Autor Tópico: Fator de Corte  (Lida 18278 vezes)

thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 22 de Março de 2012, 22:46:55
http://lens-reviews.com/Lenses/Canon/canon-ef-50mm-f18-mk-ii-review.html

Vá na aba 'Fild of view of this lens'. Selecione inicialmente 'Full Frame' nas opções na barra inferior e depois selecione algum dos crops disponíveis e veja com seus próprios olhos.

Depende do modelo de sua cam. Tem a questão do nível de cobertura. SALVO ENGANO, apenas as FF fornecem cobertura de 100% no viewfinder. Consulte reviews na net sobre tua cam e confirme qual a cobertura do viewfinder.

O viewfinder da minha T3i é 0.53x. O que isso indica, no caso?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #46 Online: 22 de Março de 2012, 23:27:34
O viewfinder da minha T3i é 0.53x. O que isso indica, no caso?

Passa o link de onde vc achou essa informação.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 22 de Março de 2012, 23:42:57
Passa o link de onde vc achou essa informação.

Comparando a T3i com qualquer câmera no snapsort. Por exemplo: http://snapsort.com/compare/Canon-T3i-vs-Nikon_D3100

"Slightly larger viewfinder: 0.53x"


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #48 Online: 23 de Março de 2012, 09:28:45
Comparando a T3i com qualquer câmera no snapsort. Por exemplo: http://snapsort.com/compare/Canon-T3i-vs-Nikon_D3100

"Slightly larger viewfinder: 0.53x"

 :ponder: :ponder: :ponder:

Isso aí não é o fator de magnificação?? - sei lá o que isso significa exatamente na prática...

Sobre o campo de visão do viewfinder:

Todas 1D - 100%
5Dm3, 5Dm2 - 100%
5D - 98%
7D - 100%
60D, T3i, T2i, T1i - 95%

http://www.the-digital-picture.com/Canon-Lenses/Field-of-view-crop-factor.aspx
« Última modificação: 23 de Março de 2012, 09:29:23 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 23 de Março de 2012, 10:16:34
:ponder: :ponder: :ponder:

Isso aí não é o fator de magnificação?? - sei lá o que isso significa exatamente na prática...

Sobre o campo de visão do viewfinder:

Todas 1D - 100%
5Dm3, 5Dm2 - 100%
5D - 98%
7D - 100%
60D, T3i, T2i, T1i - 95%

http://www.the-digital-picture.com/Canon-Lenses/Field-of-view-crop-factor.aspx

Então esse valor de 0.53x é "fator de magnificação"? O pai google não conseguiu me informar com exatidão o que é isso. Você pode explicar, fkuhne?

Correto, então entendi. Podemos afirmar, então, que o viewfinder da T3i (60, DT2i e T1i, por exemplo) cobrem 95% da imagem. Ou seja, o que vejo "no olho" é levemente menor do que a imagem que verei no LCD.

Certo?


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #50 Online: 23 de Março de 2012, 11:17:24
Então esse valor de 0.53x é "fator de magnificação"? O pai google não conseguiu me informar com exatidão o que é isso. Você pode explicar, fkuhne?

Não sei!  :(

Correto, então entendi. Podemos afirmar, então, que o viewfinder da T3i (60, DT2i e T1i, por exemplo) cobrem 95% da imagem. Ou seja, o que vejo "no olho" é levemente menor do que a imagem que verei no LCD.

Certo?

Não tenho certeza do que exatamente tu quer dizer com "menor", mas na realidade o VF vai te mostrar "menos" coisas. As bordas da imagem captada pelo sensor ficam de fora da imagem captada pelo VF. E isso pode ser bem chato às vezes...
fkuhne.tumblr.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #51 Online: 23 de Março de 2012, 11:42:34
Normalmente quando falamos de viewfinder, dois números estão envolvidos. A cobertura, normalmente expressa em % e a magnificação, normalmente expressa em um fator.

A cobertura está ligada à relação entre o que aparece no viewfinder e o que é gravado no cartão. Uma cobertura de 95% significa que o viewfinder capta 95% daquilo que irá para o cartão, ou seja, a foto será um pouquinho mais ampla do que aquilo que vemos no viewfinder no momemto do clique. Por isso muitas vezes fazemos uma foto "justa" olhando pelo viewfinder e na foto final acaba sobrando alguma coisa.

A magnificação é relativa ao tamanho do que vemos no viewfinder comparado ao que vemos, em tese, a olho nú. Uma magnificação de 1x significa que olhando pelo viewfinder com uma lente com distância focal relativa de 50mm (ou seja, 50mm em full frame ou 50mm / fator de corte nas APS-C), temos a mesma percepção de tamanho para aquilo vemos pelo viewfinder e pelo que vemos a olho nú. É um conceito relativo, mas na prática significa que quanto maior a magnificação, maior é o que enxergamos pelo viewfinder, dentro de câmeras com mesmo tamanho de sensor.

Para as Canon, os valores são (APS-C)
Linha Rebel e de entrada - Cobertura 95%, Magnificação 0.85x
Linha xxD - Cobertura 96%, Magnificação 0.95x (o que explica porquê o viewfinder da 60D parece ser "maior" que o da 600D)
7D - Cobertura 100%, Magnificação de 1x

O valor que o (arghhh...) snapsort publica é resultado de uma matemática que eles aplicam devido ao fator de crop da câmera, de forma a poder comparar FF e APS-C, ou seja, pegando-se os 95% de cobertura e 1.6 de fator de corte chega-se a 0.53x, não me perguntem como.

« Última modificação: 23 de Março de 2012, 11:48:39 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 23 de Março de 2012, 11:59:13
Normalmente quando falamos de viewfinder, dois números estão envolvidos. A cobertura, normalmente expressa em % e a magnificação, normalmente expressa em um fator.

A cobertura está ligada à relação entre o que aparece no viewfinder e o que é gravado no cartão. Uma cobertura de 95% significa que o viewfinder capta 95% daquilo que irá para o cartão, ou seja, a foto será um pouquinho mais ampla do que aquilo que vemos no viewfinder no momemto do clique. Por isso muitas vezes fazemos uma foto "justa" olhando pelo viewfinder e na foto final acaba sobrando alguma coisa.

A magnificação é relativa ao tamanho do que vemos no viewfinder comparado ao que vemos, em tese, a olho nú. Uma magnificação de 1x significa que olhando pelo viewfinder com uma lente com distância focal relativa de 50mm (ou seja, 50mm em full frame ou 50mm / fator de corte nas APS-C), temos a mesma percepção de tamanho para aquilo vemos pelo viewfinder e pelo que vemos a olho nú. É um conceito relativo, mas na prática significa que quanto maior a magnificação, maior é o que enxergamos pelo viewfinder.

Para as Canon, os valores são (APS-C)
Linha Rebel e de entrada - Cobertura 95%, Magnificação 0.85x
Linha xxD - Cobertura 96%, Magnificação 0.95x (o que explica porquê o viewfinder da 60D parece ser "maior" que o da 600D)
7D - Cobertura 100%, Magnificação de 1x

Que explicação EXCELENTE! Obrigado, AlexandreS.
Entendi muito bem o que quer dizer "cobertura" e "magnificação".
Vejamos minhas conclusões:

Como minha T3i possui cobertura de 95%, a imagem gravada no cartão terá 5% a mais de borda, o que explica o fato que você mesmo citou: às vezes fazemos fotos justas, mas no LCD acaba sobrando algum espaço.
Quanto à magnificação, é simples: ainda no caso da T3i, o fator é 0,85x. O que indica que a imagem dos objetos que vejo através do viewfinder possuem 85% de seu tamanho quando vistas a olho nú.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #53 Online: 23 de Março de 2012, 12:21:51
Exatamente como o AlexandreS colocou a questão da cobertura e ampliação.

A ampliação é sempre dada com uma objetiva de 50mm não importa o tamanho do sensor.

Só que como num sensor APS-C o ângulo de visão é menor, a ampliação é maior (em tese), do que num visor de uma FF

No final das contas, o nível de ampliação significa o tamanho do visor.

Uma 7D que tem 1x de ampliação tem um visor maior do que uma T3i que tem 0.85x.

Mas daí tem as Full Frame, caso da 1Ds que tem 0.76x de ampliação é menor do que a T3i? Bom, se falar do tamanho que as coisas aparecem no visor com uma 50mm sim, mas se pensar que como o ângulo de visão de uma 50mm num sensor Full Frame é bem maior, então o visor da FF é maior.

Então para separar melhor as coisas temos que ter em mente isso

Cobertura

Tamanho:
 - Ampliação em APS-C
 - Ampliação em FF

Então se comparar tamanho fica assim:
Pensamos numa câmera ideal, ela teria 1x de ampliação num sensor Full Frame com uma 50mm (teria exatamente a visão humana, pois seria o mesmo ângulo e o mesmo tamanho).

A Canon 1Ds tem uma ampliação de 0.76x, ou seja é 76% do ideal
A Nikon D3 tem uma ampliação de 0.70x, ou seja é 70% do ideal

E as APS-C

bom, se levar em consideração o fator de crop ficaria assim
Canon 7D 1x de ampliação, que corresponde a um visor do tamanho equivalente a um FF de 0.625x (pois 1x / 1.6(fator de corte) = 0.625x)
a Canon T3i tem uma ampliação de 0.85x então se dividirmos isso pelo fator de corte então chegaremos ao 0.53x equivalente, aí está o número do snapsort.

Mas para pensarmos melhor aqui está uma imagem comparando os visores.

http://snapsort.com/learn/images/viewfinder-size-comparison.jpg



thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 23 de Março de 2012, 12:51:47
É... Eu li sobre esse número equivalente no snapsort - "Viewfinder size describes how big the scene will look in the viewfinder relative to what the naked eye sees. Snapsort corrects this value to account for different crop-factors so this value can be safely compared across cameras with different sensor sizes."

Bem interessante a imagem que você citou. Fica aí o endereço da página completa para quem quer mais infos: http://snapsort.com/learn/viewfinder-size