Autor Tópico: Fator de Corte  (Lida 18280 vezes)

leoo8

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #30 Online: 12 de Dezembro de 2011, 23:11:49
Amigao,

Nao entendi nada que vc disse e nao sei exatamente qual eh o teu ponto,

Porém o meu ponto" se refere ao entendimento que eu tive qundo você disse com um certo desprezo (Espero estar enganado) sobre um "grupo c" ; Iniciantes para ser mais claro ; ou leigos no assunto .
Quem busca a perfeição acaba sempre encontrando o equilibrio


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #31 Online: 13 de Dezembro de 2011, 08:18:37
Porém o meu ponto" se refere ao entendimento que eu tive qundo você disse com um certo desprezo (Espero estar enganado) sobre um "grupo c" ; Iniciantes para ser mais claro ; ou leigos no assunto .

Entendeste errado, bem errado!. Esse "grupo C", no qual nosso colega BBear menciona, é quem usa sensor APS-C e Full Frame. Meu caso. Eu tenho que ter em mente que uma objetiva 50mm na FF não terá o mesmo ângulo na minha APS-C. Os grupos A e B não precisam se preocupar com isso pois usam só usam um sistema, ou seja, o ângulo será sempre o mesmo em qualquer câmera que a pessoa use.

Essa história de "grupos" não tem nada a ver com leigos, profissionais, ou qualquer outra coisa, sim com quem usa qual tipo de sistema. Só isso.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2011, 08:21:19 por Natão »


leoo8

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #32 Online: 13 de Dezembro de 2011, 13:54:07
Entendeste errado, bem errado!. Esse "grupo C", no qual nosso colega BBear menciona, é quem usa sensor APS-C e Full Frame. Meu caso. Eu tenho que ter em mente que uma objetiva 50mm na FF não terá o mesmo ângulo na minha APS-C. Os grupos A e B não precisam se preocupar com isso pois usam só usam um sistema, ou seja, o ângulo será sempre o mesmo em qualquer câmera que a pessoa use.

Essa história de "grupos" não tem nada a ver com leigos, profissionais, ou qualquer outra coisa, sim com quem usa qual tipo de sistema. Só isso.

Obrigado por esclarecer as coisas ...
Acontece que eu gosto mesmo é de perguntar até não haver mais respostas . rs
Quem busca a perfeição acaba sempre encontrando o equilibrio


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #33 Online: 20 de Dezembro de 2011, 01:45:59
Pensei que já entendia muita coisa, mas vamos por partes.

A lente 50tinha nasce e morre 50tinha, OK. Mas ao ser usada ela num APS-C por exemplo o ângulo de visão dela fica semelhante ao de uma 80mm, estou certo? Acho que é isso que tem que ficar esclarecido, afinal, uma mesma lente se comporta de maneira diferente em cada sensor.

Uma coisa que sempre tive dúvida é se a DF que aparece na lente DX equivale ao ângulo de visão da mesma no sensor APS-C ou se toma em consideração também o padrão 35 mm (ou seja, fazendo comparações besta, uma 18 mm numa nikon cropada entrega um ângulo de visão semelhante que uma 27 mm numa full frame, to certo? To trabalhando com equivalência, imaginem situações ideais em que a arquitetura das lentes é semelhante)


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #34 Online: 20 de Dezembro de 2011, 08:17:34
Pensei que já entendia muita coisa, mas vamos por partes.

A lente 50tinha nasce e morre 50tinha, OK. Mas ao ser usada ela num APS-C por exemplo o ângulo de visão dela fica semelhante ao de uma 80mm, estou certo? Acho que é isso que tem que ficar esclarecido, afinal, uma mesma lente se comporta de maneira diferente em cada sensor.

Uma coisa que sempre tive dúvida é se a DF que aparece na lente DX equivale ao ângulo de visão da mesma no sensor APS-C ou se toma em consideração também o padrão 35 mm (ou seja, fazendo comparações besta, uma 18 mm numa nikon cropada entrega um ângulo de visão semelhante que uma 27 mm numa full frame, to certo? To trabalhando com equivalência, imaginem situações ideais em que a arquitetura das lentes é semelhante)

Distância Focal é uma coisa só independente do tipo de sensor, do formato do sensor. O problema é que quando falamos em 50mm padronizamos o ângulo de visão de uma objetiva dessa para uma mídia de 35mm caso um filme comum ou um sensor Full Frame. Só que 50mm numa médio formato tem um ângulo de visão W, numa 35mm, X, numa APS-C Y, numa micro 4/3 Z. E assim vai. E como o padrão estabelecido é o sensor de 35mm, toda menção posterior (equivalência) inclui o padrão, como uma multiplicação. Assim a diferença do padrão e o APS é 1,5, multiplica-se por 1,5 para ter a equivalência angular.


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #35 Online: 20 de Dezembro de 2011, 19:00:06
Distância Focal é uma coisa só independente do tipo de sensor, do formato do sensor. O problema é que quando falamos em 50mm padronizamos o ângulo de visão de uma objetiva dessa para uma mídia de 35mm caso um filme comum ou um sensor Full Frame. Só que 50mm numa médio formato tem um ângulo de visão W, numa 35mm, X, numa APS-C Y, numa micro 4/3 Z. E assim vai. E como o padrão estabelecido é o sensor de 35mm, toda menção posterior (equivalência) inclui o padrão, como uma multiplicação. Assim a diferença do padrão e o APS é 1,5, multiplica-se por 1,5 para ter a equivalência angular.

Gracias, era isso que eu queria confirmar


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #36 Online: 21 de Dezembro de 2011, 15:19:58
(...) Acho que é isso que tem que ficar esclarecido, afinal, uma mesma lente se comporta de maneira diferente em cada sensor.

(...)

Só espero que não complique mais as coisas, já que o colega já disse que entendeu...  :D

Não. Uma mesma lente não se comporta de maneira diferente em diferentes sensores. Ela será exatamente a mesma lente em TUDO! Inclusive no 'tamanho da imagem' que entrega. O sensor é que 'enxerga menos'.
A lente manterá, p. ex., as mesmas distorções em barril ou almofada, as mesmas aberrações cromáticas e esféricas, o mesmo nível de contraste, a mesma qualidade de definição, o mesmo tilt, o mesmo coma, a mesma curvatura de campo e o mesmo desfoque, etc...

É um mito completamente errado essa conversa de mudança de DF porque a lente sai de uma cam e passa para outra com sensor diferente. Isso distorce a percepção que os iniciantes tem sobre lentes/sensores. Muita coisa deixa de ser compreendida por conta dessa simplificação de raciocínio.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #37 Online: 22 de Dezembro de 2011, 00:45:25
Só espero que não complique mais as coisas, já que o colega já disse que entendeu...  :D

Não. Uma mesma lente não se comporta de maneira diferente em diferentes sensores. Ela será exatamente a mesma lente em TUDO! Inclusive no 'tamanho da imagem' que entrega. O sensor é que 'enxerga menos'.
A lente manterá, p. ex., as mesmas distorções em barril ou almofada, as mesmas aberrações cromáticas e esféricas, o mesmo nível de contraste, a mesma qualidade de definição, o mesmo tilt, o mesmo coma, a mesma curvatura de campo e o mesmo desfoque, etc...

É um mito completamente errado essa conversa de mudança de DF porque a lente sai de uma cam e passa para outra com sensor diferente. Isso distorce a percepção que os iniciantes tem sobre lentes/sensores. Muita coisa deixa de ser compreendida por conta dessa simplificação de raciocínio.  :ok:

Corrigindo então... uma lente entrega um ângulo diferente em cada sensor.... mas aí vai uma pergunta.

Se a lente será a mesma em exatamente tudo, porque sensores maiores tem maior facilidade de entregar um bokeh do que uma DX ou até mesmo uma micro 4/3 e compacta?


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #38 Online: 24 de Dezembro de 2011, 17:14:50
up?


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 25 de Dezembro de 2011, 16:32:45
Corrigindo então... uma lente entrega um ângulo diferente em cada sensor.... mas aí vai uma pergunta.

A melhor forma de enxergar isso, da forma genial que o Hyde colocou:

Ela será exatamente a mesma lente em TUDO! Inclusive no 'tamanho da imagem' que entrega. O sensor é que 'enxerga menos'.



Se a lente será a mesma em exatamente tudo, porque sensores maiores tem maior facilidade de entregar um bokeh do que uma DX ou até mesmo uma micro 4/3 e compacta?

Muito boa pergunta, de outro nivel totalmente diferente doque a discussao do crop. Aparentemente gera confusoes e debates acirrados, e honestamente ainda tenho minhas duvidas sobre o que realmente eh fato ou apenas deducao.

Mas por alto, me parece que no minimo existem duas respostas sobre isso, mas nao sei ao certo se sao complementares ou exclusivas.

- Uma resposta tem a ver com a equivalencia entre fotos e inclusive equivalencia da abertura. Por exemplo, para recriar uma foto entre sistemas, incluindo ruido, bokeh, proporcoes, etc, vc precisa saber muito mais doque simplesmente o fator de crop. Achar a distancia focal equivalente eh facil, agora extrapole para ISO & abertura e a coisa complica.

Exemplo:
35mm -------------> APS --------------> compacta
DF: 100mm ------> 150mm ----------> 600mm
f/ :   1.4 -----------> f/3.5 ---------------> f/8
ISO: 100 ----------> 400 ---------------> 1600

Numero ilustrativos, nao me recordo das formulas exatas para abertura / ISO. Todas fotos seriam equivalente, isso tudo mantendo a perspectiva, ou seja, distancia entre camera e objeto fixa.


- Outra resposta tem a ver com a definicao do sensor, e circulo of confusion. Me parece que opticamente o tamanho do sensor influencia no bokeh. Novamente, nao eh algo que eu entendo muito, inclusive tenho as minhas duvidas no assunto.





Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #40 Online: 26 de Dezembro de 2011, 14:16:53
Corrigindo então... uma lente entrega um ângulo diferente em cada sensor.... mas aí vai uma pergunta.
(...)

Corrigindo a correção... rs

Cada sensor diferente enxerga um ângulo diferente em cada lente. Isso porque a lente vai continuar entregando extamente a mesma imagem.
Lembre-se que teu exemplo inicial era de uma mesma lente para diferentes sensores. Se vc invertar o raciocício pode ficar atrapalhado.

(...)
Se a lente será a mesma em exatamente tudo, porque sensores maiores tem maior facilidade de entregar um bokeh do que uma DX ou até mesmo uma micro 4/3 e compacta?

Na verdade é bem simples... O tamanho do sensor entra na equação de determinação de DOF da lente em determinada DF.
Já vi em algum lugar a fórmula (não lembro se aqui no MF  :ponder: )... Bom, o fato é que a variação do tamanho do sensor influência diretamente na obtenção do DOF. Quanto menor o sensor maior é a Profundidade de Campo, portanto, maior é a zona de foco aceitável, gerando mais partes dentro do quadro que podem ser consideradas nítidas.
O Bernardo resvalou na resposta correta, aí em cima... Isso porque o CDC (Círculo De Confusão) tb entra na equação. Assim, quanto menor for o círculo, maior vai ser o DOF e vice-versa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 22 de Março de 2012, 19:59:53
Espera aí, deixem o amador aqui entender uma coisa:
supondo que tiro A MESMA foto com A MESMA lente em uma 5D (FF) e em uma T3i (APS-C).
Vamos supor, também, que usei uma 50mm com distância mínima de foco de 45cm.

Até agora o que entendi foi (me corrijam se eu estiver errado):

1) Tanto na FF quanto na APS-C a lente só focará a partir de 45cm (óbvio, pois a ótica dela é a mesma em ambas as câmeras).
2) A DF em ambos os casos será 50mm (fato também óbvio relacionado ao fato de ser uma lente prime e, novamente, possuir a mesma ótica).
3) - e única diferença - A IMAGEM OBTIDA PELO SENSOR APS-C SERÁ "MAIS FECHADA" QUE A IMAGEM OBTIDA PELO SENSOR FF.

Estou correto nestas três afirmações?

Agora, uma nova dúvida:
como utilizo uma câmera com sensor APS-C que aplicará o fator de corte na imagem registrada antes de gravá-la no SD, o que vejo no viewfinder antes de clicar é exatamente a mesma coisa que aparecerá no LCD após a luz passar pelo sensor aps-c?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #42 Online: 22 de Março de 2012, 21:54:36
(...)
3) - e única diferença - A IMAGEM OBTIDA PELO SENSOR APS-C SERÁ "MAIS FECHADA" QUE A IMAGEM OBTIDA PELO SENSOR FF.

Estou correto nestas três afirmações?
(...)
http://lens-reviews.com/Lenses/Canon/canon-ef-50mm-f18-mk-ii-review.html

Vá na aba 'Fild of view of this lens'. Selecione inicialmente 'Full Frame' nas opções na barra inferior e depois selecione algum dos crops disponíveis e veja com seus próprios olhos.

(...)

Agora, uma nova dúvida:
como utilizo uma câmera com sensor APS-C que aplicará o fator de corte na imagem registrada antes de gravá-la no SD, o que vejo no viewfinder antes de clicar é exatamente a mesma coisa que aparecerá no LCD após a luz passar pelo sensor aps-c?

Depende do modelo de sua cam. Tem a questão do nível de cobertura. SALVO ENGANO, apenas as FF fornecem cobertura de 100% no viewfinder. Consulte reviews na net sobre tua cam e confirme qual a cobertura do viewfinder.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #43 Online: 22 de Março de 2012, 22:31:09
http://lens-reviews.com/Lenses/Canon/canon-ef-50mm-f18-mk-ii-review.html

Vá na aba 'Fild of view of this lens'. Selecione inicialmente 'Full Frame' nas opções na barra inferior e depois selecione algum dos crops disponíveis e veja com seus próprios olhos.

Depende do modelo de sua cam. Tem a questão do nível de cobertura. SALVO ENGANO, apenas as FF fornecem cobertura de 100% no viewfinder. Consulte reviews na net sobre tua cam e confirme qual a cobertura do viewfinder.

A 7D é 100%. Algumas FF Canon não são... :ponder: :ponder:
fkuhne.tumblr.com


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 22 de Março de 2012, 22:33:31
Vou acompanhar.
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700