Autor Tópico: Efeito desfocagem  (Lida 10942 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #30 Online: 12 de Dezembro de 2011, 22:19:33
E um conselho. Esqueça coisas do tipo "gosto da foto como sai da camera" ou "não gosto de pós-produção". Pós produção é inerente a fotografia digital, sempre existe, ou in-camera seguindo padrões pré-determinados, ou vc determinando o que quer. A diferença é em uma compacta vc praticamente não tem escolha, e numa reflex vc tem.

Para extrair tudo que uma DSLR pode oferecer vc vai precisar dispender um pouco de tempo aprendendo todo o processo da fotografia digital, como a luz é capturada até o ponto em que ela se transforma em um arquivo RAW pronto para ser convertido para um JPG.

Senão, é como vc comprar uma Ferrari e andar só em 2ª marcha. Ainda assim vai ser mais rápida que muitos carros de passeio, mas estará longe de ter o seu desempenho máximo.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 13 de Dezembro de 2011, 12:33:24
Muito obrigado pela dica mesmo.

Mas pra mim, como exemplo, que não estou começando, uma lente de Kit 18-55 satisfaz?

O ZOOM é tão importante, ou depende de sua aplicação?

Estive olhando a Canon XSI e /ou T3i.

Nikon D3100.

Obrigado,

E fazendo download de apostila sobre fotografia em uma DSLR....


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 13 de Dezembro de 2011, 23:56:15
Ah, tem mais uma coisa que pra mim está sendo muito difícil de se entender referente a lentes... alguns tem opiniões sobre as lentes da Nikon não possuir motor (?!) e as Canon sim. Outro ponto é a variedade de lentes para a Nikon que a Canon não tem...

Dizem que a Nikon é mais camera que a Canon... mas uma pessoa me disse que não existe mais camera que a outra... e sim a que mais te agradou e que atenderá as suas necessidades.

Me indicaram, como eu sou amador mesmo, a Canon XSi com a lente do Kit mesmo pra começar. Mas esta não está muito antiga?

Obrigado,


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #33 Online: 14 de Dezembro de 2011, 10:23:54
Existem lentes com e sem motor de foco, tanto da nikon qto da canon.
E IGNORE opiniões fanáticas. Quem disse que nikon é mais câmera que canon, disse uma besteira sem fim. É algum infeliz fanático por marca.
Tanto faz nikon ou canon. o que vai valer, é a câmera atender suas necessidades, e vc ficar satisfeito. Eu tenho nikon porque foi o que caiu na minha mão. E uma vez que investimos numa marca, é complicado trocar, porque a gente vai montando nosso arsenal de lentes, flash externo... eu tô com 4 lentes nikon e meu flash externo, então, vai ser BEM difícil eu mudar pra canon. Mas só por conta disso. Começar do zero pode não valer à pena financeiramente.
canon e nikon são GRANDES fabricantes de câmera reflex, assim com tbém é a Pentax, que infelizmente não traz suas câmeras reflex ao Brasil, assim como a Sony tbém está com sua linha alpha de câmeras reflex. Quem curte e SABE o que faz, não se prende a marcas, e sim, a resultados. Um bom fotógrafo tira bons resultados de praticamente qualquer equipamento. Logicamente pode existir uma coisa de afinidade, mas daí ficar exaltando uma marca e inferiorizando outra, é coisa de fanático sem base.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #34 Online: 14 de Dezembro de 2011, 10:33:59
Natã, aqui seria prá se discutir sobre compactas, mas já que vc abriu o tópico e fez a pergunta, vamos ver se consigo explicar..

Algumas câmeras Nikon tem motor de foco no corpo, e algumas lentes Nikon (basicamente as mais antigas e de custo mais baixo) não tem motor de foco. Então se vc tiver uma camera que não tenha motor de foco como a D3100 ou a D5100 e uma lente que também não tem motor de foco, como a 50mm f/1.8D (acho que é isso), vc não terá autofoco. Com estas cameras vc teria que ter uma 50mm f/1.8G (também acho que é isso) que tem o motor de foco para ter autofoco. A D lá fora custa 120 doletas, a G custa 220. Já se usar cameras com motor de foco como a D90 ou D7000, pode usar lentes como a D sem problema. Ou seja, para ter autofoco vc precisa que ou a camera ou a lente tenha motor de foco.

Nas Canon isso não existe, a Canon lá pelos pelos anos 70/80 mudou de sistema e passou a colocar motores de foco em todas as suas lentes. Perdeu a compatibilidade com as lentes mais antigas, mas ganhou o mercado principalmente de esportes e fotojornalismo em função de, naquela época, a velocidade de foco ser muito superior. Hoje então todas as lentes feitas para digitais Canon permitem autofoco. A equivalente EF 50mm f/1.8 tem construção pior que a 50mm f/1.8D da Nikon, mas tem motor de foco e custa mais ou menos a mesma coisa.

Quanto à variedade, acho que em se tratando de lentes modernas ambas possuem todos os tipos de lente que um fotógrafo necessita. Se for amador, nem se fala. Todas tem lentes zoom escuras, lentes zoom claras, fixas de excelente qualidade, lentes macro e por aí vai. São poucos os ranges ou lentes que um fabricante tenha e outro não tenha.

E também acho que não existe mais camera que outra. Tirando os fanboys, é consenso que tanto Canon quanto Nikon tem equipamentos para todos os nichos de mercado. Algumas câmeras tem features a mais que outras, mas em ambos os fabricantes vc vai encontrar o que precisa, basta saber a necessidade e o quanto quer gastar para avaliar o custo x benefício. Aliás, a Pentax também tem ótimos equipamentos com um excelente custo x benefício, pena que a marca não é muito utilizada no Brasil e aí a oferta de produtos acaba sendo menor. A Sony hoje não tem mais DSLR no sentido tradicional da palavra, e sim o que ela chama de DSLT, cameras reflex mas com espelho translúcido fixo e EVF ao invés de OVF.

E finalmente, a XSi é uma câmera um pouco mais antiga mas é uma câmera muito capaz. Em relação às mais modernas, perde na resolução (12Mp para 18Mp, o que não quer dizer muito) e no ruído em ISO alto, que é um pouco maior. Mesmo assim, esse ruído é infinitamente menor do que em qualquer compacta. ISO 800 é relativamente tranquilo e ISO 1600, se bem fotometrado, pode ser usado até para impressões 20x30. Eu tenho a XSi e uma 60D e ainda uso bastante a "pequenininha". Tem outras features também que a XSi não tem em relação à T3i que é a mais nova, mas não sei se faz tanta diferença para quem está começando.

Aqui um exemplo, foto do interior da Catedral da Sé em Olinda, onde não é permitido o uso de flash. Esta foto exigiu tempo de 1/25 em abertura f/4.5 e ISO 1600. Feita com a XSi e lente do kit.
http://www.flickr.com/photos/30067794@N02/3287935840/

E finalmente, é claro que no início vai achar a lente do kit muito limitada. Pelo menos foi o que aconteceu comigo, mas depois vi que ela era suficiente para o tipo de foto que eu gostava, paisagens. Se precisar de mais tele, bom aí é outro papo que vai melhor lá na sala das DSLR.  :ok:

Abçs !

PS: Depois que postei vi o post anterior da Helena. Helena, as lentes Canon para o sistema EOS (digitais) todas tem motor de foco, com exceção da linha MP-E (específica para macro) e algumas lentes de terceiros, como algumas Zeiss de foco manual :ok:
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 10:43:35 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #35 Online: 14 de Dezembro de 2011, 11:30:22

PS: Depois que postei vi o post anterior da Helena. Helena, as lentes Canon para o sistema EOS (digitais) todas tem motor de foco, com exceção da linha MP-E (específica para macro) e algumas lentes de terceiros, como algumas Zeiss de foco manual :ok:

Agradecidíssima pela informação! Algo que não sabia. Bem, mas se ainda rolarem lentes antigas da canon por aí, corre-se o risco de pegar alguma sem motor de foco, não??
De qualquer forma, não sabia mesmo que as "muderninhas" todas vinham com motor. Agora já sei!  :)
Interessante tbém a informação sobre a Sony. Eu já tinha ouvido falar desse outro sistema, mas não sabia que a Sony tinha largado o antigo pra só trabalhar com esse novo. Mais uma que aprendi hoje. Mais uma vez, Alexandre, imensamente agradecida pela sua valiosa colaboração aqui no forum!
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 11:33:26 por Helena Bsb »


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #36 Online: 14 de Dezembro de 2011, 13:45:14
Já que começaram a falar de câmeras reflex, aproveito para perguntar sobre a Olympus E-410. O que acham desse equipamento? Há objetivas disponíveis para ela no mercado brasileiro? No Paraguai está custando 310 dólares, o que pode fazer dela ótimo custoXbenefício.
Fuji S7000...meu xodó...


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 15 de Dezembro de 2011, 10:46:33

Aqui um exemplo, foto do interior da Catedral da Sé em Olinda, onde não é permitido o uso de flash. Esta foto exigiu tempo de 1/25 em abertura f/4.5 e ISO 1600. Feita com a XSi e lente do kit.
http://www.flickr.com/photos/30067794@N02/3287935840/


Alexandre, fui olhar suas fotos, parabéns, e aquela quebrando o cd "bad music" ficou irada.

Mais uma vez parabéns!!!  :clap: :clap: :clap:
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #38 Online: 15 de Dezembro de 2011, 14:04:16
Opa Claudio, obrigado. Mas alguma coisa está errada, aquela foto do CD vc provavelmente viu no meu Flickr porque é de um contato meu!!

Aliás, se é a foto que estou pensando, esta foto foi escolhida para estampar as caixas de uma série dos radio-flash's Cactus. É realmente uma foto sensacional e eu bem que gostaria de ter feito  :ok:
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2011, 14:05:37 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 15 de Dezembro de 2011, 23:23:39
Pois é Camaradas, a coisa ta feia... mas acho que cheguei a um ponto definitivo...

Irei de uma SZ mesmo. Por que uma SZ e nçao uma DSLR?!

Grande parte da minha visita ao forum, conheci muita gente interessada em ajudar... Caramba isto é muioto legal... agora, respondendo...

Estive pesquisando primeiramente sobre o que eu realmente quero e cheguei a conclusão que uma Canon SX40 hs ou P500 irá atender muito bem o que eu quero agora. Mais para frente, eu gostaria de adquirir uma DSLR mas não no momento atual. Acho que foi a Helena que disse primeiro preciso ver o que eu quero, e pensei muito e acho que estarei fazendo a escolha certa!

Espero tão logo poder postar umas fotos novas...

Agora, alguém sabe de algum site que possa comprar sem problemas... me disseram do site Homeseg mas falaram que eles nçao são legais...

Abraço e obrigado pela ajuda...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #40 Online: 16 de Dezembro de 2011, 02:40:05
Gosto das SZ pela praticidade e baixo peso, comparando com uma DSRL + objetiva. Procure uma com controles totalmente manuais q vai te dar um bom aprendizado como HX1, FZ150, HS20 ou SX40 HS. A fuji HS20 eh q mais se assemelha a uma DSRL: cheia de botoes para configuraçoes manuais e com rosca na lente para filtros. E fuja das Fuji serie S ( S2800, S3300, S4000,... ). Elas nao tem funçao manual plena.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 18 de Dezembro de 2011, 21:29:17
Opa Claudio, obrigado. Mas alguma coisa está errada, aquela foto do CD vc provavelmente viu no meu Flickr porque é de um contato meu!!

Aliás, se é a foto que estou pensando, esta foto foi escolhida para estampar as caixas de uma série dos radio-flash's Cactus. É realmente uma foto sensacional e eu bem que gostaria de ter feito  :ok:

Ah, mas aposto que vc consegue fazer uma igualzinha  :D

Tudo bem, tentei...  :assobi:
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #42 Online: 18 de Dezembro de 2011, 21:59:51
Ah, mas aposto que vc consegue fazer uma igualzinha  :D

Tudo bem, tentei...  :assobi:

Hehehe, muito provavelmente não rsrsrs.

Essa foto, e outras deste usuário, foram feitas utilizando-se sistemas de disparo por som construídos por ele mesmo. A câmera fica com o obturador aberto, no escuro, e um sistema quando detecta o som faz o disparo dos flash's que estão posicionados em locais estudados anteriormente. O resultado muitas vezes é fantástico.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 18 de Dezembro de 2011, 22:38:47
Hehehe, muito provavelmente não rsrsrs.

Essa foto, e outras deste usuário, foram feitas utilizando-se sistemas de disparo por som construídos por ele mesmo. A câmera fica com o obturador aberto, no escuro, e um sistema quando detecta o som faz o disparo dos flash's que estão posicionados em locais estudados anteriormente. O resultado muitas vezes é fantástico.

Ô Alexandre, mudando um pouco de assunto, eu gostaria de te perguntar, se vc tem o link, de algum texto sobre lentes, mas do tipo assim... A lente tal é boa pra tal evento, por isso, aquilo e aquilo outro, entende?

Fui ler alguns assuntos de lentes mas fiquei meio perdido.

Valeu mesmo
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:35:24
Senhores (as), boa tarde...

Digo a você que depois de muito estudar, pedir opiniões e ajuda... resolvi. Comprei uma T2I canon com a lente do Kit mesmo.

Irei buscar amanhã... logo, fecho minhas dúvidas sobre compactas e espero poder contar com vocês. Só que agora sobre DSLR.

Obrigado a ajuda e vejo você em outros tópicos...