ela vai entrar no evento com a camera para tirar fotos do show, acho que esse é o maior problema desse tipo de imposição.

Falou tudo!!


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 06 de Dezembro de 2011, 12:59:20
Sim, mais estou falando de câmeras profissionais, é liberado a entrada de compactas.
Eu acho que rola é um desejo de ostentação.

Com todo o amor que eu tenho pela minha, não levaria nunca em um evento desse tamanho. rsrsrs

Leandro, abri o tópico justamente pra discutir essa questão de câmera profissional. O evento está classificando câmera profissional como câmera que "troca a lente". É no mínimo leviano e impositivo. Particularmente eu não levo meu equipamento pra esses eventos, mas to pensando no dia que eu quiser levar. Do jeito que a coisa anda já já vão proibir compactas também. Se você avaliar a primeira regra sobre filmagens e captação de som, nem com Ipod pode filmar!!! Po, acha justo?

Eu realmente gostaria de saber quais os reais interesses no evento criar esse tipo de regra. Pra mim vai além da proteção do uso da imagem do evento.