Autor Tópico: D7000 - O FAMOSO PROBLEMA DO FOCO  (Lida 18975 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 03 de Dezembro de 2011, 11:24:55
Exatamente. Fizemos todos os testes, em todos os pontos, modos, ponto único, AF-A, AF-S, AF-C, com 39 pontos ativos, com 11 pontos ativos, Single point, Multi-point tracking 3D, center point wide e normal e o foco nunca parecia cravar. O mais incrível é que ela erra mais com objetivas com motor de foco, as não motorizada ficam parece que acerta mais.

Uma coisa é certa, o sistema de foco da D90, me parece muito superior ao da D7000, pelo tempo que pude ficar com uma. Há, com certeza, alguma falha no sistema de foco dessa câmera, deixando-a tão vulnerável a erros.

E olha que lugar com boa iluminação foram os testes, tanto que o usamos o iso base.
E muito importante isso que voces estao fazendo,
para ninguem mais se prejudicar sendo cobaia dos fabricantes,
para eles e muito facil, produzir lixo e jogar no mercado.
acho que da 90 o paso seguinte e a D-700, ou seguir com elas, mesmo usadas ou RB.
mesma coisa acontece com os SBs.
Tenho varios 800, que nao troco por nada no mundo( a nao ser metz).
Melhor parar no tempo, e nao gastar $$$ comprando tranqueiras!!!!.
abs.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #16 Online: 03 de Dezembro de 2011, 11:33:36
A camera no geral é incrível, medição impecável, construção e funções bem bacanas mas o sistema de foco é tranquêra, é lixo, coisa de picareta... Uso a D7000 e uma T3i como cameras reservas, a T3i não erra um disparo, a D7000 ja estou abandonando.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2011, 11:35:30 por THUNDER »


dhgfontana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Fontana Fotografia
Resposta #17 Online: 03 de Dezembro de 2011, 11:57:57
Não sou eu que vou ir contra muitos aqui que tem infinita mais experiencia (e talento) que eu...

Talvez eu seja um dos poucos que teve a sorte de não ter problemas... pode ser. Mas com cerca de 4000 cliques em alguns meses a máquina me surpreendeu muito bem.

Nos cursos que fiz (onde havia colegas com Canon's) no comparativo que faziamos em uma TV LED de 42" nada de errado me apareceu. E eu nunca tive que selecionar fotos bem focadas dentro de um universo de mal focadas... sem problemas no meu caso.

Alguns reviews falam bem do sistema de foco dela, outros não. Independente da real situação, uma empresa tradicional como a Nikon deveria se reportar sobre um modelo que é para ser referencia...
______________________
Daniel Fontana - Fotografia
www.danielfontana.46graus.com


Cauchy2003

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 03 de Dezembro de 2011, 12:42:38
Vejam neste link http://mansurovs.com/nikon-d7000-review, onde o autor afirma que a Nikon D7000 não tem problema de AF.
Cameras: Nikon D810/D700/D7000.
Objetivas:
a) Zoom: Tokina 16-28mm f/2.8, Nikon 24-70mm f/2.8, Tamron 70-200mm f/2.8 VC;
b) Prime: Sigma 24mm F1.4 Art, Sigma 50mm f/1.4 Art e Nikon 85mm f/1.8.
Diversos: Nikon SB900/SB910/SB5000, 6 Pocketwizard Plus III, Sekonic L-478DR.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #19 Online: 03 de Dezembro de 2011, 14:26:51
Vejam neste link http://mansurovs.com/nikon-d7000-review, onde o autor afirma que a Nikon D7000 não tem problema de AF.

Pelo que vejo, metade tem problemas com AF e a outra metade não. Tem gente que jura por qualquer coisa que a D40 tem um sistema de foco mais preciso do que o da D7000, justamente por experiência de upgrade. Já tem gente que diz que o sistema da D7000 é tão bom quanto o da Multi-Cam 3500.

Bom, eu testei uma câmera que não tinha a consistência de AF que tem a minha D90. Daí já não sei se é um exemplar, se são exemplares, ou o que. Precisaria de um novo exemplar para ter certeza, ou mais e mais.

Acho que vou dar um pulo no shopping e ver como a do shopping se sai... tem uma de mostruário e as moças, belas moças, diga-se de passagem, deixam a gente testar... vou levar um sd e testar. Se eles deixarem trocar de objetiva na hora eu vou fazer e testar com a minha 50tinha...

Daí posto os resultados pra vocês...


escalador1

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 04 de Dezembro de 2011, 02:49:19
O que eu vejo é problema de nitidez e não de foco.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2011, 02:49:48 por escalador1 »
C.Vong

Olympus Pen
Sony Mavica FD 75


FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #21 Online: 04 de Dezembro de 2011, 07:54:19
Algum tempo atrás cogitei comprar uma D7000 mas acabei decidindo que meu upgrade será no mínimo uma D700. Apesar de não ter sido este o motivo que me fez mudar de idéia pois ainda não sabia nada a respeito, fico aliviado de não ter comprado uma três meses atrás. Espero que a NIkon solucione esse problema, porque no mais é uma baita camera.
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #22 Online: 04 de Dezembro de 2011, 08:35:58
O que eu vejo é problema de nitidez e não de foco.

Bom essa opinião eu terei que contrariar, pois eu mesmo fiz testes com uma numa nikon Ai-S 105mm f2.5 e posso te dizer que é mais nítida do que qualquer 70-200, 24-70 ou outra objetiva, pra falar a verdade, eu nunca vi nada tão nítido numa aps-c, e mesmo com a 80-200 quando crava o foco, é extremamente nítida. O problema é no foco mesmo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 04 de Dezembro de 2011, 09:27:05
Bom essa opinião eu terei que contrariar, pois eu mesmo fiz testes com uma numa nikon Ai-S 105mm f2.5 e posso te dizer que é mais nítida do que qualquer 70-200, 24-70 ou outra objetiva, pra falar a verdade, eu nunca vi nada tão nítido numa aps-c, e mesmo com a 80-200 quando crava o foco, é extremamente nítida. O problema é no foco mesmo.
Ontem trabalhei com um colega que comprou uma 7000,
e me disse a mesma coisa, no estudio vai bem,
mas em eventos onde o objeto nao e fixo, da problemas,
disse que achava que era configuraçao, verei as resposta que ele me passa,
e te conto.
Tudo indica que e sei la o que no foco.
abs.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #24 Online: 04 de Dezembro de 2011, 09:39:14
Ontem trabalhei com um colega que comprou uma 7000,
e me disse a mesma coisa, no estudio vai bem,
mas em eventos onde o objeto nao e fixo, da problemas,
disse que achava que era configuraçao, verei as resposta que ele me passa,
e te conto.
Tudo indica que e sei la o que no foco.
abs.

Hoje vou testar uma no shopping... vou fazer umas fotos e postar um crop de 100% aqui.



dhgfontana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Fontana Fotografia
Resposta #25 Online: 04 de Dezembro de 2011, 18:45:25
Thunder, seguem meus comentários a respeito da minha experiencia. Não para contradizer, mas ajudar, já que citastes que se há algum problema  tentar atuar em conjunto.

Testei em fotos de paisagens, objetos na minha casa, com iso base e alto também. Com muita e pouca luz. Vendo depois as fotos com zoom na máquina ou a 100% no PC, tudo tranquilo.

Em alguns testes que deixei três garrafas enfileiradas e tirando fotos um pouco deslocado, no foco automático às vezes não focava na última garrafa... mas bastava deixar a garrafa que eu queria no centro do quadro e recompor que dava certo (descobri que a máquina prefere malbec à carbernet...). Retestando com ponto único central, nunca errou o que eu queria focar.

Depois sai com a esposa para pasear na casa de cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Tirei várias fotos com pessoas caminhando, se mexendo... Foi tudo bem. Nas fotos em que as pessoas ficaram desfocadas, vi que usei velocidades um pouco baixas (125, 160...).Ou seja, erro meu. Sempre que usei acima de 200 sem problemas, usando apenas modo P e M sem flash.

Bom, não sei muito o que dizer, já que há bastante pessoas com casos de problemas, mas graças a Deus, minha máquina aparentemente tá ok. Nada pior do que a sony A230 e Canon Xsi que já usei... Aliás, pra mim está melhor...

Talves seria interessante ter uma lista de pessoas  que tem a D7000 e a data da compra (a minha comprei em Julho 2011). Daí podemos ver se é um mal geral, ou acontece nas máquinas compradas há mais tempo. Pode ser que a Nikon resolveu e não queira falar senão se viria obrigada a consertar ou trocar milhares de máquina mundo afora.

Outra: andei lendo no nikon rumors que muitos serviços estão terceirizados com a quantidade de problemas de inundações desde março no Japão e agora na Tailândia... será que não tão terceirizando e fazendo porcaria??

Bom. Talvez eu tenha sido feliz na unidade que consegui. Acho a máquina fantástica. Mas foco é coisa básica. Se há unidades com defeito, deve ser terrível, ainda mais a raiva que dá, já que é um negócio caro!

Abraço a todos,
______________________
Daniel Fontana - Fotografia
www.danielfontana.46graus.com


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Dezembro de 2011, 11:22:58
Thunder, não sou nenhum expert, muito pelo contrário. Comprei minha D7000 agora em setembro.
Fiquei preocupado e fiz uns testes. Objetos inanimados e crianças em festinha lá em casa. Graças a Deus, aparentemente a única peça com defeito foi a que fica atráz da câmera. :doh: No mais tudo parece normal.  :ok:

A sugestão do dhgfontana é interessante. Vou abrir um tópico para isso e ver o que levantamos por aqui.



C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.285
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #27 Online: 05 de Dezembro de 2011, 14:04:16
EStou só esperando a minha chegar na quarta feira.... vou postar o que eu acho.


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #28 Online: 05 de Dezembro de 2011, 21:14:18
Nunca senti tanto problema com foco como os relatados. Muito raramente ela erra, acho que isso foi umas 2 vezes que eu percebi até agora. Em ambas vezes eu percebi o erro antes de tirar a foto. Quanto ao live view, realmente é uma merda. Não uso, 1. porque nao gosto; 2. porque nao consigo aguentar o tempo de erro/acerto de foco.

Eu acho que os erros de foco da minha foram por causa do filtro podre que tenho na lente.
Outra coisa importante de ressaltar é que tem cameras que simplismente não se dão bem com algumas lentes, normalmente de terceiros.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #29 Online: 06 de Dezembro de 2011, 09:04:27
Pois é pessoal, achei até estranho a maioria aqui não ter problemas com o foco, a maioria do pessoal tem reclamado muito sobre esse problema, acho que fui um dos muitos sorteados com essa bomba rsrsrsrs...   :doh: