Autor Tópico: D7000 - O FAMOSO PROBLEMA DO FOCO  (Lida 18878 vezes)

THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Online: 02 de Dezembro de 2011, 15:57:39
Pessoal, certa vez postei que tinha dscoberto o problema do foco da D7000, realmente achava isso, mas o problema voltou.
Já li o manual 10 vezes, lí fóruns do mundo inteiro e o problema é geral, muita gente ta se mordendo com a Nikon inclusive eu.
Será que o pessoal não se manca ? Não é um equipamento tão barato para deixarmos assim sem resposta, o que devemos fazer ? Esta semana vi um fotografo aqui da região com lagrimas nos olhos pois tinha juntado dinheiro com muito sacrifício e vendido o equipamento usado para comprar a sonhada D7000, as fotos são dignas de dó, sinceramente acho uma palhaçada, nem um firmware, nem uma explicação, nada vezes nada. O pessoal de fora ja está se revoltando, gostaria de saber se alguém aqui do MF também está com esse problema para acharmos uma solução em conjunto. Alguém se manifesta ???
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2011, 15:58:59 por THUNDER »


ReiArthur

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2011, 16:21:03
Você poderia esclarecer melhor esse problema do foco? Usei tão pouco a minha D7000, que ainda não percebi.


FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2011, 18:43:25
Fiquei curioso também, que problema seria esse?
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2011, 18:47:01
Que problema é esse?

Trabalhei no núcleo de foto da minha faculdade por 6 meses com uma D7000 (ela deve estar perto dos 30mil clicks) e nunca tive problema alum, nem meus companheiros.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2011, 20:54:40
Rapaz... procurando no Google (nikon d7000 focus issues) aparece uma página de resultados que dá arrepios...  :eek:


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2011, 21:31:27
Rapaz... procurando no Google (nikon d7000 focus issues) aparece uma página de resultados que dá arrepios...  :eek:


fiz a mesma pesquisa e todos os resultados que li, era com pessoal que não sabe operar a camera...

há dversos modos de foco, é preciso usar eles nas suas particularidades.


o que eu encontrei de problema real foi o "back focus" que já é uma coisa antiga da nikon e pode ser ajustado via software dentro da camera.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2011, 22:29:41
Lendo um review (link abaixo), parece que o bicho pega no liveview.
De qualquer forma, uma câmera desse nível que precise de uma correção dessas via software (e até onde sei não houve fix via firmware) é, convenhamos, inaceitável. Como diria Gordon Laing (Cameralabs): "It's a shame":

http://www.bythom.com/nikond7000review.htm

Antes que alguém me julgue mal, sou fã da Nikon, tenho 2 modelos... mas se estivesse passando pelo que o colega está, ficaria igualmente frustrado, decepcionado e, talvez, revoltado.

Quanto ao exato problema (?) a que o Thunder se refere, com a palavra... o próprio.  :snack:
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2011, 22:30:14 por fs_isa »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2011, 00:10:18
Poxa, essa câmera era meu target de um up no ano que vem, com essas notícias vou até esperar mais pra ver o que acontece.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2011, 01:10:23
Lendo um review (link abaixo), parece que o bicho pega no liveview.
De qualquer forma, uma câmera desse nível que precise de uma correção dessas via software (e até onde sei não houve fix via firmware) é, convenhamos, inaceitável. Como diria Gordon Laing (Cameralabs): "It's a shame":

http://www.bythom.com/nikond7000review.htm

Nesse link ele disse que o foco por contraste do live view que é ruim -- não chega a ser inefectivo, só é lento. Na parte do AF real eu não vi nenhuma menção a problemas... ?


Qual problema de AF a D7000 enfrenta afinal?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2011, 08:39:27
Qual problema de AF a D7000 enfrenta afinal?

Não acerta, eu fotografei um evento com a D7000 dele e em muitos casos ela erra o foco. Se bem que com a 80-200 2.8 o percentual de acertos foi maior do que com a 18-105mm.
Mas ela erra, e eu configurei tudo,  usei AF-A e AF-S com com 11 pontos selecionáveis ao invés dos 39 e no central quase sempre. Ampliando no LCD dá pra ver que as vezes apresentava back-focus, mas não em todas e sim em algumas, ou seja se usar o AF tune, vai errar ao contrário.
Só lembrando, o modo AF-S foi mais efetivo do que os demais, e com a 80-200mm errou bem menos (poucas vezes, bem poucas) do que com a 18-105.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2011, 09:35:07
Não acerta, eu fotografei um evento com a D7000 dele e em muitos casos ela erra o foco. Se bem que com a 80-200 2.8 o percentual de acertos foi maior do que com a 18-105mm.
Mas ela erra, e eu configurei tudo,  usei AF-A e AF-S com com 11 pontos selecionáveis ao invés dos 39 e no central quase sempre. Ampliando no LCD dá pra ver que as vezes apresentava back-focus, mas não em todas e sim em algumas, ou seja se usar o AF tune, vai errar ao contrário.
Só lembrando, o modo AF-S foi mais efetivo do que os demais, e com a 80-200mm errou bem menos (poucas vezes, bem poucas) do que com a 18-105.

Mas esse problema vem sendo em todas as D7000, ou seja, é um problema generalizado, ou pontual de alguns equipamentos?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2011, 10:21:40
Não acerta, eu fotografei um evento com a D7000 dele e em muitos casos ela erra o foco. Se bem que com a 80-200 2.8 o percentual de acertos foi maior do que com a 18-105mm.
Mas ela erra, e eu configurei tudo,  usei AF-A e AF-S com com 11 pontos selecionáveis ao invés dos 39 e no central quase sempre. Ampliando no LCD dá pra ver que as vezes apresentava back-focus, mas não em todas e sim em algumas, ou seja se usar o AF tune, vai errar ao contrário.
Só lembrando, o modo AF-S foi mais efetivo do que os demais, e com a 80-200mm errou bem menos (poucas vezes, bem poucas) do que com a 18-105.
Natao voce chegou a fazer teste com UM ponto so de foco?????, em af-s.??????
abs.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2011, 10:23:10
O problema está na grande maioria das cameras, alguns poucos dizem não ter problema, o Natão usou minha camera e explicou exatamente o que acontece, simplesmente erra o foco, se derem uma procurada nos fóruns de outros países irão ver que a coisa está feia mesmo, a Nikon tinha quer ter solucionado esse problema a mais tempo, como ficamos agora ??? Eu particularmente desanimei com a marca, alguns dizem que é falta de saber usar, não acredito nisso, pura baléla, tem erro grosseiro nesse sistema de foco.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2011, 10:24:01
Natao voce chegou a fazer teste com UM ponto so de foco?????, em af-s.??????
abs.

Fizemos testes em todos os modos de foco !


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #14 Online: 03 de Dezembro de 2011, 11:12:04
Fizemos testes em todos os modos de foco !

Exatamente. Fizemos todos os testes, em todos os pontos, modos, ponto único, AF-A, AF-S, AF-C, com 39 pontos ativos, com 11 pontos ativos, Single point, Multi-point tracking 3D, center point wide e normal e o foco nunca parecia cravar. O mais incrível é que ela erra mais com objetivas com motor de foco, as não motorizada ficam parece que acerta mais.

Uma coisa é certa, o sistema de foco da D90, me parece muito superior ao da D7000, pelo tempo que pude ficar com uma. Há, com certeza, alguma falha no sistema de foco dessa câmera, deixando-a tão vulnerável a erros.

E olha que lugar com boa iluminação foram os testes, tanto que o usamos o iso base.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2011, 11:13:15 por Natão »