Autor Tópico: Nova câmera profissional  (Lida 1322 vezes)

Marilliam

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Online: 04 de Dezembro de 2011, 20:59:47
Por favor, tenho uma t1i e estou querendo melhorar meus trabalhos, qual câmera vc me indicam da Canon? Já me falaram da 7D, da 60D que para alguns é igual a 7D. Gostaria de ter fotos de qualidade com melhor nitidez o que a minha T1i esta deixando a desejar. Obrigada.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2011, 21:04:56
Já pensou em investir em objetivas de melhor qualidade antes de trocar de corpo?

"Nitidez" depende muito mais da ótica do que do sensor.

[]s


Marilliam

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2011, 21:09:36
Tipo uma 24-70 mm? Pois é, estou nesta duvida.Fico decepcionada pois sinto muita falta de nitidez nas fotos e acabo achando que é por causa da máquina.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2011, 21:17:27
Isso, uma EF 24-70 L f2.8 ou até mesmo uma EF-S 17-55 f2.8 (que não é L mas tem boa ótica) já vão te ajudar MUITO a melhorar a nitidez de suas fotos, e outros aspectos também.

A troca da câmera se justificaria mais se você considerasse como fator limitador a resolução, o ruído em ISO alto ou a agilidade dela. Na nitidez ela tem de fato pouca interferência.

[]s


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2011, 00:57:47
Antes de pensar em trocar de camera, ou lente, vc tem certeza que teu workflow está adequado ???

Vc não colocou qual o teu nível de conhecimento, mas um equívoco comum é achar que a camera, por default, tem que entregar imagens nítidas, o que não é verdade. As DSLR Canon entregam, em sua configuração default, imagens próprias para pós-processamento, ou seja, com pouca saturação, pouco contraste, e pouca nitidez.

A T1i é uma boa camera (tem o mesmo sensor da 50D) e a lente do kit tem várias fraquezas. É relativamente lenta, frágil, o elemento frontal gira e é escura. Mas uma de suas qualidades é justamente a nitidez principalmente até os 35mm.
 
Então fica a pergunta. Está fotografando em RAW ou JPG ?? Se está fotografando em JPG, fez uma configuração da câmera ou está usando ela configurada como veio de fábrica? Se for assim, mesmo uma EF-S 17-55 f/2.8, que talvez seja a melhor lente para cameras cropadas, irá parecer sem nitidez.

Postei supondo que vc não tenha muita experiência, se a tem, esqueça :) Apenas quis lembrar que nitidez vem de uma boa câmera, de uma boa óptica e também de um bom conhecimento sobre o equipamento. Já vi casos de gente reclamando e até pensando em trocar de marca e que ficou satisfeito depois de aprender as configurações da câmera.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Marilliam

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2011, 21:00:57
Sim Alexandre, sou nova no ramo, mas já estou trabalhando...tenho percebido que tenho que mexer bastante nos ajustes das fotos. Hoje fiz um ensaio e voltei a usar a minha 50mm 1.8, a qual eu já tinha deixado de lado pois estava ficando cansada por não ter zoom, e percebi que, hoje com um pouco mais de experiência, as fotos ficaram bem nítidez. Tô um pouco frustrada pois acabei de comprar uma lente 18-135 mm e percebi que ela não dá a nitidez que preciso.Acho que tenho que aprender a configurá-la realmente, mas ainda não sei por onde começar...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2011, 21:27:32
Marilliam, a curva de aprendizado para quem está iniciando pode ser um pouco sacrificante no início. São muitas variáveis a serem tratadas no início, mas com o tempo vc pega o jeito. O manual é um bom início, use ele como livro de cabeceira. E dê uma vasculhada no fórum, tem muita coisa por aqui.

A 18-135mm também não é uma lente ruim, um pouco soft nas bordas, tem mais AC e distorção que sua irmã menor, mas é bem versátil. Com o diafragma um pouco mais fechado, tem boa nitidez também. Não se equipara a lentes mais caras, mas cumpre seu papel.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2011, 22:00:38
Marilliam, tô com o mesmo sentimento que tu estás agora. Ando bem decepcionado com a qualidade das minhas fotos, e atribuo isso à lente (18-55 do kit) e àquela pecinha que vai atrás da câmera também :).

Quando comprei minha câmera, comprei também uma 50mm f/1.8. Na época não entendia nada de lentes, mas hoje, olhando novamente as fotos, vejo que a nitidez da 50mm é bem melhor que a lente do kit (17-55), pelo menos dentro da minha amostragem.

Mas sinto que a lente está começando a me limitar. Sinto que se tivesse uma lente melhor, poderia já ter fotos melhores também. Já tenho um certo conhecimento em questões básicas como abertura, tempo de exposição, compensação de exposição e etc... mas o que mais tenho interesse é em desenvolver o "faro"do fotógrafo e conseguir captar a cena certa.

Sempre fui contra a tirar fotos para serem modificadas depois. Sempre achei que o fotógrafo tem que conseguir captar a imagem naquele instante, sem precisar fazer uso de recursos de pós-processamento. Sinceramente sempre tive um pé atrás com relação a isso. Mas hoje em dia tô começando a amolecer hehe, e aceitar que seja melhor mesmo tirar fotos em RAW, me preocupar com a cena na hora mas deixar as configurações de cor, saturação, balanço de branco etc... para depois... vamos ver, ainda não sei se vou me adaptar a isso, mas já tenho um conjunto de imagens em RAW que quero fazer um teste.

De qualquer forma, acredito ser mais interessante nesse momento tu tentar trocar de lente (17-55 é o sonho pra câmeras cropadas com as nossas - T1i, T2i, 60D), e em paralelo a isto tentar trabalhar com a imagem em um software estilo Lightroom (se tiveres grana pra pagar os US$300 da licensa) ou o próprio sw da Canon que acompanha a tua câmera.

Finalizando, o meu objetivo agora é adquirir a 17-50mm f/2.8 da Sigma (não tão boa quanto a 17-55 f/2.8 da Canon mas muuuito mais barata), uma 50mm f/1.4 e logo depois uma tele (70-200 da Sigma, provavelmente). E daqui a alguns anos, partir para as full frame e poder usar tranquilamente as lentes L que pelo que ouço nos corredores, são muito superiores oticamente do que as outras lentes.

Ah, e mais uma dica: fica de olho no pessoal aqui do Fórum, só tem fera aqui!! Ler esse fórum tá me ajudando bastante :):):)

Abraço e boa sorte!
fkuhne.tumblr.com


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2011, 22:19:09
Caramba.. Nada a ver essa bobagem de "não estou tendo o resultado esperado com a câmera que tenho".

Fiz MUITA coisa com qualidade pra lá de profissional com uma EOS-350D que é muito inferior tecnicamente a qualquer câmera que vocês estão falando. Sem querer ofender, o problema quase nunca é o equipamento.

No máximo compre uma objetiva melhor que a do kit (que nem é assim tão ruim).


Marilliam

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2011, 22:37:58
Pode ser Antônio, talvez seja eu ou a lente, por isso estou aqui para tirar esta dúvida...Mas valeu!!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2011, 23:11:17
Só algumas dicas:

A imensa maioria cas causas de "falta de nitidez" são causadas por velocidade inadequada à situação. Outra causa bastante comum é esperar uma performance impecável da ótica em situações complicadas em termos físicos, como por exemplo, esperar que uma zoom em um dos extremos em abertura máxima apresente boa nitidez nas bordas. Salvo em objetivas muito especiais (e caras), essa combinação de fatores é inviável. Por fim, passou-se a acreditar piamente que os atuais sistemas de foco automático são infalíveis. Longe disso. Erram, e com frequência.

Experimente por sua câmera em um tripé (ou monopé) e usar uma abertura intermediária, principalmente quando estiver nos extremos do zoom.