Autor Tópico: Efeito desfocagem  (Lida 10900 vezes)

Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Dezembro de 2011, 13:41:51
Boa tarde...

Gostaria de saber se com uma Nikon P100 eu consigo fazer aquele efeito de focar um objeto e deixar o que está atras dele desfocado.

Gostaira também de saber se com a P100 eu consigo ter alguns recursos de uma reflex. Estou dividido entre uma P100 e uma Canon e não sei qual devo comprar.

Obrigado,
Natã Gonçalves


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2011, 14:20:11
Natã, desculpa nao te ajudar, desconheço os recursos dessas cameras, mas, já já alguém vem aqui e te ajuda.

Um abraço.
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2011, 14:37:30
Natã, a grosso modo, o desfoque é conseguido através do uso de grandes aberturas e da combinação distância do objeto x distância focal. Câmeras de sensor pequeno tem distâncias focais reais pequenas e para conseguir algum desfoque de fundo, é necessário focar de distâncias pequenas. Dependendo da lente da câmera e da distância de onde vc está focando, é possível obter algum grau de desfoque. A resposta depende do tipo de desfoque que vc está procurando.

Desfoques profundos são conseguidos com câmeras de sensor grande e lentes de grande abertura. E mesmo as reflex com lentes zoom "de kit" conseguem desfoques apenas medianos, embora maiores que os de câmeras compactas.

Se colocar um exemplo do que procura, fica mais fácil  :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2011, 14:45:26
Natã,

Consegue sim, meu caro. Não consegue um efeito tão evidente, pronunciado, como as DSLR, mas dá pra fazer sim.

É só escolher a opção de foco manual (página 40 do manual), e definir o ponto de foco, de 50 cm até infinito ou, no modo macro, de 1 cm a infinito. Assim o que estiver aquém e além do ponto ficará desfocado.

Ou então defina o AF-Area Mode (como o auto-foco vai se comportar) para Manual (página 90 do manual da máquina) - aí, com os botões direcionais você posiciona o ponto de focagem na tela, escolhendo entre as 99 posições disponíveis. O foco ficará ali, desfocando as demais regiões.

Já que está na fase de pesquisa, considere também estudar outras opções de câmera nesse segmento: a Nikon P500, a Canon SX40 HS (lançada mês passado), Panasonic Lumix FZ150, etc.  :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2011, 15:35:58
Lembrando que geralmente o desfoque se consegue em objetos pequenos onde dá para fotografar próximo.

Retratos com o fundo bem desfocado, por exemplo, só se consegue com reflex e lentes claras.

Procure no Flickr por Nikon P100 e verá várias fotos feitas com ela.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2011, 15:55:46
Lembrando que geralmente o desfoque se consegue em objetos pequenos onde dá para fotografar próximo.

Retratos com o fundo bem desfocado, por exemplo, só se consegue com reflex e lentes claras.

Procure no Flickr por Nikon P100 e verá várias fotos feitas com ela.

Isso mesmo, AlexandreS, as distâncias devem ser expressivas. Esqueci-me também de citar que, nessa categoria, é preciso sempre utilizar a maior abertura possível da lente, senão fica quase impossível conseguir o 'efeito'.


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2011, 23:34:27
Agradeço muito a atenção e ajuda.

A minha grande dúvida é que este mes gostaria de comprar uma máquina para tirar fotos com maior qualidade e um dos tipos de fotos que eu gosto muito é a que utiliza desfocagem e não sabia que dava para fazer com uma compacta. Pensei nela pq o preço de uma reflex está puxado pra mim.

Outro ponto seria a velocidade de capturar uma foto. Sabe aquele momento entre uma foto e outra... então, eu tenho uma que dependendo da configuração demora uns 4 a 6 segundos para tirar uma foto depois de tirar uma.

Outro ponto é a demora para focar um objeto.

Bom eu gostaria muito de poder compartilhar umas fotos mas acho que só para o final de ano mesmo... estou muito querendo começar a tirar fotos e espero poder começar logo... mas antes preciso escolher uma máquina.

Agradeço aos conselhos e irei logo as páginas recomendadas acima do manual e irei procurar algumas máquinas equivalentes a P100.

Obrigado,


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2011, 09:37:01
Mas não vá acreditando que vc vai conseguir fazer desfoques iguais aos da reflex... para conseguir algum desfoque com uma superzoom, vc tem que cumprir alguns requisitos (alguns já descritos aí), e nem sempre vc poderá cumpri-los. Se vc tem esse objetivo, vai se decepcionar com a superzoom, pois não é qualquer situação que te permite o desfoque, e muitas vezes, qdo se consegue, o desfoque é pouco.
Mas se vc já comprar sabendo que não vai conseguir fazer algum muito próximo das reflex, apenas algo que esteja dentro da limitação do minúsculo sensor de uma superzoom, aí pode comprar e praticar bastante, pra aprender a utilizá-la de modo a atingir seu objetivo.


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2011, 17:39:34
Entendo...

Mas acho que irei começar com uma máquina que não seja reflex mesmo. Olhei pesquisando sobre reflex e achei que ainda não é hora pra eu começar com uma reflex.

Estive olhando e verifiquei que talvez eu tenha um grande poder nas mãos sem saber utilizá-lo.

Agora estou em dúvida quanto a marca e modelo. Muitos falam bem da FZ, outros dizem que a Canon é imbatível... e ainda há profissionais que preferem a Nikon. Não sei mais...

Estava decido pela P100 mas agora surgiu a Canon com uma versão melhor e agora fiquei em dúvida denovo.

A sua escolha foi difpicil assim também?

Mas agradeço novamente a ajuda.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2011, 17:50:47
Que bom que vc tem a consciência de que a reflex ainda não é o que vc precisa. É legal mesmo começar devagar.
Os últimos lançamentos que estão prometendo, são a canon SX40hs, a Panasonic Lumix FZ150 e a Panasonic Lumix FZ47.
A Nikon, infelizmente não se destaca nesse segmento de "superzoom", plenamente dominado pela Panasonic e a Canon, desde que não seja a infeliz SX30is, rs. A Sony tbém tem opções de superzoom.  mas eu ainda penderia pras Panasonic. Estou muuuuuito curiosa com relação à FZ150.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2011, 18:12:49
Vc pode bater bater uma foto normal ( tudo nitido ) e dar um desfoque no fundo com o photoshop. Nao eh dificil e tem muito tutorial na net ensinando isso. Sou assinante da revista Info e certa ediçao tinha esse tutorial. Eh soh selecionar o assunto ( aquilo q se deseja dar enfase numa foto ) e desfocar o restante da foto. Pretendo comprar uma nikkor 35mm f/1.8 para essa finalidade...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2011, 08:45:20
Um detalhe importante também é que quando o fundo a ser desfocado está distante do objeto em que se deseja focar é mais fácil obter o resultado que vc pretende.

Abraços!
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2011, 13:05:08
Opa...

Olhei o tópico da Helena sobre a "infeliz Canon SX30is". Porque? Ela é uma máquina ruim? Devo escolher entre Nikon P100/P500 e/ou Panassonic FZ?

Muito obrigado,


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2011, 13:23:42
Natã, obrigada por ter trazido a pergunta pra cá.  :)
Eu tive alguma experiência com ela (tudo bem, através de outra pessoa, hehe), e não gostei. Vi fotos tiradas com ela na minha frente, em ISO 200, luz do dia, com uma qualidade que me fez quase chorar de pena da pessoa que a comprou. A própria pessoa falou "essa câmera às vezes tira umas fotos ruins...". Enfim, eu não gostei.
Aliás, pra te ser sincera, perdi o gosto pelas superzoom, depois das decepções que tive.
Uma muito boa que teve, foi a fZ35, mas infelizmente já saiu de linha. Foi substituída pela FZ47, que acho que está boa tbém. A FZ150 e a Canon SX40ha estão prometendo. Só resta saber se vão cumprir. Eu mesma, estou numa posição de que só compro sz novamente depois que eu tiver MUITA certeza do que ela pode fazer. De preferência, ter o poder da câmera atestado por mim mesma, rsrs. Só não sei como faria isso... Então vamos esperando as pessoas que forem adquirindo essas câmeras, pra nos mostrarem o que elas realmente podem fazer ,ao contrário dos sites de comparativo de imagens que tiram fotos em condições controladas, iguais. Dá pra ter uma noção, mas não dá pra saber como a câmera vai se comportar em situações não controladas como as que eles usam pra tirar as fotos.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 06 de Dezembro de 2011, 13:48:52
Lah pelo dia 23/12 um importador vai trazer uma fuji HS20 para mim. Eh uma superzoom. Vou compara-la a minha D5100 + lente do kit para fazer uma analise bem honesta e posto aqui no forum ( compactas ) para o pessoal ter uma noçao do q uma SZ faz ou deixa de fazer.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!