Autor Tópico: D7000 - O FAMOSO PROBLEMA DO FOCO  (Lida 18974 vezes)

mikemora

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #30 Online: 06 de Dezembro de 2011, 09:31:57
Eu também não sou profissional. Adiquiri uma D7000 no início do ano e das fotos que fiz até agora, cerca de 5000, não tive problemas. Fiz bastante coisa, casamento, festa infantil, retratos, paisagens. Nada que me chamasse atenção negativamente. Uma pena que algumas pessoas tenham relatado problemas, já que o equipamento não é barato.



maxpedigao

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Max Perdigão - BH, MG
    • Max Perdigão: arquitetura - fotografia/viagens - meio ambiente
Resposta #31 Online: 06 de Dezembro de 2011, 14:28:21
Pois é pessoal, achei até estranho a maioria aqui não ter problemas com o foco, a maioria do pessoal tem reclamado muito sobre esse problema, acho que fui um dos muitos sorteados com essa bomba rsrsrsrs...   :doh:

Eu tenho tido problemas com o foco da minha. Tem horas que sai e tem horas que não sai. Não encontrei um padrão para detectar o ponto. E isso costuma acontecer mesmo em fotos idiotas de tão fáceis, sem nenhum elemento complicador. Em algumas situações tenho apelado e usado o foco no manual. Apesar de ter a câmera há algum tempo (~1 ano), não tenho usado muito, então sempre pensei que o problema estava atrás dela :doh:, e realmente não descarto essa possibilidade. De toda forma, já tivel outras câmeras (de filme) com AF e nunca tive problema. Fica aí meu registro.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.285
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #32 Online: 06 de Dezembro de 2011, 19:48:17
Minha D7000 chegou...


Alguem pode explicar o que realmente é o "problema"???

Vai ser mais fácil pra indentificar se tenho ou não.

obrigado.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 09 de Dezembro de 2011, 11:10:13
Bem eu comprei a minha D7000 logo que saiu, inclusive foi bem difícil de achar... No começo eu achei confuso o sistema de multipontos de foco (sempre achei ruim desde quando tinha a D80) mas mesmo assim a minha unidade conseguia focar, depois (logo no primeiro dia) eu deixei ela usando apenas 1 ponto e nunca tive problemas... Uma coisa que notei no entanto, foi que a resolução maior dela deixa pequenos tremidos mais a mostra que por exemplo fotos feitas na D80... Sei lá acho que dei sorte e peguei uma camera sem defeito. Mesmo o foco usando o liveview não é tão lento (o meu párametro de comparação é uma D5000) e é sempre preciso... Mas seria legal tentarmos bolar uma metodologia de teste pra podermos todos testar e obter alguma uniformidade nos resultados...


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #34 Online: 09 de Dezembro de 2011, 17:02:01
Tenho uma D7000 desde março. Ao iniciar com a câmera achei o AF extremamente lento.

Há interferência de configurações de AF contínuo nas configurações do AF em geral, mesmo quando estou usando só ponto central e com um foco por disparo.

Problema resolvido ao ler no manual sobre a velocidade do AFC. Alterei sua velocidade e pronto.

Muitas vezes o foco errado pode ocorrer devido à demora para fazer o foco. Estou satisfeito, e a D90 não é mais usada como principal sequer pela minha esposa (que no início usou como principal, até se adaptar).

Continuamos usando sem problemas de AF.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #35 Online: 09 de Dezembro de 2011, 18:01:16
O sistema de AF por fazes não tem a mesma precisão em todo tipo de luz...
Quando fizerem teste de AF, experimentem usar em luz do sol, fluorecente e incandescente
para ver se apresenta diferença, o ideal é fazer o micro ajuste com a mesma luz na qual vai
fotografar, micro ajuste de AF é eficaz para lentes prime, mas para zoom nem tanto.
Se mesmo com micro ajuste de AF não resolve, a coisa tá feia...


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.285
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #36 Online: 09 de Dezembro de 2011, 21:47:40
Bom, fiz alguma fotos...
s
Tudo é questão de configurar o AF. São centeas de combinações possíveis, desde o modo de medição que  são 3 até AF-S / AF-C, automatico, single point, e um outro que não lembro...

Cada um é pra uma necessidade específica.


A única coisa que me aconteceu foi a lente do KIT estar com Backfocus. A tele está normal, e na semana que vem chega minha 24-85 e vamos ver no que da.


Pra arrumar o backfocus foi tranquilo, Pelo AF tune setei em -15 e tava feito, "sharp as hell".


Ainda acho que o problema com AF está em aprender o modo certo pra cada ocasião.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #37 Online: 09 de Dezembro de 2011, 21:55:45
Bom, fiz alguma fotos...
s
Tudo é questão de configurar o AF. São centeas de combinações possíveis, desde o modo de medição que  são 3 até AF-S / AF-C, automatico, single point, e um outro que não lembro...

Cada um é pra uma necessidade específica.


A única coisa que me aconteceu foi a lente do KIT estar com Backfocus. A tele está normal, e na semana que vem chega minha 24-85 e vamos ver no que da.


Pra arrumar o backfocus foi tranquilo, Pelo AF tune setei em -15 e tava feito, "sharp as hell".


Ainda acho que o problema com AF está em aprender o modo certo pra cada ocasião.

Carlos, pelo que tenho visto no outro fórum, o problema é que a câmera dá uma coordenada errada pra objetiva. Mas dá pra arrumar com o AF tunning. Como isso, o pessoal falou que com cada objetiva diferente apresenta um ajuste diferente... daí a conclusão que é a câmera que erra e não a objetiva que tem o backfocus... pois se todas objetivas estão errando e se com a câmera antiga ela acertava, era perfeito, porque com a D7000 haveria de ser diferente. Ou seja, o esquema é ter um set de objetivas, com todas ajustadas pelo AF Tune.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.285
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #38 Online: 09 de Dezembro de 2011, 23:38:39
Carlos, pelo que tenho visto no outro fórum, o problema é que a câmera dá uma coordenada errada pra objetiva. Mas dá pra arrumar com o AF tunning. Como isso, o pessoal falou que com cada objetiva diferente apresenta um ajuste diferente... daí a conclusão que é a câmera que erra e não a objetiva que tem o backfocus... pois se todas objetivas estão errando e se com a câmera antiga ela acertava, era perfeito, porque com a D7000 haveria de ser diferente. Ou seja, o esquema é ter um set de objetivas, com todas ajustadas pelo AF Tune.

No meu caso, eu tenho 3 lentes... a do KIT, a 70-300 af-S e uma 50mm foco Manual.

A única que apresentou problema foi a do KIT, a 70-300 não... e a 50mm não tem como dar problema.


O que eu penso é o seguinte, as lentes com AF-S vem com um chip que faz os calculos etc... Como são lentes antigas (algumas) esses ficam obsoletos para os novos corpos, e por isso acontece das coordenadas erradas...

Algumas sigmas não funcionam o AF com D7000 por serem muito antigas... precisam do update do "firmware" do chip...

Então acho que é bem relativo... no final da prox semana quero estar com a minha 24-85 AF-D e ver se tem o bakcfocus..

Ele pode ser ajustado por diferentes lentes (pode salvar 12 lentes na camera) ou então pra todas as lentes por "default".



Eu e o meu ex "chefe" vamos fazer testes na facul com as lentes mais "PRO" e ver se tem problema no modelo que temos lá de D7000 (faz 1 ano que foi comprado).

São diversas lentes: 12-24 f2.8 / 35 f4 / 16-35 f2.8 / 50 f1.8 / 80-200 f2.8 / 24-70 AFS f2.8 / 18-70 AFS f3.5-5.6 / 24-85 AF-D f2.8-f4 - todas nikon.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #39 Online: 10 de Dezembro de 2011, 07:16:03
No meu caso, eu tenho 3 lentes... a do KIT, a 70-300 af-S e uma 50mm foco Manual.

A única que apresentou problema foi a do KIT, a 70-300 não... e a 50mm não tem como dar problema.


O que eu penso é o seguinte, as lentes com AF-S vem com um chip que faz os calculos etc... Como são lentes antigas (algumas) esses ficam obsoletos para os novos corpos, e por isso acontece das coordenadas erradas...

Algumas sigmas não funcionam o AF com D7000 por serem muito antigas... precisam do update do "firmware" do chip...

Então acho que é bem relativo... no final da prox semana quero estar com a minha 24-85 AF-D e ver se tem o bakcfocus..

Ele pode ser ajustado por diferentes lentes (pode salvar 12 lentes na camera) ou então pra todas as lentes por "default".



Eu e o meu ex "chefe" vamos fazer testes na facul com as lentes mais "PRO" e ver se tem problema no modelo que temos lá de D7000 (faz 1 ano que foi comprado).

São diversas lentes: 12-24 f2.8 / 35 f4 / 16-35 f2.8 / 50 f1.8 / 80-200 f2.8 / 24-70 AFS f2.8 / 18-70 AFS f3.5-5.6 / 24-85 AF-D f2.8-f4 - todas nikon.

Uma boa testar, aí tu podes postar o resultado  pra galera.

O tópico que me referia noutro fórum é esse:

http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=87791&start=0


Djusten

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #40 Online: 16 de Dezembro de 2011, 12:57:55
Tenho uma D7000 desde março. Ao iniciar com a câmera achei o AF extremamente lento.

Há interferência de configurações de AF contínuo nas configurações do AF em geral, mesmo quando estou usando só ponto central e com um foco por disparo.

Problema resolvido ao ler no manual sobre a velocidade do AFC. Alterei sua velocidade e pronto.

Muitas vezes o foco errado pode ocorrer devido à demora para fazer o foco. Estou satisfeito, e a D90 não é mais usada como principal sequer pela minha esposa (que no início usou como principal, até se adaptar).

Continuamos usando sem problemas de AF.


Tive um probleminha bem parecido no inicio com a d90 e no manual acertei assim como vc..

E acredito que seja alguma configuração também..


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 16 de Dezembro de 2011, 13:43:43
Vendo vcs falarem aqui fiz uns testes e o af da minha D7000 esta perfeito, alias, continua mais rápido e mais preciso que o da minha antiga D80... Enfim, segue o mistério... Na minha D7000 o foco só é meio lento quando eu uso o live view, mas aí nao tem muito o que fazer...


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #42 Online: 16 de Dezembro de 2011, 16:10:31
O sistema de AF da D90 é igual ao da D80. Foi herdado.

A D7000 é o novo sistema, que para mim tb está mais rápido e preciso.

Vendo vcs falarem aqui fiz uns testes e o af da minha D7000 esta perfeito, alias, continua mais rápido e mais preciso que o da minha antiga D80... Enfim, segue o mistério... Na minha D7000 o foco só é meio lento quando eu uso o live view, mas aí nao tem muito o que fazer...


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 23 de Dezembro de 2011, 01:05:20
Como comentei em outro tópico, comprei minha D7000 a um mês atrás em Singapura. Infelizmente, só consegui notar que o exemplar apresentava backfocus quando já estava em casa, no Rio de Janeiro. Pois bem, tenho 3 lentes (a  do kit 18-105, uma 35mm 1.8G e uma Tokina 24-80mm 2.8). Com todas elas, a mesma apresentava evidente backfocus e isso ficava ainda mais evidente com a 35mm e a tokina nas maiores aberturas). Pois bem, fiz o teste de focus com ambiente totalmente controlado (usando tripé, acionamento via controle, etc) e constatei o que eu inicialmente estava suspeitando, o tal do backfocus. Fiz os procedimentos de calibragem de cada uma das lentes individualmente e constatei que cada uma delas backfocus em graus diferentes. Segue abaixo a configuração que tive que fazer nas mesmas:

- 18-105: -6

- 35mm 1.8G: -12

- Tokina 28-80 2.8: -20

Depois de reguladas, tive uma melhora de 100% nas fotografias de pessoas e coisas com pouco movimento. Ainda não testeii a configuração para objetos de rápido movimento como animais correndo, veículos, etc.

Outra configuração que adotei recentemente e que achei interessante foi adotar o sistema de AF pelo botão AE-AF ao invés de ter que acionar (half-press) pelo disparador. Achei que o foco fica ainda mais preciso e te dá mais mobilidade para recompor a cena e sem precisar ficar trocando de sistema de foco. Segue um vídeo das vantagens de se usar a técnica: http://www.youtube.com/watch?v=WyPv1bLkwqA

Quem tiver interesse em testar a técnica verá que o sistema de foco fica ainda mais fácil e preciso.. Abraços!!
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter