Autor Tópico: Fator de Corte  (Lida 18254 vezes)

leoo8

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 04 de Dezembro de 2011, 22:51:29
Fala Fotográficos ! :D

Alguem poderia fazer a gentileza de explicar se as lentes "Cropadas" (no caso da Canon EF-S) tem a sua distancia focal real' ?

A minha questão foi feita porque como todos sabem ...

A grande maioria das lentes foram projetadas para atenderem cameras Full Frame ou o famoso filme 35mm no caso das analógicas ;
e usando uma dessas lentes padrão" em um sensor APS aconteceria o chamado Fator de Corte .

Por exemplo usando uma lente 50mm (EF Canon) em um sensor APS com Crop. de 1.6x ...
Teríamos a equivalente distância focal de mais ou menos 80mm

Quem puder me ajudar ... Agradeço desde já !  :ok:
Quem busca a perfeição acaba sempre encontrando o equilibrio


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2011, 11:37:30
Fala Fotográficos ! :D

Alguem poderia fazer a gentileza de explicar se as lentes "Cropadas" (no caso da Canon EF-S) tem a sua distancia focal real' ?


Distância focal real é física é uma medida. Ou seja os 18mm sempre cobrirão um ângulo X num sensor FF e um ângulo Y num sensor APS-C. Os 18mm se fossem capaz de cobrir um FF enquadraria muito mais imagem. Isso significa que os 18mm da 18-55 numa aps-c tem um ângulo equivalente a uma 29mm numa FF. Ou seja, a 18-55 é na verdade uma 28,8-88mm numa câmera padrão 35mm.


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2011, 11:44:41
Esta é uma questão muito interessante! E tive a mesma dúvida já. Na real ainda não tenho certeza...

Mas pesquisei bastante por aí e li em algum blog que todas as lentes (EF ou EF-S) têm a sua distância focal equivalente à full frame. Vou ver se acho o link e posto novamente aqui...

Ou seja, mesmo para uma lente EF-S que informa os valores 18-55mm, tem que se fazer a conversão e multiplicar pelo crop factor...

Então, não faz diferença se tu usa uma lente EF ou uma lente EF-S, a distância focal equivalente sempre terá que ser multiplicada.

Por favor me corrijam se eu estiver errado!  :D

Abraços,
Felipe
fkuhne.tumblr.com


leoo8

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2011, 13:45:37
Valeo pessoal ..  :ok:
Quem busca a perfeição acaba sempre encontrando o equilibrio


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2011, 18:57:08
A diferença é que o círculo de imagem formado por uma lente EF-S é menor, o que possibilita que as lentes sejam menores (e mais baratas).

Para qualquer lente, o fator de crop tem que ser aplicado quando se usa uma camera APS-C




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2011, 20:50:32
Detalhe conceitual importante: A distancia focal de uma lente (distância entre o ponto de convergência da luz até o ponto onde a imagem focalizada será projetada) é igual em ambos os sensores. Lentes 50mm tem uma distância focal de 50mm, e isso é uma medida, não muda por causa do sensor. O que muda é justamente o ângulo de abrangência.

A imagem abaixo me ajudou muito a entender esse conceito. Espero que ajude outros também.


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2011, 21:39:13
Muito bem Kodorna.

O que muda é o "ângulo" de abrangência do sensor.

Ou seja, uma lente de 50mm em uma câmera APS-C (cropada) tem um ângulo de abrangência da imagem equivalente a 50mm X 1,6 (fator de crop) = 80mm em uma câmera Full Frame.
fkuhne.tumblr.com


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2011, 16:35:35
Muito bem Kodorna.

O que muda é o "ângulo" de abrangência do sensor.

Ou seja, uma lente de 50mm em uma câmera APS-C (cropada) tem um ângulo de abrangência da imagem equivalente a 50mm X 1,6 (fator de crop) = 80mm em uma câmera Full Frame.

Mas uma lente EF-S, como a minha 15-85mm, as distâncias são as reais, não tem crop, correto? Pois a lente foi feita para um sensor APS-C, se fosse EF 15-85, daí, sim, teria o angulo equivalente a 24-136. Ou estou enganado?


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2011, 16:45:18
tenho essa dúvida também  :ponder:

eu "acho" que mesmo as lentes APS-C devem ter suas distâncias focais multiplicadas pelo fator de corte, de forma a manter as coisas "equivalentes".

alguém que possui a lente EF 50mm e também alguma EF-S como a lente do kit poderia fazer um teste, né: tira uma foto com cada lente, na mesma distância focal, e compara as duas...

minha aposta é que a imagem tirada com a 50mm fixa vai ser mais "aberta"...

quem dá mais???
fkuhne.tumblr.com


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2011, 17:05:13
O que é chamado de fator de correção é usado apenas para fins de comparação com full frame. Distância focal é uma unidade física e não depende do design da câmera. Tanto em lentes EF quando em EF-S o fator de correção deve ser aplicado.

Sei que a wikipedia não é fonte confiável, mas dá pra ver ali também.
http://en.wikipedia.org/wiki/Canon_EF-S_lens_mount


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2011, 19:10:42
eu "acho" que mesmo as lentes APS-C devem ter suas distâncias focais multiplicadas pelo fator de corte, de forma a manter as coisas "equivalentes".

alguém que possui a lente EF 50mm e também alguma EF-S como a lente do kit poderia fazer um teste, né: tira uma foto com cada lente, na mesma distância focal, e compara as duas...

minha aposta é que a imagem tirada com a 50mm fixa vai ser mais "aberta"...

quem dá mais???

Essa aposta vc perderia facilmente. A distancia focal da lente eh propriedade fisica de lente, nao tem nada a ver com a "caixa preta" na qual vc vai monta-la.

Uma lente 50mm nasce 50mm e morre 50mm.. nao importa qual camera vc usa.



BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2011, 19:13:49
Mas uma lente EF-S, como a minha 15-85mm, as distâncias são as reais, não tem crop, correto? Pois a lente foi feita para um sensor APS-C, se fosse EF 15-85, daí, sim, teria o angulo equivalente a 24-136. Ou estou enganado?

As distancias sao reais, a lente eh 15-85 ou seja lah qual for a distancia focal cravada na lente.

O que muda eh APENAS o angulo de visao. E ai entra um pouco de auto-critica: talvez vc esteja confuso sobre a diferenca entre Distancia Focal x Angulo de Visao mas nao esta enxergando isso.



fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2011, 19:38:19
Essa aposta vc perderia facilmente. A distancia focal da lente eh propriedade fisica de lente, nao tem nada a ver com a "caixa preta" na qual vc vai monta-la.

Uma lente 50mm nasce 50mm e morre 50mm.. nao importa qual camera vc usa.

Entendo e concordo Bbear, mas aqui estou falando do ângulo de abrangência...
fkuhne.tumblr.com


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2011, 19:41:47
As distancias sao reais, a lente eh 15-85 ou seja lah qual for a distancia focal cravada na lente.

O que muda eh APENAS o angulo de visao. E ai entra um pouco de auto-critica: talvez vc esteja confuso sobre a diferenca entre Distancia Focal x Angulo de Visao mas nao esta enxergando isso.

É isto que estava me referindo antes, Bbear!  :ok:
fkuhne.tumblr.com


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 06 de Dezembro de 2011, 22:03:59
Esqueça o termo 'Angulo de Abrangência'. Ele não existe tecnicamente em fotografia (ao menos não me lembro de tê-lo lido em algum canto por aí).

Fixe-se em 'Ângulo de Visão'. Embora, intua aqui, que seja absolutamente a mesma coisa, pode ser que vc se confunda por já ter feito uma conceito pré-definido do que venha a ser 'Ângulo de Abrangência'.

Uma vez estudado e entendido o que é ângulo de visão da lente, vc irá compreender a relação de DF e crop de sensor.

A lente, como muito bem colocado pelo Bernardo, nasce 50tinha e morre 50tinha. A DF dela é característica física da lente e não se modifica porque vc encaixou ela num outro corpo qualquer. A mudança se dá no corpo em sí (aqui no caso de FF para cropado), porque o sensor é menor. Assim, a lente continua a ser uma 50mm mesmo que vc tire ela de uma FF e coloque ela numa APS-C (cropada). O que muda é que o sensor vai captar um pedaço menor da imagem. A lente vai continuar entregando a mesma 'quantidade' de imagem de antes, só o sensor que 'enxerga' menos. Esse é o fato de corte, que nas Canon é de 1,6X.

Há uma lenda muito popular por aí que diz que a lente 'muda' a DF ao sair de uma FF para uma cropada. É LENDA!!!!!!!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova