Autor Tópico: Nikon Coolpix P500 X Nikon D3100  (Lida 5878 vezes)

eltonantunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 03 de Dezembro de 2011, 16:01:14
Camera Digital Nikon Coolpix P500 12mp/fullhd/zoom 36x (http://goo.gl/w6FyS)
---------- OU ----------
Nikon D3100 C/ Lente 18-55mm (http://goo.gl/Jkqeh)

Alguém que entende um pouquinho ai, por favor colabore...rs


eltonantunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2011, 16:34:12
Andei lendo o fórum e não muita coisa sobre a D3100, é muito ruim ela?

queria comprar uma câmera entre 1,3k - 1,7k.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2011, 17:13:53
Elton,

Diga-nos pra que finalidade será a câmera, ajudar-nos-á bastante...  :ok:


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2011, 17:31:24
Elton, são dois tipos de câmeras muito diferentes. Se disser quais são suas intenções com fotografia fica mais fácil te ajudar :ok:


eltonantunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2011, 18:43:33
Elton,

Diga-nos pra que finalidade será a câmera, ajudar-nos-á bastante...  :ok:

Elton, são dois tipos de câmeras muito diferentes. Se disser quais são suas intenções com fotografia fica mais fácil te ajudar :ok:

Na verdade é para uso mais casual, mas gostaria de aos poucos ir aprimorando, e quem sabe comprar uma boa lente.

Gosto de algumas coisas nas minha fotos:

 - Alta Definição
 - Zoom alto, porque as vezes vou para um criadouro e quero tirar fotos de alguns animais mas tem que ser de longe...
 - Macro

Oque pesa para mim entre estas duas é o fato de uma eu poder trocar/comprar lente e a outra já o zoom bem alto...
Espero ter ajudado com estas informações.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2011, 18:55:19 por eltonantunes »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2011, 20:44:26
Elton,

As câmeras do segmento da P500 atendem aos seus requisitos de macro e de alcance (zoom).
Alta definição, não - principalmente quando se usa muito zoom.

Quem vai lhe entregar uma ótima definição é a D3100. Se você tivesse mais di$po$ição, ela lhe atenderia também nos outros dois quesitos, com duas ou três lentes extras, como uma macro, uma telefoto e, opcionalmente, uma normal bem clara.

Na sua situação (sem a hipótese de levantar mais grana), eu lhe sugeriria a P500 ou ainda melhor, estudar outra opção: a Canon SX40 HS.


eltonantunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2011, 21:36:37
Elton,

As câmeras do segmento da P500 atendem aos seus requisitos de macro e de alcance (zoom).
Alta definição, não - principalmente quando se usa muito zoom.

Quem vai lhe entregar uma ótima definição é a D3100. Se você tivesse mais di$po$ição, ela lhe atenderia também nos outros dois quesitos, com duas ou três lentes extras, como uma macro, uma telefoto e, opcionalmente, uma normal bem clara.

Na sua situação (sem a hipótese de levantar mais grana), eu lhe sugeriria a P500 ou ainda melhor, estudar outra opção: a Canon SX40 HS.



FS_ISA, Obrigado por me orientar..rs

Você poderia me falar um pouco mais sobre estas duas (P500 X SX40 HS).

Outra coisa com a D3100 + Lente 18-55mm Vr, é uma boa lente para fotos "normais", em casa, na praia...rs. Porque se não, poderia comprar esta
e qdo der$$ vou comprando lentes conforme irei aprendendo....


Desculpe tantas perguntas mas estou pesquisando/lendo muito para fazer um bom investimento.
Obrigado pela ajuda de todos.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2011, 22:36:34
Sim, eu tenho a P500. Quando a comprei (Julho), optei por ela porque, comparando com a SX30 IS, levava vantagem na qualidade das imagens. Porém a Canon deu a volta, e rapidamente lançou (acho que em outubro, na Europa) a SX40 HS, com novo sensor, novo processador, nova resolução, enfim, adequando-se melhor à categoria e corrigindo quase tudo que não prestou na SX30. A lente, se não me engano, continua a  mesma.

Se me permite, posso lhe sugerir a leitura de uma boa matéria (análise) com a SX40 HS, com suas especificações, fotos do produto, imagens de amostra, comentários e algumas conclusões. Dá pra ter uma noção da capacidade da máquina. Hoje, talvez, eu pensaria diferente, tem muita gente atrás dessa novidade. Link para a matéria:

http://www.photographyblog.com/reviews/canon_powershot_sx40_hs_review/

Quanto à D3100, a lente que acompanha o kit é uma boa pra começar. Entretanto ela não faz macro, e o alcance é curto. Seriam necessárias outras lentes, contendo motor de foco embutido (são mais caras), mas você teria uma qualidade muuuuito diferente das SZ (P500, SX40, etc...), é de fato um outro universo.

Enfim, depende mesmo do investimento e de suas necessidades/intenções.

Fique à vontade para expor dúvidas, o objetivo do forum é exatamente esse. Aqui tem muitos "feras" que nos ajudam bastante, e eu ainda estou engatinhando nesse extenso campo... quando posso, gosto de contribuir, ainda que de forma modesta.


Norma

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2011, 23:03:18
Oi, é a primeira vez que entro neste forum e estou aproveitando este assunto porque é justamente a minha dúvida.  Tenho uma compacta digital (Sony cyber shot) , gosto muito de fotografia mas não pretendo fazer nada profissionalmente . Apenas fotos de paisagens e pessoas.  Me faz falta justamente a definição pricipalmente com o zoom.  Estou na dúvida se compro uma Canon S40 HS (pelo zoom e portabilidade)  ou a Nikon D3100. A diferença em relação a definição de imagem é grande?   Me ajudem !!!!!!    Muito obrigada e parabens pelo site. :)


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2011, 01:06:47
Norma,

Vou tentar esclarecer um pouco, colocando alguns fatos de forma simples...

Em geral, mais zoom = menos qualidade.

As superzoom (SZ) compactas, como o nome da categoria diz, têm sensor pequeno e lentes pequenas (diâmetro). Portanto, uma foto da Canon SX30 IS em zoom máximo vai ficar ruim assim (tenha certeza de visualizá-la a 100% em seu navegador, ou outro programa de foto):

http://farm2.staticflickr.com/1082/5100605420_32d9576d98_o.jpg

As DSLR's têm sensor muito maior, lentes específicas, mais claras e de maior diâmetro, que por isso custam muito, e conseguem um longo alcance com qualidade. Dê uma olhada nessa foto, utilizando uma lente 400mm f/2.8G, que vi na Photozoom por quase 35 mil reais:

http://mansurovs.com/wp-content/uploads/2011/10/Sample-10.jpg

A diferença entre os dois casos são esses milhares de reais.
Por fim, se quer zoom, a categoria é a das SZ. Se quer qualidade, DSLR. Se quer os dois, DSLR+lente$.

É só por na balança a necessidade e o bolso.

Diga-nos mais sobre suas intenções, o uso que você faz da máquina no dia-a-dia, mais detalhes, assim o pessoal daqui vai lhe orientando, ok?  :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2011, 10:30:43
Nao vamos assustar o garoto com essa foto noturna, desfocada e cheia de ruido. :)

As SZ nao se prestam a fotos com zoom e noturnas ( simultaneamente ) e mesmo a D3100 soh faz isso bem com uma Nikkor 80-200mm AF 2.8 de R$ 3.300,00 ( preço de Mercado Livre ).

Encomendei uma Fuji HS20 e espero nao usa-la  nessa situaçao. Jah vi uma Fuji S3300 bater boas fotos de um show: estavamos proximos do palco, o zoom foi pouco e tinha um canhao de luz iluminado o artista no palco. Abusar do zoom a noite, ou fica escuro ( ISO baixo ) ou fica cheio de ruido ( ISO alto com sensor pequeno ).

Uma SZ cheia de controles manuais pode ser uma boa NO INICIO, quando vc vai se habituando com o universo da fotografia e nao conhece a nitidez, a fidelidade de cores e o contraste claro-escuro perfeito q uma DSRL te proporciona. Eh como carro de cambio automatico: depois de dirigi-lo, vc nao quer mais saber de cambio manual. :)

Uma SZ se presta bem a finalidade q eu pretendo usa-la: fotos de natureza, em dias ensolarados. O ''excesso de luz'' compensa o sensor pequeno e nao se faz uso de ISO alto. E sempre se pode dar um bom zoom naquele belo passarinho no galho, e sem tripe devido a boa estabilizaçao de imagem das SZ. Vc compra, usa, tem um bom zoom, nada de troca de lentes ( q suja o sensor cedo ou tarde ) e vc nao carrega aquela mochila cheia de lentes diferentes. Eh outro universo!!!!

Quer uma dica? Pegue a HS20. Ela tem encaixe para filtros ( 58mm ) e faz arquivos em RAW. RAW eh melhor pra corrigir luz, cores, ruido caso as coisas ''deem errado'' e vc nao quer abrir mao daquela foto incrivel. Uso filtro polarizador para fotos de natureza e as cores ficam melhores q com o filtro UV basico.

Ou compre a D3100 + 18-55mm e depois vc pega uma 55-300mm AF-S. Custa uns 1000,00 a 1200,00 aqui no Brasil. Eh uma opçao mais acertada se vc pensar a longo prazo.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


eltonantunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #11 Online: 05 de Dezembro de 2011, 23:17:24
Pessoal obrigado pelas dicas e tudo mais...

Me decidi e comprei...segue a foto.

Me dedicarei a aprender e reaprender muito bem os "macetes" de uma boa foto, e quem sabe logo compro uma camera
de uma nível melhor... mas por enquanto vou treinando nesta mesmo.


  SX40 HS
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, 23:18:19 por eltonantunes »