Autor Tópico: Fator de Corte  (Lida 18263 vezes)

BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 06 de Dezembro de 2011, 22:39:44
Esqueça o termo 'Angulo de Abrangência'. Ele não existe tecnicamente em fotografia (ao menos não me lembro de tê-lo lido em algum canto por aí).

Fixe-se em 'Ângulo de Visão'. Embora, intua aqui, que seja absolutamente a mesma coisa, pode ser que vc se confunda por já ter feito uma conceito pré-definido do que venha a ser 'Ângulo de Abrangência'.

Uma vez estudado e entendido o que é ângulo de visão da lente, vc irá compreender a relação de DF e crop de sensor.

A lente, como muito bem colocado pelo Bernardo, nasce 50tinha e morre 50tinha. A DF dela é característica física da lente e não se modifica porque vc encaixou ela num outro corpo qualquer. A mudança se dá no corpo em sí (aqui no caso de FF para cropado), porque o sensor é menor. Assim, a lente continua a ser uma 50mm mesmo que vc tire ela de uma FF e coloque ela numa APS-C (cropada). O que muda é que o sensor vai captar um pedaço menor da imagem. A lente vai continuar entregando a mesma 'quantidade' de imagem de antes, só o sensor que 'enxerga' menos. Esse é o fato de corte, que nas Canon é de 1,6X.

Há uma lenda muito popular por aí que diz que a lente 'muda' a DF ao sair de uma FF para uma cropada. É LENDA!!!!!!!!!


 :ok: :ok: :ok: :ok:

Muito bem colocado.

---------------------------------------------------------

Esse eh um assunto interessante, por que gera muita confusao POREM eh algo absolutamente simples, e quando a "ficha cai" e vc consegue visualizar a fisica por tras disso tudo, a pessoa nao consegue nem entender como existe discussao sobre isso.

E ironicamente, na minha opniao, a primeira indicacao que alguem nao esta 100% esclarecido no assunto eh exatamente discutir o assunto, por que a partir do momento que vc entende realmente, ai vc descobre como o assunto eh praticamente inutil, salvo fotografos com sistemas misturados e que precisem fazer algum tipo de conversao de crop (e mesmo assim duvido que seja necessario).

Qual seria a preocupacao pratica de se saber que uma 35mm no corpo APS tem um angulo de visao similar a uma 50mm no corpo FF? Na pratica, eu vejo existem 3 situacoes possiveis:

A)- O fotografo tem um sitema FF, entao pra que ele quer saber qual a equivalencia em APS? Problema eh dos fotografos com APS.
B) - O fotografo tem um sitema APS, entao pra que ele quer saber qual a equivalencia em FF? Problema eh dos fotografos com FF.
C) - O fotografo tem um kit mixto, e precisa converter angulo de visao por algum motivo de recomposicao de foto ou seja lah o que for.

Ou seja, na pratica apenas um grupo restrito de fotografos, grupo C, talvez precisam converter algo. Obviamente que entender e saber sobre o assunto nao atrapalha em nada, porem sem supervalorizar o assunto.


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #16 Online: 06 de Dezembro de 2011, 23:13:16
Minha opinião é a de que qualquer discussão, quando as opiniões e dados são para somar, é útil.

Não esquecam que nem todo mundo aqui é profissional. Acredito que a maioria não tem o conhecimento teórico que um profissional (ou que pelo menos um prosumer ou entusiasta) tem.

Pra mim, NMHO, esta discussão foi extremamente produtiva.
fkuhne.tumblr.com


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 07 de Dezembro de 2011, 02:27:03
O Hyde foi bem preciso na explicação.

As características profundidade de campo e compressão (ou expansão) da perspectiva NÃO MUDAM quando colocamos a objetiva em um sensor FF ou cropado.

CROP quer dizer CORTE, literalmente. É como se pegasse uma tesoura e cortasse a imagem. Muda o tamanho da "janela". Imagine-se em um comodo de uma casa, sentado a 5 metros olhando a paisagem através de uma janela de 2,4 x 3,6 metros. Ok ? Agora substitua a janela por outra de 1,6 x 2,5 metros. A paisagem muda ? Não, você somente vê uma parte menor da paisagem.

É tão simples quanto isso. 

NÃO MUDA DOF
NÃO MUDA PERSPECTIVA (COMPRESSÃO OU EXPANSÃO)





Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #18 Online: 07 de Dezembro de 2011, 08:31:35
As distancias sao reais, a lente eh 15-85 ou seja lah qual for a distancia focal cravada na lente.

O que muda eh APENAS o angulo de visao. E ai entra um pouco de auto-critica: talvez vc esteja confuso sobre a diferenca entre Distancia Focal x Angulo de Visao mas nao esta enxergando isso.

Eu sei qual é a diferença. A proporção e a distorção de uma 50mm (ou qq outra lente) são sempre as mesmas, só muda o quanto da cena vai aparecer pois meu sensor é menor. Minha dúvida é outra.


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #19 Online: 07 de Dezembro de 2011, 08:41:14
O Hyde foi bem preciso na explicação.

As características profundidade de campo e compressão (ou expansão) da perspectiva NÃO MUDAM quando colocamos a objetiva em um sensor FF ou cropado.

CROP quer dizer CORTE, literalmente. É como se pegasse uma tesoura e cortasse a imagem. Muda o tamanho da "janela". Imagine-se em um comodo de uma casa, sentado a 5 metros olhando a paisagem através de uma janela de 2,4 x 3,6 metros. Ok ? Agora substitua a janela por outra de 1,6 x 2,5 metros. A paisagem muda ? Não, você somente vê uma parte menor da paisagem.

É tão simples quanto isso. 

NÃO MUDA DOF
NÃO MUDA PERSPECTIVA (COMPRESSÃO OU EXPANSÃO)

 :ok:


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #20 Online: 07 de Dezembro de 2011, 08:50:14
Eu sei qual é a diferença. A proporção e a distorção de uma 50mm (ou qq outra lente) são sempre as mesmas, só muda o quanto da cena vai aparecer pois meu sensor é menor. Minha dúvida é outra.

E qual seria?


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #21 Online: 07 de Dezembro de 2011, 08:57:46
E qual seria?

Imagine que existiria uma lente EF-S 50mm e fosse comparada a uma EF 50mm, com imagens tiradas numa câmera cropada. A EF-S mostraria toda cena que a EF mostra numa fullframe ou não?

Abs


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #22 Online: 07 de Dezembro de 2011, 09:25:00
 ;
Imagine que existiria uma lente EF-S 50mm e fosse comparada a uma EF 50mm, com imagens tiradas numa câmera cropada. A EF-S mostraria toda cena que a EF mostra numa fullframe ou não?

Abs

Não, pois o ângulo de visão de uma 50mm numa FF é maior do que o ângulo de uma mesma 50mm numa APS-C. A única diferença da APS-C (EF-S e DX), é que a ótica não é capaz de cobrir todo o sensor... conforme esse esqueminha que fiz abaixo:



Com isso acredito sanar boa parte das dúvidas da maioria das pessoas...
Ah sim, as objetivas dos desenhos tem a mesma distância focal, uma sendo APS e uma sendo para FF


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #23 Online: 07 de Dezembro de 2011, 09:28:20
;
Não, pois o ângulo de visão de uma 50mm numa FF é maior do que o ângulo de uma mesma 50mm numa APS-C. A única diferença da APS-C (EF-S e DX), é que a ótica não é capaz de cobrir todo o sensor... conforme esse esqueminha que fiz abaixo:



Com isso acredito sanar boa parte das dúvidas da maioria das pessoas...
Ah sim, as objetivas dos desenhos tem a mesma distância focal, uma sendo APS e uma sendo para FF

Valeu, Natão! Isso explica mta coisa!  :ok:

Abs


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #24 Online: 07 de Dezembro de 2011, 09:30:10
Imagine que existiria uma lente EF-S 50mm e fosse comparada a uma EF 50mm, com imagens tiradas numa câmera cropada. A EF-S mostraria toda cena que a EF mostra numa fullframe ou não?

Abs

Não. :-)
A EF-S ainda sim iria mostrar uma imagem de um angulo de visão menor. Olha aquela imagem que eu coloquei no forum.


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #25 Online: 07 de Dezembro de 2011, 10:33:56
Não. :-)
A EF-S ainda sim iria mostrar uma imagem de um angulo de visão menor. Olha aquela imagem que eu coloquei no forum.

 :ok:


leoo8

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #26 Online: 07 de Dezembro de 2011, 22:11:10

 :ok: :ok: :ok: :ok:

Muito bem colocado.

---------------------------------------------------------

Esse eh um assunto interessante, por que gera muita confusao POREM eh algo absolutamente simples, e quando a "ficha cai" e vc consegue visualizar a fisica por tras disso tudo, a pessoa nao consegue nem entender como existe discussao sobre isso.

E ironicamente, na minha opniao, a primeira indicacao que alguem nao esta 100% esclarecido no assunto eh exatamente discutir o assunto, por que a partir do momento que vc entende realmente, ai vc descobre como o assunto eh praticamente inutil, salvo fotografos com sistemas misturados e que precisem fazer algum tipo de conversao de crop (e mesmo assim duvido que seja necessario).

Qual seria a preocupacao pratica de se saber que uma 35mm no corpo APS tem um angulo de visao similar a uma 50mm no corpo FF? Na pratica, eu vejo existem 3 situacoes possiveis:

A)- O fotografo tem um sitema FF, entao pra que ele quer saber qual a equivalencia em APS? Problema eh dos fotografos com APS.
B) - O fotografo tem um sitema APS, entao pra que ele quer saber qual a equivalencia em FF? Problema eh dos fotografos com FF.
C) - O fotografo tem um kit mixto, e precisa converter angulo de visao por algum motivo de recomposicao de foto ou seja lah o que for.

Ou seja, na pratica apenas um grupo restrito de fotografos, grupo C, talvez precisam converter algo. Obviamente que entender e saber sobre o assunto nao atrapalha em nada, porem sem supervalorizar o assunto.

Fala meu querido ...
Como dizes aí eu realmente faço parte desse "Grupo C" ; e tenho a mais pura Humildade de pertence-lo . Na há problema algum . rs
Mas ... Concorda comigo que se ... eu quero subir de "Classe Social" eu preciso aprender muito e supervalorizar qualquer assunto do Mundo Fotografico !!?

Eu realmente sei o que é o Factor Crop . E na pratica pode-se até pensar no meu amigo "Crop" .
Gosto muito de arquitetura ; e tenho uma 550D (1,6x)
Na hora de comprar uma lente adequada a situaçao é preciso pensar na tal questão ; Ou será que eu estou errado !?

Sei muito bem que isso tudo é LENDA" . Na verdade isso acaba se tornando Lenda para quem não procura estudar e pesquisar ;
Daí acaba se enchendo com a primeira informação que lhes passam .

A Lenda referida é apenas uma "equivalencia" . A 50mm nasceu 50 e vai morrer 50 .


Muito Obrigado a todos ; me ajudaram bastante !  :ok: :ok: :ok:
Quem busca a perfeição acaba sempre encontrando o equilibrio


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 11 de Dezembro de 2011, 22:23:03
Fala meu querido ...
Como dizes aí eu realmente faço parte desse "Grupo C" ; e tenho a mais pura Humildade de pertence-lo . Na há problema algum . rs

Mas ... Concorda comigo que se ... eu quero subir de "Classe Social" eu preciso aprender muito e supervalorizar qualquer assunto do Mundo Fotografico !!?

Amigao,

Nao entendi nada que vc disse e nao sei exatamente qual eh o teu ponto, mas nao precisa se sentir inferior por teu um conjunto mixto de cameras, nao ha problema nenhum nisso. Alias, eh uma luxuria como fotografo ter varias opcoes.


Porem nao vou concordar contigo sobre a supervalorizacao do assunto, pra mim eh uma perda de tempo. E com isso, nao digo que nao deve ser entendido por fotografos. Deve sim, faz parte da linguagem fotografica digital, mas nao eh um assunto nem um pouco complicado (ou na verdade importante) que merece tanto bandwidth. Espero que vc democraticamente aceite o meu desacordo.  :ok:


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 11 de Dezembro de 2011, 22:26:34
eu quero subir de "Classe Social" eu preciso aprender muito e supervalorizar qualquer assunto do Mundo Fotografico !!?

A tempo: num mundo distante, quando a internet nao era nem sonhada, fotografos "subiam" de classe social (seja lah o que isso signifique) tirando fotos e discutindo fotografia.

 :snack:


leoo8

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 12 de Dezembro de 2011, 23:05:06
Amigao,

Nao entendi nada que vc disse e nao sei exatamente qual eh o teu ponto, mas nao precisa se sentir inferior por teu um conjunto mixto de cameras, nao ha problema nenhum nisso. Alias, eh uma luxuria como fotografo ter varias opcoes.


Porem nao vou concordar contigo sobre a supervalorizacao do assunto, pra mim eh uma perda de tempo. E com isso, nao digo que nao deve ser entendido por fotografos. Deve sim, faz parte da linguagem fotografica digital, mas nao eh um assunto nem um pouco complicado (ou na verdade importante) que merece tanto bandwidth. Espero que vc democraticamente aceite o meu desacordo.  :ok:

Concerteza ... Eu posso aceitar isso e meu coração continua aberto !  :D
Quem busca a perfeição acaba sempre encontrando o equilibrio